Jump to content

Ajuda escolha de componentes - Desktop miniATX


ivocell
 Share

Recommended Posts

Caro FNF,

O meu portátil está nas últimas, por isso estava a pensar em construir um PC de secretária. Terá um uso normal – Office, net, vídeos – sem grande necessidade de gráfica, pois só jogo jogos de estratégia.

Após muita pesquisa, considerei construir a seguinte lista:

CPU: Intel Core i3-3220 3.3GHz Dual-Core Processor – € 101.9

Motherboard: ASRock B75 PRO3-M Micro ATX LGA1155 Motherboard - € 62.75

Memory: Corsair Vengeance 8GB (1 x 8GB) DDR3-1600 Memory - € 76.85

Disco 1: Kingston SSDNow V300 Series 60GB 2.5" Solid State Disk – € 52.85

Disco 2: Western Digital Caviar Blue 1TB 3.5" 7200RPM Internal Hard Drive - € 53.85

Case: Aerocool DS Cube MicroATX Mini Tower Case - € 80

PSU: Corsair RM 650W 80+ Gold Certified Fully-Modular ATX Power Supply - € 102.85

Adaptador Wifi: Asus PCE-N15 802.11b/g/n PCI-Express x1 Wi-Fi Adapter - € 18.9

Optical drive: Samsung SH-224DB/BEBE DVD/CD Writer - € 17.5

Teclado: Logitech K400 Wireless Slim Keyboard w/Touchpad - € 34.85

Notas:

  • A PSU tem bastante mais capacidade para poder acomodar uma gráfica no futuro, se mudar de ideias
  • Pretendo que Case, PSU, a RAM e discos continuem a ser os mesmos num futuro upgrade de CPU - excepto SSD, que não deverá durar tanto e é só para o Windows
  • Não tenho interesse em fazer Oveclock
  • Decidi por miniATX por ser mais transportável que ATX, sem perder muito desempenho

Os preços são todos da AlienTech, uma loja no Porto com preços muito competitivos e com garantia de 2 anos.

Se tiverem alguma sugestão ou dica, agradecia imenso se pudessem partilhar.

:fnf:

Link to comment
Share on other sites

Tens esse teclado na pcdiga a 30,90€ na pcdiga. Só porque já andei a vê-lo. :P

Obrigado, sempre são € 5.

@ghost_matrix

Não compensa investir num mais eficiente? Este de 100+ euros é Gold e totalmente modular, o que deve ajudar na montagem

Edited by ivocell
Link to comment
Share on other sites

por acaso estou bastante curioso sobre o desempenho das microatx no que toca a cooling \ oc

also, advice: poupa espaço na caixa e nao metas drive optica, arranja 1 drive externa a volta do mm preço 20€~ é quase obsoleto isso

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

por acaso estou bastante curioso sobre o desempenho das microatx no que toca a cooling \ oc

also, advice: poupa espaço na caixa e nao metas drive optica, arranja 1 drive externa a volta do mm preço 20€~ é quase obsoleto isso

Eu pensei exactamente como tu, mas não vi nenhum externo a menos de 30€. Conheces algum por 20?

O CPU trocava por um 3570, alem de teres mais CPU tens "muito" mais gráfica pois já é a 4000 vs 2500

http://www.xbitlabs.com/articles/graphics/display/intel-hd-graphics-4000-2500_5.html#sect0

Sem dúvida que é muito melhor CPU, mas pelo que vi custa € 200. Compensa a diferença para o uso que lhe vou dar, ou só quando metemos jogos potentes 3D ao barulho?

Link to comment
Share on other sites

por acaso estou bastante curioso sobre o desempenho das microatx no que toca a cooling \ oc

also, advice: poupa espaço na caixa e nao metas drive optica, arranja 1 drive externa a volta do mm preço 20€~ é quase obsoleto isso

Eu pensei exactamente como tu, mas não vi nenhum externo a menos de 30€. Conheces algum por 20?

O CPU trocava por um 3570, alem de teres mais CPU tens "muito" mais gráfica pois já é a 4000 vs 2500

http://www.xbitlabs.com/articles/graphics/display/intel-hd-graphics-4000-2500_5.html#sect0

Sem dúvida que é muito melhor CPU, mas pelo que vi custa € 200. Compensa a diferença para o uso que lhe vou dar, ou só quando metemos jogos potentes 3D ao barulho?

Como nunca usei n posso dizer, mas podes procurar um CPU com gráfica melhor que essa dentro do preço que queres gastar, aquele sabia de cor mas haverá mais. Mesmo esse custa mais 100€ q o teu mas trocando a fonte vais logo buscar 50...

Agora num sistema sem GPU dedicado isso pode fazer com q n invistas numa tão cedo mas eu nos dias de hoje iria sempre para um Haswell.

Link to comment
Share on other sites

por acaso estou bastante curioso sobre o desempenho das microatx no que toca a cooling \ oc

also, advice: poupa espaço na caixa e nao metas drive optica, arranja 1 drive externa a volta do mm preço 20€~ é quase obsoleto isso

Eu pensei exactamente como tu, mas não vi nenhum externo a menos de 30€. Conheces algum por 20?

http://www.amazon.co.uk/s/ref=nb_sb_noss_2?url=search-alias%3Daps&field-keywords=external%20dvd

Link to comment
Share on other sites

por acaso estou bastante curioso sobre o desempenho das microatx no que toca a cooling \ oc

also, advice: poupa espaço na caixa e nao metas drive optica, arranja 1 drive externa a volta do mm preço 20€~ é quase obsoleto isso

Eu pensei exactamente como tu, mas não vi nenhum externo a menos de 30€. Conheces algum por 20?

http://www.amazon.co.uk/s/ref=nb_sb_noss_2?url=search-alias%3Daps&field-keywords=external%20dvd

Se calhar mando vir mesmo esse. Além de ficar com mais espaço na caixa, e com melhor ventilação, um dia que arranje outro portátil não precisaria de ter drive DVD.

Se não for para drive DVD, que uso útil posso dar à drive de 5.25''? Por útil excluo controlo de ventoinhas e afins, pois as ventoinhas da case e do CPU devem ser suficientes para este sistema.

Link to comment
Share on other sites

guarda para caso precises depois ou entao outro disco?

em qualquer caso fica mais leve se estiver vazio

Pelas 20£, compro o externo e um futuro portátil que compre já não necessita de drive DVD.

Nunca fiz o fresh install do Windows através de drive externa, espero que seja o mesmo processo.

Link to comment
Share on other sites

A melhor maneira de instalar o windows é mesmo através de usbdisk - http://www.microsoftstore.com/store?Action=html&Locale=en_US&SiteID=msusa&pbPage=Help_Win7_usbdvd_dwnTool

Se isto for fácil de instalar por USB,então não vejo necessidade de arranjar um leitor de DVD. Há alguma coisa nos dias de hoje que tem que ser feito imperitivamente via DVD?

Link to comment
Share on other sites

É da Microsoft, é só sacar, instalar, escolher o ISO e dizer qual a pen a usar, há mt q só uso isto pq a instalação é mais rápida.

Não estou a ver nada, n uso a minha há mt tempo e n voltarei a comprar nos próximos pc's. A unica coisa para a qual as vezes servia era gravar uns cd's de musica coisa q ja n faço.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.