Jump to content

Liga das Nações


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Conheça o formato da Liga das Nações, a nova prova da UEFA

Por ABOLA

Proposta aprovada por unanimidade. As 54 federações do organismo da UEFA deram sinal verde para se avançar com a denominada Liga das Nações já a partir de 2018. Esta prova oficial destinada a seleções recebeu o apoio de todas associações durante o Congresso da UEFA que teve lugar hoje em Astana, Cazaquistão.

Trata-se, assim, de uma competição que visa a substituição dos jogos particulares nas datas FIFA e deverá ser composta por quatro divisões (o ranking de coeficientes da UEFA irá ser o meio utilizado para a dividir as seleções), sendo que cada uma deverá ter quatro grupos compostos por três ou quatro seleções. Fernando Gomes, presidente da FPF, e o diretor-geral Tiago Craveiro, foram os elementos portugueses presentes neste congresso.

Conheça o formato desta nova Liga das Nações:

- Irá decorrer paralelamente às atuais fases de qualificação para os Europeus e para os Mundiais

- Os encontros serão jogados nas datas que atualmente são ocupadas por jogos particulares

- A competição será dividida por quatro divisões (três a quatro seleções dividas pelo ranking da UEFA)

- Cada seleção realizaria entre quatro a seis jogos entre setembro e novembro de 2018, ficando a fase final marcada para 2019 entre os vencedores dos grupos da divisão mais alta

- No fim de cada edição, haverá subidas e descidas de divisão, prémios financeiros para as equipas vencedoras e, inclusive, entrada direta no seguinte Campeonato da Europa.

- Apesar de estar já aprovada esta competição, o regulamento da prova só será conhecido depois do Mundial da Rússia.

Link to comment
Share on other sites

Presidente da FPF

27 de março de 2014 18:32h

Liga das Nações pode potenciar retorno dos direitos de imagem
A UEFA vai determinar um campeão da Liga das Nações em todos os anos ímpares, a partir de 2018, mas o organismo irá, ainda, detalhar em concreto como vai decorrer a competição.

A UEFA aprovou hoje em Congresso, por unanimidade das 54 federações filiadas, a criação de uma Liga das Nações, que, de acordo com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) poderá potenciar o retorno financeiro.

“O modelo foi hoje aprovado pelo Congresso da UEFA, por unanimidade. Nos períodos alternativos às fases de qualificação irá ser disputada uma nova competição designada de Liga das Nações”, revelou Fernando Gomes, que participou no Congresso da UEFA que decorreu em Astana, capital do Cazaquistão.

Em declarações ao sítio da FPF, o dirigente adiantou que “as seleções vão ser selecionadas através do ‘ranking’ e esta competição terá, provavelmente, um título”.

“Acreditamos que irá potenciar ainda mais o retorno dos valores dos direitos já centralizados na UEFA. Este formato vai ser desenvolvido nos próximos tempos a fim de definir o modelo competitivo não só da Liga das Nações, mas, eventualmente, alguma interligação entre essa competição e as fases de apuramento do Europeu de 2020 e do Mundial de 2022”, referiu.

Fernando Gomes recordou que a UEFA iniciou no ciclo 2014/18 um processo de centralização de direitos das fases de qualificação quer para o Europeu quer para o Mundial, cuja comercialização “foi um sucesso”, o que, a par dos pedidos crescentes de vários países para serem encontradas alternativas à realização de jogos amigáveis, levou aquele organismo “a avançar com um estudo para reforçar essa centralização e resolver o problema dos jogos amigáveis”.

Ainda não está definido o modo de funcionamento da nova competição, em formato de liga, mas a ideia é dividir as 54 seleções em quatro grupos, as quais competirão com o objetivo de serem promovidas a um grupo final, onde disputarão o título de campeão da Liga das Nações, mas, também, a qualificação para os "play-off" de acesso a fases finais de Campeonatos da Europa.

A UEFA vai determinar um campeão da Liga das Nações em todos os anos ímpares, a partir de 2018, mas o organismo irá, ainda, detalhar em concreto como vai decorrer a competição.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...
Quote

PORTUGAL ESTÁ NOS MAIS COTADOS

Hoje é o sorteio da UEFA Nations League (acabaram-se os amigáveis): veja em que consiste

2018/01/24 08:59

 

Às 11 horas, arranca o sorteio da UEFA Nations League, a mais recente prova do futebol europeu e que divide as seleções por divisões. Portugal está nas mais cotadas.

