Jump to content

Adepta expulsa de jogo por chamar 'macaco' a futebolista


GODfromage
 Share

Recommended Posts

Mas se eu não poder chamar preto a um preto, será que não me podem chamar gordo por ser gordo?

Tu se calhar não podes.

Mas um preto pode chamar preto ao outro à vontade e nunca há problema nenhum. Digo-o porque vejo isto todos os dias.

Por isso é que eu digo que existe muita hipersensibilidade e hipocrisia nesta história. Não é uma questão educação, evolução ou o que for. É double standard puro e duro.

Link to comment
Share on other sites

Oh David é discriminatório, qual é a duvida?

Agora a tua intenção não é ofender a esse nivel compreendo isso perfeitamente. Assim como quando chamamos fdp a alguém não estamos a querer ofender diretamente a maezinha de alguém mas no fundo são usos que nos passam ao lado mas o seu significado tem um sentido bem marcado.

Não é discriminatório... é um "desabafo". E quando é um adversário é uma tentativa de destabilização ou insulto ao clube que representa e não ao jogador em si. Claro que devem haver alguns dos insultos são racistas porque quem os manda é com essa intenção. Agora um profissional está ali para jogar e se abstrair de certas coisas. É bem mais grave um insulto em coro duma claque como aconteceu com o Boateng no Milan do que um insulto de um adepto em particular... ainda por cima uma criança.

Se a florzinha australiana ficou chateada que meta rolhas! Um profissional tem de saber abstrair-se daquilo.... principalmente duma chavala de 13 anos... por amor de Deus...

Depois de ler certos posts aqui, infelizmente compreendo que se ache normal proferir insultos RACISTAS e que continue tudo bem e seja aceitavel. Enfim... Para mim essas atitudes sao todas varridas dos estadios, mas isso sou eu.

E nao compreendo o argumento de ser uma "rapariga de 13" anos, coitadinha". Aprendizagem de educacao e respeito pelo proximo, nao tem idade. E quanto mais cedo melhor.

Talvez se tivesse acontecido aos adultos que proferem esses insultos hoje em dia, o mesmo que aconteceu a rapariga.... ;)

Also, situacao na Australia com aborigenes. Leiam livros sobre o assunto que ajuda.

PS: e continuar a comparar insultos racistas com outro insulto qq como "gordo de merda" ou "fdp do crl"... Se um é grave o outro é simplesmente criminoso.

Mas hey, se nao é grave podem sempre fazer isso na rua quando passam pelas pessoas. Peito feito, no estadio, na tv. Easy.

A tua opinião é a tua opinião. Agora ninguém me chame racista só por achar que um "preto de merda" ou um "Uh Uh Uh" para desestabilizar/desabafar não tem mal.

Por causa de se acharem que estas coisas são racismo é que o verdadeiro racismo continuará a perdurar...

Se calhar é por ser um "gajo de bairro" que penso assim... mas é como penso. Racismo odeio-o, tal como odeio generalizações de brancos, pretos, amarelos, laranjas, ciganos seja o que for.

Eu nao te chamei racista, penso eu de que.

Mas nao tenho duvidas que podem e devem ser considerados insultos discriminatorios/xenofobos/racistas. Independentemente da tua real intencao ao proferi-los. Ninguém vai analisar e escrutinar se é mesmo racismo ou apenas um desabafo.

E estas redondamente enganado, na minha opiniao. O verdadeiro racismo continua porque ainda se continuam a ver as coisas com o mesmo reflexo com que se viam ha séculos entre seres da mesma espécie. E muito levianamente diga-se de passagem, se é apenas para desestabilizar alguém num jogo da bola...

Estao a chamar o gajo de macaco por ter nascido aborigene ou ter ascendencia aborigene. Isso é o que? Pa, deem as voltas que quiserem...

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Eu acho é que é mesmo preciso um desenho. Há aqui pessoal que ainda não percebeu o que se está a falar, mas enfim...

P4: Quanto a hipocrisias, acho que não é por aí. Se se quer acabar com o racismo, tem de se começar por algum lado. Se fosse prática comum chamar brancos aos brancos e pretos aos pretos, tranquilo. Mas não é isso que acontece. Quem, num jogo da bola, chama um gajo "preto de merda" ou "gordo de merda" ou o que seja, se calhar está a desabafar como um gajo que chama "fdp".
Ninguém quer insultar a mãe do rapaz. Assim como se agarraram ao "preto" ou ao "gordo" porque são características que saltam à vista.

Agora, macaco? Isso é ir directo à raça. Ou também se chamam macacos aos brancos? Pois, bem me parecia.
Concordem ou não, isto é um facto.

Link to comment
Share on other sites

Eu nao te chamei racista, penso eu de que.

Mas nao tenho duvidas que podem e devem ser considerados insultos discriminatorios/xenofobos/racistas. Independentemente da tua real intencao ao proferi-los. Ninguém vai analisar e escrutinar se é mesmo racismo ou apenas um desabafo.

E estas redondamente enganado, na minha opiniao. O verdadeiro racismo continua porque ainda se continuam a ver as coisas com o mesmo reflexo com que se viam ha séculos entre seres da mesma espécie.

Eu não disse que chamas-te, só disse que se catalogares um desabafo como racismo estás automaticamente a dizer quem o diz é racista.

