Jump to content

Monitor de 27'' (1080p) para trabalho/filmes


Nazgulled
 Share

Recommended Posts

Estava a ponderar comprar um monitor de 27'' para o meu quarto principalmente para trabalho e para ver uns filmes (daí as 27'') de vez em quando já que não tenho TV no quarto. Inicialmente a minha escolha recaía para um que suportava uma resolução de 2560x1440, mas depois de alguma pesquisa, cheguei à conclusão que ligar o meu portátil por HDMI não me vai permitir tirar partido dessa resolução. E o portátil não suporta DVI nem DisplayPort, logo, ficou fora de questão.

Tenho então de baixar a resolução para 1080p e o problema é que tenho lido bastante malta a "queixar-se" que monitores de 27'' não combinam bem com 1080p, que é uma resolução muito baixa para o tamanho do ecrã. Como disse, o portátil vai estar na secretária de trabalho e será maioritariamente para isso. Alguém que tenha um deste tamanho e resolução que possa deixar aqui a sua opinião?

É que a próxima alternativa é um de 23'' ou 24'', que para trabalho serve perfeitamente, mas para me encostar na cama e ver uns filmes com ele na secretária (mesmo chegando o monitor para à frente, devo ficar a mais de 1m) parece-me pequeno de mais.

Opiniões?

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Não. Muito baixa no sentido de ser pouco para um monitor de 27'' e normalmente recomendam algo mais alto, como 1440p. A minha questão é mesmo essa, será assim uma resolução tão baixa? Gostava da opinião de alguém que tivesse um com estas características.

Lá no trabalho temos um de 27'' a 1440p, o Apple Thunderbolt, mas pelos motivos que já expliquei, não posso adquirir um com tal resolução.

Link to comment
Share on other sites

Naz o portátil vai e vem, a TV não será um investimento mais permanente?

Não compreenderá mais ficar prevenido, já que a diferença poderá não ser tanta assim em termos de preço?

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um Asus MX279H (27") e um HP w2558hc (25") no meu desktop, ambos com 1920x1080. Sinceramente prefiro esta resolução no de 27". Para mim é o tamanho ideal não ficando as letras pequenas ao ponto de ter que semi serrar os olhos. Mas é uma questão de gostos.

Link to comment
Share on other sites

Naz o portátil vai e vem, a TV não será um investimento mais permanente?

Não compreenderá mais ficar prevenido, já que a diferença poderá não ser tanta assim em termos de preço?

Estás com isso a querer dizer que devo ir para o de 27''? Não percebi bem qual era a conclusão a tirar da tua recomendação :P

E atenção que não é uma TV, é um monitor, é ligeiramente diferente :-..

Eu tenho um Asus MX279H (27") e um HP w2558hc (25") no meu desktop, ambos com 1920x1080. Sinceramente prefiro esta resolução no de 27". Para mim é o tamanho ideal não ficando as letras pequenas ao ponto de ter que semi serrar os olhos. Mas é uma questão de gostos.

E os teus olhos costumam estar mais ou menos a que distância dele?

E já agora, o que tens a dizer dele e do trabalho que a Asus fez nele? Recomendas ou se fosse hoje escolhias outro modelo/marca? Também andei a ver um de 27'' da LG (com a mesma resolução) e estou um pouco dividido entre os dois.

É que leio estas coisas e fico de pé atrás nestes de 27'':

"Picture quality is only passable, though. With 1920 x 1080 pixels across its 27-inch panel, the picture does look a little soft and fuzzy to us. With a screen of this size, you should really be looking for a pixel count of 2560 x 1440, especially if you plan to spend your time reading loads of text on this screen."

"It’s great that there is an AH-IPS panel but still we think that 1080p is not enough for a 27 inch panel. 1440p is the perfect resolution for such a display and everything that is below is a serious compromise."

E para quem estiver interessado, ficam aqui uns links do que ando a ver...

ASUS: MX279H, MX239H e PA248Q

LG: IPS277L e IPS237L

DELL: U2713HM (pelos motivos indicados vai ter de ficar de fora)

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Vi agora que me tinha enganado nas palavras Naz, raios do swype...

