Jump to content

Eleições Europeias 2014


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Claro que podes, Ovelha, mas não foi isso que disseste inicialmente. Passo a citar:

se as pessoas não acreditam nos políticos das listas, só tem uma opção que é o voto em branco

Vota como quiseres, mas não me venhas dizer que "só uma opção" é o mesmo do que "porque posso"...

Na minha opinião, para demonstrar o meu descontamento e falta de opções, só vejo o voto em branco. O nulo é demasiado dubio, pois posso por exemplo "votar" em dois partidos, posso apenas querer brincar. Não ir votar demonstra também que não me preocupo, não me interessa.

Agora, claro que posso utilizar outras "opções", mas a unica que para mim tem logica é o voto em branco. Logo, a minha "unica" opção é o voto em branco ;)

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Não necessariamente.

O não votar pode significar que não concordas com este tipo de regime. Pode acontecer, por muito mais improvável que seja.

Por exemplo, não me escandalizava nada que o D.Duarte Pio e respectiva família nunca votassem por iniciativa própria nas eleições para PR. (Já agora, alguma vez apareceu alguma cobertura disso na tv?)

Link to comment
Share on other sites

Eu pergunto-me porque é que os votos em branco não dão direito a cadeiras vazias... :rolleyes:

Ora... Era vê-los cair que nem tordos. :)

Enquanto isso não acontecer (nunca irá, porque os próprios partidos não iriam concordar com isso)

É a chamada democracia... Tão bonita que ela é.

Link to comment
Share on other sites

As testemunhas de Jeová mais acérrimas, por exemplo, não votam. O destino é obra de deus e não do homem. :-..

Cá para mim há 2/3 de portugueses e portuguesas testemunhas de Jeová. A julgar pela quantidade de vezes que me batem à porta.. Não será uma hipótese assim tao descabida ;p

Edited by Probiotico
Link to comment
Share on other sites

Vou ter que discordar.

Creio que infelizmente em Portugal há esta confusão do significado da abstenção com outra expressão de voto (sendo que a abstenção não é uma expressão de voto e é isso que normalmente se pensa).

A única conclusão que se pode tirar de quem não foi votar é isso mesmo. Não votou. Não é o voto de protesto.

Nunca se saberá se quem não foi votar foi porque se estava a cagar para os partidos, se para a democracia, ou se simplesmente partiu una perna e não teve como ir às urnas, ou se estava fora e não teve oportunidade de votar. Da mesma forma que alguns retiram da abstenção a conclusão de que nenhum dos partidos que foram a votos servem, também se pode tirar a conclusão de que 66% não pretende democracia. A legitimidade é a mesma porque simplesmente não se sabe. Eu ca não acredito que 2/3 pretenda um regime ditatorial, mas tem legitimidade quem acredita perante tais resultados.

O único voto de protesto é o branco! Esse sim, significa que nenhum dos que aparece no boletim serve. Esse sim indica que a pessoa foi exercer um dever democrático e rejeitou todas as opções disponíveis.

Ao não se exercer o dever de voto, não se está a dar uma resposta clara ao sistema politico. E é isso que preocupa. As coisas estão mal, todos os dias ouvimos queixas de toda a gente, mas as pessoas não sabem o que querem nem para onde pretendem caminhar. E em tempos como este urge dar uma resposta concreta, mais do que nunca!

Em suma, se são democratas e não estão satisfeitos com as actuais opções politicas votem em branco! Eu felizmente ainda não falhei uma eleição, e já votei muita vez em branco.

Ps: Agora a discussão se o voto em branco devia ter um quadradinho, já é outra conversa.

Eu não disse que era um voto de protesto, disse que demonstrava descontentamento com o sistema partidário actual.

Quem discorda com o sistema partidário e com a organização do sistema eleitoral actual não é a votar que demonstra isso.

Eu fui um dos que fez parte da abstenção porque além de não me rever nos partidos actuais também não me revejo como as eleições são organizadas actualmente e até pouco democráticas.

Se fosse votar estava a contribuir para um sistema que não me revejo e isso era hipocrisia.

Edited by mx101
Link to comment
Share on other sites

Tinhas era que ir votar. Perdeste toda a legitimidade de criticar, daqui para a frente, tudo o que possa advir do Parlamento Europeu.

Nem posso chama los todos de fdp chulos em que so muda o nome ? E que nem olho para partidos, para mim sao todos dessa cor seja eles quem forem, ja nao posso fazer isso ?

