Jump to content

Descarrilamento em Santiago de Compostela provocou 79 mortos (atualizado)


Spark
 Share

Recommended Posts

Um comboio que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol, na Galiza, descarrilou, quarta-feira à noite, perto de Santiago de Compostela e provocou dezenas de mortos.

O maquinista do comboio foi constituído arguido pelo juiz de instrução de Santiago de Compostela encarregado do caso, noticia hoje o jornal El País. Segundo o jornal, o condutor do comboio, Francisco José Garzón Amo, foi chamado a prestar declarações como arguido. Depois do acidente, o maquinista manteve comunicações por rádio em que admitiu que ia a uma velocidade muito superior à permitida na curva onde ocorreu o acidente.

De acordo com o jornal "El País", pelo menos 78 pessoas morreram no desastre e mais de 130 ficaram feridas, algumas em estado muito grave. Apenas 111 vítimas estão fora de perigo. Segundo o conselheiro das infraestruturas do Governo Regional da Galiza, os passageiros feridos já foram identificados e não existe qualquer registo de portugueses entre as vítimas. O "El País" noticia que cinco dos feridos estão em coma e entre 15 a 20 encontram-se em estado grave.

O Hospital de Santiago de Compostela pediu entretanto a doacção de sangue para socorrer as vítimas do acidente, que foram também levadas para unidades hopsitalares da Corunha e de Pontevedra.

O comboio transportava 222 passageiros e quatro tripulantes quando descarrilou às 20h45 (19h42 em Portugal Continental), numa zona de curva com velocidade controlada. No momento do acidente o comboio circulava a 190 km/h quando, onde deveria circular, naquela zona, no máximo, a 80 km/h, segundo revelou ao El Mundo o representante do governo da Galiza, Samuel Juarez. Ao fazer a transição da linha de alta velocidade, onde circulava a mais de 200 quilómetros por hora, para a linha convencional, o Alvia não travou o suficiente e duplicou a velocidade permitida, o que terá feito com que, numa curva apertada, algumas carruagens descarrilassem.

Os maquinistas sofreram apenas ferimentos ligeiros. "Vou a 190! Somos humanos, nós somos humanos", comunicou à estação de comboios um dos maquinistas no momento em que se deu o acidente. Ao explicar o que aconteceu, frisou que tinha dores na coluna e nas costas, lembrando os passageiros que iam a bordo. "Espero que não haja mortos porque ficarei com peso na consciência", lamentou.

Abertura de inquérito

A Renfe já ordenou a abertura de um inquérito para apurar as causas do descarrilamento, no entanto, o excesso de velocidade é uma das causas apontadas. De acordo com o "El País", apesar de o troço ser novo e de ter sido adaptado à alta velocidade, o mesmo não aconteceu com o sistema de sinalização. O troço ferrovirário tem um ano de existência e está preparado para receber o TGV.

Este é o primeiro acidente com vítimas mortais numa linha de alta velocidade em Espanha, tendo sido considerado o maior acidente ferroviário dos últimos 40 anos. A situação levou ao cancelamento das festas de Santiago de Compostela, que deveriam começar esta quinta-feira e que costumam atrair todos os anos milhares de pessoas.

A Galiza já decretou sete dias de luto, enquanto o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou hoje três dias de luto nacional. "Hoje vou assinar um decreto a declarar três dias de luto nacional em toda a Espanha, disse Rajoy em conferência de imprensa após visitar o local do acidente, assim como os feridos e as famílias das vítimas.

O rei de Espanha, Juan Carlos, e o príncipe Felipe cancelaram todos os compromissos públicos que tinham agendados para hoje em sinal de luto.

Em declarações à TSF, fonte próxima do ministério dos Negócios Estrangeiros informou que Portugal está disponível para ajudar o país vizinho no que for necessário.

No Brasil, o Papa Francisco já lamentou o sucedido, lembrando que alguns dos passageiros seriam peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. Ainda hoje será celebrada uma missa em homenagem às vítimas do desastre.

