Jump to content

A crise do BES


Kubrick
 Share

Recommended Posts

Jr... eu odeio o BES e tudo o que lhe diz respeito, funcionários incluídos. Quase que me lixavam a vida porque foram maus profissionais. Por isso sempre que se falar do BES vais ter que "levar" comigo.

Link to comment
Share on other sites

Mas acham que se o BES cair os outros bancos não ficam em maus lençóis ? A dimensão do BES é suficiente para estoirar com a banca portuguesa ! 

 

Achar que o BES irá cair é conversa. Teria de ser algo impensável.

 

Mas a situação não parece estar fácil e não vi em lado qual o valor das imparidades que o BES terá de ter.

 

Possivelmente irá ocorrer  um aumento de capital. Para quem quiser shortar é que está bom.

 

Bom, bom é ter um banco para umas falcatruas legais e outras semi-legais. Isto tudo enquanto se cria dinheiro do nada.

Link to comment
Share on other sites

Por momentos pensei que estava no tópico do Benfica, tal o alarmismo que alguns criam. :curtain:

Olha que o BES é o grande banco dos clubes. Muitas centenas de milhões

Link to comment
Share on other sites

Não sabes o que dizes rev nem tu nem muita gente, imagina toda a gente tirava o dinheiro.

a seguir o Bes que é o banco com maior penetração empresarial, ia ao teu patrão e pedia a devolução da pasta, achas que a tua empresa se mantinha activa se fosse encostada à parede?

Kubrick o portal do cliente bancário tem lá o tempo, menos papaias mais leitura fazia bem

Ruit o problema das acções é maior para o accionista do que para a instituição em si, mas da mesma forma o BCP passou por algo semelhante em bolsa, muita gente perdeu, é o mercado, aqui o problema é quem detém as acções, quanto mais caírem mais o principal accionista se enterra, e esse é exactamente o principal problema por onde isto começa

 

Com isso queres dizer que estás preso moralmente ao teu banco? Deve ser espectáculo ser cliente do BES.

 

Então deixa-me dizê-lo de outra forma. Eu não quero ter o meu dinheiro num banco em que me veja perante uma situação de culpa se por uma razão de descontentamento ou receio decida retirar de lá o meu dinheiro. Não é isso que me vendem nos anúncios do CR7 e da D. Inércia...

 

Ainda para mais esse discurso, é um discurso culpabilizador de que não tem culpa nenhuma desta situação. Os culpados por eventualmente se dar a situação dos nossos patrões não terem dinheiro para nos pagar somos nós pq decidimos tirar os poucos tostões que andámos a amealhar durante anos das mãos de uma entidade que, por mil e uma razões que não importam para aqui trazer, parece está prestes a estar numa situação de levar as poupanças de milhões de pessoas para um buraco escuro e sem fundo?

 

Pode até nem ser exactamente isso e, bem, até há um fundo e coiso e as coisas estão garantidas, nunca na vida um banco como o BES vai ao fundo e não, não, impossível... Fdx, perdoem-me a expressão, mas querem levar um par de estalos a ver se acordam?

 

Quer dizer, se um dia ficares sem nada (o que eu espero nunca aconteça), podes dizer que o banco te ficou com o dinheirinho todo pq tu em boa hora de o tirares de lá e de zelares pelo teu bem e pelo bem dos teus (se os tiveres), não podias viver com o sentimento de tirar de lá o dinheiro quando o banco mais precisava... Coitadinhos pá... Deve ser horrível viver cheio de dívidas... Então e tu? Quais são as tuas outras poupanças que te dão garantias do que quer que seja?

 

Epá não brinquem... Quem quer tirar de lá o dinheiro está, e muito bem, a reaver o que é SEU e que foi confiado a uma entidade que deixou de merecer a confiança necessária para guardar as poupanças da sua vida. Ouçam bem esta frase... É uma entidade que tem de ser confiável para guardar as poupanças de uma vida!!!

 

Um conselho muito sincero para vocês, não brinquem com isto nem por um segundo... Muito menos menosprezem a atitude de quem o quer fazer pq é preto no branco a coisa mais acertada a fazer.

Edited by HERiTAGE
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Acho tb engraçado em como dão comovdao por garantido o fundo de garantia. Tem ouro que o garanta? Por estar escrito é cumprido? Se o BES cair não tenho a mínima dúvida que o banco de Portugal não garante essas condições nesse tempo. Tal será o tombo que suspeito que nem o banco de Portugal o terá para dar aos clientes do BES. ate pq no próprio site do banco Portugal está la escarrapachado que o fundo garantia pode ser chamado a colaborar em acções destinadas a restabelecer as condições de solvabilidade das instituições.

