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Outra vez arroz?

PC gaming is dead, consoles are dead, single player games are dead, o futuro é GOS, o futuro é mobile, o futuro é F2P...

1 A maior parte desses jogos competem entre si. Não há espaço para 3 Fortnites e alguém que ponha os ovos todos nesse cesto está a convidar a ruína.

2 A maior parte do dinheiro feito nesses gotcha games vem de uma minoria minúscula de jogadores (whales).

3 Todos os jogos single player da Sony venderam absurdamente bem, e andaram a bater recordes. E não foram os únicos.

4 Venderam se mais de 200 milhões de consolas na geração anterior, e não foi para jogar F2P.

5 A quantidade e qualidade dos indies e AA games nunca foi tão alta.

6 Pela primeira vez numa década, aumentou se o preço dos jogos AAA. É porque a procura está lá.

7 A Sony anda a perder dinheiro com cada PS5 vendida (nada de anormal), o que revela que têm a certeza que vão fazer o dinheiro de volta em jogos e MTS.

Mentalizem-se que são mercados diferentes. Por tudo debaixo do separador "gaming" é redutor e errado.

Posto isto, os gamepass, EA play, e todos os outros equivalentes, incentivam o uso de gotcha tactics. Dão uma certa segurança e regularidade financeira, mas depois se quiserem fazer dinheiro a sério têm que o ir buscar a algum lado.

Edited by cursed
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25 minutes ago, cursed said:

PC gaming is dead, consoles are dead, single player games are dead, o futuro é GOS, o futuro é mobile, o futuro é F2P...

Ninguém disse que está dead. O que disse é que a quantidade de jogos AAA tem tendência para diminuir.
Aliás, já estava a diminuir, a Naughty Dog por exemplo lançou 4 títulos AAA para a PS3 e para a PS4 já só lançou 2 AAA, ou 2,5 se considerarmos o Lost Legacy.
A Santa Monica lançou 2 títulos AAA para a PS3 e apenas 1 titulo para a PS4.

Isto é algo que já estava acontecer e nem sequer está relacionado com os f2p.

Agora, quando tens uma Ubisoft a informar que vai alterar o plano de lançarem 3 títulos AAA por ano, para se focarem mais nos F2P, é porque algo está a mudar no mercado.

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34 minutes ago, review said:

Eu sei que gera. Todos os jogos "f2p" são time gated, energy based, multiplas currencies. All the tricks in the book...

O que quero dizer é que a experiência de trazer um jogo desse genero para o PC/Consolas, mostrou que é possivel trazer jogos de casa de banho para o PC/Consola que a malta aceita e gasta dinheiro.

Sad but true.

São os consumidores que têm que falar com a carteira.

Só espero que continue a justificar-se fazerem bons jogos AAA por muito mais tempo. Em principio sim. As vendas de outros jogos, com longos tempos de desenvolvimento continuam a ser muito rentáveis. Mas é um tipo de investimento a longo-prazo e não a curto, como a maior parte dos mobile-games que o ROI é super rápido.

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4 hours ago, Revenge said:

Ninguém disse que está dead. O que disse é que a quantidade de jogos AAA tem tendência para diminuir.
Aliás, já estava a diminuir, a Naughty Dog por exemplo lançou 4 títulos AAA para a PS3 e para a PS4 já só lançou 2 AAA, ou 2,5 se considerarmos o Lost Legacy.
A Santa Monica lançou 2 títulos AAA para a PS3 e apenas 1 titulo para a PS4.

Isto é algo que já estava acontecer e nem sequer está relacionado com os f2p.

Agora, quando tens uma Ubisoft a informar que vai alterar o plano de lançarem 3 títulos AAA por ano, para se focarem mais nos F2P, é porque algo está a mudar no mercado.

O tempo de desenvolvimento dos jogos tb tem vindo a aumentar.

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11 minutes ago, DeathShadow said:

O tempo de desenvolvimento dos jogos tb tem vindo a aumentar.

A complexidade dos jogos tem vindo a aumentar muito, mas os motores dos jogos também são cada vez mais evoluídos, cortando tempo de trabalhar. Uma coisa deveria dar para a outra.

No futuro quando os jogos passarem para Ray Tracing exclusivamente, o tempo de produção será bastante cortado, pois é bastante mais facil adicionar por exemplo reflexos por ray tracing, do que adicionar manualmente. Para o Global Lightning a mesma coisa, etc.

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7 hours ago, Revenge said:

Ninguém disse que está dead. O que disse é que a quantidade de jogos AAA tem tendência para diminuir.
Aliás, já estava a diminuir, a Naughty Dog por exemplo lançou 4 títulos AAA para a PS3 e para a PS4 já só lançou 2 AAA, ou 2,5 se considerarmos o Lost Legacy.
A Santa Monica lançou 2 títulos AAA para a PS3 e apenas 1 titulo para a PS4.

Isto é algo que já estava acontecer e nem sequer está relacionado com os f2p.

Agora, quando tens uma Ubisoft a informar que vai alterar o plano de lançarem 3 títulos AAA por ano, para se focarem mais nos F2P, é porque algo está a mudar no mercado.

É verdade, mas a Sony já disse que de futuro os jogos vão ser mais curtos/baratos de produzir/frequentes. O Miles Morales tem ~8h de gameplay e ninguem se queixou.

O problema é que a Ubisoft acha que um jogo SP tem que ter 100h, e estar carregado de MT's. Anda a tratar os seus jogos AAA single player como gotchas/GAAS, que é francamente ridículo como modelo de negocio e só funcionou para a Ubisoft porque tem dezenas de estudios a trabalhar no mesmo jogo, e os jogos são todos iguais. Basta um Flop e está o caos instalado. Já há mais 2 jogos iguais no pipeline prontos para sair.

Ao menos no caso dos COD, são estudios diferentes em cada jogo, e têm mais espaço de manobra, tanto para diferenciar os jogos uns dos outros, como para responder mais rapidamente às tendencias.

Edited by cursed
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O mercado AAA está saturado já há muito tempo. Por outro lado o mercado de f2p mobile tb está saturado mas é de lixo. Se entrar 1 player que comece a desenvolver titulos de qualidade para mobile o mercado pode mudar.

Obviamente nao me acredito que esse player seja a ubisoft :-..

 

Mas eu não dramatizaria tanto o facto de mudarem o foco. Apenas quer dizer que as alternativas PC\Console non casino-mode vão ter uma playerbase menos dispersa.

 

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Não tens un topico apropriado para partilhar o marketing da Xbox?

1399265.jpg
WWW.EXPRESS.CO.UK

NINTENDO Switch fans will soon be able to pick up the hugely popular multiplayer game Fall Guys Ultimate Knockout.

É que também sai na Switch...

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16 minutes ago, cursed said:

Não tens un topico apropriado para partilhar o marketing da Xbox?

Nem por isso. Temos o topico da Xbox One e o tópico da Xbox Series X|S. O jogo sai em ambas as consolas, por isso coloquei aqui.

  • Facepalm 1
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FF16-Action_02-22-21.jpg
WWW.GEMATSU.COM

Final Fantasy XVI producer Naoki Yoshida appeared during the the "Game Hack" corner on the latest episode of Tokyo FM radio show One Morning today, where he briefly discussed the upcoming Final…

Deixa de ser um JRPG para passar a ser um Action RPG. Por mim tudo bem, pois gosto tanto de um estilo como do outro, desde que não eliminem por completo a componente de RPG.

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