Jump to content

Greve dos Professores


ruit
 Share

Recommended Posts

Eu sempre fiquei com a impressão de que os professores eram uma "classe" fortemente protegida e privilegiada. Digo isto através de conhecimento de 2 pessoas bastante próximas da minha família e são professores e admitiam demasiadas regalais, até com algum embaraço por causa do tempo livre.

Outra noção que tenho, é que isto foi conquistado através de precisamente uma greve passada (década de 90 ou até 80?) que fizeram, e que agora não me lembro da altura em concreto, mas lembro-me de ser muito discutido e falado.

Depois disso, claro que foi uma profissão muito cobiçada e foi formar professores até deitar por fora.

Ainda hoje, quando ouço falar sobre este assunto, e o JLDR sabe que já dei umas cabeçadas por causa disto com ele, acho uma falta de noção e desrespeito pelas outras classes trabalhadoras.

É a minha bruta opinião, pronto.

Trabalho mais de 40 horas semanais, faço horas extra quando o trabalho assim o requer, ocasionalmente até um fim-de-semana, tenho 22 dias de férias que tenho que deixar a sua organização em grande parte do lado do patronato por questões de agenda e funcionamento da empresa, e devo ter um salário inferior a um professor que está fixo ou efetivo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Esquece, até os de primeiro escalão dão cabo de mim, lol:

http://www.spgl.pt/cache/bin/XPQ3jTwXX13330eV28FetSMaZKU.pdf

E mesmo um não licenciado ganha tanto quanto um estagiário com pós-graduação, no privado, e quando pagam sequer.

http://www.spgl.pt/cache/bin/XPQ3jTwXX13330eV28FetSMaZKU.pdf#page=3

Valores líquidos, atenção. E isto é de 2013.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Os professores mais velhos são uns privilegiados, tanto em salário, como reforma, como em horário.

- Os professores do secundário, que tivessem iniciado a carreira nos anos 70, anos 80 e alguns ainda no inicio dos anos 90 ganham cerca de 4000€ brutos por mês. Acrescido a isto, muitos deles, devido aos anos de carreira que têm, têm horários reduzidos.

- Os professores do 1º ciclo, com o mesmo tempo de trabalho, andam por valores semelhantes.

A cereja no topo do bolo é a reforma, tanto para os do professores do secundário, como dos 1º e 2º ciclo. Sem penalização, a reforma é cerca de 2500€ e com a penalização máxima actual, cerca de metade.

- Nas Universidades, os catedráticos ganham mais. Entre 4000€ e 6000€ brutos. Mas como existe uma hierarquia, os valores já fazem mais sentido, em relação ao que se passa no privado.

Os professores, conseguiram estes aumentos salariais brutais, no inicio deste século. Algures entre 2000 e 2006. Vi casos, de professores que foram aumentados neste espaço de tempo, de cerca de 1500€ para cerca de 3500€.

Actualmente já não é assim, em inicio de carreira, ganham pouco mais de 1000€ brutos e com 10 anos de carreira, a maioria ganha entre 1250€ e 1500€.

Na minha opinião, não há nada que justifique um professor com 10 anos de carreira ganhar 1250€ e um professor da mesma área com 30 anos de carreira, ganhar 3500€. As progressões automáticas, foram um dos grandes flagelos dos gastos com pessoal na educação.

Daí que se calhar, as coisas estão tão más para os novos professores, devido ao excesso de poder que os sindicatos dos professores detêm e dos acordos completamente irrealistas que conseguiram em tempos para os professores.

P.S. O quadro que o Esck mostrou tem os valores mais concretos. O que quero apenas ressalvar, é que uma percentagem bastante elevada de professores, está no escalão máximo e a passagem para esses valores deu-se num curto espaço de tempo, no final do tempo das vacas gordas, de modo a ganhar votos e apoio por parte dos professores. Como é óbvio foi um atentado ao ensino e um atentado aos futuros professores.

