Jump to content

Contact lost with Malaysia Airlines plane


XUTOS-83
 Share

Recommended Posts

Um "blip" e uma lei física ajudaram a descobrir o destino do voo MH370

Avião da Malaysia Airlines continuou a trocar "apertos de mão" com um satélite até quase oito horas depois de ter partido.

Um fraco “blip” captado por um satélite a 36.000 quilómetros de distância da Terra e uma lei física do século XIX foram as chaves para concluir que o voo MH370 da Malaysia Airlines caiu num ponto remoto do Oceano Índico.

O primeiro-ministro malaio, Najib Razak, disse esta segunda-feira que não restavam dúvidas de que o Boeing 777, que desapareceu dia 8 de Março, despenhou-se no mar. Por trás desta certeza estão milhares de cálculos minuciosos feitos a partir de sinais que o avião continuou a emitir, apesar de ter todos os sistemas de comunicação desligados.

Eram simples “apertos de mão” — ou “pings” — entre o avião e um satélite da empresa Inmarsat, que presta serviços de comunicação via satélite para navios e aviões em praticamente qualquer zona do globo. São sinais com muito pouca informação. Mas dão alguns dados neste caso essenciais: identificam a aeronave, mostram que os sistemas eléctricos estão operacionais e determinam o ângulo de elevação do satélite em relação ao avião.

Foi com base nestes dados que se chegou à conclusão de que o avião continuou a voar por mais de cinco horas depois do último registo de contacto via radar. O voo tinha saído de Kuala Lumpur às 0h41, com destino a Pequim, foi identificado por um radar militar às 2h15 e o último “ping” com o satélite do Inmarsat ocorreu às 8h11. Pelo menos até aí, portanto, o avião estava no ar.

Este último “aperto de mão” forneceu dois arcos possíveis de onde o avião poderia estar naquele preciso momento. Um deles estendia-se Ásia adentro, quase até ao Cazaquistão, o outro seguia para baixo, para o Oceano Índico.

Os técnicos do Inmarsat analisaram então a alteração da frequência das ondas sonoras dos diferentes “pings” horários que o avião transmitiu desde o último contacto por radar.

“Observámos o efeito Doppler, que é a alteração na frequência devido ao movimento de um satélite na sua órbita”, explicou Chris McLaughlin, vice-presidente da Inmarsat, citado pelo jornal britânico The Telegraph. O efeito Doppler é o mesmo que faz o som de uma ambulância mudar à medida que se aproxima e depois se afasta de um observador.

Os dados do avião foram ainda comparados com os “apertos de mão” de outros Boeing 777 que tinham percorrido as mesmas áreas no passado. O resultado apontou o arco sul como sendo o caminho que o voo MH370 tomou.

Se tivesse continuado a voar, o avião teria enviado outro “ping” às 9h11 — o que não ocorreu. Seria impossível desligar o equipamento que o emitia. E entre as 8h11 e as 9h11, o combustível da aeronave teria necessariamente acabado. Daí a conclusão de que o aparelho de facto despenhou-se no mar, a mais de 2000 quilómetros de Perth, na costa oeste da Austrália.

Nesta segunda-feira, dez aviões participaram nas buscas para encontrar algum sinal do aparelho. Alguns objectos a flutuar foram identificados a partir de um avião australiano e de outro chinês. Navios estavam a caminho dos pontos indicados, para tentar recolher os objectos.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/um-blip-e-uma-lei-fisica-ajudaram-a-descobrir-o-destino-do-voo-mh370-1629566#/0

Link to comment
Share on other sites

E de carro andas?

Ya ha já 10 anos todos os dias duas vezes por dia. Mais de 7300 viagens ja feitas. No outro dia disseram que a probabilidade de morrer de acidente aéreo é 1 em 5000...

PA não confio em aviões. Só isso. Calma...

1 em 5000? Estás a dizer que em cada 5000 voos, 1 deles cai? :lol:

Link to comment
Share on other sites

E de carro andas?

