Jump to content

Contratos deixam de poder ser celebrados por telefone


loki
 Share

Recommended Posts

Contratos deixam de poder ser celebrados por telefone

Os consumidores só vão ficar vinculados a um contrato depois de assinarem a oferta ou de enviarem o seu consentimento escrito aos operadores, deixando de ser possível dar este passo por telefone.

O novo regime sobre os contratos celebrados à distância (na Internet ou por telefone) e fora do estabelecimento (no domicílio), que entra em vigor a 14 de Junho, vem "claramente aumentar a protecção dos consumidores", afirmou hoje a directora geral do consumidor, Teresa Moreira (na foto).

Na véspera da comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a responsável adiantou que a nova directiva é importante também para harmonizar as regras entre os vários países da União Europeia.

Em conferência de imprensa, Teresa Moreira explicou que "uma grande parte dos litígios se deve ao facto de os consumidores não terem acesso a toda a informação antes da celebração do contrato", uma das situações a que o novo regime vem por um ponto final, já que os operadores económicos vão ter que fornecer aos consumidores um conjunto alargado de informação.

O preço total do bem ou serviço, as modalidades de entrega e de pagamento, as condições de assistência pós-venda são alguma da informação pré-contratual que tem ser fornecida ao consumidor.

Os contratos deixam de poder ser efectivados por telefone, passando a ser obrigatória a assinatura do consumidor ou o envio do consentimento informado, sendo esta alteração sido apontada como um dos principais passos do ponto de vista da protecção do consumidor.

Jornal de Negócios

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Acabei de arrendar casa e foi tudo por telefone e mail: Água, Luz, M4O, Gás sendo que em nenhuma das situações assinei fosse o que fosse, fizeram-me os contratos e pronto, depois enviaram-me os mesmos via Mail.

Trabalhos me dessem se tivesse de fazer alguma coisa pessoalmente, deus me livre, arreda!!!

Link to comment
Share on other sites

Se as empresas em Portugal fossem bem penalizadas por abuso contratuais, se a legislação fosse clara nas formas contratuais e a defesa do consumidor estivesse sempre salvaguardada por lei, de maneira a que, quem tentasse realizar contratos fraudulentos, fosse punido de forma severa e célere, não era preciso esta treta dos contratos por forma escrita. Mas como cá pelo burgo a legislação protege o chico-espertismo empresarial, por culpa dos legisladores que fazem leis mais dúbias que claras deixando enorme margem de manobra para os juristas trabalharem, têm que obrigar à forma escrita a celebração de dos contratos. Lembrar que muitos países, mais avançados juridicamente que nós, o simples aperto de mão ainda tem força de lei com assinatura de contratos.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Acho muito bem. Qual é o problema. Enviam-te o contracto por mail ou correio. Tens tempo para ver tudo e assinar. Não perdes mais que uns dias.

Quando pedi transferência de morada na Zon, também me enviaram por mail o documento para assinar e depois ir a uma loja entregar ou enviar por fax.

Não custa nada.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.