Jump to content

Tour de França 2013


catxaporra
 Share

Recommended Posts

Ora cá está a mãe de todas as provas:

Tour 2013: 21 etapas de pura emoção
Foi apresentado esta quarta-feira em Paris o percurso da Volta a França 2013. A centésima edição da corrida de ciclismo mais emblemática do mundo terá início na ilha da Córsega e contará com dois contrarrelógios individuais, quatro chegadas ao alto e uma derradeira semana nos Alpes que vai colocar à prova todo o pelotão.

Ao todo são 21 etapas a começar com 3 etapas na Córsega, uma estreia no Tour, depois segue-se o contrarrelógio colectivo de 25kms em Nice já no território continental francês. O pelotão vai ter o primeiro contacto com a alta montanha nas etapas 8 e 9, duas tiradas duríssimas nos Pirenéus que incluem a subida aos emblemáticos Peyresourde e Col d’Aspin.

O primeiro contrarrelógio individual acontece a 10 de Julho, já depois do primeiro dia de descanso, na Bretanha: são 33kms entre Avranches e Mont Saint Michel.

903385-15076446-317-238.jpg

A etapa 15 marcará o regresso da alta-montanha com a chegada ao alto no topo do histórico Mont Ventoux que regressa assim à Volta a França.Outra das grandes novidades é a ascensão do mítico Alpe d’Huez por duas ocasiões durante a etapa 18, um feito inédito a coroar a etapa rainha da prova.

Paris marca o fim da prova mas, a quebrar com a tradição, a derradeira tirada será realizada ao pôr-do-sol. Uma etapa nocturna iluminada pelas luzes dos Campos Elísios foi, nas palavras dos organizadores, a forma encontrada para celebrar da melhor forma o 100º aniversário do Tour.

Christian Prudhomme, director da prova, teve as honras de apresentar o trajeto numa cerimónia que contou com a presença de várias estrelas do ciclismo da actualidade, nomeadamente Bradley Wiggins , Alberto Contador, Andy Schleck, Cadel Evans e Mark Cavendish.

No rescaldo da decisão da UCI em destituir Lance Armstrong dos 7 títulos conquistados da Volta a França, Prudhomme não se coibiu de abordar a temática do doping: “A Volta a frança é a corrida mais importante do mundo. O tour é maior competição itinerante em todo o mundo mas é muito mais que isso: o Tour faz parte do nosso património cultural e desportivo. Reúne pessoas de todas as idades e de todos os estratos sociais. Cimenta valores sociais. A Volta a França vai ser mais forte que o doping. Vai ser mais forte que batotice que está presente nos outros desportos. O nosso inimigo é o doping. Para esta centésima edição do Tour a ideia para o início da prova era simples: um novo começo, bonito e espectacular. A Córsega reúne todos estes três elementos. Outra novidade é a ultima etapa nos campos elísios que irá realizar-se ao pôr-do-sol, por volta das 21:45pm. Será um culminar grandioso que trará muito prestígio a Paris, a "cidade luz"”

A edição 2013 da Volta a França em bicicleta tem início na ilha da Córsega no dia 29 de Junho e termina a 21 de Julho em Paris.

Percurso Volta a França 2013

Etapa 1: Porto-Vecchio - Bastia, 212km
Etapa 2: Bastia - Ajaccio, 154km
Etapa 3: Ajaccio - Calvi, 145km
Etapa 4: Nice - Nice, TTT, 25km
Etapa 5: Cagnes-sur-Mer - Marseille, 219km
Etapa 6: Aix-en-Provence - Montpellier, 176km
Etapa 7: Montpellier - Albi, 205km
Etapa 8: Castres - Ax-3 domaines, 194km
Etapa 9: Saint-Girons - Bagnères-de-Bigorre, 165km
Etapa 10: St-Gildas-des-Bois - Saint-Malo, 193km
Etapa 11: Avranches - Mont-Saint-Michel, ITT, 33km
Etapa 12: Fougères - Tours, 218km
Etapa 13: Tours - Saint-Amand-Montrond, 173km
Etapa 14: Saint-Pourçain-sur-Sioule - Lyon, 191km
Etapa 15: Givors - Mont Ventoux, 242km
Etapa 16: Vaison-la-Romaine - Gap, 168km
Etapa 17: Embrun - Chorges, ITT, 32km
Etapa 18: Gap - l’Alpe d’Huez, 168km
Etapa 19: Bourg d’Oisans - Le Grand Bornand, 204km
Etapa 20: Annecy - Annecy-Semnoz, 125km
Etapa 21: Versailles - Paris/Champs-Elysées, 118km