Ya ha já 10 anos todos os dias duas vezes por dia. Mais de 7300 viagens ja feitas. No outro dia disseram que a probabilidade de morrer de acidente aéreo é 1 em 5000...

PA não confio em aviões. Só isso. Calma...

1 em 5000? Estás a dizer que em cada 5000 voos, 1 deles cai? :lol:

É, do momento que ele fez o post até agora já devem ter caído uns 10 aviões! LOL

Link to comment
Share on other sites

Uma rápida pesquisa no Google, algo que o Kub não se deu ao trabalho, e pode ler-se que a probabilidade de um avião cair situa-se no 1 em 11 Milhões.

Conheces algum meio de transporte mais seguro, que consiga essa probabilidade? Eu não.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Então a estes passageiros do MH370 saiu-lhes a sorte grande. :no:



Ontopic

Estão suspensas por 24 horas as buscas para encontrar os destroços do avião da Malaysia Airlines. As ondas e vento fortes obrigaram a uma pausa nas operações. Entretanto os familiares dos passageiros chineses protestaram esta manhã junto à embaixada da Malasia em Pequim.

Link to comment
Share on other sites

Uma rápida pesquisa no Google, algo que o Kub não se deu ao trabalho, e pode ler-se que a probabilidade de um avião cair situa-se no 1 em 11 Milhões.

Conheces algum meio de transporte mais seguro, que consiga essa probabilidade? Eu não.

Um estudo realizado no Reino Unido diz que a probabilidade de um acidente aéreo é de um a cada 67 mil voos, e que a chance de um acidente com morte ocorrer é de um para cada 345 mil voos. Já estudo realizado nos Estados Unidos, pelo Departamento Nacional de Segurança nos Transportes, analisou todos os acidentes aéreos ocorridos entre 1983 e 2000 e descobriu que de 53.487 pessoas envolvidas em acidentes, 51.207 sobreviveram.

No entanto penso que está revisto por baixo, penso que será mais o rácio mas nunca 11 milhões porque calcula-se que por ano existem entre 15-18 milhoes de voos a nível mundial.

A frase que pegou que viajar de avião é mais seguro do que carro foi lançado nos anos 70 ou 80 por uma companhia aérea, na realidade viajar de carro é provavelmente é mais seguro porque apesar de ter muitas mais mortes anualmente do que aviões não se pode comparar porque o número de viagens de carros (seja curta ou longa) é muito superior, provavelmente na ordem dos trilhões anualmente.

Edited by wildpt
Link to comment
Share on other sites

Esse estudo deve ter sido feito, e quem te disse isso da campanha dos anos 70 e 80, pela mesma pessoa que disse aquilo ao Kubrick!

Sim mas se existem entre 15 milhões -18 milhões de voos anualmente isso significava para rácio de 11 milhões que só existia 1 acidente e alguma coisa por ano o que não é possível , todos os anos existem na boa umas dezenas de acidentes porque não te esqueças que não contam só acidentes de grande porte (boeing) também temos que contabilizar de pequeno porte (avionetas).

Um número entre 100 mil e 1 milhão é mais real na minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Uma rápida pesquisa no Google, algo que o Kub não se deu ao trabalho, e pode ler-se que a probabilidade de um avião cair situa-se no 1 em 11 Milhões.

Conheces algum meio de transporte mais seguro, que consiga essa probabilidade? Eu não.

Elevador.

Link to comment
Share on other sites

Uma rápida pesquisa no Google, algo que o Kub não se deu ao trabalho, e pode ler-se que a probabilidade de um avião cair situa-se no 1 em 11 Milhões.

Conheces algum meio de transporte mais seguro, que consiga essa probabilidade? Eu não.

Um estudo realizado no Reino Unido diz que a probabilidade de um acidente aéreo é de um a cada 67 mil voos, e que a chance de um acidente com morte ocorrer é de um para cada 345 mil voos. Já estudo realizado nos Estados Unidos, pelo Departamento Nacional de Segurança nos Transportes, analisou todos os acidentes aéreos ocorridos entre 1983 e 2000 e descobriu que de 53.487 pessoas envolvidas em acidentes, 51.207 sobreviveram.

