Jump to content

Taça de Honra de Lisboa - Prova mais antiga do futebol português


Kubrick
 Share

Recommended Posts

:god:

O regresso da mítica prova que esteve fora da ribalta nos últimos 20 anos. Est aé 99ª edição e vai haver derby! :scp: :slb:

A 99ª edição da Taça de Honra de Lisboa vai abrir com o primeiro derbi Benfica-Sporting da época 2013-2014, a disputar no estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, no dia 20 de julho.

A informação foi avançada pelo presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Lobo, depois de anunciar que "a prova mais antiga" do futebol português vai ser retomada 20 anos depois da última edição, que se realizou na temporada 1993-1994, e terá, pela primeira vez, transmissão televisiva em direto.

A competição, que junta os clubes de Lisboa, inicia-se com a partida que oporá o Estoril ao Belenenses, dia 20, às 18:30, com transmissão na RTP-Informação.

Também dia 20, às 21:15, terá lugar o derbi Benfica-Sporting, desta vez com transmissão em direto na RTP1.

A 21 de julho, às 18:30, vai realizar-se o encontro para apurar o terceiro e quarto lugares (transmissão no canal informativo), disputando-se a final às 21:30, com transmissão em direto no canal um. Todas as partidas serão disputadas no estádio do Estoril-Praia.

De acordo com Nuno Lobo, a Taça de Honra de Lisboa começou a disputar-se na época de 1914-1915 e o Sporting lidera em títulos (29), seguido do Benfica (19), Belenenses, Vitória de Setúbal, Casa Pia e Império, clube que já desapareceu

Na sessão de apresentação, tanto Nuno Lobo como os responsáveis do Sporting, Estoril e Belenenses - o Benfica esteve ausente - elogiaram a competição, sublinhando que vai permitir "abrir o apetite" para o campeonato, que terá início cerca de um mês depois.

Miguel Barroso, diretor-adjunto de Informação da RTP, recordou que a Taça de Honra de Lisboa, apesar de ser quase centenária, nunca teve transmissão televisiva em direto, enaltecendo a televisão pública por fazê-lo "99 anos depois do início da prova e 56 anos depois do nascimento da TV".

Lusa

:clap:

Link to comment
Share on other sites

Qual o criterio para entrar, os 4 mais bem classificados? Also o Vitoria de Setubal ja ganhou uma?

AF de Lisboa?

é pena é que seja como trofeu de pre epoca. Ali na altura do natal é que era mel.

Edited by riks
Link to comment
Share on other sites

se calhar nao percebi o que estavas a dizer. Mas nao faz sentido que o vitoria tenha vitorias numa competição da AFLisboa. Pode ser que antes houvesse pouca competição em setubal e estivesse inserido.

Edited by riks
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

PArece que o SCP vai jogar com os B.

O benfica supostamente também iria jogar com os B, mas como cancelou o estágio e vai estagiar no Seixal, fico na dúvida se vão os B ou os A. alguém sabe?

Link to comment
Share on other sites

O Vitória tem 2 Taças destas no seu palmarés, em 23/24 e 26/27. Inclusivamente, em 26/27 fez a dobradinha (Campeonato de Lisboa e Taça de Honra). Disputávamos as competições de Lisboa, porque era a essa associação que pertencíamos. A AF Setúbal só foi fundada em 1928 e a partir daí, passámos a competir no Campeonato de Setúbal, abandonando as competições de Lisboa.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje há derby alfacinha.

Taça de Honra: agora é a cores, mas sem o verde de Jardim
AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão 2013/14, Benfica, Sporting | 2013-07-20 03:00

Benfica e Sporting disputam um dos encontros da meia-final da Taça de Honra, uma competição que não se realizava desde 1993/94 e que regressa ao panorama da AF Lisboa num ano em que essa associação volta a ter quatro clubes no principal escalão do futebol português.

Ponto prévio: o Sporting está no Canadá e volta apenas na segunda-feira, portanto a equipa que se vai apresentar no António Coimbra da Mota será constituída por jogadores da equipa secundária e por atletas que não seguiram viagem para terras americanas.

149725_peq_.jpg.jpg
A Taça de Honra da Associação lisboeta volta à ribalta do futebol local (e nacional), 99 anos depois da sua primeira edição e 20 anos depois do último torneio. O Belenenses foi o último vencedor da prova e tem 12 no total, atrás do Benfica (19) e do Sporting (29), o detentor do maior número de troféus.

A prova será realizada no formato habitual, com as meias-finais a acontecerem este sábado e a final a estar marcada para domingo. Os encontros serão decididos nos 90 minutos ou, caso persista a igualdade, recorrer-se-á à marcação de grandes penalidades.