Video do acidente

Primeiras imagens após o acidente

Edited by Spak
Link to comment
Share on other sites

Se era uma zona de 80Km/h, como é que o comboio passou lá ao dobro da velocidade?

É ridículo nos dias de hoje, os comboios não terem sistemas inteligentes que em caso de falha humana, abrandem automaticamente...

Vivemos actualmente o fulgor do desenvolvimento de novas tecnologias e no entanto ao nível da aviação/comboios o desenvolvimento está praticamente estagnado.

Link to comment
Share on other sites

Concordo, mas pode ter havido alguma falha mecânica ou electrónica.

É melhor esperar pelas conclusões finais antes de atribuir culpas ao maquinista.

Edited by ccrgs
Link to comment
Share on other sites

Esta parte da notícia

"Vou a 190! Somos humanos, nós somos humanos", comunicou à estação de comboios um dos maquinistas no momento em que se deu o acidente... "Espero que não haja mortos porque ficarei com peso na consciência", lamentou.


somehow faz-me pensar que há falha humana e não mecânica/eletrónica.

Mas vamos esperar para ver.

Link to comment
Share on other sites

@ccrgs - Não obrigatoriamente. Mas essa possibilidade pode ganhar aqui algum corpo.

Não se esqueçam que o comboio tinha acabado de sair de uma linha de alta velocidade onde ia a mais de 200 e transitou para uma convencional.

É suposto iniciar o abrandamento bastante antes de entrar na convencional e isso parece que não se verificou, pelo menos não o suficiente. Mesmo que essas linhas tenham o sistema de travagem eletrónico, uma massa daquelas dimensões a mais de 200 não passa para 100 em meia-dúzia de segundos.

Esse sistema, a ter sido acionado, pode ser o que levou o aparelho a reduzir de mais de 200 para os 190 da altura do acidente, apenas.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Se era uma zona de 80Km/h, como é que o comboio passou lá ao dobro da velocidade?

É ridículo nos dias de hoje, os comboios não terem sistemas inteligentes que em caso de falha humana, abrandem automaticamente...

Vivemos actualmente o fulgor do desenvolvimento de novas tecnologias e no entanto ao nível da aviação/comboios o desenvolvimento está praticamente estagnado.

oi? :blink:

Link to comment
Share on other sites

ACIDENTE NA GALIZA

Ronaldo abandona estágio para doar sangue

Cristiano Ronaldo deixou o estágio do Real Madrid, no sul de França, e deslocou-se à Galiza para doar sangue às vítimas da tragédia de Santiago de Compostela.

Cristiano Ronaldo deslocou-se nesta quinta-feira à Galiza para doar sangue às vítimas do acidente de comboio que provocou, na quarta-feira, pelo menos 80 mortos e 140 feridos.

O capitão da seleção nacional estava no sul de França, no estágio do Real Madrid em Lyon, mas abandonou a concentração, segundo avança o jornal catalão Mundo Deportivo.

O futebolista já tinha reagido à tragédia nas redes sociais: "Foi com grande tristeza que tive conhecimento da notícia do acidente de comboio em Espanha. Estou solidário com as vítimas e peço-vos que ajudem as entidades locais com os feridos."

DN

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Se era uma zona de 80Km/h, como é que o comboio passou lá ao dobro da velocidade?

É ridículo nos dias de hoje, os comboios não terem sistemas inteligentes que em caso de falha humana, abrandem automaticamente...

Vivemos actualmente o fulgor do desenvolvimento de novas tecnologias e no entanto ao nível da aviação/comboios o desenvolvimento está praticamente estagnado.

oi? :blink:

Desde a 2ª Guerra Mundial que não há praticamente avanços na Aviação/Comboios... tudo o que há são melhorias...

Link to comment
Share on other sites

Vocês acreditam mesmo que o Cristiano Ronaldo abandonou o estágio do Real Madrid para ir dar sangue à Galiza? Mesmo? E viram a notícia do Mundo Desportivo espanhol, com uma foto dele a tirar sangue que em nada é actual?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.