Jump to content
CMC_PUBLIKUM

NAS: Sim, não, qual? :)

Recommended Posts

Ora boas tardes,

Como sou daqueles que pensa bastante no facto de que se deve fazer cópias de segurança, principalmente da minha música e fotos, estava a pensar em comprar 1 disco externo visto que o meu antiguinho por vezes se lembra de não funcionar muito bem.

Como o factor música é muito importante para mim, e tendo também 1 Cambridge Audio NP30 que uso para ouvir as músicas através de stream (do pc para o NP30 por wireless usando o Serviio), lembrei-me da possibilidade de juntar o útil ao agradável, ou seja, optar por 1 NAS, sendo o armazenamento pretendido de 1 ou 2TB (1 até é capaz de ser suficiente). Contudo, não chego a uma conclusão :(

Estive a ver o WD My Cloud, o Seagate Central, os Synology (que nos fóruns de Hi-Fi tanta gente fala), QNAP (muita gente fala bem destes) e vi também 1 da Verbatim e 1 da Corsair.

• WD
  1. Prós: Bonito, bom tamanho, já com disco incorporado, WD...
  2. Contras: Fraca performance entre outros (já li tanta coisa que já não sei o que era mais e onde vi)

• Seagate Central
  1. Prós: Pequeno, barato e já com disco (acho)
  2. Contras: Feio e fraca performance

• Synology
  1. Prós: Bastante falados em fóruns de Hi-Fi e excelentes reviews
  2. Contras: 1 bocado grandes de mais, caros (a qualidade também se paga...) e sem disco!

• QNAP
  1. Prós: Bom tamanho e aparência e boas reviews
  2. Contras: Os modelos mais baixos (e baratos) (TS-112 e TS-112P) só os encontro na Amazon. Sem disco

• Verbatim e Corsair
  1. Contras: São feios que fod... :lol:

Alguém tem 1 sistema desses? E usam algum destes modelos?

(Acho que não me esqueci de nada :P)

Edited by CMC_PUBLIKUM

eu tenho o WD e não tenho nada a apontar. Há algures um tópico sobre este assunto penso eu (porque me lembro de ter dado a minha opinião e este modelo também era citado).

B)

• Like 1

Tenho WD e Lacie.

Lacie tem uma portabilidade excelente e já o tenho à anos. Caiu-me umas vezes e levou umas pancadas, continua a funcionar bem.

WD tenho menos experiência mas se tiveres cuidado e não o usares à bruta, será tão bom como qualquer outro.

• Like 1

Não, é para estar parado e não andar de 1 lado para o outro.

Gosto bastante da WD e tenho óptimas experiências com produtos deles e com o SPV, mas as reviews que li deixaram-me bastante de pé atrás, apesar de que por norma WD costuma ser a minha 1a escolha.

Funcionará bem com o NP30?

O que te posso dizer é, eu andei a ver NAS para mim e, para o que queria fazer com ele, já andava nos Synologys e Asustors na casa dos 300€. Acabei por montar eu um NAS por 1/3 do preço, melhor performance e praticamente a mesma eficiência.

Por isso, se a única função de servidor que vais precisar é streaming de música e 1-2TB chega-te bem, penso que mais vale ires para um WD com disco integrado, ou similar.

• Like 1

O que te posso dizer é, eu andei a ver NAS para mim e, para o que queria fazer com ele, já andava nos Synologys e Asustors na casa dos 300€. Acabei por montar eu um NAS por 1/3 do preço, melhor performance e praticamente a mesma eficiência.

Por isso, se a única função de servidor que vais precisar é streaming de música e 1-2TB chega-te bem, penso que mais vale ires para um WD com disco integrado, ou similar.

Também fiquei bastante tentado pelo Synology, mas é demasiado caro.

Eu tenho o WD NAS 2Tb - serve para o que quero. Algo lento fora da minha rede, mas ter uma cloud própria é um previlégio que vale bem essa lentidão.

• Like 1

O meu interesse é mesmo em casa; usar como servidor para stream de músicas para o NP30 (que também está ligado por ethernet) e para transferência de ficheiros sem ter de ligar por USB.

Acho que vou reduzir a escolha ao WD e a 1 dos QNAP.

O meu interesse é mesmo em casa; usar como servidor para stream de músicas para o NP30 (que também está ligado por ethernet) e para transferência de ficheiros sem ter de ligar por USB.

Em casa o wd é excelente.. mas tens noção que o acesso é sempre por rede não tens? Não tem USB para ligar ao PC (mas tem uma entrada USB para ligar um ou mais discos!

Em casa o wd é excelente.. mas tens noção que o acesso é sempre por rede não tens? Não tem USB para ligar ao PC (mas tem uma entrada USB para ligar um ou mais discos!

A ideia era usar por rede, mas era bom se desse também por USB (para ficheiros grandes, seria muito mais rápido).

Tenho andado a ficar inclinado para o QNAP TS-112P que na Amazon.de está a 113.57 (sem disco). Pelo que percebi, os portes ficam por 8.80€. Talvez não fosse mal pensado mandar vir esse e depois comprava 1 disco numa loja online de cá.

há uns tempos atrás também vim aqui pedir umas ideias e acabei comprando um WD NAS 2Tb...como já dito acima, para o que preciso ta bom e recomendo....

backups de material mais sensível, ver filmes 1080p através da rede interna é um mimo....silencioso....fora da rede é um pouco mais complicado para ficheiros grandes....

fora isso... para uma utilização caseira ta bem bom!!!