Benfica volta aos relvados portugueses 55 dias depois da machadada final

Foi a 26 de maio que os encarnados pisaram pela última vez a relva portuguesa em jogos oficiais, numa lembrança tenebrosa daquele consolidar de títulos perdidos. Ricardo e Soudani tinham operado a reviravolta que, acrescentando ao pontapé de Kelvin e à cabeçada de Ivanovic, mergulharam os benfiquistas numa profunda depressão.

127326_med_.jpg.jpg
A depressão passou de fora para dentro, com toda a estrutura benfiquista a optar por um silêncio ensurdecedor, interrompido a espaços por assobios de Vieira sobre a renovação de Jorge Jesus e, depois, do próprio Jesus sobre o «caldo Cardozo».

A ida à Suiça, baralhada por uma descoberta de última hora de que «o Seixal reúne ótimas condições de trabalho», foi de bom tom para os encarnados, que mostraram o novo contingente de reforços aos desconfiados adeptos, debaixo de suspiros por um regresso à fase do «acreditar».

Viram-se bons pormenores, agradáveis surpresas e alguns laivos de magia, com Djuricic, Markovic, Sulejmani e Lisandro a mostrarem estofo de reforços de peso, com Rúben Amorim e Urreta a batalharem pelo espaço no plantel, com Salvio, Lima, Gaitán e Matic a explicarem que a qualidade está intacta.

147075_med_apresentacao_benfica_2013_14.
Ainda assim, foram vistas seis bolas a beijarem a rede de Artur e de Paulo Lopes, fugas adversárias nas costas da defensiva encarnada e azelhice a defender nas bolas paradas. Tudo somado e o resultado foi um alerta de Jorge Jesus à chegada da tripulação a Lisboa: há muito trabalho pela frente no capítulo defensivo (apesar de, no mercado, o Benfica continuar a apontar armas para a frente de ataque, nomeadamente com os nomes de Fariña e Pizzi).

Sporting B com os alicerces da construção da obra

O clube do leão, em estágio no Canadá, vai surgir de rosto mudado e... secundário.

Leonardo Jardim delegou a responsabilidade da competição a Abel Ferreira, treinador da equipa número dois dos leões, que não deve querer fazer figura menor, apesar dos menores argumentos que tem e da muita juventude em campo.

Se o Benfica esteve à beira da glória absoluta e acabou em depressão profunda, o Sporting praticamente só conheceu esse sentimento no desenrolar de toda a época passada, que culminou com a pior classificação de sempre no campeonato e com eliminações nas restantes provas.

147207_peq_apresentacao_sporting_2013_14
O ambiente foi de cortar à faca para Godinho Lopes, que não resistiu à demissão e a dar lugar ao candidato por si derrotado no ato anterior: Bruno de Carvalho.

O novo presidente do Sporting tem mostrado sangue na guelra, já se pegou com o FC Porto, já impôs autoridade e austeridade dentro de portas e já avisou: os vícios e as velhas guardas passaram de validade e está aí um Sporting novo.

Bruno de Carvalho até juntou as claques e tem colocado a fasquia num patamar realista, não se aventurando na promessa de títulos e tem tentado arrumar a casa, mas há uma situação com a qual ainda não conseguiu lidar de forma eficaz: Bruma.

Tem sido uma das novelas de verão e promete ainda fazer correr muita tinta, o imbróglio entre jogador (representantes) e Sporting.

99622_med_sporting_apresentacao_equipame

Em questões futebolísticas, a equipa que defrontará o Benfica empatou no último dia 12 no Fontelo, frente ao Académico de Viseu a um golo e, mais do que tentar perceber as arrumações táticas que Abel operará, fica no ar a dúvida de qual jogador poderá ser o próximo a sobressair na Academia do leão, que avizinha mais uma fornada de jovens talentos.

Benfica tem sido melhor

Nos últimos anos, as duas equipas defrontaram-se por diversas vezes e o Benfica tem o melhor registo. Aliás, nos últimos dez jogos, apenas por uma vez os leões saíram vencedores e, nos últimos 20, foram cinco os triunfos leoninos.

Referência também para a outra meia-final, onde Estoril e Belenenses vão também medir forças pelo acesso à final, tratando-se de duas equipas em ascensão: o Estoril atingiu as competições europeias na última temporada, depois do quinto lugar alcançado; o Belenenses regressou este ano ao convívio dos grandes, depois de um percurso praticamente imaculado na Segunda Liga.

Aliás, esse será o encontro entre os dois últimos vencedores do segundo maior escalão do futebol português e um choque entre dois técnicos muito promissores, concretamente Marco Silva e Mitchell Van der Gaag.

O Estoril Praia x Belenenses começa às 18h30 e o Benfica x Sporting rola às 21h15.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.