Jump to content

Adobe Creative Cloud


Lancer
 Share

Recommended Posts

Comandar porque tive que ser eu a investigar e a aprender e a explicar a quem vai ter que pagar isto, para podermos implementar aqui na empresa.

Um outro colega meu mandou email para a direção só com o link para a cloud e pronto.. <_< Molenga.

Link to comment
Share on other sites

Só é mais chato para quem não faz upgrades regulares porque acabam por ficar impedidos de abrir os ficheiros se não tiverem sub. (ainda k fosse com uma versão mais antiga).

A maioria das funcionalidades o CS3 ainda faz bem por exemplo. Claro que depende das necessidades de cada um.

O negócio é interessante mas acho que deviam manter a opção de comprar a key 1 xs ainda que mais cara para quem não faz updates tão regulares.

http://arstechnica.com/information-technology/2013/05/microsoft-office-wont-go-subscription-only-anytime-soon/

a microsoft veio logo a correr falar para não levar com hate :P

claro que o office a nivel de funcionalidades... para a maioria das pessoas usar office 2007 e office 2013 é a mesma coisa... fora a interface

não é bem comparavel aos updates que a adobe implementa(va) na CS.

Aliás, acho que a adobe está numa posição mais adequada para avançar com este modelo, a microsoft na minha opinião não porque os upgrades não são tão atractivos quanto isso. (para quem usa o "basico" do office: word, excel, one note, powerpoint, publisher etc..).

Receio é que comecem a avançar com alterações de formato para forçar a mudança...

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

O importante a reter é simplesmente o seguinte:

1.º - Adobe Creative Cloud não é um serviço de aplicações na cloud, mas sim um serviço que contém storage na cloud e um sistema de reativação do software via Internet (nada de novo).

2.º - As aplicações são instaladas no PC como tem sido normal. Nada diferente seria de esperar, dado o elevado grau de processamento que as aplicações têm. Só um ignorante informático acharia possível trabalhar vídeo em aplicações hospedadas na cloud LOL.

3.º - Assim que começar a badalar a sério, vão surgir certamente muitos ativadores para colocar as apps a funcionar normalmente. A diferença é que teremos que estar atentos a eventuais atualizações se quisermos estar "na crista da onda", porque as novas funcionalidades vão sendo implementadas através dessas atualizações.

Para finalizar, já estive a equacionar entrar em legit, pelo menos no Illustrator, que utilizo todos os dias como freelancer. Dá para ter apenas 1 aplicação, mas custa cerca de 40€ (VAT incluído). Se fosse na ordem dos 25€ mensais, nem pensava duas vezes.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se viste os planos bem, JLDR.

Para só usares uma app, tens preços mais baratos que os 40€.

No plano normal, se aceitares uma fidelização de 1 ano, fica-te a 25€/mês. Se já tiveres alguma key original de algum CS3+, fica-te a 12€/mês.

E como és professor, tens isto também:

Economize enquanto estiver na escola.

Desconto de 65% para estudantes e professores.

Oferta por tempo limitado (normalmente € 30,74/mês). Termina em 25 de junho.

Não vi nenhuma opção single app que fosse a 40€/mês.

Link to comment
Share on other sites

A questão aqui é mesmo a necessidade ou não de actualização.

Será que toda a gente precisa de updates a todos os 1-2 anos?

Penso que dependendo da área que não. E compreendo também que não seja uma maioria.

Mas estão a por de lado uma parte da user base mesmo assim.

Continuo a achar que deviam ter dado na mesma as 2 opções: serviço, licença perpetua.

Penso que nem toda a gente está preparada para abandonar o modelo anterior ainda que o preço neste momento seja mais atractivo numa grande parte dos casos.

Para quem não tem tanta necessidade de actualizações concerteza existirão alternativas, (depende com quem trabalham e os formatos que recebem...) mas não deixam de deixar alguma gente de mãos a abanar.

Quando às versões vindas da "somália" e das "caraíbas" penso que não serão afectadas.

Quem saí mais prejudicado é precisamente quem não tem necessidade de tantas actualizações.

Esperemos é que não subam os preços no futuro e que façam promoções +interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se viste os planos bem, JLDR.

Para só usares uma app, tens preços mais baratos que os 40€.

No plano normal, se aceitares uma fidelização de 1 ano, fica-te a 25€/mês. Se já tiveres alguma key original de algum CS3+, fica-te a 12€/mês.

E como és professor, tens isto também:

Economize enquanto estiver na escola.

Desconto de 65% para estudantes e professores.

Oferta por tempo limitado (normalmente € 30,74/mês). Termina em 25 de junho.

Não vi nenhuma opção single app que fosse a 40€/mês.

Sim, fica em 25€. Eu tinha feito as contas acrescentando o VAT ao valor que já continha o VAT.

"(...)€ 19.99 plus applicable VAT(...)"

Vou pensar seriamente no assunto.

Link to comment
Share on other sites

JLDR, aconselho-lhe a abrir o site na vertente PT, senão tens confusões de VAT e IVA nos preços. A versão que ando a ver, refere "IVA incluído".

A questão aqui é mesmo a necessidade ou não de actualização.

Será que toda a gente precisa de updates a todos os 1-2 anos?

Penso que dependendo da área que não. E compreendo também que não seja uma maioria.

Mas estão a por de lado uma parte da user base mesmo assim.

Continuo a achar que deviam ter dado na mesma as 2 opções: serviço, licença perpetua.

