Jump to content

A crise do BES


Kubrick
 Share

Recommended Posts

 

Não estou a falar do que tiraram aos Funcionários Públicos.

Estou a falar quando tiraram no subsidio de natal a toda a gente que ganhasse mais que o salário mínimo.

 

Ora como quem me paga o salario é a empresa onde trabalho, logo foi lucro e não um custo a menos.

 

A mim nunca me tiraram o subsídio de Natal e recebo mais do que o salário mínimo... E, uma vez mais, mesmo que tenha sido assim no teu caso, não se trata de lucro.

 

 

Dizer que é o subsidio de natal é uma maneira de dizer, pois o próprio governo referia-se nesses termos. Foi um imposto especial que era equivalente a 50% do subsido de natal acima do salário mínimo. Podes trocar lucro por receita, whatever...

 

Não sei se te lembras, mas eu lembro-me muito bem de ter ficado sem o dinheiro.

 

Imposto especial corta metade do subsídio de Natal para arrecadar 800 milhões

 

Passos Coelho, afirmou  que o cumprimento dos objetivos do programa de ajuda externa terá "precedência sobre quaisquer outros objetivos"

 

O primeiro-ministro anunciou hoje que a receita com a contribuição extraordinária em sede de IRS "equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional" valerá cerca de 800 milhões de euros.

Passos Coelho, afirmou  que o cumprimento dos objetivos do programa de ajuda externa terá "precedência sobre quaisquer outros objetivos" e que "o Governo não sujeitará o país a quaisquer riscos nesta matéria".

No discurso de abertura do debate do Programa do Governo na Assembleia da República, o primeiro-ministro descreveu a situação de Portugal como uma crise "pesada" e um "contexto de grande incerteza e de angústia", em que há "problemas profundos" a enfrentar e "bloqueios persistentes" a superar.

"Nunca na história democrática do nosso país defrontámos tamanhos desafios", considerou.

Programa de Emergência Social será conhecido até ao final de Julho

O primeiro-ministro afirmou ainda que o Programa de Emergência Social que se comprometeu a adotar deverá ser conhecido até ao final de julho e estar concretizado no início do último trimestre deste ano.

"Cada decisão difícil do meu Governo será acompanhada pelo cumprimento das nossas responsabilidades para com aqueles que mais sofrem nas atuais circunstâncias. Neste sentido, irei acelerar a conceção do Programa de Emergência Social, que deverá ser anunciado até ao final de julho, e cuja concretização começará a fazer-se sentir já no início do último trimestre deste ano", declarou Passos Coelho.

No discurso de abertura do debate do Programa do Governo, na Assembleia da República, o primeiro-ministro assegurou que, "dadas as terríveis consequências da crise económica" o seu Governo não deixará "de vir em socorro daqueles que mais precisam da proteção do Estado".

 

30 de Junho de 2011

 

Link to comment
Share on other sites

Lucro e receita não é a mesma coisa. Ou só conta como coisa diferente quando o assunto é a BenficaTV?

 

Mas isso modifica o que eu queria dizer no inicio?

 

O que eu quis dizer é que o esforço que os Portugueses têm de fazer para pagar a divida do BES, é o equivalente ao Governo voltar a aplicar as medidas que aplicou em 2011, mas 3 vezes e meia...

 

Capiche? Caga nos lucros ou receita ou whatever. Percebeste bem o que quis dizer.

Link to comment
Share on other sites

Ainda nem se sabe o valor que terá de ser pago, caso haja valor a ser pago...

 

Tal como disse, caso seja os contribuintes a pagar.

Agora, tenho é quase a certeza que vamos mesmo ser nós a pagar. É um feeling.

Link to comment
Share on other sites

Eu bem me parecia muita fruta isto do BdP a actuar ás mil maravilhas e o Estado a dizer que não haverá intervenção no BES... 

 

Vão justificar-se com a "imprevisibilidade da decisão por parte do BCE" tal como se justificam com o tribunal constitucional. 

 

O mexilhão está cá para pagar.

"E o resto é conversa :) "

Edited by Kubrick
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Não me parece

 

Enquanto o Novo banco não obtinha o estatuto de contraparte todos os activos recebidos não poderiam ser redescontados como normalmente junto do BCE, o que é feito normalmente por qualquer banco.

Na sexta feira dia 03, penso que as noticias foram publicas, que o BES tinha perdido o estatuto de contraparte o que obrigou ao reembolso de cerca de 10 mil milhões ao BCE (pessoalmente penso que foi a forma que o BCE arranjou para forçar a intervenção, mas isso é outra história) o que obrigou à utilização das linhas ELA que são de utilizações esporádicas e pontuais, são vistas claramente numa situação de emergência

 

se vires a acta transitaram para o Novo Banco cerca de 8.5 mil milhões de emprestimos de bancos centrais, entre os quais deveriam constar os tais 3.5 mil milhões, é normal e por acaso até pensei que seria mais, de qualquer forma a partir do momento que o estatuto de contraparte é dado ao novo banco, os activos herdados podem voltar a ser redescontados como normalmente o que traz liquidez para fazer face a esse compromisso

 

 

Ontem tive esta conversa com o mini no hangout, podia ter metido aqui, mas como vi quase certezas absolutas sobre a entrada de contribuintes, até fiquei a pensar que o erro de julgamento era meu, mas muitas vezes são pormenores que fazem a diferença na "big picture"

Link to comment
Share on other sites

 

 

Novo Banco assume crédito de 3,3 mil milhões do BES Angola
 
card_bes_besa_110814.jpg

O crédito de 3,3 mil milhões de euros que o BES tinha concedido ao BES Angola passou para o Novo Banco, disse à Lusa fonte oficial do Banco de Portugal, acrescentando que o empréstimo passou totalmente provisionado.

