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Mini0n
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17 minutes ago, Mini0n said:

lol essa utopia em que vives deve ser engraçada.

Como é que com features apenas alguém, no seu perfeito juízo, acha que vai ser concorrente da Steam? Não estou a falar em ser mais um. Para isso tens os GOGs desta vida. Estou a falar em concorrência séria. A Steam domina o mercado. Faz o que quer e lhe apetece. Que features iam fazer com que tu aceitasses ter o Epic Games instalado e com jogos, como fazes com a Steam, sem haver este drama todo?

Criticar politicas de exclusividade e o facto destes devs\publishers não estarem a honrar as pre-orders  é drama agora? Ok o cliente claramente só tem a ganhar com isto peço desculpa!

Utopia? Foi com features e respeito pelos clientes que o Steam diferenciou um jogo pirata de um original mind you. Não foi assim há tanto tempo quanto isso.

 

Features basicas podia-te dar uma lista de 7 ou 8 mas nunca mais acabamos esta discussão, já foi postado antes penso eu e de certeza que ja viste a lista de comparação de apenas algumas features que o Steam tem que a Epic não tem. Não vale a pena entrarmos em discussão circular sobre isto.

 

Edited by Lancer
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Não me respondeste foi à pergunta...

Como é que alguém, nos dias de hoje, entra no mercado para COMPETIR com a Steam?
É por ter também cloud-saves? É por também ter troféus? É por ter trading cards (adoro particularmente este ponto, já que quando isto apareceu na Steam, era mais uma forma nojenta que a Steam tinha para ganhar mais guito)?
Como é que com features eles vão lá?

E atenção que eu também não gosto desta situação. Nem nunca disse que o cliente só tem a ganhar com isto. ;) Sempre fui contra os exclusivos. Já quando andas 1 ano a jogar Destiny na PS4 com merdas que não há na Xbox é ridículo.
Haver exclusivos também no PC é ridículo. Acho até que foi o Angry Joe que disse algo tipo "Porque é que está a haver uma console war no PC?" e tem toda a razão.
São políticas más.

No entanto... como é que as evitavas (sendo o objectivo a Epic ser uma concorrente da Steam)? Explica-me as features que faziam com que o mercado em vez de ser 99% Steam, ser 60/40, vá. 70/30, se quiseres.

Eu sei que foi a Steam que legitimizou o pirata do original. E não foi assim há tanto tempo. Mas também não foi em 2 anos. Nem em 10...

Concordas com o monopolio da Steam, já agora? Com a taxa que cobram dos jogos? Com as cards, que são nada mais, nada menos que MTs fora dos jogos?

 

E já agora se para ti não havia problema do jogo ser da Epic e também do GOG (ou seja, saltava só da Steam) isso é porque o problema não é (nem nunca foi (?)) a plataforma e a falta de features... :rolleyes:

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Sendo tudo isto opções para o PC, alguém sabe se ainda não há uma app que reúna todos os jogos no mesmo sitio ? Que faça ligação tanto ao steam, origin, uplay, etc, mas reúna na mesma biblioteca todos os jogos e que abra as aplicações como 3rd party se quiser lançar o jogo ? 
Isto existe? É possível ? Há alguém a trabalhar nisso ? 
 

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Huh? Então se a questão aqui é haver exclusivos, como é que alguém ia conseguir colocar tudo numa plataforma?

Podes instalar non-steam games na steam, se bem me lembro. Agora ir buscar jogos a outra plataforma... não tem sentido nenhum IMO.

Senão não havia estes stresses de exclusividades nem de taxas que são cobradas aos devs, certo?

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A Epic anda a enterrar rios de dinheiro nisto enquanto tem uma plataforma deveras inferior. Fazia mais sentido esperar até terem uma plataforma mais completa. É por todos os ovos do fortnite no mesmo saco, e esperar que quando os ovos acabarem, a pataforma já esteja ao nivel do steam.

Claro que as pessoas vao fazer o download do cliente para jogar estes jogos, mas nunca vao usar a Epic Store como plataforma principal enquanto nao tiver as features todas. A EA tentou, a Ubisoft tentou, e se estes nao conseguiram, não estou a ver como a Epic vai conseguir.

Ao menos os developers andam todos a ganhar com isto.

