Jump to content

Vodafone 3Play - O derradeiro tópico sobre o serviço


GODfromage
 Share

Recommended Posts

A fibra vem para dentro de casa, liga a uma ONT que liga ao router, posteriormente eles podem passar um cabo RJ-45 para qualquer parte da casa e podes ter a box numa outra divisão.

 

Ah e já agora o telefone também fica ligado ao router, cabo RJ-11.

 

A box tem scart e HDMI mas não podem estar as 2 ligadas em simultâneo, provavelmente (não testei).

 

A box ou a ONT (não me recordo) tem ainda uma saída coaxial, portanto tens sinal de TV em todas as tomadas coaxiais, que é injectado pela casa fora.

Edited by Ilusi0n
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não esquecer que podes sempre contornar a questão de ter que passar o Rj-45 usando por exemplo uma powerline, muito prático porque assim podes levar a box para vários pontos da casa sem instalação. Digo isto sem saber se tens mais áreas onde eventualmente um dia te poderia vir a dar jeito usar a box...mas regra geral a powerline da muito jeito nestes casos.

A ONT é que tem o coaxial como disse o Ilusion, e caso tenhas um LCD, em princípio, apanhas ainda uns canais em HD,acho que são cerca de 80.

Edited by p!p1tUh
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho uma powerline a fazer isso mesmo e confirmo que funciona sem problema. Houve uma altura em que tive problemas com a transmissão mas foi só virar a powerline ao contrário (inverter os pólos) e ficou em condições. E foi o par mais barato que encontrei. Não precisa ser nada de especial.

Mas, sim, se a instalação permitir passar cabos, é sempre melhor. Nunca dará para andar com a box dum lado para o outro mas evita problemas.

De salientar que, a não ser que a Vodafone deixe mesmo aquilo instalado com powerlines, nunca se irão responsabilizar caso existam problemas com a box em questão.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Sim, claro. Aliás, actualmente coloca-se isso e até ao lado das tomadas convencionais, em certos pontos há quem tb peça para instalar porta USB para carregar os dispositivos móveis. Eu só disse aquilo da powerline porque muita gente ainda está em casas menos recentes, ou que não tenham feito remodelações, e há quem lhe faça confusão estar a esburacar. Na minha opinião, quem tiver rodapés não perdia nada em os retirar, abrir rasgo para passar uma tubagem de diâmetro modesto e voltar a colocar os rodapés. Cablagem à mostra, zero

Edited by p!p1tUh
Link to comment
Share on other sites

eu tenho um armário de comunicações ATI que deve ter umas 30 saídas, entre cobre e rj45, em que tenho pequenos cabos que posso mudar entre saídas (para por exemplo ligar directamente a saida da sala A --> D cozinha por exemplo) de modo a criar um circuito independente dos outros entre esses

depois tenho outros circuitos independentes para circular também umas ligações de TDT e ainda satélite, é uma confusão danada, mas por exemplo posso meter esse ONT no armário e depois através da alteração dos cabos do armário redireccionar as ligações ou a ont tem de ficar ligada ao router por cabo próprio?

Armário do estilo deste

11023.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sim podes, mas coitados dos gajos que te forem fazer a instalação :-..

 

Fora de gozo, não sei se nessas condições eles fazem a instalação, nunca tive numa situação dessas. O problema é que eles é que decidem como fazem, porque se houver problemas a responsabilidade será sempre deles.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Suponho que tenha de ficar ligada ao Router por cabo próprio. Mas se eles virem que assim não perde qualidade de sinal e dependendo da equipa que te vá a casa instalar isso, talvez seja na boa. Não te esqueças que o cabo de fibra tem de chegar a esse tal armário.

Sim podes, mas coitados dos gajos que te forem fazer a instalação :-..

Fora de gozo, não sei se nessas condições eles fazem a instalação, nunca tive numa situação dessas. O problema é que eles é que decidem como fazem, porque se houver problemas a responsabilidade será sempre deles.

Comparada à minha casa, não é nada. No meu quarto há um armário onde entrava o cabo de cobre da Zon e por onde entram todos os cabos necessários pelo telhado. Depois tenho uns splitters que dividem o sinal por mais duas caixas que estão colocadas no Rés do Chão e Cave. A Fibra entra no primeiro andar e o Router tem de ficar na cave. Demoraram 4 horas a fazer a instalação :-.. Isto porque eu não sabia onde estava a caixa onde os cabos iam parar na Cave. Por acaso eu tinha um RJ45 a passar desse armário directamente para a cave por tubagem não sei bem porquê. Não fosse isso e gostava de saber como é que iam fazer a instalação. Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

O armario está na entrada da casa, isso da fibra lá chegar não é problema

Quanto ao resto, ou instalam assim ou não instalam, foi o que disse aos gajos da PT e com maior ou menor dificuldade e no meio dumas minis que tinha no frigorifico :-.. eles resolveram

Link to comment
Share on other sites

Nas ligações Fibra da Vodafone, é do router que sai a comunicação para a box TV e para o telefone, ou é do ONT? Se for do ONT, estás safo, só precisas de redireccionar os circuitos. Se for do Router, como é que "reinjectas" sinal no quadro?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É do ONT que as VLANs saem, ele pode ligar o cabo a outra tomada no quadro, mudando assim a divisão. No problem there.

 

Desde que o router esteja lá para as receber, é tranquilo.

Edited by Ilusi0n
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Nas ligações Fibra da Vodafone, é do router que sai a comunicação para a box TV e para o telefone, ou é do ONT? Se for do ONT, estás safo, só precisas de redireccionar os circuitos. Se for do Router, como é que "reinjectas" sinal no quadro?

Tenho também uma tomada junto ao router e com ligação ao armario que está neste momento a servir de input para ligar o router meo à box que está noutro andar como circuito independente, aí não tenho problema

Link to comment
Share on other sites

É do ONT que as VLANs saem, ele pode ligar o cabo a outra tomada no quadro, mudando assim a divisão. No problem there.

Desde que o router esteja lá para as receber, é tranquilo.

Não sei se percebi bem mas não esquecer que as ONT novas da Vodafone só têm uma porta.
Link to comment
Share on other sites

Há 3 boxes que te podem instalar: Cisco ISB2231, Motorola (não sei qual o modelo; a parte de cima é metálica) e a Arris VIP qualquer coisa (tem botões à frente). Esta última é a mais antiga, portanto, se preferires uma das outras que são mais pequenas, está atento. Apesar de que a minha irmã tem uma dessas Arris e funciona bem.

O ONT deve ser 1 Ericsson, o router 1 Thomson TG784n V3, e o maior chaço: o telefone Vodafone de qualidade de construção e audição duvidosa, mas é oferecido se 1 dia saíres da Vdfn, o telefone fica para ti), portanto não se pode pedir muito.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Falares da qualidade duvidosa do telefone e não falares do Router... Só me apetece partir aquilo <_<

@Ilusi0n

Entendido :y:

 

Eu não tenho esse router; o meu é o TG799n. Mas estavas à espera de quê? São Thomson...

Ah, e o telefone consegue ser mais fraco, pelo menos no meu caso :p

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.