Jump to content

Fórmula 1 Vinte anos depois da sua morte, o Mundo recorda Ayrton Senna


loki
 Share

Recommended Posts

12559424.jpg

Fórmula 1 Vinte anos depois da sua morte, o Mundo recorda Ayrton Senna

Vinte anos depois da sua morte, há muito que foram batidos os recordes em pista do piloto de fórmula 1 brasileiro Ayrton Senna, mas o Mundo ainda recorda o carisma de um jovem prodígio que se transformou em ícone.

A 1 de maio de 1994, faz 20 anos na quinta-feira, Ayton Senna da Silva morreu em corrida, no circuito italiano de Imola, quando o seu Williams-Renault embateu violentamente nos muros da curva Tamburello.

No culminar de um fim de semana negro (o piloto austríaco Roland Ratzenberger tinha morrido 25 horas antes num acidente nos testes livres), o Mundo assistiu, em direto pela televisão, à saída de pista do Williams-Renault, ao inevitável embate e, por fim, ao célebre capacete amarelo e verde tombado para o lado, imóvel por longos segundos.

Numa fração de segundo acabava-se o percurso de um piloto que disputou 161 grandes prémios (entre 1984 e 1994), dos quais ganhou 41, fez 65 "pole positions", 80 pódios e que liderou em quase 3.000 voltas.

Nenhuma destas marcas é ainda recorde. Michael Schumacher, o homem que acabaria por ganhar o fatídico Grande Prémio de São Marino 1994, em Imola, (causando indignação por celebrar a vitória num pódio ensombrado pela morte de Senna), pulverizou o recorde de vitórias (tem agora 91 triunfos), de "pole positions" (tem 68) e também do número de voltas na liderança (mais de 5.000).

Outros pilotos e outros tempos na Fórmula 1 encarregaram-se de apagar outras marcas de Senna, que mantém o recorde de 19 corridas lideradas de início ao fim (todas as voltas na liderança) ou o recorde de cinco vitórias consecutivas no mítico GP do Mónaco.

No 20.º aniversário da morte de Senna, enquanto o também ícone Schumacher luta pela vida, mergulhado num coma após um acidente de esqui, a modalidade recorda o enorme talento do piloto brasileiro, especialista em rodar com chuva (tal como Schumacher), a sua determinação absoluta e a vontade de vencer, que lhe deu três títulos (1988, 1990 e 1991).

À sombra da morte, mas sobretudo do que foi em vida, apaga-se da memória o Ayrton Senna que também perdia a cabeça com adversários nas curvas, que discutia aos gritos na "pit-lane", que lançava insultos, que travava lutas acirradas com o francês Alain Prost.

Mais do que tudo, o adeptos recordam o homem e o seu carisma. Ano após ano multiplicam-se os livros, álbuns fotográficos, ensaios e documentários sobre Senna, imortalizando a sua imagem.

Em 2011, o realizador britânico Asif Kapadia lançou o documentário "Senna, sem medo, sem limites, sem igual", um documento que mostra às novas gerações não só o percurso do piloto brasileiro, mas também dá um vislumbre do que era a Fórmula 1 quando ao volante ainda corriam heróis.

Na quinta-feira, no velhinho circuito de Imola, onde desde 2006 não correm carros de F1, será desvelado um busto de Ayrton. A cerimónia marca o arranque de quatro dias dedicados a assinalar, no local da sua morte, o desaparecimento de um dos ícones do desporto mundial.

Notícias ao Minuto

naom_536237628e663.jpg

F1 Senna deixou legado além do desporto

Mais do que um piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna é um ídolo para os brasileiros, e o seu legado, que vai além do desporto, é lembrado 20 anos após a sua morte, a 1 de maio de 1994.

"Todos os povos, em todas as culturas, precisam de um herói. Ele [Ayrton Senna] foi a representação do herói moderno, que se traduz através da prática de um desporto de alta performance e, nele, honra o seu país de origem", afirmou à Lusa o escritor e jornalista Edvaldo Pereira Lima, que publicou três livros sobre o piloto.

Quando Senna começou a destacar-se na Fórmula 1, o Brasil vivia um período de descontentamento popular com o país, então recém-saído de uma ditadura militar, com problemas económicos e carente de ícones.