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É obvio que eles sabem que têm uma plataforma inferior. Isso nem sequer está em debate. Por isso mesmo esta estratégia de exclusivos. Tal como tudo dizes, os outros têm plataformas com features semelhantes e não conseguiram bater a Valve por algum motivo.

Estes pensaram, e bem, que a estratégia teria de ser outra. Pelo menos inicialmente. Eu só não concordo com essa estratégia. Mas que vai colhendo frutos não há dúvidas.

Mais, se forem jogos 1st party, nada a dizer. 3rd party que desde o início são declarados como timed exclusives, ainda consigo aceitar. Agora aqueles que dizem uma coisa e depois a meio acenam-lhes com guito e mudam de ideias, é reprovável para não dizer mais.

Os tempos são noutros mas o Metro Exodus não vendeu nada mal. Mesmo que tenha vendido ligeiramente menos cópias do que venderia hipoteticamente na Steam, a diferença abismal no cut deixa devs e publishers satisfeitos mesmo vendendo um pouco menos.

Vejo surgir um aumento da pirataria por parte dos adeptos mais fervorosos da Steam e por parte daqueles que, embora não fundamentalistas, se sentiram enganados e vão fazê-lo como protesto. O resto da malta, a maioria, resmunga mas vai comprar lá e jogar.

 

Tirando isso, capitalism babeh!

 

PS: it's PC race, fuck'em. :-..

Edited by Kinas_
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1 hour ago, Mini0n said:

Não me respondeste foi à pergunta...

Como é que alguém, nos dias de hoje, entra no mercado para COMPETIR com a Steam?

Sales e a fazer algo melhor que a Valve faz. O Discord por exemplo já faz no que toca a comunidade, só falta é o resto...

Preço, sem ser só US. E que seja diferença relevante (por isto entendo diferença de 10€ num title de 50€ no Steam ser 40€ na Epic).

No entanto se a motivação é forçarem um serviço pior tenho dificuldade em ver a vantagem que isso trás para o consumidor por muito "competição" que queiram chamar a isso vºv

E acima de tudo respeito pela target audience. Estudo de mercado diga-se para perceber o que é que a audiência quer, em vez de entrar com, nós vamos tomar conta disto tudo nós é que sabemos, querem jogar é connosco só agora. É um erro recorrente, até a Disney o cometeu, e teve milhões em prejuízo com isso.


É por ter também cloud-saves? É por também ter troféus? É por ter trading cards (adoro particularmente este ponto, já que quando isto apareceu na Steam, era mais uma forma nojenta que a Steam tinha para ganhar mais guito)?

O resto tt me dá, mas cloud-saves de tudo o que mencionaste são muito muito relevantes. Setting saves tb.

However, ainda que para mim seja pouco relevante não subestimes o valor que o bling traz para muita gente.

Montes de ruskies que pouco investiam em jogos que agora tem os Steam profiles todos artilhados de bling por mais ridículo que seja.


Como é que com features eles vão lá?

De avião? :-.. Sorry não sei que resposta esperas aqui.

 

E atenção que eu também não gosto desta situação. Nem nunca disse que o cliente só tem a ganhar com isto. ;) Sempre fui contra os exclusivos. Já quando andas 1 ano a jogar Destiny na PS4 com merdas que não há na Xbox é ridículo.
Haver exclusivos também no PC é ridículo. Acho até que foi o Angry Joe que disse algo tipo "Porque é que está a haver uma console war no PC?" e tem toda a razão.
São políticas más.

Mas é aí que quero chegar com isto tudo! Que vantagem tem para nós? Se não tem vantagem, nem que seja pelo preço por exemplo não nos interessa nem devíamos defender isto.

"But but lower cut to support the devs!" Tell that to Bobby Kotick. Já na situação do Metro, foi publisher decision.

 

No entanto... como é que as evitavas (sendo o objectivo a Epic ser uma concorrente da Steam)? Explica-me as features que faziam com que o mercado em vez de ser 99% Steam, ser 60/40, vá. 70/30, se quiseres.

Respostas em cima já. Se não nos traz vantagem não percebo o porquê de defendermos isto. Existir por exisitr?

 

Eu sei que foi a Steam que legitimizou o pirata do original. E não foi assim há tanto tempo. Mas também não foi em 2 anos. Nem em 10...

