Jump to content

Notícias Variadas sobre Temas em Geral


GODfromage
 Share

Recommended Posts

Quote

Só à quarta vez é que se soube qual o juiz responsável pela Operação Marquês

Ivo Rosa é o juiz que vai ficar responsável pela fase de instrução da Operação Marquês. A escolha foi feita esta sexta-feira através de um sorteio eletrónico, que não correu bem.

Sic Notícias (vídeo)

:funny:

Comentáro no FB:

Quote

"O DONO DO ARQUIVO.

O arquivamento de casos como TAP/Sonangol e a anulação de perícias da Polícia Judiciária (PJ) ou do estatuto de arguido de Manuel Pinho no caso das renda da EDP são apenas alguns exemplos. No fim das contas, os procuradores acusam Ivo Rosa de arquivar processos fortes e ter tendência para absolver os arguidos."

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Quote

NATO acusa Rússia de violar tratado nuclear e pede explicações

O secretário-geral da NATO acusou hoje a Rússia de "violar o tratado nuclear" de 1987 sobre a eliminação de mísseis e considerou que Moscovo não forneceu explicações credíveis sobre o desenvolvimento de um novo sistema, chamado 9M729.

Em simultâneo, a representante dos Estados Unidos na NATO, Kay Bailey Hutchison, disse que a Rússia deve interromper a construção de novos mísseis que possam transportar ogivas nucleares.

A responsável avisou Moscovo de que os Estados Unidos podem eliminar o novo sistema de mísseis caso se torne operacional, porque "poderiam alcançar qualquer" dos países aliados, "na Europa e América".

A NATO argumenta que o novo sistema 9M729 compromete o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), assinado em 1987 pelos então líderes da União Soviética, Mikhail Gorbatchev, e dos Estados Unidos, Ronald Reagan.

Este pacto, assinado ainda em período de Guerra fria, prevê a eliminação de todos os mísseis de cruzeiro com um alcance de entre 500 e 5.500 quilómetros.

"A Rússia não forneceu respostas credíveis sobre este novo míssil. Todos os aliados estão de acordo que a avaliação mais plausível é que a Rússia está a violar o tratado. É urgente que a Rússia responda a estas preocupações de forma transparente", assinalou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, no quartel-general da Aliança em Bruxelas.

Durante esta conferência de imprensa, que antecede a reunião dos ministros aliados agendada para quarta e quinta-feira na capital belga, Stoltenberg reiterou a preocupação emitida pelos Estados Unidos, que acusam Moscovo de desrespeitar o INF.

O ex-primeiro-ministro social-democrata norueguês considerou que este tratado "é uma pedra angular da segurança europeia", e "é importante garantir que seja cumprido pela Rússia".

Stoltenberg acrescentou que, segundo os Estados Unidos, a Rússia "já começou a distribuir [por diversas bases] este míssil".

"Partilharam as informações connosco, mas não vou fornecer detalhes. Apenas dizer que estamos extremamente preocupados", afirmou.

"Agora este tratado está em perigo pelas ações da Rússia. Após anos de negociações, a Rússia reconheceu recentemente a existência de um novo sistema de mísseis designado 9M729. (...) É urgente que a Rússia responda a estas preocupações de forma substancial e transparente", concluiu.

Notícias ao Minuto

:facepalm:

Link to comment
Share on other sites

Quote

Europa quer que manuais escolares passem a contar a história dos Descobrimentos incluindo "a discriminação e a violência"

 

Um relatório europeu publicado esta terça-feira recomenda a Portugal "repensar o ensino da história e, em particular, a história das ex-colónias" e defende que o "contributo dos afrodescendentes, assim como dos ciganos, para a sociedade portuguesa deve ser tratado" nos manuais escolares

 

Se nos últimos cinco anos foram vários os "progressos" registados em Portugal pela Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI), há ainda várias "questões preocupantes", lê-se no relatório publicado esta terça-feira pelo Conselho da Europa.

O organismo exorta as autoridades portuguesas a "repensar o "ensino da história e, em particular, a história das ex-colónias", defendendo a inclusão do "papel que Portugal desempenhou no desenvolvimento e, mais tarde, na abolição da escravatura, assim como a discriminação e a violência cometidas contra os povos indígenas nas ex-colónias".

"A narrativa da 'descoberta do novo mundo' deve ser colocada em questão e a história e contributo dos afrodescendentes, assim como dos ciganos, para a sociedade portuguesa devem ser tratados", considera a ECRI. "As autoridades deveriam ainda melhorar os manuais escolares seguindo estas linhas de orientação", conclui, sobre este ponto.

A ECRI analisa a situação em cada um dos Estados membros do Conselho da Europa no que respeita ao racismo e à intolerância e formula sugestões e propostas para o tratamento dos problemas identificados.

