Jump to content

Metro De Lisboa Vai Ter Cobertura Móvel


slang
 Share

Recommended Posts

Metro de Lisboa vai ter cobertura móvel

2004-11-16 Ver comentários 

A arreliadora impossibilidade de falar ao telemóvel nas estações subterrâneas ou mesmo dentro do Metro de Lisboa está prestes a terminar. O Telemoveis.com sabe que a cobertura de rede no subterrâneo da capital vai estar disponível no ano que está prestes a começar.

A partir de 2005, vai ser possível falar ao telemóvel nas estações do Metropolitano de Lisboa, à imagem do que já acontece nas estações subterrâneas do Metro do Porto. Embora a empresa que gere o Metro alfacinha não considere oportuno comentar o assunto nesta altura, o Telemoveis.com sabe que a cobertura móvel estará disponível dentro de meses.

Contactados pelo Telemoveis.com, os três operadores prestaram declarações um pouco díspares quanto ao timing de entrada em funcionamento da cobertura de rede no metropolitano da capital. Enquanto a TMN entendeu por bem não comentar o assunto, Luísa Pestana, directora de comunicação institucional, apoio à gestão e responsabilidade social da Vodafone, revelou estar "efectivamente em curso um projecto conjunto dos três operadores de telecomunicações móveis, que está a ser desenvolvido pelas respectivas áreas técnicas."

Para a multinacional britânica, a estimativa é que, "se tudo correr como previsto, poderá entrar em funcionamento a partir do próximo Verão", afiança Luísa Pestana. A responsável adianta ainda que "os requisitos e especificidades técnicas concretas estão, neste momento, em análise", acrescentando, "quanto ao investimento", ser ainda cedo para "adiantar estimativas, dada a complexidade do projecto."

Por seu turno, a Optimus assegura que terá cobertura no Metro de Lisboa já no início de 2005. "De acordo com o plano actual proposto e em discussão com a administração do Metro de Lisboa, será possível dar início aos trabalhos ainda em 2004, sendo que é expectável que, já no primeiro trimestre de 2005, exista cobertura no Metro de Lisboa", revelou fonte do departamento de relações públicas do operador do grupo Sonae.

Segundo a Optimus, "o projecto que está em análise", que incluirá a cobertura de 36 quilómetros de linhas e de 44 estações, "deverá providenciar cobertura abrangente 2G e 3G a toda a rede do Metro", estando preparado para "acompanhar futuras evoluções da rede do Metro de Lisboa."

O operador garante ainda que, "durante o Euro 2004, a Optimus tomou mesmo medidas no sentido de garantir o prolongamento da cobertura nos acessos às estações" e que, "à semelhança do que aconteceu para o Metro do Porto, os três operadores reuniram-se no sentido de apresentar à administração do Metro de Lisboa um projecto conjunto."

De acordo com a Optimus, o processo encontra-se actualmente na fase de "elaboração de requisitos (caderno de encargos), selecção e adjudicação da empresa que irá implementar o projecto." Recorde-se que as estações subterrâneas do Metro do Porto têm cobertura móvel desde o mês de Junho, conforme foi oportunamente noticiado pelo Telemoveis.com.

source: telemoveis.com

Link to comment
Share on other sites

O do Porto desde q existe tem cobertura movel! :D

[/quotoh mas o metro do porto é quase todo de superficie, ou seja igual ao eletrico daqui :P :P :P

Nem todo!

Inda tem uma certa profundidade por exemplo no Bolhão, no Dragão, Campo 24 de Agosto e n me vem mais nenhum sitio á cabeça de momento! Deve ser das horas lol

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.