Estava a dizer que apesar do teu portátil não suportar, não valerá mais a pena prevenir, porque o monitor será um investimento mais permanente?

Atenção que não percebo nada disso, só estava a dar uma opinião

Link to comment
Share on other sites

Ah... Investir no de 27'' a 1440p. Pah, tens alguma razão... Mas eu não faço ideia de quando vou trocar de portátil ou mesmo comprar um PC (já não tiro grande vantagem do portátil e o que tenho serve para muitos anos), mas não me parece que seja para já...

E depois há outro pormenor, é que eu reparo em montes de detalhes e se há coisa que me faz bastante comichão é olhar para um monitor onde o mesmo não está a correr a resolução nativa, o que iria acontecer neste caso. Isto para trabalhar diariamente claro, num filme/jogo, não me afecta tanto.

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho o LG IPS237L e estou muito contente com ele. Mas o meu caso é um pouco diferente do teu porque apenas uso o monitor para trabalhar e navegar na net.

Acho que uma coisa que tens de avaliar bem é se a diferença de preço entre um ecrã de 23-24" e de 27" ainda é significativa.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente acho que não é necessário mais do que 1080p num monitor de 27".
Já mexi em monitores de 23" 1080p e é absolutamente normal e nem sequer noto os pixeis. Duvido que o incremente de 4" faça assim tanta diferença.

Depois ainda tens a questão dos filmes. Se forem 1080p ficas com um racio de 1:1 nos pixeis, ao invés de ser necessário upscale caso o monitor seja 1440p.

Link to comment
Share on other sites

Comprar monitores que sejam fora de um standard nativo de resolução pode não ser muito boa ideia, pela razão que o Rev acabou de explicar.

Neste momento o standard está nos 1080p, daí a recomendação ser comprar um monitor 1080p.

Daqui a algum tempo já deverá haver monitores 2K ou mesmo 4K, será essa a altura ideal de trocar de monitor.

Link to comment
Share on other sites

O que o Rev está a falar faz sentido e eu já tinha pensado nisso mas não acho que isso tenha algo a ver com o "standard nativo de resolução". Eu também faço muito design/fotografia e como tal os pixeis a mais de 1440p dão sempre jeito e eu vejo bem isso no Thunderbolt que temos lá no trabalho.

Mas isso não interessa porque como disse, não consigo tirar partido dessa resolução com o meu portátil e não acho que o investimento valha a pena como o Perks questionou. Portanto a escolha vai ser sem dúvida 1080p, a questão é a mesma de sempre, serão as 27'' demasiado para uma resolução tão pequena à distância que eu vou trabalhar dele (cerca de 50/60cm)? As reviews dizem todas que sim, que notas demasiado os pixeis...

@Rev Eu trabalho com 2 monitores de 2'' e também não noto os pixeis e a malta ao meu lado tem de 23'' e 24'' e aquilo é impecável, mas 4'' a mais são 10cm na diagonal, eu acho que ainda é capaz de fazer alguma diferença... Acho que não me vou conseguir decidir sem ver um destes à frente... :/

Link to comment
Share on other sites

Acho que não me vou conseguir decidir sem ver um destes à frente... :/

Tens aí a resposta à tua duvida!

O pessoal focou-se tanto nas questões técnicas que se esqueceu do mais básico e que pode resolver esta questão: ver com os próprios olhos :)

Link to comment
Share on other sites

Samsung 27'' Série 9 LED Monitor S27B970DS


de acordo com o kuantokusta, a partir de 853,36 €

Estive a "namorar" este monitor aqui há uns dias... não encontrei nenhum defeito. É estéticamente muito interessante, funcional, qualidade de imagem absolutamente fantástica... :y:

153vedc.jpg
dwx2rt.jpg
2vccci9.jpg
ae3axy.jpg




Se neste momento estivesse à procura de um monitor para produção, este seria o escolhido!



