Jump to content

Morreu Nelson Mandela


Jokeman
 Share

Recommended Posts

LLLLLLLLLLOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLL

:god: :god: ao tradutor. Tanto tempo e nunca ninguém tinha dado por ele.

************+

O tradutor já veio dizer que sofre de esquizofrenia, mas que é um campeão de linguagem gestual e percebe largo daquilo. LOL

Ninguém na comunidade surda sul-africana conhece o gajo, apesar de já o terem visto noutros momentos a "traduzir".

Link to comment
Share on other sites

ISRAEL

Mossad treinou Nelson Mandela no uso de armas

Documento secreto publicado hoje no jornal israelita "Haaretz" revela que os serviços secretos israelitas treinaram Mandela e pensaram em fazer dele um espião do Estado judaico na África do Sul.

Em 1962, os serviços secretos israelitas treinaram na Etiópia um jovem ativista sul-africano que se tinha apresentado na sua embaixada como David Mobsari. A Mossad treinou-o em táticas de defesa pessoal (basicamente Judo), no uso de armas e em ações de sabotagem. Segundo a Mossad o jovem, cujo nome código era "Pimpinela Negra", mostrou um grande interesse por Israel e pelo Haganá, grupo armado judaico que foi o embrião do futuro exército israelita.

O nome de código terá sido atribuido, provavelmente, numa alusão ao "Pimpinela Escarlate", figura de ficção da Revolução Francesa que ajudava a escapar de França aristocratas perseguidos e condenados à guilhotina.

Segundo o jornal espanhol "El Mundo", escassos meses depois e já na África do Sul, esse mesmo jovem foi detido pelo regime sul-africano do Apartheid e, quando os elementos da Mossad viram as fotos do preso perceberam que o potencial espião israelita nesse país africano era Nelson Mandela.

Esta revelação consta de um documento secreto publicado hoje no diário israelita "Haaretz". Numa carta enviada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 11 de outubro de 1962 e classificada como "Top Secret", a Mossad reconhece que Nelson Mandela foi instruído na prática do Judo e no uso de armas de vários tipos (incluindo uma arma ligeira de fabrico israelita) e detalha pormenores inéditos sobrte Mandela: "Interessou-se pelos métodos de atuação da Haganá e de grupos clandestinos israelitas. Saudava-nos com um "Shalom" e estava bem informado sobre os problemas da comunidade judaica e de Israel. Deu-nos a impressão de se tratar de um intelectual".

O documento descreve outros detalhes como a ideologia política do ex-presidente sul-africano. "Nas conversas que tivemos com ele, expressou pontos de vista socialistas e às vezes deu a impressão de tender para o comunismo. Os etíopes (referindo-se aos elementos da Mossad na Etiópia) trataram de fazê-lo sionista", explica a carta.

Duas semanas depois de receber a carta da Mossad, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel respondeu aos serviços secretos confirmando a identidade de Mandela.

Diário de Notícias

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...


Família, escolas e ANC recebem fortuna de Nelson Mandela
Os responsáveis pela execução do testamento de Nelson Mandela tornaram público esta segunda-feira o documento que traduz a última vontade do líder histórico da África do Sul.

Dois meses depois da morte de Nelson Mandela, o testamento foi lido aos familiares e depois parcialmente tornado público.

Ninguém é esquecido, num documento que tem 40 páginas e que foi inicialmente escrito em 2004, e posteriormente alterado duas vezes, em 2005 e 2008.

Um inventário, ainda provisório, dá conta de uma fortuna que ultrapassa ligeiramente, os três milhões de euros, não contando com direitos de autor e outras receitas eventuais que possam surgir.

Uma parte dessas receitas são entregues ao Congresso Nacional Africano, o partido de Mandela.

Toda a família de Mandela tem algo a receber. Cada uma das três mulheres da vida de Mandela estão detalhadas num parágrafo específico.

A viúva Graça Machel aceitou não gastar o dinheiro comum nem vender nenhuma das propridades adquiridas depois do casamento. Tem mais um mês para entregar uma lista dos bens comuns que quer manter e que serão excluídos da execução do testamento. Mandela e Graça Machel, eram casados com comunhão de bens.

São ainda definidos vários donativos a escolas básicas, secundárias e superiores, para atribuição de bolsas e outros apoios a alunos necessitados.

Entre as escolas beneficiárias, estão a escola da terra natal e uma outra no Soweto, o bairro da resistência do ANC ao Apartheid.

Os donativos a escolas foram estimados em pouco mais de seis mil e seiscentos euros cada.

Ninguém contestou o testamento antes do o conhecer e já depois de saber os detalhes.

Como é que um gajo que esteve preso 30 anos arrecadou tal fortuna num país como a África do Sul? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Bem o prémio nobel da paz é um prémio de 1 milhão de dolares, e ele escreveu vários livros sendo que pelo menos o Long Walk to Freedom deve ter sido um best-seller... mais salário de presidente... deve andar por aí...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.