Jump to content

Notícias Variadas sobre Temas em Geral


GODfromage
 Share

Recommended Posts

O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente:
  • Online para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação;

Faça o seu pedido aqui.

  • Presencialmentepara cidadãos portugueses com cartão de identificação e cidadãos estrangeiros com passaporte, residentes em Portugal, num balcão de atendimento dos:
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Quote

França vai proibir telemóveis nas escolas a partir do próximo ano letivo

12 dez 2017 09:49

A medida deverá afetar desde a educação de primeiro ciclo ao ensino secundário, ou seja alunos até aos 15 anos.

Era uma promessa eleitoral de Macron e o seu ministro da Educação, Jean Michel Blanquer, confirmou agora que há intenção de a cumprir: proibir o uso de telemóveis nas salas de aula.

De acordo com o responsável político, numa entrevista à RTL, a medida está a ser estudada, em diferentes variantes, e pretende-se que entre em vigor já a partir do início do próximo ano letivo, em setembro de 2018.

"Estamos a trabalhar nessa questão", disse, sublinhando que os telemóveis são já proibidos em "algumas instituições" francesas. "Há escolas particulares que o fazem sem problemas", salientou Blanquer.

A medida é justificada não apenas ao nível meramente do plano educativo, mas também como uma questão de saúde. “É uma mensagem de saúde pública que diz respeito às famílias. "Não é saudável que crianças com menos de sete anos passem tanto tempo em frente aos ecrãs", sublinhou.

Excelente medida :y:

 

Link to comment
Share on other sites

Claro, porque tirar direitos e liberdades às pessoas, mesmo que menores, é de aplaudir. Estamos em 2017. Smartphones faz parte da nossa cultura e de quase toda a vida de miudos a quem isto afecta.

E com isto nao quer dizer que concordo em dar se telemoveis a miudos de 10 anos. Mas querem miudos mais saudaveis e atentos nas escolas, melhorem as condições e o programa da escola para manter os putos activos e interessados.

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

Acho bem proibir dentro da sala de aulas, por muito bom que seja o programa os putos nao vao descolar a retina do facebook e instagram se tiverem a oportunidade de o fazer.

Imagina que tivessemos todos um gameboy e que o pudessemos levar para as aulas sendo putos, ta bem, podia ser o programa mais interessante do mundo mas o Mario precisa de salvar a princesa com urgencia.

Edited by skaazi
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Concordo dentro da sala de aulas. Só quem não sabe minimamente como é a realidade hoje em dia dentro de uma sala de aula de preparatório/secundário pode deixar de concordar e alegar perdas de liberdades e direitos. 

Proibir dentro do recinto escolar para mim, neste momento, não faz muito sentido e preciso de ver isso bem argumentado e justificado. 

Edited by Kinas_
Correção
Link to comment
Share on other sites

Não conheço a realidade Francesa, se calhar eles têm um problema com isso lá. Mas o corpo da notícia fala apenas dentro das salas, e aí sou 100% a favor. Mas se por acaso estiverem a falar da escola em termos absolutos então ai já sou completamente contra.

Link to comment
Share on other sites

No JN não falam em salas de aula...

Quote

Os telemóveis serão oficialmente proibidos para os estudantes de todas as escolas francesas, no arranque do próximo ano letivo, no outono de 2018.

A informação foi revelada pelo ministro da Educação francês, Jean-Michel Blanquer, numa entrevista ao jornal francês "Libération".

"Estamos a trabalhar nessa questão", disse, sublinhando que os telemóveis são já proibidos em "algumas instituições" francesas. "Há escolas particulares que o fazem sem problemas", salientou Blanquer.

Além de promover um melhor ambiente escolar, esta medida, que fez parte das promessas da campanha do presidente Emmanuel Macron, pretende melhorar as condições de saúde das crianças. "Não é saudável para os mais novos passarem tanto tempo em frente aos ecrãs. Crianças com menos de sete anos não deviam estar em frente a ecrãs", sublinhou.

Apesar da proibição, será possível guardar os telemóveis em armários específicos para serem utilizados em situações particulares. "Os telemóveis podem ser necessários para fins educacionais e para casos de emergência", refere.