No entanto penso que está revisto por baixo, penso que será mais o rácio mas nunca 11 milhões porque calcula-se que por ano existem entre 15-18 milhoes de voos a nível mundial.

A frase que pegou que viajar de avião é mais seguro do que carro foi lançado nos anos 70 ou 80 por uma companhia aérea, na realidade viajar de carro é provavelmente é mais seguro porque apesar de ter muitas mais mortes anualmente do que aviões não se pode comparar porque o número de viagens de carros (seja curta ou longa) é muito superior, provavelmente na ordem dos trilhões anualmente.

Pensa um pouco por ti...

Se existem 18 milhões de voos por ano, dá 50 mil voos por dia.

Estás a dizer que existe acidentes de avião com mortes a cada 7 dias?

PS: Quando falo em aviões, falo nos comerciais como é óbvio(que é o que interessa). Não meto aviões militares ou avionetas à mistura.

Link to comment
Share on other sites

Onde foste buscar esses números? A noticia a seguir é de 2012, referente a 2011.

Nunca foi tão seguro viajar de avião como hoje, apesar do aumento do número de passageiros mundiais, com um rácio de um acidente letal por cada 1,5 milhões de voos em 2011, indica um estudo publicado terça-feira.

Mais de 2,8 mil milhões de pessoas viajaram de avião no ano passado em cerca de 38 milhões de voos, de acordo com uma análise da Ascend, uma consultora que estuda a indústria da aviação.

No entanto, destes 38 milhões de voos, registaram-se apenas 25 acidentes mortais, o que dá uma distribuição de um acidente por cada 1,52 milhões de voos. No total, em 2011, morreram 497 pessoas em acidentes de aviação.

"2011 é o ano mais seguro até ao momento. A maioria dos acidentes envolve pequenas transportadoras locais, operadores locais que provavelmente não são conhecidos fora das comunidades que servem", afirmou à AFP Paul Hayes, director de segurança aérea da consultora.

As regiões mais seguras a este nível são a Austrália, os Estados Unidos e a Europa Ocidental, seguindo-se a América Latina o os países da antiga União Soviética.

De acordo com a Ascend, em 2010, ocorreram 28 acidentes mortais em todo o mundo, fazendo 828 mortes.

Btw, ler hoje que a Austrália é das zonas mais seguras tem o seu quê de ironia...

Link to comment
Share on other sites

Onde foste buscar esses números? A noticia a seguir é de 2012, referente a 2011.

Nunca foi tão seguro viajar de avião como hoje, apesar do aumento do número de passageiros mundiais, com um rácio de um acidente letal por cada 1,5 milhões de voos em 2011, indica um estudo publicado terça-feira.

Mais de 2,8 mil milhões de pessoas viajaram de avião no ano passado em cerca de 38 milhões de voos, de acordo com uma análise da Ascend, uma consultora que estuda a indústria da aviação.

No entanto, destes 38 milhões de voos, registaram-se apenas 25 acidentes mortais, o que dá uma distribuição de um acidente por cada 1,52 milhões de voos. No total, em 2011, morreram 497 pessoas em acidentes de aviação.

"2011 é o ano mais seguro até ao momento. A maioria dos acidentes envolve pequenas transportadoras locais, operadores locais que provavelmente não são conhecidos fora das comunidades que servem", afirmou à AFP Paul Hayes, director de segurança aérea da consultora.

As regiões mais seguras a este nível são a Austrália, os Estados Unidos e a Europa Ocidental, seguindo-se a América Latina o os países da antiga União Soviética.

De acordo com a Ascend, em 2010, ocorreram 28 acidentes mortais em todo o mundo, fazendo 828 mortes.

Btw, ler hoje que a Austrália é das zonas mais seguras tem o seu quê de ironia...

Os número que meti no estudo era de acidente aéreo e não letal, uma emergência no avião que o obrigue a aterrar de emergência e todos sobrevivem é considerado acidente aéreo.

