Jump to content

Notícias Variadas sobre Temas em Geral


GODfromage
 Share

Recommended Posts

Olha o meu parecia que se tava a cagar para aquilo, o meu exame prático de carro durou uns 5 minutos, andei um bocado, acho que fiz uma inversão de marcha e um ponto de embraiagem num semáforo e mandou-me encostar. Fiquei um bocado nervoso, tipo será que fiz merda? Depois na mota, (tirei carta de carro e moto) fiz uns oitos numa rua enquanto o gajo fumava um cigarro e pronto tá feito.

Depois não é de estranhar que haja tanto azelha por aí a conduzir, com este nível de exigência... 

Já tive esta conversa com amigos meus, devia ser obrigatória uma parte prática de condução evasiva feita num recinto fechado, tipo obrigar uma pessoa a saber segurar um carro em velocidade excessiva numa curva em piso molhado, noção de sub-viragem e sobre-viragem, saber contra - brecar, travagem de emergência com pinos para desviar, o que fazer em aquaplanning, etc... 

Ninguém está preparado para agir nessas situações, só a prática e os sustos que adquirimos ao longo dos anos é que nos vão dando algumas noções.

Edited by gleal
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

17 minutes ago, Vasco G said:

Já eu acho que ao longo da vida devia ser obrigatório novos exames, teorico e prático, para se renovar a carta.

Ui, isso chumbava toda a gente, com os vícios que adquirimos ao longo dos anos. Quem é que ainda leva sempre as duas mãos no volante na posição "10 para as 2", assinala sempre as mudanças de direcção com o pisca, conduz juntinho à berma, cumpre rigorosamente o eixo da via e outras merdas que já nem me lembro... 

Edited by gleal
Link to comment
Share on other sites

Também não concordo muito com essa abordagem, acho que no geral a experiência acaba por ser muito mais importante do que saber exatamente todas as regras. Existe pequenas coisas que não interessam muito, sinceramente existem sinais que nem tenho a certeza o que significam, mas é aqueles que praticamente nunca ninguém vê.
Sobretudo aulas teóricas seria uma treta, quero lá saber a velocidade máxima de um camião, ou quem deve recuar em estradas apertadas quando não dá para se cruzar 2 carros, falo disto de recuar porque perto da casa dos meus pais existe uma ponte onde só passa um carro de cada vez, e existe um sentido que têm prioridade, mas isso não interessa nada o que interessa é o bom senso, se alguém está a meio da ponte e outro vem a chegar recua quem acabou de chegar, é o bom senso faço a estrada à anos e nunca tive o mínimo problema. 

Link to comment
Share on other sites

On 12/18/2020 at 1:33 AM, gleal said:

Olha o meu parecia que se tava a cagar para aquilo, o meu exame prático de carro durou uns 5 minutos, andei um bocado, acho que fiz uma inversão de marcha e um ponto de embraiagem num semáforo e mandou-me encostar. Fiquei um bocado nervoso, tipo será que fiz merda? Depois na mota, (tirei carta de carro e moto) fiz uns oitos numa rua enquanto o gajo fumava um cigarro e pronto tá feito.

Depois não é de estranhar que haja tanto azelha por aí a conduzir, com este nível de exigência... 

Já tive esta conversa com amigos meus, devia ser obrigatória uma parte prática de condução evasiva feita num recinto fechado, tipo obrigar uma pessoa a saber segurar um carro em velocidade excessiva numa curva em piso molhado, noção de sub-viragem e sobre-viragem, saber contra - brecar, travagem de emergência com pinos para desviar, o que fazer em aquaplanning, etc... 

Ninguém está preparado para agir nessas situações, só a prática e os sustos que adquirimos ao longo dos anos é que nos vão dando algumas noções.

Sejas abençoado pelo senhor todo poderoso, foda-se.

Ando a dizer isso há anos.

Tanta gente que nem sabe o que é fazer counter-steering numa situação que o carro foge, ou saber sequer o que é que o ABS faz e porquê.

Outra coisa importante eram noções básicas de mecânica. Nem que seja abrir o capot e conseguir identificar os componentes principais e verificar níveis do óleo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sempre que o carro não arrancou, fiz o máximo que a masculinidade obriga e abri o capot. 

Apenas uma vez percebi o que raio acontecera e resolvi ali. O resto foi muita areia para a minha camioneta. 

Tirando mudança de lâmpadas e pneus, que faço, o resto, saber o nome dos componentes principais não me iria tirar daquele local. 

Link to comment
Share on other sites

55 minutes ago, EsCk said:

Sejas abençoado pelo senhor todo poderoso, foda-se.

Ando a dizer isso há anos.

Tanta gente que nem sabe o que é fazer counter-steering numa situação que o carro foge, ou saber sequer o que é que o ABS faz e porquê.

Outra coisa importante eram noções básicas de mecânica. Nem que seja abrir o capot e conseguir identificar os componentes principais e verificar níveis do óleo.

É. Deviam dar essas noções senão é tipo os outros morcões nas Devesas a ver se davam cabo da bateria. 

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, EsCk said:

Sejas abençoado pelo senhor todo poderoso, foda-se.

Ando a dizer isso há anos.

Tanta gente que nem sabe o que é fazer counter-steering numa situação que o carro foge, ou saber sequer o que é que o ABS faz e porquê.

Outra coisa importante eram noções básicas de mecânica. Nem que seja abrir o capot e conseguir identificar os componentes principais e verificar níveis do óleo.

Estamos no séc. XXI. Há muitos anos que isso não faz sentido.
Nós somos utilizadores (qualquer dia, nem proprietários somos) dos carros. Se tiveres aberto um capot nos últimos anos, verás que a maioria já traz uma cobertura que oculta praticamente todo o cofre do motor e não te deixa ver nada. Até as varetas do óleo já começam a desaparecer e vês o nível no computador de bordo.

De qualquer maneira, a irreversível eletrificação do transporte automóvel riu-se de ti.

 

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda tenho que meter água pro limpa pára-brisas <_< destilada e com aditivo pra não congelar no inverno 🥶
 

agora fora de merdas concordo com o @EsCk mais importante que andar a passear o sr instrutor enquanto ele lê o jornal, as pessoas deviam ter pelomenos alguma ideia do que é perder o controle do carro.

ainda no outro dia travei a fundo na ae pra ter uma noção da distância que o carro leva a parar, mas isto sou eu e mais 1% da população que perde tempo a perceber o que está a fazer.

a namorada já préfère acordar-me 5 da amanhã a xorar porque ta a nevar na autoestrada e não vê o chão e passou por 2 carros virados ao contrário(um deles tinha acabado de a ultrapassar 🙄) devia pensar que o carro tem piloto a distância. 

Link to comment
Share on other sites

Em tempos li um post no Reddit, de um rapaz que vivia sozinho e foi para lá desabafar que anda alucinar, aparecia-lhe post its escritos por ele, para ele e não se lembrava, e mais um série de coisas. 

Alguém lhe falou para ver os níveis de dióxido de carbono e safou-o. 

Link to comment
Share on other sites

11 hours ago, Jotha said:

Em tempos li um post no Reddit, de um rapaz que vivia sozinho e foi para lá desabafar que anda alucinar, aparecia-lhe post its escritos por ele, para ele e não se lembrava, e mais um série de coisas. 

Alguém lhe falou para ver os níveis de dióxido de carbono e safou-o. 

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.