Jump to content

Desabafos


Revenge
 Share

Recommended Posts

22 minutes ago, Mini0n said:

Sim, jogo, mas o acto de pedir cópia de um documento de identificação não tinha sido proibido?

A Lei é muito clara: é "interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular salvo nos casos expressos na lei." O "consentimento" é aqui uma palavra-chave. Terá de ser um consentimento livre. Mas, quão livre é o consentimento de alguém que vai adquirir um telemóvel e lhe exigem uma cópia do cartão de cidadão? Ou fazer um contrato de um serviço, ou inscrever o filho na escola? Recusar a fotocópia pode ser o equivalente a comprar um braço-de-ferro que atrasará tudo, seja a compra do telemóvel, a matrícula do filho na escola ou outra coisa qualquer.
 

No entanto, algo que à partida pode parecer inofensivo – entregar a alguém uma cópia do documento de identificação – significa, na prática, "andar a distribuir quatro números de identificação por todo o lado", alerta Clara Guerra, da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), lembrando que o cartão de cidadão tem, não só o seu próprio número, mas também os de contribuinte, da Segurança Social e de utente do SNS. A CNPD tem vindo a chamar a atenção para os perigos de usurpação de identidade que podem resultar deste tipo de facilidades e, embora não aconselhe expressamente que as pessoas recusem a entrega da fotocópia quando esta é exigida, alerta que é preciso muito cuidado e que há várias reacções possíveis.
 

A primeira coisa a fazer será lembrar quem está a exigir a cópia de que essa exigência é ilegal, de acordo com o previsto na lei do cartão de cidadão. Caso do outro lado a insistência se mantenha, então deve pedir-se que seja identificada a lei que obriga a entrega da fotocópia. Não existindo – que será o que acontecerá na generalidade das situações – então está aberto o caminho para que seja exigido o livro de reclamações e apresentada uma denúncia.
 

A cópia da denúncia que fica registada no livro deverá, posteriormente, ser enviada para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), esclarece o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
 

Mesmo que, para resolver a sua situação no momento, a pessoa acabe por ceder e por entregar a fotocópia exigida – e quem diz fotocópia, diz digitalização, outra versão de cópia igualmente proibida e cada vez mais utilizada – outra hipótese será, posteriormente, apresentar queixa junto da CNPD. Esta vai depois "actuar junto das entidades" visadas e pode inclusivamente aplicar multas, no âmbito das suas competências, já que, com as cópias "equivalem a um tratamento de dados para o qual aquelas entidades não estão autorizadas", explica clara Guerra.

 

Polícia também vai passar a actuar
 

O Parlamento está actualmente a discutir uma proposta de lei que altera a lei do cartão de cidadão e que prevê que, além de ser ilegal, a exigência de cópia do cartão passa a ser uma contra-ordenação e, nessa medida, dará lugar a uma coima entre os 250 e os 750 euros.
 

Nessa medida, e logo que as novas regras entrem em vigor, qualquer cidadão obrigado a entregar uma cópia do seu cartão de cidadão para conseguir que lhe seja prestado um serviço, poderá apresentar queixa na polícia. Esta levantará então um auto de notícia, sendo que a competência para instaurar e instruir o processo de contra-ordenação correspondente será o IRN. Aliás, o produto das coimas é dividido entre os cofres do Estado (60%) e o próprio IRN, que arrecada os restantes 40% como receita própria. 

Edited by NOX
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Mini0n said:

Sim, jogo, mas o acto de pedir cópia de um documento de identificação não tinha sido proibido?

não, isso é falso, é um "mito" criado pela interweb para variar.

O que é proibido é tirar cópia sem o teu consentimento, é isso que diz a Lei, e para além disso, até existem excepções... 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

17 hours ago, Vasco G said:

Mas já mudaste a Correia de distribuição? Isso tem se mudar aos 100 mil. 

:lol:

O @NOXanda impossível, falta de pila? :trollface:

 

O meu carro não precisa de trocar, disso lembrei-me de verificar a tempo...

Link to comment
Share on other sites

Just now, systemoff said:

És obrigado se quiseres o serviço, é natural teres de comprovar a tua identidade, não sei se havera alternativa ao cc nestas situações. 

CC frente e verso + documento do banco com: Nome, Morada, Iban, Swift e logo do banco.

Link to comment
Share on other sites

Para quem usa a app mbway já é possível levantar dinheiro no multibanco sem usar o cartão. Na app escolham "levantar dinheiro" depois aquilo gera um código. 

No terminal ats carregam logo na tecla verde e inserem o código. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

On 21/04/2017 at 8:17 PM, GODfromage said:

Para quem usa a app mbway já é possível levantar dinheiro no multibanco sem usar o cartão. Na app escolham "levantar dinheiro" depois aquilo gera um código. 

No terminal ats carregam logo na tecla verde e inserem o código. 

Experimentei hoje, de uma simplicidade fantástica!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.