Segue-se uma fase de grupos, que começa após o Mundial da Rússia, e que irá apurar os quatro vencedores da divisão A para uma final-four em junho de 2019, numa competição que é oficial e que visa ser uma espécie de substituição dos encontros particulares das seleções.

A competição é nova e tem um formato completamente diferente, sendo que pode ler mais e tirar várias dúvidas no artigo deste link.

 

Link to comment
Share on other sites

LIGA A

Grupo 1: Holanda, França e Alemanha

Grupo 2: Islândia, Suíça e Bélgica

Grupo 3: Polónia, Itália e PORTUGAL

Grupo 4: Croácia, Inglaterra e Espanha


LIGA B

Grupo 1: República Checa, Ucrânia e Eslováquia

Grupo 2: Turquia, Suécia e Rússia

Grupo 3: Irlanda do Norte, Bósnia e Herzegovina e Áustria

Grupo 4: Dinamarca, República da Irlanda e País de Gales


 

Liga C

Grupo 1: Escócia, Israel e Albânia

Grupo 2: Finlândia, Estónia, Grécia e Hungria

Grupo 3: Bulgária, Chipre, Noruega e Eslovénia

Grupo 4: Montenegro, Lituânia, Sérvia e Roménia


 

Liga D

Grupo 1: Andorra, Cazaquistão, Letónia e Geórgia

Grupo 2: San Marino, República Moldava, Luxemburgo e Bielorrússia

Grupo 3: Kosovo, Malta, Ilhas Faroé e Azerbaijão

Grupo 4: Gibraltar, Liechtenstein, Arménia e Macedónia

Link to comment
Share on other sites

Quote

A Seleção Nacional terá como adversários Polónia e Itália na Liga das Nações, nova prova sob a égide da UEFA, cujo sorteio foi realizado esta quarta-feira em Lausanne, na Suíça.

Os jogos serão disputados em setembro, outubro e dezembro, num esquema de dupla ronda (em casa e fora). Os vencedores dos quatro grupos da Liga A passam à fase final, enquanto os últimos quatro classificados serão relegados para a Liga B.

A fase final da prova está agendada para junho de 2019, onde os apurados jogarão entre si em encontros a eliminar (meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final), de onde sairá o primeiro campeão da prova

Basicamente em vez de disputarmos amigáveis vamos jogar duas vezes com a Itália e outras duas com a Polónia. Não acho mal, não acho é que faça sentido jogar duas vezes com cada um. 

Mas vão continuar a existir amigáveis, anulam-se os amigáveis dos últimos meses do ano mas não os dos primeiros seis meses - a fase final da prova é só um Junho. Em anos em que haja Europeus e Mundiais não poderá ser.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • 1 month later...
Quote

FPF escolhe Porto e Guimarães para a final four da Liga das Nações

2018/10/16 09:19

 

Caso ultrapasse a fase de grupos, Portugal será o anfitrião da primeira final four da nova Liga das Nações, já que Itália e Polónia são os outros candidatos a receber essa fase da competição. Várias hipóteses surgiram em território português mas a escolha da FPF acabou por incidir no norte, com Porto e Guimarães como palcos.

A escolha teve desde logo a condicionante de os dois estádios escolhidos não poderem distar mais de 150 km entre si. A hipótese de Lisboa caiu por terra devido ao fluxo intenso registado no Aeroporto Humberto Delgado e, assim, o organismo optou pelo Estádio do Dragão e pelo Estádio D. Afonso Henriques.

Além de ter já recintos com as condições necessárias para uma prova desta envergadura, Portugal sabe que não terá de suportar os custos de organização, já que estes ficarão a cargo da UEFA. Terá, isso sim, direito a prémios monetários no caso de estar nesta final four: seis milhões de euros para o vencedor da prova, 4,5 milhões para o segundo classificado, 3,5 milhões para o terceiro e 2,5 milhões para o quarto.

 

Link to comment
Share on other sites

Não é por não se realizar em lisboa que não houve centralismo. 

Aliás, até fica a ideia que esta foi uma segunda escolha ao mencionarem explicitamente que a possibilidade de lx ficou de fora devido a questões de aeroportos. 

Que sa foda. 

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.