Jump to content

Acidentes e catástrofes naturais


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

6 hours ago, Kinas_ said:

Localizado o segundo corpo.

As viaturas ainda não foram encontradas.

Por acaso estava curioso para saber se a retro é daquelas de 7 toneladas que até pode ser transportada no caixa aberta ou era daquelas de 27+ toneladas que estava em movimentações.

Se for a de grandes dimensões, não sei se vocês já estiveram ao lado de uma enquanto esta se desloca mas todo o piso vibra e treme num raio bastante grande.

Isso pode ter acelerado a derrocada. 

Para não falar obviamente dos simples trabalhos das pedreiras e explosões.

Parece que já confirmaram que a zona de segurança são os 30 metros e obviamente que não fui cumprida.

Esses 30 metros de segurança, são para qualquer profundidade? 

É que ainda esta semana passei por uma estrada em Sintra que tinha uma pedreira mesmo ao lado

Link to comment
Share on other sites

Quote

Borba. Resgatados corpos de dois dos três desaparecidos

30 nov 2018 12:43

 

Os corpos de dois dos três desaparecidos na sequência do deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba, Évora, foram esta sexta-feira resgatados de uma das pedreiras, disse à agência Lusa fonte da GNR.

De acordo com a mesma fonte, os corpos das duas vítimas estavam numa carrinha de caixa aberta, que foi arrastada para a pedreira.

Uma outra viatura e um idoso de 85 anos continuam ainda dados como desaparecidos.

Os dois corpos foram resgatados da pedreira mais profunda, que se encontra “em suspensão de lavra” (sem atividade), para onde foram arrastadas duas viaturas, a carrinha e um automóvel, que seguiam na estrada no momento da derrocada.

Segundo a mesma fonte, os cadáveres hoje retirados, que vão ser autopsiados nos serviços de Medicina Legal de Évora, são, alegadamente, de dois homens residentes em Bencatel, no concelho de Vila Viçosa.

"O condutor da carrinha de caixa aberta e de cor cinzenta, na casa dos 50 anos, terá informado a mulher que ia à tarde [do dia 19 deste mês] com o cunhado, na casa dos 30 anos, ao contabilista a Borba", segundo relatou na altura à Lusa fonte da junta de freguesia de Bencatel.

O terceiro desaparecido é um homem de 85 anos, residente em Alandroal, no distrito de Évora, que se deslocou no dia do acidente a Vila Viçosa.

O comandante operacional nacional da Proteção Civil, Duarte Costa, confirmou a "retirada da terceira e quarta vítimas da zona do sinistro", numa conferência de imprensa em Borba ao início desta tarde.

As operações de retirada dos corpos estavam em curso enquanto o responsável falava aos jornalistas.

O comandante Duarte Costa lembrou ainda que este é o "12.º dia de uma operação extremamente complexa", que tem "decorrido sem incidentes" e em que os trabalhos têm sido dedicados à "extração e bombagem de água para o exterior da pedreira", à "procura [dos locais] onde poderão estar as vítimas e as viaturas engolidas" com o desabamento da estrada e à "retirada das vítimas e das viaturas", assim que são localizadas.

Coordenadas pela Autoridade Nacional da Proteção Civil, as operações têm contado com a colaboração da Marinha, dos bombeiros voluntários, da força especial de bombeiros e da GNR, referiu o comandante operacional nacional da Proteção Civil.

O deslizamento de um grande volume de rochas, blocos de mármore e terra e o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada municipal 255, entre Borba e Vila Viçosa, para o interior de duas pedreiras contíguas ocorreu no dia 19 de novembro às 15:45.

Segundo a Proteção Civil, o acidente provocou a morte de dois trabalhadores da empresa de extração de mármores da pedreira que estava ativa, um maquinista e um auxiliar de uma retroescavadora, cujos corpos já foram recuperados.

Na pedreira contígua que estava sem atividade e possui o plano de água mais profundo, e onde nos últimos dias foram realizadas operações de drenagem, caíram as duas viaturas, com um total de três pessoas.

O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente, que é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, e duas equipas da Polícia Judiciária estão a proceder a averiguações.

O Governo pediu uma inspeção urgente ao licenciamento, exploração, fiscalização e suspensão de operação das pedreiras situadas na zona de Borba.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
On 12/14/2018 at 7:47 PM, GODfromage said:

Pronto, a carris vai receber novos eléctricos e estes gajos já começaram a partir os antigos.

Por acaso tinha lido uma noticia sobre novos autocarros precisamente nesse dia. 

Link to comment
Share on other sites

  • Stone unpinned this topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.