Jump to content

PlayStation


Mini0n
 Share

Recommended Posts

36 minutes ago, cyberurbis said:

Como é que vão manter datas de lançamento de consolas se estas dependem de jogos optimizados para as novas arquitecturas, sendo que todos os estúdios estão praticamente encerrados devido ao COVID19? Sim, podem trabalhar remotamente, mas na parte criativa, é completamente diferente trabalhar remotamente ou trabalhar in poço com a equipa.

Eu acho que vai acabar por ser tudo adiado.

Os estúdios continuam a trabalhar quase na totalidade. E sim, é diferente trabalhar co-localmente com a equipa. Prefiro mil vezes estar junto com a minha equipa. Mas mesmo remotamente, as coisas fazem-se.

Eu que o diga que sou Product Owner duma equipa que está localizada noutra cidade e trabalho para a BMW (software para os carros mesmo) e as linhas de produção vão parar. Não é por causa disso que vamos parar de trabalhar lol. Temos backlog para fazer. São industrias diferentes, mas estamos a falar de software na mesma.

Portanto, acho que não é por aí.

Podiam se calhar adiar por questões de logística por causa das lojas, mas hoje em dia os retailers têm todos loja online e enviam por um carrier qualquer. Nem tens que levantar o cu do sofá nem sequer falar com outra pessoa.

Também estamos a falar duma janela de entre outubro e dezembro... Acho que até lá as coisas já voltaram ao normal.

E repito, quando as rodas do marketing e afins começam a andar, é muito difícil parar. Já foi muito dinheiro investido e já está muita gente à espera de ver o retorno do investimento. Continuo a achar que não vão adiar os lançamentos das consolas nesta altura do campeonato. E a adiar um, ficava numa desvantagem gigante face ao outro. A PS5 adiava o lançamento e depois ficava a rezar para que a XSX também fosse adiada? Nah.

30 minutes ago, Mini0n said:

Ya, eu percebo isso. Mas o anunciado foi precisamente uma tech talk.

A malta é que como quer mais cenas, pôs na cabeça que vinha mais info sobre a PS5.

E atenção, eu também acho que já era altura de termos o design e o comando revelados. Se bem que duvido que consigam superar a Xbox no design da consola... Adoro o design da Series X.

@Stone

Tens razão e concordo contigo, mas já se sabe como é a maioria do publico.. Vê o rácio de likes do video no Youtube...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa, o Sr Mark Cerny é um génio. O gajo tem uma conhecimento tão extenso em tanta merda diferente.

Quanto à consola:

- vai ser menos potente que a series X mas por pouco.

- vai ser (muito) mais barata

- teoricamente vai ser mais rápida, principalmente em loading, porque a memória está integrada.

- dá para aumentar a storage com SSDs não proprietários ( ao contrário da X). A Sony aprendeu a lição com a VITA.

- audio 3D, aliado ao futuro provável do RT na area, torna todos os jogos melhores e faz a cama para o futuro do VR, e para uma PSVR2 que mude definitivamente o mercado. 

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

A Microsoft tem duas consolas. 

A PS ser menos potente que uma delas nao devia ser surpresa para ninguem.

Por outros termos:

Series X - RTX 2080

PS5 - RTX 2070

Series S? - RTX 2060

(é só para visualizar, não estou a comparar as consolas às placas)

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, cyberurbis said:

Apresentam depois e a Xbox é superior? LOLES

Daqui a um ano, lançam a PS5 Pro.

Sim, porque numa semana dava bué tempo para apresentar uma cena nova e superior... :facepalm:

Also, deixem de dizer coisas só porque sim...

 

2 minutes ago, cursed said:

A Microsoft tem duas consolas. 

A PS ser menos potente que uma delas nao devia ser surpresa para ninguem.

Tão simples.

Link to comment
Share on other sites

Acho que a malta nao tem noção do quão a Microsoft investiu nesta merda. Era (literalmente) impossivel fazer uma consola mais potente. A tecnologia ainda nem está no mercado. 

Mas foi esse o propósito. Dar o máximo dos máximo para ter a consola mais potente. Agora o o custo da produção, e o preço final ainda estamos para ver. Mas nao abona muito a favor da MS. E por isso é que têm também uma consola mais fraca. Mas essa não interessa para os headlines. Só para o mercado.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Schumacher said:

Eu jogo crl... aliás acho que já joguei contra ti há uns tempos. Apareceu um ccrgs76 ou 78 ou outro número qualquer...