Até o futebol, que poderia gerar outros ídolos, não vivia um bom momento. Pereira Lima realça que Senna ganhou grande admiração do público em 1986, quando, um dia após a seleção de futebol ser eliminada pela França no Mundial do México, ganhou uma corrida em Detroit, nos Estados Unidos, e decidiu comemorar com a bandeira brasileira.

"A conexão do povo com seu herói começa a nascer após essa corrida, quando ele passa a representar o ideal de um brasileiro moderno, sintonizado com o mundo globalizado, capaz de vencer incorporando a cultura que vem de outros povos e levando também o que identificamos como características brasileiras: a emoção e a garra", disse o jornalista.

Além da paixão e do empenho, Senna mostrava inteligência racional, disciplina e uma obsessão por ultrapassar limites na sua relação com o desporto. Essas eram qualidades não associadas ao Brasil pelo senso comum, mas que o brasileiro buscava ter, e reconhecia como parte de sua identidade.

"Senna representa a virada de um país meio provinciano, que começa a ver-se mais como uma nação emergente, e de importância internacional", realçou o escritor.

A morte trágica e precoce do piloto, no Grande Prémio de São Marino, em Imola, Itália, num momento em que já era um ídolo, aumentou a comoção em relação à sua imagem. "Quando o corpo chega ao Brasil, ao longo do caminho, pessoas davam as mãos, choravam juntas, faziam coreografias em forma de coração. Isso não se explica apenas pela ação dos media, foi espontâneo", acrescentou o escritor.

Uma prova de que o mito de Ayrton Senna continua vivo entre os brasileiros é o resultado de uma sondagem, divulgada em dezembro do ano passado, sobre a imagem e a marca de atletas no Brasil. Em votação aberta, pela internet, o piloto tricampeão do Mundo de Fórmula 1 foi o mais lembrado.

Mas os bons resultados nas pistas não foram os únicos legados deixados por Ayrton Senna no Brasil. Em seu nome, a irmã Viviane Senna criou em 1994 um instituto para apostar no talento de jovens com pouca condição social.

O Instituo Ayrton Senna, uma ideia do piloto, capacita anualmente 75 mil educadores, e seus programas beneficiam cerca de dois milhões de alunos em diversas regiões do Brasil.

A entidade, que integra desde 2012 o fórum da OCDE de políticas para o desenvolvimento, promove soluções para uma educação integral de crianças e jovens, em suas múltiplas competências.

Notícias ao Minuto

Custa a acreditar que já lá vão 20 anos. Ratzenberger e Senna, duas vidas ceifadas num maldito fim-de-semana. Desde a morte do Senna que para mim F1... nunca mais!

:(

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Não tenho muitos ídolos, mas o Senna é uma personalidade que sempre admirei. Com 10 anos, foi a primeira figura publica e desportiva que me cativou.

Grande Senna. Um bem-haja.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bem vou deixar aqui aquele que verdadeiramente define o Senna

Foi aqui que fiquei fã do homem, ver a vitória roubada "a pedido" por uma das decisões mais polémicas da f1

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

tive o prazer de no ano seguinte ver ao vivo a primeira vitória dele, lembro-me de no final desse GP achar um relógio digital na pista em boas condições (excepto que não tinha bracelete ) , ainda o tenho em casa dos meus pais, e lembro-me do que me ri quando vi o pessoal com aquelas protecções dos ouvidos nas bancadas, a meio do GP já percebia o porquê lol

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bem vou deixar aqui aquele que verdadeiramente define o Senna

Foi aqui que fiquei fã do homem, ver a vitória roubada "a pedido" por uma das decisões mais polémicas da f1

O Senna ganhou essa corrida? WTF? Vi bem?

Link to comment
Share on other sites

Bem vou deixar aqui aquele que verdadeiramente define o Senna

Foi aqui que fiquei fã do homem, ver a vitória roubada "a pedido" por uma das decisões mais polémicas da f1

O Senna ganhou essa corrida? WTF? Vi bem?

Chegou a estar a 33 segundos do Prost ...e depois ...e depois começou a chover !!! A crescer nunca fui de super herois , só tive um e era real chama-se Senna :D

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.