No caso português, a comissão destaca, entre outros pontos positivos, que "os comentários racistas, homofóbicos ou transfóbicos pelos políticos são raros e condenados publicamente", que "muito poucas pessoas ciganas e negras foram vítimas de violência motivada pelo ódio" e que "a grande maioria da população portuguesa pensa que as pessoas LGB devem ter os mesmos direitos que os heterossexuais".

No entanto, "há ainda algumas preocupantes", sublinha o relatório, que aponta o dedo, por exemplo, às medidas "insuficientes" e às sanções "não dissuasoras" para combater o discurso de ódio no país.

A instituição lamenta ainda que não tenham sido reunidas as "inúmeras as acusações graves de violência racista cometida por agentes da polícia", nem levado a cabo um "inquérito eficaz para determinar se são ou não verdadeiras".

O abandono escolar das crianças afrodescendentes (três vezes maior), o número cinco vezes inferior de alunos de origem africana na universidade, o desemprego elevado entre adultos afrodescendentes e a segregação resultante dos programas de realojamento são outras das dificuldades apontadas no documento, que classifica também como "profundamente preocupante" a situação das crianças de etnia cigana, com 90% a abandonarem a escola.

http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2018-10-02-Europa-quer-que-manuais-escolares-passem-a-contar-a-historia-dos-Descobrimentos-incluindo-a-discriminacao-e-a-violencia

Link to comment
Share on other sites

Just now, Kinas_ said:

Contributo dos ciganos? Waaaaaaaaaaa? 

Combater o abandono escolar da etnia cigana? 

Ah

Ah ah

Ah ah aha ahahahahah

A minha esposa está a dar aulas numa escola profissional.

Este ano entraram para lá dois irmãos ciganos. Apareceram na 1ª semana. É obrigada por Lei a informar o IPDJ (acho eu, não tenho a certeza do nome da instituição) quando os alunos começam a faltar. Na semana passada, o pai dos miúdos tentou entrar à força na escola para tirar satisfações da directora da escola porque lhe cortaram o RSI devido à queixa...

  • Like 1
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Uma pena estes estudos nunca falarem desses casos.

Nem sobre as agressões bárbaras às portas dos Macdonalds nem das agressões nos shoppings com alicates, motivadas por homofobia. :no:

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Captura_de_ecra_2018-10-05_a_s_16.22.00.

 


EA "Closely Monitoring" Cristiano Ronaldo Rape Accusations, FIFA Social Media Images Changed to Remove Ronaldo

Lá se vão os milhões dos patrocinadores...

A Nike e os restantes devem seguir a mesma linha.

 

Tendo em conta que este forum é praticamente usado por homens, não deveríamos ter um tópico específico para os casos de violação de mulheres, ou para os recentes escândalos #MeToo? 

Edited by cyberurbis
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quote

naom_5bba5a9a81e94.jpg?1538940113

Interpol diz que presidente, preso na China, se demitiu este domingo

No mesmo dia em que a China confirmou ter detido o diretor da Interpol, que estava desaparecido desde o final de setembro, a organização policial internacional informa que este entregou a sua demissão com efeitos imediatos.

A Interpol indicou este domingo que Meng Hongwei, o diretor da filial francesa da organização que estava desaparecido desde o final de setembro, se demitiu do cargo com efeitos imediatos.

"Hoje, domingo, dia 7 de outubro, a secretaria-geral da Interpol de Lyon, em França, recebeu a demissão com efeitos imediatos de Meng Hongwei como presidente da Interpol", indicou a organização policial internacional em comunicado, citado pelo New York Times.

Estas notícias surgem pouco depois da China ter confirmado, também este domingo (na segunda-feira, à hora local), a detenção do ex-presidente, por alegada e "grave violação da legislação estatal".

A Comissão nacional de supervisão (o órgão anticorrupção chinês) informou sobre a detenção de Meng dias depois do seu desaparecimento. Os motivos para a detenção não foram avançados.

Meng, recorde-se, ocupava a pasta de ex-ministro-adjunto para a Segurança Pública do governo chinês antes de ser nomeado como dirigente máximo da Interpol em novembro de 2016.

O sul-coreano Kim Jong Yang irá substituir Meng de forma provisória no cargo de presidente da organização, em Lyon, adiando o anúncio do novo responsável para novembro.

Notícias ao Minuto

wtf?

Link to comment
Share on other sites

Quote

Investigadores dataram oliveira com 3.350 anos como a mais velha de Portugal

9 out 2018 12:20

 

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) identificaram a “oliveira do Mouchão”, em Abrantes, como a mais velha em Portugal com 3.350 anos, uma árvore que continua a produzir azeitonas.