Penso que nem toda a gente está preparada para abandonar o modelo anterior ainda que o preço neste momento seja mais atractivo numa grande parte dos casos.

Para quem não tem tanta necessidade de actualizações concerteza existirão alternativas, (depende com quem trabalham e os formatos que recebem...) mas não deixam de deixar alguma gente de mãos a abanar.

Quando às versões vindas da "somália" e das "caraíbas" penso que não serão afectadas.

Quem saí mais prejudicado é precisamente quem não tem necessidade de tantas actualizações.

Esperemos é que não subam os preços no futuro e que façam promoções +interessantes.

Uma vez que 80% dos utilizadores dos Creative Suites e Master Collections é com fins comerciais, são preços muito mais atrativos e as atualizações são muito bem-vindas. Os restantes deverão ser para uso educacional, mas esses também têm acesso a descontos.

Eu estou mortinho por ter o CS6, para poder usar os CUDAs a renderizar do After Effects, por exemplo. E na minha área, produção áudio-visual, se não estou a par do mercado e do que se faz, bem que me lixo.

Hoje de manhã estive reunido com os bosses e em principio vamos aderir a isto com 4 licenças. As únicas questões que se levantam é sobre os preços após a primeira anuidade para quem vai usufruir das promoções por ter licenças anteriores. Mas penso que fica ao preço total, sem promoção.

A outra questão era sobre a opção de cancelar e o que acontece aos projetos que estávamos a trabalhar. Mas pelo que li, a Adobe dá até 180 dias para continuar a trabalhar em projetos antigos, até o programa realmente deixar de abrir, depois do cancelamento do pagamento.

Deve aparecer aqueles avisos que já conhecemos, a quem tem versão pirata, a dizer que a licença expirou.

Sinceramente, o meu único medo disto e a maior falha que encontrei nos termos e condições, foi mesmo a parte sobre a atualização dos preços. Os gajos estão no direito de atualizar os preços em qualquer altura, fazendo apenas um aviso prévio aos utilizadores.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Lá está mas nem todos tem necessidades de edição top notch mas ainda assim precisam de trabalhar nos formatos da adobe porque é o formato que é enviado pelos clientes.

Imagino que haja mtas PMEs nesta situação.

Link to comment
Share on other sites

Esta é uma PME.. Não estou a perceber.. No nosso caso pelo menos, não temos nenhuma obrigação para com o cliente sem ser os ficheiros de entrega. E esses nunca são os editáveis, como é óbvio.

É muito raro receber qualquer material dos clientes, sem ser literatura e mecanismos de ação para investigação. Fazemos tudo do zero, praticamente. Não temos restrições e podemos usar o software que nos der mais jeito.

Não sei se há alternativas boas para a Adobe, ou se neste momento não há concorrência.. Mas o pacote da Adobe é o que apresenta a melhor solução. E para mim, se a Autodesk fizer semelhante com o Max, Maya, Mudbox, por exemplo, passa a ser a melhor opção para mim também. Acho que até já estão a preparar o marketing para ir nesse sentido.

Link to comment
Share on other sites

Estou agora a bulir com a Creative Cloud.. Subscrição de um ano, com acesso a descontos e deduções, fica a 30€ por mês no primeiro ano.

Temos só que sacar uma aplicação que é o Application Manager, login na nossa conta e pronto.. Temos acesso a tudo, para quem subscreve o pacote completo.

Imensamente mais barato do que se fosse a comprar todas estas apps pelo método anterior.

Link to comment
Share on other sites

Estou agora a bulir com a Creative Cloud.. Subscrição de um ano, com acesso a descontos e deduções, fica a 30€ por mês no primeiro ano.

Temos só que sacar uma aplicação que é o Application Manager, login na nossa conta e pronto.. Temos acesso a tudo, para quem subscreve o pacote completo.

Imensamente mais barato do que se fosse a comprar todas estas apps pelo método anterior.

Quantos GB tens instalados no disco? Isso corre em absoluto das vossas máquinas, ou parte do programa está na nuvem?

Link to comment
Share on other sites

Os programas estão todos instalados localmente.

Instalei o Illustrator, Photoshop, After Effects, Premiere, Acrobat Pro e ocupa-me 5GB, tudo. Se só instalares 32bits ou só 64bits, ocupa menos espaço ainda.

Link to comment
Share on other sites

O acrobat pro tem versão "separada" sem sub?(1 time purchase) Ou também sou obrigado a sub?

O acrobat dantes não estava necessáriamente ligado à CS ainda que viesse incluído, por isso é que pergunto.

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

O pacote completo só por 30€ por mês?

Sem IVA, atenção, e se tiveres uma serial de um CS3 ou mais recente para desbloquear este preço.

Lá na empresa, fizeram logo a retenção do IVA, por isso só pagamos 29€.

Para já, 5 estrelas. Ainda não experimentei o Cloud Space para backups, mas vai dar jeito.

Guardo lá os últimos ficheiros do After Effects ou do Premiere de cada projeto, just in case.

O acrobat pro tem versão "separada" sem sub?(1 time purchase) Ou também sou obrigado a sub?

O acrobat dantes não estava necessáriamente ligado à CS ainda que viesse incluído, por isso é que pergunto.

Já tinha respondido a isso:

O Acrobat está incluído nos pacotes de licenças de subscrição.

Link to comment
Share on other sites

Já verifiquei,

ainda que esteja incluído ainda dá para comprar a licença isolada (1 time purchase sem sub) só do acrobat XI (penso que esta é a ultima versão? corrijam me se estou em erro)

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.