Os votos em branco foram em nº suficiente para eleger um eurodeputado.

Abstenção para mim não é voto de protesto, é "estou-me a borrifar, escolham vocês".

E um ponto de vista, ja expliquei que nao subvenciono ninguem se nao estiver de acordo, nao vou dar o meu voto branco para fazer crescer a percentagem de votos brancos e assim o bolo que os partidos, cujo nos quais nao me identifico, partilham em subvencoes, nao tem logica nenhuma.

Thanangarian, compreendo o que dizes.. Mas não nos podemos esquecer que a mudança parte de nós. Em democracia todos temos a nossa responsabilidade. Se todos continuarmos à espera que alguem mude por nós, ficamos sempre na mesma ;)

Acho que esse é o eterno problema do povo português.

Nao fiz curso xpto de literatura e nao escrevi livros nenhuns sobre economia, mas faco o meu papel, levanto todos os dias para ir arranhar as costas a aturar gajos que me apetece bater e pagar impostos e ivas a torto e a direito que e para esses marmelos que fizeram os estudos do nice e andam num mercedes do nice de 2014 pagos por mim facam o que foram para la fazer, a minha parte esta cumprida, eu levanto me todos os dias para manter este pais de pe, quando houver um gajo na politica que se lembre de fazer isso tera a minha atencao e voto, enquanto estao la a curtir a vida com o meu dinheiro o fdp que esta com a mao no meu bolso so lhe muda o nome e nao lhe vou dar mais subvencoes do que o que ele ja me esta a roubar.

Link to comment
Share on other sites

Já agora, são pouco democráticas porquê?

Porque se pode governar um país com base em mentiras.

Porque a campanha eleitoral depende do dinheiro e não na informação das populações.

Porque a desigualdade entre partidos ricos e pobres resulta em votos para os partidos ricos, ou seja os partidos não concorrem em igualdade.

Porque as eleições são um negócio e ganha-se muito dinheiro com os votos.

etc... etc...

Não vou estar a enumerar a imensidão de podres que as nossas eleições tem.

Edited by mx101
Link to comment
Share on other sites

Entre terem podres e serem pouco democráticas vai uma grande distância... Mas entendo o que dizes.

Os podres que referi que existem são pouco democráticos não há distansia nenhuma.

Mas tentando resumir todos os podres numa só frase, basta dizer que o jogo das nossas eleições está viciado pelos dois maiores partidos.

Por isso foram e serão eles que nos governam desde que há democracia porque as regras foram definidas assim.

É um jogo desigual e isso não é democrático.

Link to comment
Share on other sites

Percebo os pontos de vista de quem se abstém (pelo menos pelo que disseram acima).

Também acho o sistema atual longe de perfeito, mas é o sistema que temos. E ficarmos "todos" em casa é meio caminho andado para ganharem sempre os mesmos. Não estou a dizer que os outros partidos fariam melhor ou pior, atenção, mas acho que pelo menos merecem o benefício da dúvida.

Veja-se o caso dos outros países na Europa, em que ganharam partidos de extrema. Não acho que partidos de extrema (seja esquerda ou direita) sejam solução, mas a única coisa positiva que vejo nesses casos é o facto de partidos mais pequenos conseguirem chegar-se à frente. É sinal de que afinal é possível mudar qualquer coisa.

Só a minha opinião. Cada um é livre de fazer o que quer, felizmente. :y:

E já agora, se calhar, para combater a abstenção, era oferecer uma rifazita para um sorteio de um carro na altura da colocação do voto na urna ^_^

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pois, o que é certo é que se os 66% fossem todos votar num dos partidos que não os 2 do costumes... Até ficavam abananados...

Todos mesmo. Mesmo os que fossem votar neles... ia ser giro se agora já o é...

Acho engraçado andarem todos a falar de democracia e que devia ser obrigatório votar na mesma linha de pensamento...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Estou à espera que saiam os resultados oficiais do número de votos que cada partido teve.

Quero comparar com o passado, porque ao contrário dos festejos da CDU, não acho que tenham conseguido subir. Os velhos é que continuam a lá ir e os novos não, daí que com os mesmos votos do passado, a percentagem tenha sido maior.

Queria confirmar se o meu pensamento está certo ou não.

Já agora, em portugal há alguma lei que proíba o PCP de se apresentar a eleições sobre o nome de partido comunista?

Link to comment
Share on other sites

Já agora, em portugal há alguma lei que proíba o PCP de se apresentar a eleições sobre o nome de partido comunista?

Gozo certo?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.