Jump to content

Alterações ao Código da Estrada para 2014


Jokeman
 Share

Recommended Posts

Retirado do site da ANSR:

"O Código da Estrada renovou-se. Decorrente da publicação da Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, o Código da Estrada sofreu uma revisão, a qual entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Conheça aqui as principais alterações."

Destaca-se:

- Circulação em Rotundas

- Álcool

- Circulação de Velocipedes

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

No caso das rotundas diz que passa a ser expressamente proibido circular na via mais à direita, salvo se se pretender sair da rotunda na saída imediatamente a seguir.

Em relação ao alcool, o limite de 0.5 g/L mantém-se para a generalidade dos condutores :)

Link to comment
Share on other sites

Era regra "não oficial", acho.

Isso é muito bonito se toda a gente a respeitar. O que não falta ai é malta a fazer as rotundas pela direita, seja para que saída for. Depois quem se lixa é quem tenta respeitar a regra...e tem que a quebrar (falo por mim).

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao alcool, o limite de 0.5 g/L mantém-se para a generalidade dos condutores :)

Para condutores profissionais (ambulâncias, táxis, etc) e para pessoal com menos de 3 anos de carta (regime probatório), o limite mínimo para se considerar contra-ordenação grave desce de 0,5g/l para 0,2g/l.

Link to comment
Share on other sites

Agora estás protegido pela lei, se o anormal se enfaixar contra ti pela direita, porque tu ias a sair da rotunda e o gajo ia a circular por fora.

Isso é muito lindo de dizer mas se ele te bate pela direita é porque tu não estás na faixa que devias estar, a dele. E em caso de acidente tenho mesmo muitas dúvidas que as seguradoras não peguem e metam 50/50 de culpas em cada um.

Link to comment
Share on other sites

No caso das rotundas diz que passa a ser expressamente proibido circular na via mais à direita, salvo se se pretender sair da rotunda na saída imediatamente a seguir.

60 a 300€ de multa!

Link to comment
Share on other sites

Agora estás protegido pela lei, se o anormal se enfaixar contra ti pela direita, porque tu ias a sair da rotunda e o gajo ia a circular por fora.

Isso é muito lindo de dizer mas se ele te bate pela direita é porque tu não estás na faixa que devias estar, a dele. E em caso de acidente tenho mesmo muitas dúvidas que as seguradoras não peguem e metam 50/50 de culpas em cada um.

Se for uma saída para uma rua com 2 faixas, podes sair sem ires na faixa mais à direita, mas na do meio..

Link to comment
Share on other sites

Agora estás protegido pela lei, se o anormal se enfaixar contra ti pela direita, porque tu ias a sair da rotunda e o gajo ia a circular por fora.

Isso é muito lindo de dizer mas se ele te bate pela direita é porque tu não estás na faixa que devias estar, a dele. E em caso de acidente tenho mesmo muitas dúvidas que as seguradoras não peguem e metam 50/50 de culpas em cada um.

O artigo 14-A, nº1 a) é muito claro - Entrar na rotunda após ceder passagem a todos os veículos que nela circulam independentemente da via.

Por isso se ele vier na da direita e tu entrares a culpa é tua.... ele pode ser multado por isso, nada mais.

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Agora estás protegido pela lei, se o anormal se enfaixar contra ti pela direita, porque tu ias a sair da rotunda e o gajo ia a circular por fora.

Isso é muito lindo de dizer mas se ele te bate pela direita é porque tu não estás na faixa que devias estar, a dele. E em caso de acidente tenho mesmo muitas dúvidas que as seguradoras não peguem e metam 50/50 de culpas em cada um.

Se for uma saída para uma rua com 2 faixas, podes sair sem ires na faixa mais à direita, mas na do meio..

O código tem essa situação prevista? É que também não consigo abrir o pdf.

Eu faço isso, mas sempre a ver se o cromo que está à minha direita também vai sair. Já não é a primeira vez que paro para o dito cromo passar à minha frente (o tal circular pela direita) e só depois saio eu. Quantas vezes já não me aconteceu isto!

Link to comment
Share on other sites

Se for uma saída para uma rua com 2 faixas, podes sair sem ires na faixa mais à direita, mas na do meio..

O código tem essa situação prevista? É que também não consigo abrir o pdf.

Eu faço isso, mas sempre a ver se o cromo que está à minha direita também vai sair. Já não é a primeira vez que paro para o dito cromo passar à minha frente (o tal circular pela direita) e só depois saio eu. Quantas vezes já não me aconteceu isto!

Mas agora não precisas de ceder a passagem, até porque estás a colocar em perigo os que vêm atrás de ti.

Quem estiver a circular à direita tem que parar.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que essa lei nunca tinha sido 100% clara aos longos dos últimos 50-60 anos e metade circula pela direita e a outra metade pelo meio e apenas se coloca na direita para sair.

Pessoal mais velho que já aprendeu assim não vai mudar, conheço muito boa gente assim. E não vai ser um "update" do código que vai mudar essa mentalidade de um momento para o outro. Só daqui a muitos anos, se a lei não mudar novamente, é que se vai ver a maioria dos condutores a circular como deve ser pois serão os que vão aprender neste momento. Como deveria ser há já muito tempo diga-se...mas enfim.

Ter a lei do nosso lado já é muito bom e aconselha-se mas nunca fiando, um olho no burro e outro no cigano, e todos esses dito populares.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.