Jump to content

35ª Supertaça Cândido de Oliveira


Recommended Posts

Todos junto até à Supertaça

Por ABOLA

Já está em contagem decrescente o primeiro jogo oficial da época, com o FC Porto a defrontar no próximo dia 10 o V. Guimarães, na Supertaça Cândido de Oliveira. Está entretanto também em contagem decrescente a sorte de cada um daqueles que ainda fazem parte do plantel azul e branco e estão no fio da navalha. Mas pelo menos até ao desafio em que estará em discussão o primeiro troféu da temporada, os que se têm revelado como os elos mais frágeis deste FC Porto para 2013/14 poderão continuar a viver o sonho...

O jogo com a equipa minhota realiza-se somente a uma semana da primeira jornada do campeonato, marcada para o fim de semana seguinte ao desafio da Supertaça, em Aveiro, mas nem por isso parece haver pressa em emagrecer já o plantel para números aceitáveis - são 28 jogadores, já a não contar com Kadú, em trânsito para os bês. Nem tão pouco parece que vão ser resolvidos aqueles casos que, à partida, até deixarão pouca ou nenhuma margem para dúvidas sobre o destino a dar-lhes mais cedo ou mais tarde.

Tantas interrogações...

Paulo Fonseca tem naturalmente muitas reservas, não só em termos do sistema de jogo que servirá melhor os seus interesses e os do clube, quer na equipa e até no banco dos suplentes, hesitará igualmente sobre aqueles em relações a quem que deverá abrir mão ou não. Tiago Rodrigues, Ricardo e Carlos Eduardo estarão na primeira linha de partida, muito particularmente os ex-vitorianos, que até poderão regressar por empréstimo à sua já antiga casa...

As contingências próprias de um mercado que se manterá aberto até ao dia 31 e as indefinições de quem poderá ainda chegar e partir acabam por condicionar esta necessária filtragem, se bem que também todo aquele processo de empréstimos estratégicos, que passa não só pelo clube como pelos jogadores, leve o seu tempo para que nenhuma das partes venha a arrepender-se mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

supertaca1.jpg

Supertaça Cândido de Oliveira ganha nova imagem

Foi esta segunda-feira apresentada o novo troféu e imagem da Supertaça Cândido de Oliveira, em homenagem ao antigo jogador, jornalista e fundador, com António Ribeiro dos Reis, do jornal A BOLA.

Numa cerimónia que decorreu na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o presidente Fernando Gomes assumiu o compromisso de dar um novo impulso e valorização à prova.

«A Federação está a desenvolver um trabalho que procura mostrar uma visão clara para as marcas, os espaços e as referências que pretende não deixar cair em esquecimento ou, talvez pior que isso, em acentuado processo de desvalorização A Supertaça Cândido de Oliveira não é apenas mais um jogo de pré-temporada. É a última provação de quem conquista o campeonato e a Taça de Portugal. É o jogo dos jogos», disse durante a apresentação.

A mudança conceptual da imagem da prova provém «de um trabalho de reflexão e homenagem ao mestre Cândido de Oliveira». «Valorizar a sua obra, o seu exemplo, não podia ficar apenas em palavras», acrescentou Fernando Gomes.

Em memória do fundador de A BOLA foi ainda exibido um documentário intitulado «Cândido de Oliveira, o Mestre do futebol», numa co-produção entre a FPF e a RTP, que será passado na televisão pública no dia da Supertaça, 10 de agosto pelas 11 horas, em que se enfrentam o FC Porto e o V. Guimarães.

«O exemplo de Cândido de Oliveira fica imortalizado e reavivado na memória de todos os desportistas», disse o presidente da FPF.

A Bola

supertaca4.jpg

supertaca3.jpg

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Paulo Fonseca aposta em sete repetentes de há um ano

Por ABOLA

As escolhas de Vítor Pereira continuam a ser um bom suporte temático para Paulo Fonseca e um ano depois do ex-treinador do FC Porto ter optado por lançar Fernando, Lucho e Defour para o primeiro jogo oficial da época, eis que o novo técnico preserva e reforça esse mesmo figurino para o primeiro jogo de 2013/2014, frente ao V. Guimarães.

Esta aposta numa linha contínua pode parecer um pouco singular, porque entretanto o FC Porto foi ao mercado reforçar-se com quatro médios, mas a verdade é que Paulo Fonseca prefere fidelizar o modelo antigo, ainda que emprestando-lhe uma característica pessoal muito interessante. Vítor Pereira jogava com Fernando apenas como médio de cobertura, desta vez o dragão reformula-se em campo e o novo treinador projeta a inversão do triângulo na linha média.

Frente à Académica, Lucho e Defour jogaram em posição de sintonia, desta vez o belga recua um metros no terreno e em contrapartida o argentino fica mais próximo da área adversária. Trata-se de uma variação menor mas importante na estrutura e que teoricamente habilita o FC Porto a ter mais jogadores na zona de decisão.

Paulo Fonseca repisa o trio de meio-campo que defrontou há um ano a Académica, mas há mais jogadores que continuam com assento na equipa principal. Helton está seguríssimo, Otamendi e Mangala também, bem como Jackson.

Na prática, Paulo Fonseca mantém a confiança em sete dos jogadores que conquistaram a Supertaça em Aveiro no ano passado, manter mais três seria uma impossibilidade, porque Miguel Lopes, que foi lateral-direito, joga agora no Lyon, James transferiu-se para o Mónaco e Atsu foi excluído do grupo principal este ano. Resta Maicon, titular em Aveiro em agosto de 2012, e que agora será suplente...

Link to comment
Share on other sites

Artur Soares Dias dirige FC Porto-V. Guimarães

Por ABOLA

O árbitro Artur Soares Dias foi o escolhido pela Federação para dirigir a Supertaça entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, encontro agendado para o próximo sábado (20.45 horas), no Estádio Municipal de Aveiro.

Internacional desde 2010, Artur Soares Dias prepara-se para apitar a primeira Supertaça, onde será auxiliado por Rui Licínio e João Silva. Rui Silva será o quarto árbitro.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Fucile, Mangala, Otamendi, Maicon e Alex Sandro;

Médios: Fernando, Defour, Herrera, Lucho, Josué e Quintero;

Avançados: Licá, Ghilas, Varela, Jackson e Kelvin.

Link to comment
Share on other sites

Hora de meter uns trocos no Guimas à espera que faça uma gracinha e marque primeiro. Odd de 13. :-..

Depois o FCP dá a volta, só preciso de tempo para fechar a aposta ok? Obrigado.

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Lica titular, lol.

Não da mesmo paar entender esta titularidade. Para alem de não mostrar nada de epecial na pre-epoca deve ter sido o extremo com menos minutos jogados.

Isso é o Paulo Fonseca a tirar uma página do livro de estratégias do Jorge Jesus.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.