Jump to content

A crise do BES


Kubrick
 Share

Recommended Posts

Errr... não fica tudo resolvido. Fica em liberdade até ao julgamento.

Pessoalmente, esta gente eu nem me importo muito que não vá para a prisão. Gostava era de os ver na mais profunda miséria para o resto da vida. Miséria do género viver num T1 na Brandoa e andar de transportes públicos, na melhor das hipóteses.

Se vão passar uns meses à prisão e voltam cá para fora e continuam milionários, enquanto o país e todos nós continuam na pobreza, de que vale? E ainda nos custam dinheiro na cadeia?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Errr... não fica tudo resolvido. Fica em liberdade até ao julgamento.

Pessoalmente, esta gente eu nem me importo muito que não vá para a prisão. Gostava era de os ver na mais profunda miséria para o resto da vida. Miséria do género viver num T1 na Brandoa e andar de transportes públicos, na melhor das hipóteses.

Se vão passar uns meses à prisão e voltam cá para fora e continuam milionários, enquanto o país e todos nós continuam na pobreza, de que vale? E ainda nos custam dinheiro na cadeia?

Não sei porquê mas acho que vai pro Brasil um dia destes...

Link to comment
Share on other sites

Bem, os homens do PSD já foram mandados para o BES não vá haver por lá algumas pontas soltas na contabilidade do banco que não convém e que possa machucar alguns políticos como o financiamento ao partido.

 

 

Isto digo eu :police:

Edited by mx101
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Errr... não fica tudo resolvido. Fica em liberdade até ao julgamento.

Pessoalmente, esta gente eu nem me importo muito que não vá para a prisão. Gostava era de os ver na mais profunda miséria para o resto da vida. Miséria do género viver num T1 na Brandoa e andar de transportes públicos, na melhor das hipóteses.

Se vão passar uns meses à prisão e voltam cá para fora e continuam milionários, enquanto o país e todos nós continuam na pobreza, de que vale? E ainda nos custam dinheiro na cadeia?

Não sei porquê mas acho que vai pro Brasil um dia destes...

 

 

Ou para Angola...

Link to comment
Share on other sites

Ou para Angola...

 

Tu tens noção o que o grupo Espírito Santo tem no Brasil e nunca mexeu uma palha para trazer para cá, nem meter nos negócios de cá? talvez outro tanto ou mais do que tinha cá... Em Angola é bem diferente...

Link to comment
Share on other sites

Eles cá não têm é nada! E não é GES, é Familia ES. Porque a familia está-se cagando para o Grupo e para os colaboradores. A familia ES foi sempre amealhando e metendo na américa do sul. Depois do 25ABR74 e da nacionalização perderam alguma fortuna, mas quando voltaram ao trabalho para a reerguer foi com base em maroscas, burlas, e engodos. E conseguiram aguentar-se, até hoje. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Prejuízo do BES pode chegar aos três mil milhões

O escândalo avoluma-se. Reguladores descobrem mais dívida de clientes do BES ao GES e forçam provisões. O prejuízo semestral galopa para um valor próximo dos três mil milhões. Almofadas financeiras já não bastam. Aumento de capital é inevitável. Privado ou público?

O BES vai fechar o primeiro semestre com o maior prejuízo de sempre de um banco em Portugal. Será 15 vezes maior do que as estimativas dos analistas: perto de três mil milhões de euros, sabe o Expresso. Tudo porque os reguladores e os auditores acabam de descobrir mais esqueletos nos armários: há mais dívida de clientes do BES ao GES do que se supunha, através de esquemas de engenharia financeira que se desconheciam. Caso pode ter mais consequências criminais.

Para ler o artigo na íntegra, clique AQUI

Expresso

Link to comment
Share on other sites

Não sei, o que aconteceu antes foi que o banco assumiu o pagamento da dívida do ges aos clientes

Se essa notícia for verdade o que aí diz é que o banco teria de assumir mais três mil milhões, em produtos complexos, mas sendo produtos complexos não vejo como os subscritores não estariam a par dos produtos que compraram, não sei, só vendo mais em detalhe, mas desse valor de certeza que não foi provisionado

Mas tenho dúvidas, que o banco tenha de assumir a dívida do ges

Link to comment
Share on other sites

O que é certo é que enquanto ia dando lucro, baseado nos juros do crédito que agora dá origem a estas perdas, toda esta gente recebia prémios e dividendos. Era um fartote! Sempre a pensar só no imediato, que é isso é que ajuda a pagar a mansão em Cascais ou o Ferrari ou o iate. Se um dia estourar, alguém que feche a porta.