No entanto lá está, nesse artigo diz rácio de 1.5 milhões e eu calculei entre 100 mil-1 milhão e usando os dados de 15-18 milhões de voo anuais e nesse está 38 milhões. Por isso já se nota um padrão á volta de rácio de 1 milhão e nunca 5 mil ou 11 milhões. :)

Seja como for se houvesse maneira de saber o número de viagens de carro a nível mundial anualmente com o número de mortes poderíamos saber de uma vez por todas qual é o mais seguro mas como não podemos, é errado dizer que o avião ou o carro é o mais seguro, não há maneira de saber.

Edited by wildpt
Link to comment
Share on other sites

Esse estudo deve ter sido feito, e quem te disse isso da campanha dos anos 70 e 80, pela mesma pessoa que disse aquilo ao Kubrick!

Sim mas se existem entre 15 milhões -18 milhões de voos anualmente isso significava para rácio de 11 milhões que só existia 1 acidente e alguma coisa por ano o que não é possível , todos os anos existem na boa umas dezenas de acidentes porque não te esqueças que não contam só acidentes de grande porte (boeing) também temos que contabilizar de pequeno porte (avionetas).

Um número entre 100 mil e 1 milhão é mais real na minha opinião.

Primeiro, não existem avionetas, são aviões ligeiros... diz isso a um piloto a sério e levas um tiro! lol :P

Mesmo a contar com esses duvido que o rácio desça (senão contares com ultra-ligeiros porque esses caem como chuva), apesar de quando se fala em estatisticas no que toca a segurança fala-se apenas de voos comerciais... acho eu!

Depois também depende de como se fazem as estatísticas, se meterem no mesmo saco de acidentes os incidentes, então claro que o rácio é menor, mas nesse caso nos carros também tens de contar toques por exemplo a sair do estacionamento como acidente...

Onde foste buscar esses números? A noticia a seguir é de 2012, referente a 2011.

Nunca foi tão seguro viajar de avião como hoje, apesar do aumento do número de passageiros mundiais, com um rácio de um acidente letal por cada 1,5 milhões de voos em 2011, indica um estudo publicado terça-feira.

Mais de 2,8 mil milhões de pessoas viajaram de avião no ano passado em cerca de 38 milhões de voos, de acordo com uma análise da Ascend, uma consultora que estuda a indústria da aviação.

No entanto, destes 38 milhões de voos, registaram-se apenas 25 acidentes mortais, o que dá uma distribuição de um acidente por cada 1,52 milhões de voos. No total, em 2011, morreram 497 pessoas em acidentes de aviação.

"2011 é o ano mais seguro até ao momento. A maioria dos acidentes envolve pequenas transportadoras locais, operadores locais que provavelmente não são conhecidos fora das comunidades que servem", afirmou à AFP Paul Hayes, director de segurança aérea da consultora.

As regiões mais seguras a este nível são a Austrália, os Estados Unidos e a Europa Ocidental, seguindo-se a América Latina o os países da antiga União Soviética.

De acordo com a Ascend, em 2010, ocorreram 28 acidentes mortais em todo o mundo, fazendo 828 mortes.

Btw, ler hoje que a Austrália é das zonas mais seguras tem o seu quê de ironia...

Os número que meti no estudo era de acidente aéreo e não letal, uma emergência no avião que o obrigue a aterrar de emergência e todos sobrevivem é considerado acidente aéreo.

No entanto lá está, nesse artigo diz rácio de 1.5 milhões e eu calculei entre 100 mil-1 milhão e usando os dados de 15-18 milhões de voo anuais e nesse está 38 milhões. Por isso já se nota um padrão á volta de rácio de 1 milhão e nunca 5 mil ou 11 milhões. :)

Seja como for se houvesse maneira de saber o número de viagens de carro a nível mundial anualmente com o número de mortes poderíamos saber de uma vez qual é o mais seguro mas como não podemos, é errado dizer que o avião ou o carro é o mais seguro, não há maneira de saber.

EDIT: Tal como disse, isso de aterrar de emergência não é acidente nenhum, senão parar na berma da estrada porque achas que algo está errado com o teu carro também é acidente!

Edited by GsmCyber
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.