Imagem ilustrativa Pixabay

José Luís Louzada, investigador UTAD, lidera uma equipa que criou um método científico capaz de datar oliveiras antigas e que, desde 2011, já datou cerca de 200 árvores com cerca de 2.000 anos em Portugal e no estrangeiro.

Segundo o responsável, a academia transmontana, em cooperação com a empresa Oliveiras Milenares, identificou aquela que é, até ao momento, considerada a oliveira mais velha do país, ao ser classificada com a idade de 3.350 anos.

Esta árvore situa-se no concelho de Abrantes, onde é conhecida como a “Oliveira do Mouchão”.

Em declarações à Lusa, o investigador afirmou hoje que a árvore ainda produz azeitona.

“A oliveira está muito bem adaptada ao nosso clima mediterrâneo, e por isso atinge uma notável longevidade”, salientou José Luís Louzada.

O especialista disse que “há centenas de oliveiras portuguesas que já ultrapassam a idade de Cristo”, as quais se encontram especialmente a sul do Mondego.

“É sem dúvida um dos seres vivos que mais resiste ao tempo, pela sua grande capacidade de rejuvenescimento. Um pedaço de tronco por mais velho que esteja tem a capacidade de voltar a rebentar e a oliveira continuar a produzir azeitona”, frisou.

José Luís Louzada sublinhou que, “em teoria, a oliveira pode viver uma eternidade, ultrapassando a idade das inúmeras gerações que passem pelo mesmo território”.

“Não é em vão que, em muitos territórios nacionais, quem é dono das terras não é dono das oliveiras. Estas estão doadas, desde há séculos, a instituições que garantam a longevidade do seu uso, como sejam algumas irmandades religiosas ou as próprias misericórdias. E o azeite produzido é, muitas vezes, para sustento das igrejas e capelas, ou para alumiar nas lamparinas”, contou.

Segundo a UTAD, as oliveiras mais velhas foram identificadas, por exemplo, em Santa Iria de Azóia (2.850 anos), várias em Monsaraz (uma delas com 2.450 anos), em Estremoz, Montemor-o-Novo, Lagoa, Beja, Vila Moura, Évora, Parque de Serralves do Porto, entre outros pontos do país.

Também no estrangeiro tem sido solicitada a intervenção da universidade, que classificou já oliveiras em Bordéus, Girona, Málaga e na Ilha de Menorca, onde classificou uma oliveira com 2.310 anos.

O método de datação das árvores milenares foi desenvolvido pela UTAD e a patente registada em nome da academia transmontana e do empresário André Soares dos Reis, proprietário do Grupo "Oliveiras Milenares".

A datação de árvores relativamente jovens é, de um modo geral, fácil, sendo neste caso normalmente utilizados métodos óticos para a avaliação da sua idade, como a contagem dos anéis de crescimento.

No entanto, a utilização deste sistema em árvores muito antigas era "impraticável" pois, na maioria dos casos, a parte central das árvores e que corresponde à sua zona mais velha fica oca.

Com o método da UTAD, o cálculo é feito através de um modelo matemático que relaciona a idade com uma característica dendrométrica do tronco, como seja o raio, diâmetro, a altura ou perímetro do tronco.

A nova metodologia não provoca a destruição da árvore, pois não obriga ao seu abate, permite a sua utilização em árvores ocas e não provoca lesões que comprometam a sua sanidade.

Ainda são mais velhas que o karkov.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quote

ALUNOS DO BÁSICO QUESTIONADOS SOBRE A SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL EM ESCOLA DO PORTO

10 out 2018 12:42

 

A Escola Básica Francisco Torrinha, no Porto, entregou aos alunos de 9 e 10 anos uma “ficha sociodemográfica” em que pergunta às crianças se se sentem atraídas por homens, mulheres ou por ambos.

"Sinto-me atraído/a por: Homens, Mulheres, Ambos" é uma das questões do questionário entregue aos alunos do 5.º ano da Escola Básica Francisco Torrinha, no Porto. Na ficha constam ainda outras questões como, por exemplo, se os alunos namoram ou já namoraram anteriormente.

O caso tornou-se público depois de ter sido divulgada uma fotografia dessa ficha nas redes sociais.

Sabe-se, para já, que é um caso isolado

No questionário em causa, o aluno inquirido tem nove anos. São também feitas outras questões sobre a nacionalidade e o agregado familiar da criança. São ainda pedidas informações sobre o encarregado de educação.

Ao SAPO Lifestyle, fonte do Ministério da Educação (ME) diz que se trata apenas de um "caso isolado" e informa que está já a investigar o sucedido. A mesma fonte remete, por isso, esclarecimentos para mais tarde. Entretanto a Lusa informa que o Ministério da Educação já pediu à instituição de ensino esclarecimentos sobre o inquérito.

