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O pedido nao entra da parte deles?
O CODU nao esta no sitio, ptt a tendencia devera ser para dar ok caso o heli esteja disponivel, confiando na capacidade de analise de quem esta no local. Se o gajo esta farto de transportar doentes que nao tem quadro clinico para isso e se aparentemente para ele esta seria "mais uma situacao dessas", entao acho que e legitimo que ele ao menos se queixe ou que ofereca resistencia a esse abuso quer nao e so do sistema como tambem da sua disponibilidade fisica e mental para desempenhar o seu trabalho (que e diario, nao e so um favorzinho que aparece de vez em qd).

Atencao que eu so estou a querer ter uma melhor ideia das duas partes.

Eu nao consigo condenar o medico neste assunto em particular pq nao sei como reagiria numa situacao que implicasse eu ter que me afastar do meu local de residencia ou a ter que me levantar as tantas da manha para transportar por habito e com frequencia pessoas que podiam e deveriam simplesmente ir de ambulancia. Em tudo o resto nao tenho problemas nenhuns em condenar.

Edited by HERiTAGE
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40 minutes ago, HERiTAGE said:

(...)

Consigo ver sem problemas nenhuns o homem a servir de chauffeur ao pai de alguem que "se esta a sentir mal" ou da mae de alguem que conhece este ou aquele, isto numa frequencia diaria e sem que houvesse justificacao para tal.
Logico que isto cansa e logico que o homem tb quer ter tempo para fazer as coisas que gosta de fazer (como ir a tourada... n tenho nada que ver com isso, embora nao seja para mim). Claro que ele nao pode saber quais as consequencias do nao transporte de um doente, mas pela conversa deu para perceber que isto e uma questao recorrente. E quando e recorrente, e para os dois lados. Ele nao querer transportar e eles solicitarem doentes para transporte sem quadro clinico para isso...

 

E um bocado como as urgencias. Toda a gente se queixa das filas de espera, mas depois se estao como uma dor de cabeca ou uma caganeira passageira, toca a correr para la.

Heri, concordo que não devemos fazer julgamentos precipitados e evitar caças às bruxas. No entanto, acho que há uma parte que não percebeste. Quem decide se o doente deve, ou não, ser transportado de helicóptero é o CODU. Repara:

O que é o CODU?

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) são Centrais de Emergência Médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência – 112.

São transferidos para os CODU do INEM os pedidos de socorro efetuados por aquela via, referentes a situações de urgência ou emergência na área da saúde. O funcionamento dos CODU é assegurado ao longo das 24 horas do dia por uma equipa de profissionais qualificados – Médicos e Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.

Os CODU do INEM coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro – Ambulâncias, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Motos e Helicópteros de Emergência – selecionados com base na situação clínica das vítimas, com o objetivo de prestar o socorro mais adequado no mais curto espaço de tempo.

https://www.inem.pt/2017/05/26/o-que-e-o-codu/

O helicóptero não levanta, porque alguém no hospital de Évora tem um primo com uma dor de barriga. Portanto, essa situação do chauffeur que relatas não me parece real.

Ele tem direito a questionar, mas a forma como o faz e as barreiras/dificuldades que apresenta ao transporte, para mim, que pouco percebo do assunto, apontam claramente a um caso de incompetência e recusa de trabalhar.

E, como o @Kinas_ diz, e bem, a questão de ter estado num sítio, enquanto devia estar a trabalhar no outro, mostra logo a fibra da pessoa em questão.

Já agora, relativamente ao teu último parágrafo, estou 100% de acordo. A minha namorada relata-me inúmeros casos desse género e ainda no outro dia discutíamos essa questão. Isto tem de passar por uma educação da população (algo que demorará anos) para entrar de uma vez na cabeça das pessoas o que é, ou não, razão para ir às urgências. 

 

 

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4 minutes ago, HERiTAGE said:

O pedido nao entra da parte deles?
O CODU nao esta no sitio, ptt a tendencia devera ser para dar ok caso o heli esteja disponivel, confiando na capacidade de analise de quem esta no local. Se o gajo esta farto de transportar doentes que nao tem quadro clinico para isso e se aparentemente para ele esta seria "mais uma situacao dessas", entao acho que e legitimo que ele ao menos se queixe ou que ofereca resistencia a esse abuso.