Parece um bom traçado, em especial a 18ª etapa, na qual os ciclistas vão subir o Alpe D’Huez duas vezes, coisa vista a última vez em 1979 quando o vencedor da escala(s) foi um tal de Joaquim Agostinho.

PROFIL.jpg

Quatro chegadas em alta montanha, duas etapas de alta montanha (Mont Ventoux e a dupla subida ao Alpe d'Huez), um contra-relógio difícil fazem, deste ano, uma prova de trepadores (apenas um crono plano).

Face ao traçado, aposto este ano no Chris Froome (Sky), até pelo que fez no ano passado e neste em montanha. Sempre candidato tem de ser Alberto Contador (Saxo-Tinkoff). O Inglês tem estado melhor nas montanhas e nos contra-relógios nesta temporada, mas Contador é Contador

Curioso para ver a lutar pelo pódio, pela época que está a fazer, aposto também no australiano Richie Porte (Sky), apesar do handicap de ter de levar Froome.
Luta igual pelo pódio, para repetir pódios, os espanholitos Joaquim Rodríguez (Katusha) e claro, Alejandro Valverde (Movistar) e Cadel Evans (BMC).
Confio no Rui Costa (Movistar) para o TopTen e o Andy Schleck (Radioshack) não me parece que consiga mais que umas fugas, pelo baixo de forma que aparenta depois da difícil recuperação à fractura da bacia.
Em relação à equipas, a Sky continua potente como ano passado, apesar da ausência de Wiggins e Rogers, apenas deve dar menos luta nos contra-relógios; A Saxobank Tinkoff tem também uma equipa muito forte para apoiar o Contador; a Garmin pela curiosidade de ver como está o Daniel Martin e é claro, a Movistar, tenho que apoiar a armada espanhola pelo facto de ter o melhor ciclista português da actualidade.
Transmissão
Este ano teremos uma pequena grande novidade no que toca a transmissão televisiva. A Volta a França passa da RTP Informação para a RTP 2, o que significa que poderá ser vista em todas as casas que só têm os quatro canais. Isto é serviço público.
Na Eurosport as transmissões começarão geralmente às 13h, com exceção de alguns dias que terão transmissão completa. Na RTP 2 iniciarão por norma às 13h30 e não sei se haverá exceções. Na RTP 2 teremos o João Pedro Mendonça e o Marco Chagas, que na minha opinião formam uma das melhores equipas de comentários desportivos em Portugal. O João Pedro é um excelente jornalista (por isso no ano passado, como em 2008, foi destacada para os Jogos Olímpicos e não esteve no ciclismo) e o Marco Chagas é uma das pessoas em Portugal que mais sabe de ciclismo e melhor fala da modalidade. Dá sempre para aprender um pouco mais.

Útil:

http://www.letour.fr/le-tour/2013/us/

Se quiserem fazer uma liga do FNF:

Fantasy Tour de France
Fantasy Tour de France
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Os comentadores da Eurosport são mellhores. O Luís Piçarra, o Paulo Martins e o Olivier Bonamici.

Vejo sempre na Eurosport, não suporto o João Pedro Mendonça.

Acho um piadão ao Olivier, na RTP gosto do Chagas

Link to comment
Share on other sites

Já estava definido há meses, mas este é o melhor traçado de que tenho tenho memória. Grande espetáculo em perspetiva, principalmente pelas montanhas, onde temos muitos candidatos.

