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WWW.TOMSHARDWARE.COM

Death Stranding comes to PC on July 14, but we were able to do some preliminary early access testing.

Não existe qualquer perda de qualidade gráfica ao activar o DLSS. A Nvidia encontrou a verdadeira galinha dos ovos de ouro. 

Quote

As far as image quality goes, playing the game with and without DLSS, I couldn't tell whether it was on or off without looking at the settings or framerate

 

 

  • Shocked 1
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2 hours ago, Stone said:

Possivelmente será desta que os preços dos jogos vão aumentar.

Já se falava deste aumento há algum tempo. 

Notícia de hoje:

 

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WWW.GAMESINDUSTRY.BIZ

Cost of development has increased between 200% and 300% while game prices have remained flat

 

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Mixed feelings em relação a isto.

Por um lado aumenta o esforço e risco de comprar um jogo, por outro lado o preço não muda há anos.

Mas também acho estúpido o preço estar cartelizado.

O preço não precisa de ser fixo e já se vê alguns casos disso. Por exemplo, o Uncharted: Lost Legacy não foi lançado a 60€, se bem me lembro. O preço era 40€.

Os estúdios, juntamente com as editoras, devem ajustar o preço consoante o custo de produção e o mercado. Pelo scope de alguns jogos, o preço pode justificar o aumento. Noutros, o contrário. Se calhar o base price do Cyberpunk 2077, por exemplo, justificava ser 80€ - imaginando que só o jogo base tem por exemplo 50h de gametime.

No meio disto tudo, acho que o principal é mesmo a Sony e a Microsoft mudarem a politica de devoluções. A Sony principalmente. É ridículo estarmos a ir em direção para um mercado 100% digital e a politica de devoluções da Sony ser inexistente (se tiverem feito simplesmente o download do jogo digital, ficam logo excluídos da devolução :facepalm:)

Uma politica de devoluções de umas 2 ou 4h de gametime, era suficiente para as pessoas avaliarem se a aquisição feita corresponde às expectativas do preço ou não.

Concluindo, por mim, podem meter o preço que quiserem, e o produto sofre com as consequências disso - sejam positivas ou negativas. Cabe aos reguladores do mercado, darem condições e oportunidade aos consumidores para que isso aconteça - especificamente com boas politicas de devoluções.

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Nunca.

Podem mudar o rating, mas duvido.

Conhecendo os artistas, vão começar a vender o FIFA sem o Ultimate Team, e ha um day one Free DLC 18+ com esse modo de jogo e as merdas do costume.

Posto isto, acho que a grande maioria dos publishers já percebeu que lootboxes e MTs não têm lugar fora dos e-sports.

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1 hour ago, EsCk said:

Mixed feelings em relação a isto.

Estão a puxar a cena para o digital que à partida lhe dá mais margens de lucro e aumentam 10 paus o preço dos jogos. Sem referir a potilica do cócó de devouções que tu falaste...  os meus feelings não estão mixed digo-te já :-..

 

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21 minutes ago, Batunaz said:

Estão a puxar a cena para o digital que à partida lhe dá mais margens de lucro e aumentam 10 paus o preço dos jogos. Sem referir a potilica do cócó de devouções que tu falaste...  os meus feelings não estão mixed digo-te já :-..

 

Eu expliquei a cena do "aumentar 10€" como se fosse um preço fixo é que está mal.

O preço devia flutuar consoante a produção e outros custos associados. Não percebo porque é que tem que haver um valor fixo estipulado para os jogos. Isso é que não faz sentido nenhum.

E mais uma vez, as pessoas deviam era estar revoltadas com a politica de devoluções da Sony. É muito mais importante.

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Isto é aplicar a lei da oferta e procura.

Têm de colocar o preço que acham que lhes vai gerar mais lucros.

Por exemplo, imaginando que fazem um estudo e chegam à conclusão que poderá ser assim:

80 € - 10 Milhões de copias vendidas - 800 Milhões de €

60€ - 14 Milhões de copias vendidas - 840 Milhões de €

Isto é só para exemplificar, como um jogo a 60€ poderá ter mais retorno que um jogo a 80€. Se é possível fazer estes estudos antes do jogo ser vendido, não sei.