 

Qual é o teu nick? 

Aqui ccrgs01

Link to comment
Share on other sites

Acho que esta apresentação foi um erro de marketing enorme da Sony. Existe já há algum tempo muita antecipação em relação à consola e depois vêm com imensos termos técnicos que 90% das pessoas que estavam a assistir não percebem. 
Eu entendo que fosse a apresentação preparada para a GDC, que fosse direccionada para devs e que tenham avisado que ia ser muito técnico. Mas sabendo que iam fazer uma apresentação cuja audiência ia ser fãs, deveriam ter alterado os planos.

Link to comment
Share on other sites

51 minutes ago, cursed said:

- vai ser menos potente que a series X mas por pouco.

Olha que não sei se é assim tão pouco.

O Cpu é um pouco mais lento, mas não falaram de SMT, por isso deve ter 8 cores 8 threads. A Microsoft falou claramente em SMT, logo 8 cores 16 threads. Mas isto está sujeito a confirmação. 

A X tem Vram com mais largura de banda. 

O Gpu da PS5 em média deve dar uns 9 TF. Fizeram os cálculos com a frequência máxima possível de 2.23 Ghz, mas esquece essa frequência constantes nos jogos. Nem no mercado de desktop conseguem isso. Se der uma média de 2 Ghz já estão com sorte. 

A única coisa que de facto está melhor na PS5 é o SSD. Mas o da X também já é extremamente rápido, vamos ver que diferenças isso pode originar. 

51 minutes ago, cursed said:

- vai ser (muito) mais barata

Nenhuma oficializou os preços para sabermos isso. Até me cheira que a Sony investiu ao máximo no SSD, vamos ver se esse componente sozinho não vai puxar o preço para cima. 

32 minutes ago, cursed said:

E por isso é que têm também uma consola mais fraca. Mas essa não interessa para os headlines. Só para o mercado.

A ideia da Microsoft no papel tem lógica. 

Tens uma consola para 1080p 60fps e outra para 4K 60fps. 

É tudo igual, qualidade gráfica, jogabilidade, framerate, etc, só a resolução é diferente. 

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Stone said:

Acho que esta apresentação foi um erro de marketing enorme da Sony. Existe já há algum tempo muita antecipação em relação à consola e depois vêm com imensos termos técnicos que 90% das pessoas que estavam a assistir não percebem. 

É basicamente isto:

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

On 3/18/2020 at 9:43 PM, Revenge said:

É basicamente isto:

 

O resto do tweet:

 

O que tenho lido é que de facto a PS5 está algo fora de série e que vai revolucionar muita coisa.

Ligar só aos TFLOPS é o mesmo que ligar só aos megapíxeis das câmaras.

 

Só o tempo o dirá, mas se ele tem visto muito este tipo de feedback, caguem lá em mais 2 ou 3 teraflops...

Link to comment
Share on other sites

Deixa de haver o conceito de loadings. No boot do jogo levas um boost enorme e durante o jogo em si, praticamente não há loadings.

Não precisas de elevadores, buracos apertados em que o personagem tem de se espremer para trocar de zonas, zonas bué simples que só servem de passagem para a próxima zona, etc.
Tudo isso só serve para libertar memória da zona onde estavas e carregar para a memória a próxima zona.

Penso que o carregamento de texturas também fica muuuito mais rápido e assim evitam-se aquelas cenas em que chegas a uma zona que tem gráficos estranhos e aos poucos começas a ficar com melhores texturas.

Nessa talk o gajo dá um exemplo do Jak 2.

Quote

jak2level.0.jpg

“The game is 20 years old, but not much has changed since then. All those twisty passages are there for a reason. There’s a whole subset of level design dedicated to this world, but still, it’s a giant distraction for a team that just wants to make their game,” Cerny explained. “What if the SSD is so fast that, as the player is turning around, it’s possible to load textures for everything behind the player in that split second? If you figure that it takes half a second to turn, that’s four gigabytes of compressed data you can load.”

 

Tens aqui um artigo que faz um resumo do vídeo (e de onde tirei o quote acima).

Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, HERiTAGE said:

Falta explicar como é que um disco revolucionário vai fazer tanta diferença. N faço ideia do q ele está a falar, alguém quer explicar? 

Eles explicaram isso exaustivamente.

Muito resumidamente: game boots de 1 segundo, no virtual loadings between scenes, instant fast travel, etc.. O stream de data é imensamente superior.