Reparem também na lista de sprinters, dos 10 melhores do mundo, falta 1 ou 2 só.

Quem eu queria que ganhasse era o Purito Rodríguez, já o merece há muito, acredito que se estiver em boa forma faz mais um Top 3 na boa, mas para ganhar é mais difícil...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, criei 2 mini-ligas para quem se quiser juntar do FNF.

A primeira no site que o catxa deixou: http://fantasy.cyclingnews.com/. A liga chama-se FNF e a password é FNF também.

A segunda em http://www.velogames.com/tour-de-france/2013/. O ano passado estivemos nessa e já participei também neste ano quando foi o Giro. Comparando com a do CyclingNews é muito mais completa e dá os pontos de muito mais formas possíveis, além de ter os preços mais "reais". Como desvantagens não tem substituições e não é tão apelativo visualmente. O nome da liga é FNF e o código para entrar é 27215544.

Link to comment
Share on other sites

Bem, esta 1ª etapa, ridícula. Um autocarro ficou preso na meta por ser demasiado alto para o painel que está em cima da etapa e anteciparam a meta em 3 kms, ou seja, a 3 kms antes da meta. Isto quando faltam 10 kms para a verdadeira meta ou meta inicial.

Entretanto o autocarro já saiu e a meta vai ser na inicial.

Edited by justiceer
Link to comment
Share on other sites

Froome ou Contador para liderarem depois do contrarrelógio coletivo? Dificilmente.

Se a Sky vencer o contrarrelógio, o novo camisola amarela será Boasson Hagen e se vencer a Saxo-Tinkoff a liderança será para Nicolas Roche. Caso vença a Movistar, será Valverde.

Aqui ficam alguns possíveis camisolas amarelas se as suas equipas vencerem o CRE:

Sky - Boasson Hagen

Saxo-Tinkoff - Roche

Movistar - Valverde

BMC - Evans

Orica - Simon Gerrans

Garmin - David Millar

Omega Pharma - Michal Kwiatkowski

Radioshack - Bakelandts

PS: perspetivando que os ciclistas em causa chegam junto da sua equipa. 1002767_507963535935432_15844868_n.png

Transmissão da 4ª Etapa (contrarrelógio coletivo) do Tour de France a partir das 14:12h na RTP 2 e no Eurosport.

Link: http://www.rtp.pt/play/direto/rtp2

Link to comment
Share on other sites

Edward "Ted" King foi eliminado da Volta a França ontem, por chegar sete segundos após o fecho do controlo. Ted King caiu na primeira etapa e desde então tem sofrido para terminar as etapas. Logo no primeiro quilómetro do contrarrelógio coletivo perdeu o contacto com a sua equipa mas deu tudo de si para chegar ao final, suportando as dores com o objetivo de terminar o Tour. Por sete segundos foi eliminado, causando uma onda de revolva. Todos compreendemos que é frustrante ser eliminado do Tour assim, mas a questão não é tão simples.

Ted King está longe de ser um grande ciclista mas graças à sua forma de estar tem conseguido bons contratos. Não é sprinter, trepador ou contrarrelogista. É blogger, escreve frequentemente em várias revistas, é socialmente muito ativo e tem uma rede de contactos muito interessante. É desconhecido da maioria dos adeptos europeus, mas popular nos EUA, um mercado que move muitos milhões de dólares. Por tudo isto, a Cervélo interessou-se nele em 2009 e a Cannondale em 2011 (então ainda com a Liquigas). Com um pormenor: o empresário que tratou do contrato com a Liquigas-Cannondale foi Andrew McQuaid, filho de Pat McQuaid, presidente da UCI.

Os comissários estavam então numa situação ingrata. Ou cumpriam os regulamentos e eliminavam Ted King, mesmo que achassem injusto e que tantas vezes grupetos sejam repescados por conterem ciclistas importantes. Ou repescavam Ted King e seriam acusados de beneficiar um cliente do filho do presidente da UCI, já envolto em tantos escândalos.

O que fariam vocês?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.