"O ME não conhecia o inquérito em questão. Sabe-se, para já, que é um caso isolado. O ME está a apurar informação junto do estabelecimento escolar em causa", lê-se na resposta da tutela.

A Associação de Pais já mostrou a intenção de realizar uma reunião com a coordenação da escola para clarificar o caso, não pretendendo, antes disso, fazer declarações públicas sobre o assunto.

Pais foram informados de uma nova disciplina

De acordo com um encarregado de educação ouvido pela Lusa, numa reunião de pais dos alunos do 5.º ano os responsáveis pelos alunos “foram avisados da existência” da disciplina “Cidadania”, no âmbito da qual “se abordariam temas como as relações interpessoais e violência no namoro”.

Os encarregados de educação receberam um papel em casa para autorizar a participação dos seus filhos nesta disciplina, mas não esperavam que fossem colocadas questões como estas, acrescentou o mesmo encarregado de educação.

A Lusa tentou também, sem sucesso, obter uma reação da coordenação da Escola Francisco Torrinha e da sede do agrupamento, a Escola Garcia de Orta.

A instituição de ensino já fez saber que não comenta o caso. O SAPO Lifestyle tentou contactar o diretor da escola, que até ao momento também se mostrou indisponível para falar sobre o assunto.

Na ficha em questão - uma folha A4, sem qualquer identificação ou logótipo da escola, agrupamento ou entidade responsável pelo questionário, tendo como título "ficha sóciodemográfica" - é pedido à criança que escreva a sua idade e que identifique a sua identidade de género (homem, mulher ou outro).

Outro inquérito polémico

Em setembro, no arranque do ano letivo, um outro inquérito entregue a alunos de escolas do Grande Porto e da Grande Lisboa também gerou polémica: na altura perguntava-se aos estudantes se eram de origem "portuguesa, cigana, chinesa, africana, Europa de Leste, indiana e brasileira ou outra".

O caso foi denunciado ao Alto Comissariado para as Migrações e junto da secretária de Estado da Cidadania e Igualdade por ser considerado "racista".

O questionário acabou por ser retirado pela Direção-geral de Educação (DGE).

Com Lusa

 

Link to comment
Share on other sites

Não sei se se lembram de há uns dias ter saído uma noticia de uns inquéritos numa escola de moatosinhos, sobre ascêndencia dos pais, orientação sexual e mais umas botas

Segundo o record agorá é uma escola do FC Porto lol

Quote

 

Escola do FC Porto fez inquérito sobre orientação sexual a alunos do 5.º ano

Ministério da Educação pede esclarecimentos

 

https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/escola-do-fc-porto-fez-inquerito-sobre-orientacao-sexual-a-alunos-do-5-ano

  • Haha 1
  • Facepalm 2
Link to comment
Share on other sites

Quote

Governo espanhol aumenta salário mínimo em 22%

Joana Almeida 11 Outubro 2018, 11:41

A atualização da remuneração mínima dos trabalhadores para os 900 euros é uma das medidas inscritas no Orçamento do Estado (OE) para 2019, com vista à aprovação no Parlamento, onde o atual governo não tem maioria.

O governo espanhol de Pedro Sánchez chegou a acordo com o Podemos para aumentar em 22% o salário mínimo dos trabalhadores. A atualização da remuneração mínima dos trabalhadores para os 900 euros é uma das medidas inscritas no Orçamento do Estado para 2019, com vista à aprovação no Parlamento, onde o atual governo não tem maioria.

Com esta medida, o salário mínimo dos trabalhadores deve passar dos atuais 735,90 euros para 900 euros já no próximo ano. A atualização corresponde a uma subida de 164,10 e resulta de várias cedências do governo espanhol com o Podemos. Pedro Sánchez defendia uma subida do salário mínimo para os 850 euros, enquanto o partido de Pablo Iglesias exigia mil euros. A solução passa pelo meio termo.

O chefe do executivo espanhol e o líder do Podemos estiveram reunidos esta madrugada para fechar o acordo sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano. Entre outras medidas acordadas estão a subida de 3% para as pensões mínimas e não contributivas e a criação de um imposto de 1% sobre fortunas superiores de 10 milhões de euros.

Quote

PSD, PS e CDS rejeitam recomendação do PCP para aumento do salário mínimo para 650 euros

12 out 2018 12:54

As bancadas do PSD, PS e CDS-PP votaram esta sexta-feira contra e inviabilizaram o projeto de resolução do PCP que recomendava ao Governo o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) para 650 euros mensais em janeiro, na sessão plenária da Assembleia da República.

Os deputados de PCP, que apresentaram o texto da resolução, e os do BE, de "Os Verdes" e o parlamentar único do PAN votaram a favor da iniciativa.

Achei graça encontrar estas duas notícias juntas.

Link to comment
Share on other sites

  • Stone locked and unlocked this topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.