Prioridades........

Link to comment
Share on other sites

 

A cascata do GES, como é sabido, começa na ESPÍRITO SANTO CONTROLO sediada no Luxemburgo. Esta sociedade é detida em partes quase iguais pelos cinco membros da família refundadores do GES no montante de 83% sendo que os restantes 17% – originalmente detidos por José Roquete – são detidos por um investidor passivo, Patrick Monteiro de Barros. A ESPÍRITO SANTO CONTROLO tem por sua vez 51% da ESPÍRITO SANTO INTERNACIONAL, sedeada no Luxemburgo. Uma questão central – que não tem sido tratada nos Media – é a de quem são, afinal, estes investidores ditos institucionais que têm 49% da ESI. Parece-me óbvio que estes ditos investidores institucionais são fundos de pensão de “entidades amigas” que nunca na sua vida pensaram estar a investir numa entidade insolvente. Esperam-se graves riscos reputacionais para estas entidades e para as cadeias de decisão nelas envolvidas, incluindo o Instituto de Seguros de Portugal e a CMVM. A ESI detém, por sua vez, 100% de outra sociedade do Luxemburgo a ES IRMÃOS, a qual detém 100% da RIOFORTE – atualmente a holding central do GES.

 

A RIOFORTE por sua vez, indiretamente através dos seus acionistas ESI e ES IRMAÕS, detém cerca de 45% da ESPÍRITO SANTO FINANCIAL GROUP com sede no Luxemburgo e que está cotada nas Bolsas de Lisboa e Luxemburgo (tendo tido recente cotação nas Bolsas de Londres e Nova York – o que ainda se poderá vir a revelar crucial pela eventual e pesadíssima possibilidade de intervenção destes reguladores).

A ESFG é uma importante estrutura bancária e de gestão de ativos. Uma participação de 25% no BES e a partir deste em numerosos bancos a nível internacional.

 

Mais http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=1922

 

:lol: Adoro a alta finança.

Edited by Kopien
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Já eu prefiro jogar pela seguranca, embora saiba que não existe a 100% em lado nenhum.

Mas que segurança? se o Bes cai e começa a pedir reembolsos, 99% das empresas portuguesas não sobrevivem rev

Eu acho que mais preocupados devem estar outros bancos/empresas/grupos que andaram a investir na Rioforte/BESI etc....esses sim podem ficar sem o dinheiro investido.

Para quem tem menos de 100 mil euros no BES o Fundo de Garantia de Depósitos assegura esse valor....atenção que é o valor em depositos, não em papel comercial ou ações ou aplicações de risco....ok...se acontecer alguma coisa poderá levar "algum" tempo para o reaver, mas acho que não ficam a arder....

Agora e sem fazer comparações (mas fazendo...) o BCP tambem teve uma "altura" conturbada e conseguiu se safar sem "muito" alarido....

De qualquer maneira quem tem dinheiro no BES faz o que quiser com ele...deixa ficar ou tira de la...isso é com cada um....

Não leva tempo nenhum, a partir do momento que é solicitado reembolso o banco de Portugal tem 7 dias para devolver até 10.000, o resto para os 100 são 20 dias a contar do pedido

 

 

errr... leva no minimo 7 dias. 

Link to comment
Share on other sites

A agência de notação financeira voltou a cortar o 'rating' do Espírito Santo Financial Group, desta vez de Caa2 para Ca, um nível muito próximo de incumprimento.

Menos de uma semana depois, a Moody's volta a anunciar um novo corte no 'rating' do ESFG. A agência de notação financeira refere no comunicado que esta descida "reflecte o aumento de risco de 'default' para o grupo, combinado com as significativas perdas potenciais para os obrigacionistas". 

"Este risco é reflectido pela elevada exposição directa do ESFG à ESI e Rioforte que ascendia a 2,35 milhões de euros no final de Junho de 2014", refere o comunicado revelado esta manhã. 

Este corte leva também a Moody's a descer o 'rating' da dívida subordinada do ESFG do nível Caa3 para C, descrito pela agência como "o mais baixo", associado a "obrigações geralmente em 'default' e com poucas hipóteses de recuperação".

A Moody's sustenta ainda a sua nova notação com os recentes acontecimentos que levaram a Rioforte a falhar o pagamento dos 847 milhões de euros, voltando a referir a "continua opacidade em torno da saúde financeira do grupo [Espírito Santo]

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.