Atencao que eu so estou a querer ter uma melhor ideia das duas partes.

Eu nao consigo condenar o medico neste assunto em particular pq nao sei como reagiria numa situacao que implicasse eu ter que me afastar do meu local de residencia ou a ter que me levantar as tantas da manha para transportar por habito e com frequencia pessoas que podiam e deveriam simplesmente ir de ambulancia. Em tudo o resto nao tenho problemas nenhuns em condenar.

O CODU não está no local tal como o xotor Peças tb não está no local.

O CODU faz as questões que o xotôr Peças faz.

Se o CODU decide que deve haver helitransporte não é por ter amigos no Alentejo. Não há cá tendências, you're reaching out dude.

Não brinques homem...

Edited by Kinas_
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O xotor pecas leva doentes com frequencia que se calhar vao o caminho todo a falar com ele de touradas ou de bola... Exagero, mas da para perceber o que eu quero dizer.

Anyway se ele nao quer, entao que de lugar a outro. Isso no entanto nao quer dizer que as coisas estejam a funcionar bem.

Edited by HERiTAGE
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Se, e é um grande SE, é isso que acontece, as vias corretas não serão certamente recusar helitransportes AO TELEFONE e mentir descaradamenre para evitar realizar o mesmo.

É cumprir o que os superiores ordenam e depois fazer queixas e abrir processos sobre o porquê das justificações do pedido do helitransporte. Foi assim que os médicos do Hospital de Évora fizeram, enviaram uma cartinha a dar conhecimento que o xotôr Peças andava a fazer coisas que não devia. ;)

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7 minutes ago, HERiTAGE said:

(...)

Eu nao consigo condenar o medico neste assunto em particular pq nao sei como reagiria numa situacao que implicasse eu ter que me afastar do meu local de residencia ou a ter que me levantar as tantas da manha para transportar por habito e com frequencia pessoas que podiam e deveriam simplesmente ir de ambulancia. Em tudo o resto nao tenho problemas nenhuns em condenar.

Eu até costumo ser dos gajos que lê os teus testamentos, porque gosto da forma como abordas as coisas, mas neste caso acho que estás a olhar para isto de forma tão leviana, que nem consigo perceber alguns argumentos.

Afastar do local de residência? Levantar às tantas da manhã? 

Ele está no local de trabalho (ou devia...), em turnos de 8 ou 12 horas, durante o qual está de prevenção e onde deve fazer aquilo que lhe é indicado pelo CODU. Ou achas que o gajo está em casa, a dormir, com o helicóptero na garagem, até que recebe uma chamada a pedir para ir de Évora a Lisboa, estado uma semana fora de casa? Isso nem sequer faz sentido.

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6 minutes ago, Kinas_ said:

Se, e é um grande SE, é isso que acontece, as vias corretas não serão certamente recusar helitransportes AO TELEFONE e mentir descaradamenre para evitar realizar o mesmo.

É cumprir o que os superiores ordenam e depois fazer queixas e abrir processos sobre o porquê das justificações do pedido do helitransporte. Foi assim que os médicos do Hospital de Évora fizeram, enviaram uma cartinha a dar conhecimento que o xotôr Peças andava a fazer coisas que não devia. ;)

100% de acordo

Ele nao tem razao para fazer isso mas pode ter "razoes" para fazer isso. E so esse o meu ponto.

Edit: Also, acho que importa esclarecer que essas "razoes" poderao nao passar apenas e so por "lhe apetecer antes ir a tourada" ou "nao estar para isso", que e o que toda a gente se parece estar a focar.

4 minutes ago, fluke87 said:

Eu até costumo ser dos gajos que lê os teus testamentos, porque gosto da forma como abordas as coisas, mas neste caso acho que estás a olhar para isto de forma tão leviana, que nem consigo perceber alguns argumentos.

Afastar do local de residência? Levantar às tantas da manhã? 