Edited by Green Hawk
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Olha que não. A minha ex namorada é professora/formadora na área da psicologia e trabalha bem mais que 40h por semana. Tanto que a principal razão pela qual acabei com ela, é que ela não sabia lidar com a pressão e excesso de trabalho.

O que falo ali em cima, são casos diferentes, são professores mais velhos. Os professores mais novos têm vidas merdosas.

Link to comment
Share on other sites

P.S. O quadro que o Esck mostrou tem os valores mais concretos. O que quero apenas ressalvar, é que uma percentagem bastante elevada de professores, está no escalão máximo e a passagem para esses valores deu-se num curto espaço de tempo, no final do tempo das vacas gordas, de modo a ganhar votos e apoio por parte dos professores. Como é óbvio foi um atentado ao ensino e um atentado aos futuros professores.

Atenção que aquela tabela é só para Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário. Não contempla sequer os catedráticos.

Link to comment
Share on other sites

Está por exemplo aqui a tabela de valores da UMinho.

http://intranet.uminho.pt/uploads/TabelasSalariais/TabelaSalarial-Docentes_Universitarios.pdf

Apesar de tudo, estes valores não são iguais de faculdade para faculdade. Na minha por exemplo existem catedráticos a ganhar perto de 6000€. Depende muito das funções que têm, se são chefes de departamento, se são responsáveis por laboratórios, etc...

Link to comment
Share on other sites

Afinal os exames já não estavam marcados para este dia a quanto tempo? Porque carga de água o gajo do sindicato quis fazer a greve neste dia?

Enviado do meu iOCEAN X7, usando o Tapatalk 2.

Link to comment
Share on other sites

Afinal os exames já não estavam marcados para este dia a quanto tempo? Porque carga de água o gajo do sindicato quis fazer a greve neste dia?

Enviado do meu iOCEAN X7, usando o Tapatalk 2.

Alguém devia ter reparado que calhavam no mesmo dia e remarcavam para um onde não incomodasse.

Link to comment
Share on other sites

Lol, isso nem os médicos fazem pá.. 13 horas diárias?

Desculpa, mas alguém obriga os médicos a mamar dezenas de hora$ extra$ semanais pondo, muitas vezes, em risco a vida dos próprios pacientes?

É por causa de comentários ignorantes como este que citei que concordo a 100% com esta greve.

Lol, olha logo com quem foste responder a dizer que é um comentário ignorante.. Eu falo com conhecimento de causa (x2).

Uma das pessoas em causa que trabalha mais, em média 12 horas por dia, nem sequer é em cirurgias que está mais tempo. Nem sequer no setor publico é. E por a vida em risco? Lol. Há casos, como em todo o lado, mas são raríssimos e não é generalizado e é mais por negligência do que outra coisa.

Comentário ignorante foi o teu. Como se todos os médicos fizessem horas extras só porque na comunicação social se agora falou desse escândalo e também matam pacientes a torto e a direito.

Lol, isso nem os médicos fazem pá.. 13 horas diárias?

Olha que ultimamente ando a fazer 12 horas por dia, por isso não te admires muito...

Sim, 12 horas eu sei que é relativamente comum.. Mais foi mais como referência para comparar em relação a um professor fazer uma média de 13 horas por dia, como o Xutos estava a dizer e já disse que estava a extrapolar.

Link to comment
Share on other sites

Tu não leste nada do que escrevi, pois não - em relação aos professores, no meu primeiro post?

Em relação à tua última frase, é mais uma questão de opinião, porque os casos que falei, preferiam era fazer a segunda parte, porque podiam tratar disso tudo em casa, e as aulas eram um tormento com os alunos da geração anterior e atual ainda pior..

FYI, um dos casos que enunciei, dava aulas na escola do Viso. Por isso, essa parte depende. A questão do horário e do salário, já foi falada.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Já disse e repito.

A classe dos professores pode/deve ser dividida em duas:

Os da velha guarda e os novos.

A diferença entre cada um é como do vinho para a água.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.