 

O Económico noticiou em primeira mão que estava a ser ponderada a possibilidade de passar esse financiamento para o Novo Banco.

Fonte oficial do supervisor e regulador bancário foi questionada para saber onde ficou o crédito de 3,3 mil milhões de euros que o BES concedeu à sua filial BES Angola (onde detém cerca de 55% do capital).

Em resposta, o Banco de Portugal explicou que, apesar de a participação do BES no BES Angola ter ficado no 'bad bank' BES, decidiu "transferir os créditos concedidos a esta filial para o Novo Banco, embora totalmente provisionados".

O facto de os créditos terem passado totalmente provisionados (para fazerem face a perdas totais), diz o BdP, não significa que espera incumprimentos.

"A provisão total destes créditos constitui apenas uma medida de prudência e não reflecte, de forma alguma, uma ausência de expectativa de recuperação do crédito concedido", lê-se na resposta enviada à Lusa.

A entidade liderada por Carlos Costa diz ainda que nos últimos tempos antes de ter decidido intervir no BES que houve uma "forte interacção entre as Autoridades de Portugal e de Angola", com o Banco de Portugal a ter assumido a "expectativa de que a situação do BESA seria clarificada no curto prazo e sem impacto material no Banco Espírito Santo, S.A.".

Então, lembra o Banco de Portugal, o BESA tinha uma garantia soberana do Estado Angolano de 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 4 mil milhões de euros) para fazer face a incumprimentos em créditos.

Nos últimos dias, foi noticiado que essa garantia a que se refere o Banco de Portugal foi revogada ao mesmo tempo que o banco central de Angola tomou a decisão de intervir no BESA, impondo medidas de saneamento, pelo que o BES pode vir a ter de assumir perdas com incumprimentos no BESA devido à participação (maioritária) que ali detém.

Edited by Vasquinho da Anatomia
Link to comment
Share on other sites

 

 

Mexicanos da Angeles lançam OPA sobre a Espírito Santo Saúde
ANTÓNIO COSTA
15:46hospital_da_luz_normal.jpg

O grupo mexicano Angeles vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Espírito Santo Saúde, sabe o Económico.

Ainda hoje o grupo mexicano deverá anunciar ao mercado uma oferta para comprar a Espírito Santo Saúde, aproveitando o descalabro do Grupo Espírito Santo.

A maioria do capital, 51%, está nas mãos da Rioforte, uma das ‘holdings' do Grupo Espírito Santo que entrou em insolvência.

A Espírito Santo Saúde entrou em bolsa em Fevereiro a valer 3,20 euros por acção. Os títulos valem actualmente 3,943 euros, o que avalia o grupo em 377 milhões de euros. Isto significa que, para adquirir controlo, os mexicanos têm de pagar, a preços de mercado, pelo menos 188 milhões de euros.

A CMVM já impôs a suspensão da negociação das acções da Espírito Santo Saúde. 

A Espírito Santo Saúde é dona, entre outros activos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

No primeiro trimestre deste ano, a Espírito Santo Saúde aumentou os lucros em 96,7% para 4,6 milhões de euros. O volume de negócios cresceu 8,7% no mesmo período para 101,6 milhões.

De acordo com informação disponibilizada no seu site, a Angeles é um grupo 100% mexicano com activos em quatro sectores: turismo, saúde, media e finanças.

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Se não fosse filho de quem é, poderia ter ganho o cargo caso tivesse um rabinho jeitoso :D

Que me digam, que se não fosse filho de quem é dificilmente com 31 anos tinha feito aquilo tudo isso já é outra história, pq só aquele LLM ali, só de propinas não fica por menos do que 70 mil euros.

 

Parabéns, é um marrão do crl e rico.

Independentemente de ter mérito ou não, é impossível não questionar se não há conflito de interesses ou se foi cunha.

 

Infelizmente, era óbvio.

 

O suposto "Novo Banco" já ganhou o primeiro elemento para repetir a história do BES daqui a uns 10 anitos, e assim sucessivamente.

Link to comment
Share on other sites

Seguradora Tranquilidade vendida a fundo norte-americano

 

A desvalorização da seguradora levou a que fosse vendida a preço de saldo: 50 milhões de euros

A seguradora Tranquilidade, que pertencia ao Grupo Espírito Santo, foi vendida por 50 milhões de euros a um fundo norte-americano, avança o "Jornal de Negócios". A seguradora estava avaliada em 220 milhões de euros e era apelidada por Ricardo Salgado como a "jóia da coroa" do Banco Espírito Santo. 

 

A desvalorização da seguradora levou a que fosse vendida a preço de saldo. O fundo norte-americano vai pagar menos de um décimo do valor do crédito de 700 milhões de euros que o BES tinha sobre o Espírito Santo Financial Group e que a Tranquilidade estava a garantir. 

 

Na base desta situação, está a exposição da Tranquilidade às dívidas das holdings do Grupo Espírito Santo que estão sob a protecção dos credores. 

 

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/seguradora-tranquilidade-vendida-fundo-norte-americano

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.