Podes ler um comparativo entre o Viewsonic VP2770-LED Vs. Samsung S27B970D da Tom's Hardware

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Samsung 27'' Série 9 LED Monitor S27B970DS

de acordo com o kuantokusta, a partir de 853,36 €

Estive a "namorar" este monitor aqui há uns dias... não encontrei nenhum defeito. É estéticamente muito interessante, funcional, qualidade de imagem absolutamente fantástica... :y:

153vedc.jpg

dwx2rt.jpg

2vccci9.jpg

ae3axy.jpg

Se neste momento estivesse à procura de um monitor para produção, este seria o escolhido!

Podes ler um comparativo entre o Viewsonic VP2770-LED Vs. Samsung S27B970D da Tom's Hardware

isso é assim taaaaaooo melhor que um http://www.amazon.co.uk/Dell-Ultrasharp-U2713HM-Widescreen-Monitor/dp/B0093IW14I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1370283738&sr=8-1&keywords=dell+2713hm ????

Link to comment
Share on other sites

O Dell é IPS o Samsung é PLS

:-..

Se fosse um monitor para jogos/entretenimento, nunca iria para um monitor tão caro, mas como falaste que era para produção...

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Não foi bem isso que eu disse lol... Não justifica no meu caso. Isto é para nível pessoal, para ter em casa. E o meu trabalho pessoal centra-se mais à base da programação, mas também faço algum design (para as minhas apps/sites ou outras cenas). Mas não sou designer, pelo que esse preço não justifica.

Sinceramente, nem que fosse designer, não acho que o preço desse ou do Thunderbolt sejam justificáveis... Mas é como tudo, é "novo", custa para xuxu, daqui a 1 ou 2 anos arranja-se disso a metade do preço. Já sabemos que é sempre assim.

Não vou comentar no PLS porque nunca vi nada disso ao vivo, só mesmo vendo e, possivelmente, com um IPS ao lado para comparar e tirar as teimas. Mas tenho as minhas dúvidas que seja assim tão melhor que justifique dar +350€ (em comparação com o da Dell, por exemplo).

Isto é tudo muito bonito e eu gostava de ter um monitor desses, mas como o é dito em todo o lado, essa resolução só é atingida por DVI ou DisplayPort, coisa que o meu portátil não tem. Por isso a minha escolha recaí num monitor Full HD, infelizmente. A ver se passo numa grande superficie a ver o que eles têm em exposição. Pode ser que tenham algum de 27'' a 1080p e já dá para ter uma noção se gosto daquilo ou se mais vale ficar por um de 23''.

Link to comment
Share on other sites

Não foi bem isso que eu disse lol... Não justifica no meu caso. Isto é para nível pessoal, para ter em casa. E o meu trabalho pessoal centra-se mais à base da programação, mas também faço algum design (para as minhas apps/sites ou outras cenas). Mas não sou designer, pelo que esse preço não justifica.

Sinceramente, nem que fosse designer, não acho que o preço desse ou do Thunderbolt sejam justificáveis... Mas é como tudo, é "novo", custa para xuxu, daqui a 1 ou 2 anos arranja-se disso a metade do preço. Já sabemos que é sempre assim.

Não vou comentar no PLS porque nunca vi nada disso ao vivo, só mesmo vendo e, possivelmente, com um IPS ao lado para comparar e tirar as teimas. Mas tenho as minhas dúvidas que seja assim tão melhor que justifique dar +350€ (em comparação com o da Dell, por exemplo).

Isto é tudo muito bonito e eu gostava de ter um monitor desses, mas como o é dito em todo o lado, essa resolução só é atingida por DVI ou DisplayPort, coisa que o meu portátil não tem. Por isso a minha escolha recaí num monitor Full HD, infelizmente. A ver se passo numa grande superficie a ver o que eles têm em exposição. Pode ser que tenham algum de 27'' a 1080p e já dá para ter uma noção se gosto daquilo ou se mais vale ficar por um de 23''.

Se quiseres ver o Samsung, eu estive a "namorar" o dito no El Corte Ingles em Lisboa

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.