Resumo então disto... se queres desabafar e insultar à vontade... não o faças nas primeiras filas...

Eu acho é que é mesmo preciso um desenho. Há aqui pessoal que ainda não percebeu o que se está a falar, mas enfim...

P4: Quanto a hipocrisias, acho que não é por aí. Se se quer acabar com o racismo, tem de se começar por algum lado. Se fosse prática comum chamar brancos aos brancos e pretos aos pretos, tranquilo. Mas não é isso que acontece. Quem, num jogo da bola, chama um gajo "preto de merda" ou "gordo de merda" ou o que seja, se calhar está a desabafar como um gajo que chama "fdp".

Ninguém quer insultar a mãe do rapaz. Assim como se agarraram ao "preto" ou ao "gordo" porque são características que saltam à vista.

Agora, macaco? Isso é ir directo à raça. Ou também se chamam macacos aos brancos? Pois, bem me parecia.

Concordem ou não, isto é um facto.

O meu pai chamava-me macaco e/ou bisonte quando eu andava semanas sem fazer a barba... Ai o racista do caraças que faz isto ao próprio filho :eek:

Link to comment
Share on other sites

Eu acho é que é mesmo preciso um desenho. Há aqui pessoal que ainda não percebeu o que se está a falar, mas enfim...

P4: Quanto a hipocrisias, acho que não é por aí. Se se quer acabar com o racismo, tem de se começar por algum lado. Se fosse prática comum chamar brancos aos brancos e pretos aos pretos, tranquilo. Mas não é isso que acontece. Quem, num jogo da bola, chama um gajo "preto de merda" ou "gordo de merda" ou o que seja, se calhar está a desabafar como um gajo que chama "fdp".

Ninguém quer insultar a mãe do rapaz. Assim como se agarraram ao "preto" ou ao "gordo" porque são características que saltam à vista.

É isso mesmo que eu acho.

Mas sei que estou na minoria ao assumi-lo. UEFA, FIFA e afins aplicam o double standard.

Agora, macaco? Isso é ir directo à raça. Ou também se chamam macacos aos brancos? Pois, bem me parecia.

Concordem ou não, isto é um facto.

Existe ligação entre macaco e pertencer a uma tribo?

Eu não sei. Para ele levar tão a peito e para a miúda ter sido expulsa, é porque deve ser um assunto delicado lá na zona.

Link to comment
Share on other sites

Para quem compreendeu e achou justificavel contextualmente, que a simbologia da monarquia espanhola patente na bandeira do RM, tenha sido vista como foi no estadio do pais basco e arrancada com com aquela violencia direccionada aos adeptos madridistas sem nada que o justificasse, esperava que compreendesse melhor as questoes racistas na Australia, principalmente com os aborigenes. E sim, na maioria, o povo Australiano e principalmente nas geracoes mais antigas é bastante racista. Devem achar que sao por acaso estas medidas fortes, mas sempre exemplares...

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Acho lamentável não conseguirem ver a diferença entre um insulto bacoco (ex: filho da p*ta) e um insulto claramente racista/xenófobo (ex: macaco de merda) e acharem que ambos são equiparáveis. Enfim, cada vez mais acho que este assunto é um caso perdido...

Edited by Sem_Identidade
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Acho lamentável não conseguirem ver a diferença entre um insulto bacoco (ex: filho da p*ta) a um insulto claramente racista/xenófobo (ex: macaco de merda) e acharem que ambos são equiparáveis. Enfim, cada vez mais acho que este assunto é um caso perdido...

Finalmente de acordo rapaz, eu sabia que um dia teria que ser!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

E voltam a dar-lhe com a criança? :mellow:

Se a criança roubar, não se faz nada porque, coitadinha, só tem 13 anos? É assim que funciona?

Comparação... mas sim... 99% das vezes nada lhe acontece :)

Link to comment
Share on other sites

Eu também se me contassem que uma criança foi expulsa de um estádio também não acreditava...

Então o problema neste caso é ter sido uma criança em vez de um adulto?

Link to comment
Share on other sites

Eu também se me contassem que uma criança foi expulsa de um estádio também não acreditava...

Então o problema neste caso é ter sido uma criança em vez de um adulto?

Não. Já o expliquei. A minha opinião está bem assente neste tópico. Se leste o tópico e agradeces ter estado aqui porque se te contassem não acreditavas... suponho que lês-te o que já escrevi.

Link to comment
Share on other sites

Pois li e digo-te claramente e sem rodeios que se achas que chamar "Preto de Merda" ao Varela não tem nenhuma conotação racista, então houve aí algo na tua educação que falhou.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pois li e digo-te claramente e sem rodeios que se achas que chamar "Preto de Merda" ao Varela não tem nenhuma conotação racista, então houve aí algo na tua educação que falhou.

loles... faz uma carta de reclamação que eu entrego aos meus pais :)

Link to comment
Share on other sites

Independentemente de achares esse insulto racista ou não, achas que chamares isso ao Varela ou chamares lhe tronco, pezudo, nódoa, imbecil ou inútil, é igual?

Link to comment
Share on other sites

Independentemente de achares esse insulto racista ou não, achas que chamares isso ao Varela ou chamares lhe tronco, pezudo, nódoa, imbecil ou inútil, é igual?

É! Se é um desabafo por causa do futebol... é igual. A forma é diferente... o sentido é o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.