• Like 1

A ideia era usar por rede, mas era bom se desse também por USB (para ficheiros grandes, seria muito mais rápido).

Tenho andado a ficar inclinado para o QNAP TS-112P que na Amazon.de está a 113.57 (sem disco). Pelo que percebi, os portes ficam por 8.80€. Talvez não fosse mal pensado mandar vir esse e depois comprava 1 disco numa loja online de cá.

No wd o que faço com ficheiros algumas vezes quando são muitos ficheiros muito grandes.. é passar para outro disco e ligar esse disco ao NAS. Funciona perfeitamente.

• Like 1

:lol:

Mas aí o processo é pc -> disco -> disco, quando devia ser pc -> disco :) Mas a resposta para o que estou a dizer é fácil: Pago mais e tenho mais opções. :lol:

Edited by CMC_PUBLIKUM

Configurei para o meu irmão um NAS da synology e fiquei rendido. Mais tarde ou mais cedo vou comprar um para mim também.

O facto de ter um baixo consumo, processador e memória própria. As imensas aplicações (úteis) que vem incluídas. O aspecto polido. Silencioso.

Sincronização com googledrive e dropbox contínua. Colocação de printer multifunções em rede. Dlna. Download Station. Apps para smartphone.

Tem tudo o que preciso.

001.jpg

O modelo que ele tem è muito parecido a este. Ficou-lhe por menos de 300€ com um disco de 1TB da wd e com portes incluídos.

Podes testar uma Demo da DSM da synology aqui: https://demo.synology.com 

User: admin

Pass: synology

É uma interface Web produzida pelo próprio NAS que permite configurar e gerir tudo.

• Like 1

Sim, também vi esses e muita gente de hi-fi a falar sobre os Synology, mas é 1 bocado grande para o espaço onde o quero pôr (como quero ligar por ethernet ao router, não o posso colocar em qualquer lugar e onde posso, o espaço já é curto) e 1 bocado mais caro. Por isso reduzi a minha escolha ao WD e ao QNAP (acho que as funções são idênticas às do Synology).

O que queria é 1 silencioso, (se possível) com baixo consumo energético, pequeno (logo teria de ser apenas de uma drive bay), ethernet (claro :P) e USB (para ligar directamente o pc) de preferência 3.0

Uma coisa que não gosto no QNAP é a interface muito IOS/OSX :(

O modelo que ele tem è muito parecido a este. Ficou-lhe por menos de 300€ com um disco de 1TB da wd e com portes incluídos.

Mas também com 1 drive bay, certo? De onde mandaste vir e qual o WD que escolheste?

Edited by CMC_PUBLIKUM

Ele é que fez a compra, mas mandou vir da amazon e foi com uma bay apenas. 

O modelo que ele tem é o DS112J se não me engano. O disco acho que é o WD Red de 1TB.

http://www.amazon.co.uk/dp/B00BED1ROA/ref=twister_B00CI42DTW

Obrigado.

Não está a ser fácil decidir. :lol:

Edited by CMC_PUBLIKUM

Não se esqueçam só que esse modelo da Synology, DS*12*, significa que é de 2012. O de um bay equivalente a esse mais recente é o DS115J.

• Like 1

Não se esqueçam só que esse modelo da Synology, DS*12*, significa que é de 2012. O de um bay equivalente a esse mais recente é o DS115J.

Sim, mas o dreamer apenas estava a dizer qual é que o irmão tinha.

Acho que já me decidi pelos Synology ( :clap:) . A questão agora é o DS115J ou junto mais algum e opto pelo DS213J (que dizem ser melhor que o DS214. Apesar de que estes têm 2 drive bays e não me parece mesmo que vá usar 2 discos). :lol:

Edited by CMC_PUBLIKUM

epah a gastares esses 300EUR mais vale comprar um pc mini-itx que faça o mesmo e de htpc também lol

• Like 1

Não sei se o DS213J será melhor que o DS214 porque este último vem com CPU dual core. O que pode acontecer é haver aplicações 3rd party que não suportem o CPU, porque SoC ARM manhosos já se sabe como é.

Não sei se o DS213J será melhor que o DS214 porque este último vem com CPU dual core. O que pode acontecer é haver aplicações 3rd party que não suportem o CPU, porque SoC ARM manhosos já se sabe como é.

Pelo menos foi o que li num site.

epah a gastares esses 300EUR mais vale comprar um pc mini-itx que faça o mesmo e de htpc também lol

Diz os modelos que falaste por telemóvel.

Se o objectivo principal da NAS é efectivamente os backups, então faz sentido teres 2 discos e fazeres RAID1, caso contrário se o teu disco de backup decide morrer, caput.

• Like 1

falei num caixa tipo esta com fonte

http://www.globaldata.pt/pt-PT/pr/NXCBAYSLIM/Caixa-Mini-ITX-Nox-Coolbay-Slim450W.htm

e depois dependendo do que quiseres gastar, mas se andares a pensar poupar podes no ebay sacar algo tipo isto

http://www.ebay.co.uk/itm/Intel-Dual-Core-Atom-330-D945GCLF2D-E59323-105-Mini-ITX-Motherboard-2GB-DDR2-/161455035735?pt=UK_Motherboards_CPUs&hash=item2597785557#ht_4889wt_1350

Juntas um disco interno de 1Tb e penso que deves fazer a festa mais baratinha

• Like 1