Até se falou que os devs vão é ter que implementar delays entre scenes loading para não ser demasiado overwhelming para o jogador..

 

5 hours ago, Mini0n said:

O resto do tweet:

 

O que tenho lido é que de facto a PS5 está algo fora de série e que vai revolucionar muita coisa.

Ligar só aos TFLOPS é o mesmo que ligar só aos megapíxeis das câmaras.

 

Só o tempo o dirá, mas se ele tem visto muito este tipo de feedback, caguem lá em mais 2 ou 3 teraflops...

Acho que a malta também se está a esquecer duma coisa: os jogos exclusivos da Sony.

Mesmo que a PS5 seja uma consola inferior à XSX,  se tiver a mesma biblioteca de exclusivos que teve esta geração e a Microsoft não apresentar novos IPs, já está ganho pela Sony outra vez.

Sinceramente, acho que esta geração vai ser a melhor geração para se ter as duas consolas. Vamos ver bons títulos exclusivos dos dois lados, pois vamos ver os resultados das aquisições da Microsoft nos últimos anos.

Portanto, estou como o Schreier diz, foi é uma jogada de marketing muito má da Sony. E é marketing apenas. A Xbox já tem a máquina a rolar a 100 à hora e a PS5 ainda está a aquecer o motor. O timing da talk do Cerny foi péssimo, mas parte da culpa foi terem cancelado a GDC. A Sony que faça a mesma coisa que a Microsoft fez; convidam algumas pessoas da imprensa e mostram-lhes o design, começam a sair artigos e depois fazem o public reveal. Isto devia de acontecer nos próximos 2 meses, tops.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pois, era o q eu previa. Relendo o q ele escreveu, dá para ver q o gajo está ultra excitado com isto. Cá eu, sinceramente, na minha insignificância, não vejo onde isso possa ser um game changer tão grande...

Ok vai ter alguns exclusivos que tiram partido dessa vantagem. So what? A técnica não justifica o jogo ser bom, nem isso nem justifica o jogo em si. É preciso saber usar, ter o caso certo para q se possa usar com efeito visível na experiência de jogo e mais importante q tudo, é preciso ter qualidade no jogo com ou sem essa "perk". 

E uma vez mais, vai ser apenas nos exclusivos PS5 q isto se vai ver. Jogos multiplataformas vão ser feito baseados num mínimo comum entre consolas. Estes gajos precisam aprender esta porra de uma vez por todas... Ninguém vai fazer dois jogos com níveis redesenhados, por exemplo.

Mas pronto o moço acha q nos vamos sentir todos uns tansos por n estar a considerar esta questão do disco... Espero q n tenha razão pq se ele acha q uma perk vai ter assim tanto peso no futuro, então é pq se calhar o presente já n vale grande merda mm. 

Link to comment
Share on other sites

A Xbox também tem um custom SSD. Não aparenta ser tão bom quanto este, mas se não for 100 vezes melhor como este diz ser, se calhar é 90 vezes melhor.

Portanto o game design entre consolas não tem de ser tão diferente quanto isso.

Mas tal como a MS andou à caça de deve, também a Sony o pode começar a fazer. E com uma plataforma mais em conta, com estes pormenores que dão vantagem do desenvolvimento de jogos, se calhar a coisa fica mais fácil.

Link to comment
Share on other sites

Mas então qual é a edge que a PS5 afinal tem? Se os discos afinal são "semelhantes"!
Não digo que a PS5 não tenha os seus trunfos, ou que várias coisas combinadas façam uma ser melhor opção que outra. Estou apenas a analisar o tweet do gajo que se refere unica e exclusivamente ao disco e de uma forma que parece que vai fazer um mundo deferença, negando o efeito de todas as outras specs da Xbox q são superiores. Vou arriscar dizer que um disco 10% mais "ultra rápido" que o concorrente não vai deixar ninguém arrependido por ter olhado para teraflops antes da consola sair, mas ok... Se calhar sou eu que estou a ver mal.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Realisticamente falando? Não tem edge nenhum. O tweet daquele gajo foi mais fanboy talk que outra coisa.

O @Mini0n tem razão. Mesmo que o SSD da Sony seja uma inovação gigante e é 100 vezes melhor do que o que há actualmente, o da Xbox fica atrás mas não por muito e portanto não é fator determinante.

Esta é a fase de medir pilinhas. Mas na realidade o que interessa no final são os jogos de cada consola.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.