 

BTW, e porque recordar é viver...

 

Ricardo Salgado "Portugueses não querem trabalhar, preferem o subsídio"
O presidente do BES, Ricardo Salgado, disse na sexta-feira que os portugueses “não querem trabalhar” e que preferem viver à sombra do “subsídio de desemprego”.
 
 
ECONOMIA
naom_510f76377a2a7.jpg
DR
 
08:37 - 25 de Maio de 2013 | Por Notícias Ao Minuto com Lusa

Ricardo Salgado, presidente do BES, falava ontem durante a apresentação do Alqueva e das suas potencialidades a investidores estrangeiros. Quando o assunto foi a falta de trabalhadores portugueses nos campos do Alentejo, Ricardo Salgado foi peremptório: “os portugueses preferem ficar com o subsídio de desemprego”.

Mas para não deixar os investidores nervosos com uma possível falta de mão-de-obra, Salgado garantiu que esse não é um problema pois “se os portugueses não querem trabalhar e preferem estar no subsídio de desemprego, há imigrantes que trabalham alegremente, na agricultura, e esse é um factor positivo”.

Também para João Basto, da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, “não faz sentido num País com elevados números de desemprego, que exista este desencontro entre a oferta e a procura”, referindo-se ao grande número de imigrantes que se encontram actualmente a trabalhar na agricultura, no interior do País.

Edited by Biggus_Dickus
Link to comment
Share on other sites

Paulo Mota Pinto continua a ser apontado para futuro ‘chairman' do Banco Espírito Santo (BES), apesar do cancelamento da assembleia-geral extraordinária prevista para quinta-feira, devido à insolvência da Espírito Santo Financial Group (ESFG), apurou o Económico.

O jurista e ex-deputado do PSD será eleito numa assembleia-geral extraordinária que será marcada para depois do próximo mês. O mandato do actual ‘chairman', Alberto Oliveira Pinto, termina no final de Agosto.

O Banco Espírito Santo (BES) anunciou esta terça-feira ao mercado que a assembleia-geral de accionistas agendada para esta quinta-feira foi cancelada. Uma desconvocação pedida pela ESFG, o maior accionista do BES com 20% do capital que viu hoje a justiça do Luxemburgo aceitar o seu pedido de protecção contra credores.

Com esta desconvocação caíram todos os pontos previstos na ordem de trabalhos. Entre eles estava uma alteração de estatutos para criar um conselho estratégico de que fariam parte elementos da família Espírito Santo e do Crédit Agricole, bem como a validação das nomeações de Vítor Bento e de João Moreira Rato para o ‘board' do BES. No entanto, estes gestores foram já cooptados pela administração, não necessitando por isso deste aval formal dos accionistas.

Esta desconvocação adensou automaticamente a pressão vendedora que domina as acções do BES desde o arranque da negociação. Os títulos desciam 11,52% para 0,38 euros, contagiando os outros bancos nacionais cotados.

"O ESFG invoca os "factos supervenientes e inesperados" entretanto ocorridos, entre os quais a apresentação dessa sociedade a um pedido de gestão controlada no Luxemburgo. Por seu turno, o Crédit Agricole dá o seu acordo ao pedido de desconvocação formulado pelo ESFG", refere um comunicado.

O cancelamento da reunião surge na véspera de o BES apresentar as contas do semestre. Ontem, o Expresso noticiou que os prejuízos devem atingir os três mil milhões de euros.

 

 

Preparem o buraquinho. Já se está mesmo a ver o filme. Estado ajuda, eu pago. 

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

Ainda não tiraste kubrick?

Btw kubrick e Rev esse estado ajuda eu pago, não se aplica às garantias prestadas no âmbito da Troyka, o BPI já reembolsou, o BCP está em vias de reembolsar com o sucesso no aumento de capital, o Bes está complicado, vamos ver se usará a garantia ou se haverá investidores, alguns até já se posicionaram

De qualquer forma são prejuízos contabilísticos, são provisões talvez até por excesso não significam perdas ainda, são valores que são postos de lado para caso exista uma perda total, é isso que significa para já, é esse o conceito de provisão

honestamente não sei, nem percebo sequer de onde vêm, pelo que eu soube a primeira comunicação dos 800M estava correcta, agora aparecem de repente 3.000 milhões de estruturados que tenho sérias dúvidas que tivessem que ser assumidos pelo Bes, mas siga, podem até não significar perdas totais mas tão só parciais, mas caso signifiquem esta é a posição do bes ao ges, mais não há, pelo menos foi uma limpeza de casa

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.