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Não é exatamente assim e não podes fazer as contas dessa forma.

E o custo de produção? Um jogo que esteve 12 meses em desenvolvimento tem um custo de produção muito diferente dum jogo que esteve em 48 meses.

E o scope do jogo? Multiplayer only? Replayability? Single-player story driven com 50h de jogo?

Claro que a procura pode ditar a oferta, mas em produtos de entretenimento, regra geral, isso não se aplica muito. Aliás, até vimos recentemente essas previsões a saírem muito furadas em stakeholders calls recentes (ie. a da Ubisoft).

A meu ver, o fator mais importante para determinar o preço dum jogo como produto seria o custo de produção, em conjunto com o scope.

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3 minutes ago, EsCk said:

Não é exatamente assim e não podes fazer as contas dessa forma.

E o custo de produção? Um jogo que esteve 12 meses em desenvolvimento tem um custo de produção muito diferente dum jogo que esteve em 48 meses.

Estava só a dar um exemplo.

Podes ter um jogo que teve um custo de produção mesmo muito elevado, mas se fizeres um estudo de mercado em que te indica que se o venderes a 60€ vai gerar mais receitas que se o venderes a 80€, acho que a escolha é óbvia. O oposto também é valido.

Se for um jogo que tenha micro transacções, até têm interesse que o numero de pessoas a comprar seja o mais alto possível.

Há partida, um jogo que tenha um custo de produção elevado e bastantes horas de gameplay, até costuma vender muito mais que os outros, logo o lucro está quase assegurado (a não ser que seja um flop).

Basta veres o caso do RDR2 que deve ter tido custos astronómicos de produção, mas em 2 dias já tinha vendido 10 Milhões de copias.
O mesmo deve acontecer com o Cyberpunk 2077. Claro que se os venderem a 80€ e garantirem o mesmo numero de vendas, burros são eles se não sobem o preço.

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6 minutes ago, Revenge said:

Se for um jogo que tenha micro transacções, até têm interesse que o numero de pessoas a comprar seja o mais alto possível.

 

Está aí um bom exemplo.

A meu ver, um jogo que tenha um modelo de negócio muito acente em micro transações, deve reduzir o preço de entrada. Ou seja, vende o jogo à cabeça por 20 ou 40€ e vai buscar o resto do dinheiro em mtx.

Claro que há muito publisher fdp por aí. E compete às pessoas falarem com a carteira e a quem regula o mercado criar essas oportunidades de devolução e queixa.

Olha a EA cobrar 100€ pelo FIFA21 e depois ainda tens que comprar player packs e o sei lá mais o quê para realmente teres o jogo completo. Se isto acontece, a Sony, Microsoft e outros, têm que deixar as pessoas pedir devoluções e fazer queixa. Idealmente, as pessoas aprendem e já ninguém compra o FIFA22.

Mas isto é muito difícil de acontecer, claro. A parte de regularizar o mercado já é mais fácil e só é preciso força de vontade.

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@Revenge, no entanto a versão Mamba Forever fica igual.

Este ano de transição vai ser um fracote em termos de jogos optimizados para a próxima geração. 2022 será o ano para realmente começar a ver jogos totalmente optimizados para as novas consolas.

Principalmente, jogos anuais, como FIFA’s, MADDEN, NHL, NBA2K... etc... etc

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4 hours ago, EsCk said:

Está aí um bom exemplo.

A meu ver, um jogo que tenha um modelo de negócio muito acente em micro transações, deve reduzir o preço de entrada. Ou seja, vende o jogo à cabeça por 20 ou 40€ e vai buscar o resto do dinheiro em mtx.

Lógica dos Free to Play, né?

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Basicamente. Se bem que para render bem, como por exemplo o Fortnite, tem de puxar MUITO para as MTs. Tem de haver muita coisa boa para justificar o $$$ investido em MTs.
E nem todos os jogos conseguem puxar por isso, IMO.

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STORE.STEAMPOWERED.COM

Upcoming medieval strategy game for PC that combines deep, organic and realistic city building with large scale, tactical battles.

City building + RTS (tipo Total War)

Tem muito bom aspecto. Solo developer.

 

 

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