 

Concordas com o monopolio da Steam, já agora? Com a taxa que cobram dos jogos? Com as cards, que são nada mais, nada menos que MTs fora dos jogos?

E já agora se para ti não havia problema do jogo ser da Epic e também do GOG (ou seja, saltava só da Steam) isso é porque o problema não é (nem nunca foi (?)) a plataforma e a falta de features... :rolleyes:

Cards são MTs, mas não afecta o jogo em si. Nem sequer é ingame. Há quem goste, para mim tt me dá. As que vou sacando, vendo e completo badges, mas não gasto $ nisso. No entanto há quem gaste.

A taxa acho elevada claro mas não sei que custos estão associados nem vantagens que trazem para os devs em termos de hosting, distribuição e exposição. No entanto sobre a taxa já falei em cima, novamente, só nos é relevante uma taxa mais baixa se tiver impacto relevante no preço final para nós.

A questão do GoG é que ao menos é DRM-free. Se tenho de optar em usar uma plataforma má ou não usar, prefiro que seja DRM-free -> GoG que btw tem cloud saves.

 

long reply, respondi a azul

espero que tenha esclarecido alguma coisa sobre a minha posição qt a isto

não é para ser do contra, simplesmente acho que nos vai ser desvantajoso.

52 minutes ago, Alexius said:

Sendo tudo isto opções para o PC, alguém sabe se ainda não há uma app que reúna todos os jogos no mesmo sitio ? Que faça ligação tanto ao steam, origin, uplay, etc, mas reúna na mesma biblioteca todos os jogos e que abra as aplicações como 3rd party se quiser lançar o jogo ? 
Isto existe? É possível ? Há alguém a trabalhar nisso ? 
 

A geforce experience faz mais ou menos isso.. mas do que tenhas instalado

Discord tb faz algo semelhante

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A Epic está a por guito na infra estrutura. Ter uma plataforma que faz o mesmo que a Steam era copiar à descarada. E estas coisas demoram o seu tempo. Durante este tempo, o guito que ias pagar a devs, testes, etc etc ia para onde? Para o vazio? Sem haver retorno? Como é que ias construindo a carteira de clientes? Daqui a 2 ou 3 anos, quando tivesses a plataforma toda pipichu com chats e cartinhas e afins? Ou é melhor começar já com o que há, angariar clientes à força bruta e depois então ir evoluindo (tal como a Steam fez ;))?

Do ponto de vista de quem investe, o que te parece mais lógico? Atenção, uma vez mais digo: não é prática que eu defenda. Mas percebo a 100% porque a fizeram. Num mercado 99% dominado pela Steam, ou entras big ou vais pra casa amigo. Entrar aqui com coisinhas bem feitas e quê é para as Origins desta vida, que dá para ver por onde andam...

Quanto ao preço, totalmente de acordo contigo. Se pagam menos aos devs, podiam baixar o preço. Se o fizessem literalmente ganhava toda a gente. Epic, devs e gamers. No entanto, se cobram menos aos devs, quem fica com a diferença são os devs, certo? Also, dão jogos free de 2 em 2 semanas. Não é o ideal, mas é um começo. O Subnautica, por exemplo, é grande jogo.

Quanto ao respeito pela target audience, é como disse em cima. Virem com isso era começarem logo a perder. Eles têm de causar impacto. Têm de chamar à atenção. Não é bom, mas é o que é. O monopolio da Steam só pode quebrar desta forma. Não há volta a dar. A Steam é grande demais para ser levada por features ou merdinhas dessas. Tem de ser um abanão. Again, não acho que seja o ideal, mas percebo o porquê de ser feito.

Falei nos cloud-saves porque são a coisa, IMO, mais importante. E que daqui por uns tempos, deve haver também na Epic. Afinal de contas, assim de repente são a empresa que começou com cross-save e cross-platform gaming, graças ao Fortnite. Também gosto muito dos troféus. Acho engraçados. Ah e não subestimo o valor do bling. Tanto é que o Fortnite é o que é graças a isso.

