Jump to content

Têm Raspberry Pi? O que fazem com isso?


Lancer
 Share

Recommended Posts

Estava a pensar em adquirir um Raspberry Pi

Tinha ideia de montar um VPN server, NAS, ...multipurpose server e XBMC device mas não sei se tinha de comprar 3 ou se um tem capacidade para tudo.

Mais alguém tem um? O que fazem com o rPi?

Link to comment
Share on other sites

Oferecido aos cotas com OpenELEC e ligado por samba aos PCs deles (cota ensinado a usar as news e torrents + os addons todos, brain media storming)

Penso em arranjar mais dois, um para NAS/Servidor e outro para fazer um stream constante para a net.

Link to comment
Share on other sites

Dá, por acaso foi a primeira fonte que usei :D

Agora está a ser alimentado por o carregador Samsung 0.7A do tel da cota, tinha comprado um carregador 2A no chinoca mas é mesmo do chinoca, nem 0.2A devia mandar e ficou esse para carregar o tel.

Só mandei vir mesmo a board do Model B, fabriquei a case com materiais de recuperação, o carregador é do tel, está ligado à TV por HDMI a passar por um hub 3x HDMI e está ligado à net por RJ45 ao router meo que está por tras da TV. Controlado por teclado usb wireless.

O meu irmão diz que aquilo está sempre a bombar, só pára quando o cota quer ver o PSG :)

Edited by skaazi
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Por aqui só mesmo raspbmc, ainda não tive tempo para brincar muito mais...

Experimentste o OpenELEC ? Testei os dois e achei o ELEC um bocadinho mais rapido e fluido.

Tenho o meu a fazer de seedbox, NAS, webserver, fileserver, VPN e com XMBC.

ah nice entao basta-me ter 1 pi ^^

não pensei que aguentasse td

Depende sobretudo de quanto puxas por ele, é um ARM 1Ghz, podes correr varias coisas ao mesmo tempo de momento que cada uma não puxe muito.

Uma das cenas que quero fazer é um stream continuo a 1080p por ex, é preferivel ter um dedicado do que juntar a outras tarefas no mesmo.

Malta que tem um, que tecnica usam para ligar/desligar o Rpi ? Eu tive de ir comprar uma ficha macho com interruptor ao chinoca, arranjar uma extensão lixada, e ligar os fios da ponta femea à ficha com interruptor que está ela ligada à extensão da tv (ainda tive de furar a ficha com barbequim porque não tinha o buraquinho para o pino da terra).

Ficou assim : Rpi -> Carregador -> extensão MacGyver com interruptor -> Corrente.

Safa e permite só ter o Rpi ligado quando funciona, alguém tem outra alternativa ?

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho uso exclusivamente para o XBMXC comprei só o adptador wireless !

Qual o adaptador wireless que compraste?

Tenho Rpi e 2 beaglebones white.

O Rpi fiz uma câmara de vigilância com uma webcam mas agora está desligada.

Um dos beaglebone está com o owncloud instalado e com um disco de 1TB para ser a minha cloud.

O outro é para fazer experiências e encontro-me a fazer agora um sistema de controlo para hidroponia. Já tenho bastantes coisas feitas, desde sensores de temperatura, humidade, ph, luz, bomba de água, sensor de distância, relés. Vou depois ligar um anemómetro e mais qualquer coisa que me lembre.

Tenho o meu a fazer de seedbox, NAS, webserver, fileserver, VPN e com XMBC.

Como fizeste o NAS?

Eu desligo com sudo poweroff ^^ mas visto que é um servidor, nunca o desligo.

Costumo desligar com sudo shutdown -hP now

ou então halt (acho que fica em sleep, mas depois não o consigo ligar novamente...

Link to comment
Share on other sites

Eu desligo com sudo poweroff ^^ mas visto que é um servidor, nunca o desligo.

Pois, a tecla 'S' tras o menu shutdown no xbmc, desligar nao é problema, o mais chato é voltar a ligar, com uma LED IR ligada nos pins GPIO dá para isso, mas é chato ter um comando só para isso e fazer todo o resto por teclado. E já que não dá para tirar o Rpi do modo standby sem comando, mais vale desligar completamente.

Há cabos micro usb com switch off, mas ir carregar no botão é quase igual a desligar/ligar a ficha.

Exato, mas a ficha que pus é relativamente robusta e está na extensão onde liga a tv com o interruptor virado para cima, dá para ligar/desligar com o pé ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho uso exclusivamente para o XBMXC comprei só o adptador wireless !

Qual o adaptador wireless que compraste?

Tenho Rpi e 2 beaglebones white.

O Rpi fiz uma câmara de vigilância com uma webcam mas agora está desligada.

Um dos beaglebone está com o owncloud instalado e com um disco de 1TB para ser a minha cloud.

O outro é para fazer experiências e encontro-me a fazer agora um sistema de controlo para hidroponia. Já tenho bastantes coisas feitas, desde sensores de temperatura, humidade, ph, luz, bomba de água, sensor de distância, relés. Vou depois ligar um anemómetro e mais qualquer coisa que me lembre.

Tenho o meu a fazer de seedbox, NAS, webserver, fileserver, VPN e com XMBC.

Como fizeste o NAS?

Eu desligo com sudo poweroff ^^ mas visto que é um servidor, nunca o desligo.

Costumo desligar com sudo shutdown -hP now

ou então halt (acho que fica em sleep, mas depois não o consigo ligar novamente...

Usei este !!! Custou 7 euros :D vale bem a pena !

Wi-Pi1.JPG

Link to comment
Share on other sites

Usei este !!! Custou 7 euros :D vale bem a pena !

Wi-Pi1.JPG

Foi facil configurar o driver? Comprei dois, um com driver rtl8188cu (salvo erro) e outro rt5370 e tive dificuldade em mete-los a funcionar. Que dor de cabeça...

Usei este !!! Custou 7 euros :D vale bem a pena !

Wi-Pi1.JPG

Foi facil configurar o driver? Comprei dois, um com driver rtl8188cu (salvo erro) e outro rt5370 e tive dificuldade em mete-los a funcionar. Que dor de cabeça...
Link to comment
Share on other sites

Depende sobretudo de quanto puxas por ele, é um ARM 1Ghz, podes correr varias coisas ao mesmo tempo de momento que cada uma não puxe muito.

Pi oc :-..

Onde é que compraram os vossos raspberry pi?

Um na Amazon uk e outro na mixtronica.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.