Na mesma entrevista, o ministro abordou o regresso dos uniformes, que podem "ser autorizados nas instituições que o desejarem".

Pais proibidos de usar símbolos religiosos em visitas de estudo

O ministro também se pronunciou sobre a utilização de símbolos religiosos pelos pais que acompanham os filhos em visitas de estudo.

"A minha opinião pessoal é a de que quem acompanha um estudando deve estar numa posição semelhante à de um funcionário público, cumprindo as regras", disse Jean-Michel Blanquer.

Esta posição contraria um estudo do Conselho de Estado, de dezembro de 2013, que sustenta a ideia de que os pais que acompanhem os filhos em visitas de estudo não podem ser considerandos auxiliares de serviço público, estando assim livres da neutralidade religiosa imposta aos professores.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Oh dentro da sala até pensava que ja era proibido... e também concordo. Mas tenho a impressão que estão a falar da escola no geral, daí falarem de miúdos sempre agarrados ao ecrã não ser saudável. 

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, Vasco G said:

A ser na escola em termos absolutos é um exagero.

Também acho mas depois de ouvir algumas histórias (como fotos a meninas de 10 anos, andar as mostrar vídeos porno a miúdos e miúdas, filmar bulying só para meter no YT e coisas piores) dá que pensar...

Link to comment
Share on other sites

Just now, Vasco G said:

Isso não fazem na escola fazem noutro sitio qualquer, as proibições nesse aspecto não resolvem nada.

É como o fumar... se não o fazem na escola fazem nouro sítio, mas não é por isso que certas escolas proíbem (inclusive a professores).

Atenção que não estou a dizer que concordo com a proibição, mas há mais que apenas distrações com FB e afins...

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, cursed said:

Fumar é uma coisa objectivamente má. Smartphone pode ser benéfico se for bem utilizado e incorporado no ensino. já ha livros escolares com qr codes. 

Foi um mau exemplo, eu sei..

Quanto ao resto:

Quote

Apesar da proibição, será possível guardar os telemóveis em armários específicos para serem utilizados em situações particulares.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quote

Facebook e outras redes sociais estão a destruir a sociedade

PEDRO PINTO · 12 DEZ 2017 · REDES SOCIAIS8 COMENTÁRIOS

 

Que as redes sociais vieram mudar muita coisa disso ninguém tem dúvida. No entanto, e na opinião de Chamath Palihapitiya, ex funcionário do Facebook, as redes sociais são uma máquina que “exploram vulnerabilidades na psique humana” e estão a destruir a sociedade.

fb-720x405.jpg

 

Chamath Palihapitiya chegou a ser vice-presidente do Facebook para a área da expansão de utilizadores. Hoje sente uma culpa tremenda por ter ajudado a criar uma máquina que está a ajudar a destruir a sociedade. De acordo com Palihapitiya, as redes sociais estão a “programar” o cérebro dos cidadãos de uma forma que “elimina o discurso civil e a cooperação, fomentando a desinformação e a mentira”.

Relativamente ao uso das redes sociais, Palihapitiya revela que “não usa essa ‘m…’ e não deixa que os filhos as usem também”. A todos os cidadãos aconselha que façam uma pausa a sério na utilização das mesmas (não apenas do Facebook, mas de todas).

Palihapitiya considera ainda que os comportamentos que os utilizadores das redes sociais têm estão a ser programados e avisa que os “efeitos de curto prazo, de libertação de dopamina, que está na origem de ciclos que estão a destruir a forma como a sociedade funciona”.

Podem ver toda a entrevista no seguinte vídeo

Conferência da Stanford Graduate School of Business

Como exemplo da “manipulação” que as redes sociais permitem, Palihapitiya relembrou o que se passou na Índia onde foram mortas 7 pessoas por ter havido um conjunto de mensagens falsas no Whatsapp, que faz parte do Facebook, e que fizeram várias pessoas acreditarem que um grupo de visitantes eram raptores de crianças.

https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/redes-sociais-estao-destruir-sociedade/

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Stone locked and unlocked this topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.