O porquê de defendermos isto (ou melhor de não atacar à cega porque fez dóidói à Steam) é precisamente porque vai crescer - como a Steam cresceu - e vai ser concorrência. A Steam é dona e senhora. Manda. Faz o que quer. E tu, como gamer, comes e calas. Até digo mais: se for isto que faz com que aqueles cromos se dediquem a fazer uma skin minimamente decente, já valeu a pena. Fdx andas com uma plataforma que de 2003 até agora mudou a puta da cor da skin. O resto está igualmente feio... <_<

Por fim, as MTs estéticas in-game também são só isso. Estéticas. Bling. Uns gostam, outros não. Muitos dos que se queixam das MTs do Fortnite, do Anthem ou do <insert-game-here> são dos que usam as Cards como feature que a Steam tem como uma cena a favor da Steam. Não tem grande sentido, IMO.

Por fim, a plataforma tem falhas. Não tem features que devia ter. Está a ter uma abordagem agressiva. Mas IMO tem de ser assim para fincar pé e mostrar que existe.
Não é o ideal, passam por cima de muita coisa, mas ou fazem isto ou ficam pelo caminho.
Vão evoluindo até ter as features, até estar lado a lado com a Steam.
Fazer isso das sombras, sem ter "parceiros", sem ter exclusivos, sem ter algo que diga "Estamos aqui!" era um tiro no pé.
É a minha opinião.

 

Btw, por falar em exclusivos, quantos milhares de jogos são exclusivos da Steam? :unsure:

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4 hours ago, Mini0n said:

Huh? Então se a questão aqui é haver exclusivos, como é que alguém ia conseguir colocar tudo numa plataforma?

Podes instalar non-steam games na steam, se bem me lembro. Agora ir buscar jogos a outra plataforma... não tem sentido nenhum IMO.

Senão não havia estes stresses de exclusividades nem de taxas que são cobradas aos devs, certo?

Talvez não me tenha feito entender. A ideia não é acabar com as exclusividades, nem deixar de comprar nas plataformas já existentes. A ideia seria poder agrupar no mesmo sitio um launcher de jogos de todas as plataformas. Ter um prompt com login das contas steam, origin, whatever e ter a listagem conjunta dos jogos que tens nas bibliotecas. Se quisesses instalar e jogar um deles, lançava a própria plataforma daí para a frente, ou parcialmente integrada na app talvez.

Acho que faz algum sentido, digo eu...

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Ou seja, um atalho para o jogo no ambiente de trabalho?

O que estás a dizer era teres uma app em que tinhas de fazer login para a Steam, Origin, Uplay, GoG e Epic, vias todos os jogos e quando abrias um, a plataforma abria-te a Steam ou Origin ou whatever.
Se for isso, não tem grande sentido, para mim. Já o tens de fazer em cada plataforma. E um atalho no desktop corre o jogo na plataforma onde está instalado...

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A ideia seria não o ter instalado ainda. Se tiveres centenas de jogos compradas em diversas lojas, tens de puxar pela memoria em que plataforma é que o tens, é exclusivo do quê, e teres de andar a abrir e fechar as plataformas todas até encontrares o jogo que procuras. Até para uma melhor organização, imagina que tens p.ex o Dead Space no Steam o os outros 2 no Origin. Não te dava mais jeito teres os 3 agrupados na mesma biblioteca ?
Para mim faz sentido...

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6 hours ago, Alexius said:

Sendo tudo isto opções para o PC, alguém sabe se ainda não há uma app que reúna todos os jogos no mesmo sitio ? Que faça ligação tanto ao steam, origin, uplay, etc, mas reúna na mesma biblioteca todos os jogos e que abra as aplicações como 3rd party se quiser lançar o jogo ? 
Isto existe? É possível ? Há alguém a trabalhar nisso ? 
 

O Steam deixa adicionar jogos não-steam. Tens que adicionar um a um, mas já ajuda a centralizar.

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1 hour ago, MotorBreath said:
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Experimentei o Playnite. Apesar de me ter dado problemas a detectar muitos jogos nas diferentes bibliotecas, era a uma coisa dessas que eu me estava a referir.
Thanks :y:

1 minute ago, DeathShadow said:

O Steam deixa adicionar jogos não-steam. Tens que adicionar um a um, mas já ajuda a centralizar.

Mas aí têm de estar instalados :(

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Com que então, Epic Store a vasculhar o PC do pessoal e a snifar ficheiros da Steam sobre friendslist e games owned... 

A confirmar-se, não fico surpreendido. Estamos a falar da Tencent não é? Nice!

Mas hey, é concorrencia portanto vale tudo para fincarem o pé e se afirmarem.

Edited by Kinas_
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