Ele está no local de trabalho (ou devia...), em turnos de 8 ou 12 horas, durante o qual está de prevenção e onde deve fazer aquilo que lhe é indicado pelo CODU. Ou achas que o gajo está em casa, a dormir, com o helicóptero na garagem, até que recebe uma chamada a pedir para ir de Évora a Lisboa, estado uma semana fora de casa? Isso nem sequer faz sentido.

Ele tb nao esta propriamente a jogar PSP dentro do helicoptero a espera que caia uma chamada. :lol:
Nem tanto ao mar, nem tanto a terra.

Edited by HERiTAGE
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2 minutes ago, Kinas_ said:

Se, e é um grande SE, é isso que acontece, as vias corretas não serão certamente recusar helitransportes AO TELEFONE e mentir descaradamenre para evitar realizar o mesmo.

É cumprir o que os superiores ordenam e depois fazer queixas e abrir processos sobre o porquê das justificações do pedido do helitransporte. Foi assim que os médicos do Hospital de Évora fizeram, enviaram uma cartinha a dar conhecimento que o xotôr Peças andava a fazer coisas que não devia. ;)

Nem mais. Também não duvido que possam existir casos de pedidos de heli que não justifiquem, mas não é a recusar transportes que isso se resolve. 

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Claro que pode haver pedidos de heli que não se justifiquem. Nem que seja para ir passear porque o do combate aos incêndios está ocupado.

Mas em NADA isso implica que o gajo seja arrogante e se recuse a fazer o trabalho dele. O gajo pode muito bem ter sido o responsável pela morte de uma pessoa porque não lhe apeteceu fazer o que lhe ordenaram para fazer.

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25 minutes ago, HERiTAGE said:

... pq nao sei como reagiria numa situacao que implicasse eu ter que me afastar do meu local de residencia ou a ter que me levantar as tantas da manha para transportar por habito e com frequencia pessoas que podiam e deveriam simplesmente ir de ambulancia.

É pá... então, se calhar, estavas na profissão errada, non? 

Tal como, alegadamente, este médico também parece estar. 

Btw, entrevistaram um médico que foi rápido em afirmar que, depois do pedido do CODU ser feito, qualquer equipa do INEM efetua o transporte de doentes tão rápido quanto possível. 

Qualquer equipa menos este "xotor". <_<

 

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Por isso e que eu disse que se ele nao quer entao que arrede. Mas que tb nao quer dizer que o sistema esteja a funcionar da melhor maneira.
E o facto de todos fazerem menos ele, pode nao querer dizer nada. Nos dias de hoje entao, diria que talvez signifique zero.

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Entao e mesmo um caso de so vires ca mesmo ver a bola, as in participar na caça as bruxas. Vais com a opiniao do rebanho pq "iluminados" sao o demo.

Eu ca gosto mais de olhar para os dois lados da questao. Mas isso e so pq eu sou chato como o caraças.

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Tu estás a olhar para os 2 lados da questão mas a ignorar que um dos lados não tem absolutamente NENHUM motivo para recusar o transporte de uma pessoa que está em risco de vida.
Pode ser chato ter de fazer transportes dos que tu referes, certo. Percebo 100%. No entanto, tem mais é de os fazer e depois queixar-se a quem de direito. Não é assumir que é tudo assim e não fazer nenhum transporte.
Muito menos inventar caganeira porque está a trabalhar noutro lado.

 

Also, estás a ver um "outro lado" hipotético... Não estás a olhar para os 2 lados da moeda. Estás a ver um lado da moeda e a imaginar que o outro lado pode ser de uma forma.

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Epá, tipo, é o trabalho do gajo, é um empregado por conta doutrem como qualquer um de nós, se o patrão manda fazer tem de fazer... se quiser posteriormente pode espernear e refilar à vontade a quem de direito, sindicato, ordem dos médicos, etc, MAS TEM SEMPRE DE FAZER O SERVIÇO PARA O QUAL TODOS NÓS LHE PAGAMOS.

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@HERiTAGE,

Como já disseram, quem coordena o transporte é o CODU. Não é nenhum médico de nenhum hospital. 

Há guidelines para gerir este tipo de situações, não é "à vontade do freguês". 

Se há abusos? Eh pá talvez possa haver, não digo que não. E está errado!

Daí a dizeres que se calhar o gajo está farto de fazer transportes vai um passo muito grande! 

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