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Até o problema da latência ser resolvido, isto dos jogos por streaming não vai ser para todos.

A ultima vez que comprei Tv, quando andei à procura de reviews apanhei muitas discussões por esses forums fora de pessoal a discutir a latência das mesmas, dos modos de jogo com baixa latência etc etc. Este pessoal que é muito sensível à latência ao ponto de comprarem uma TV nova para ganharem uns 10ms, etc etc, vão aceitar jogar em streaming onde à latencia que já existe da Tv, controlador etc, ainda vai adicionar a latência da rede e da compressão de imagem que aplicam on the fly?

Acho que vão coexistir, consolas/pc e streaming na próxima geração. Até o streaming se tornar regra e as consolas como as conhecemos deixarem de existir, penso que ainda vai demorar muito tempo, a não ser que os jogadores passem a aceitar a latencia extra como algo normal.

Vamos ter agora um bom teste em que a Microsoft vai lançar na próxima geração a consola dedicada e a consola streaming. Iremos ver qual delas terá mais sucesso.

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Não testei este da Google que até pode ser muito superior, mas já testei o Geforce Now da Nvidia e de facto consigo notar alguma latência, embora o jogo continue perfeitamente jogável, simplesmente numa consola dedicada é melhor nesse aspecto. A outra coisa que notei é que parece que estou a jogar um streaming do Twitch, devido à compressão de imagem. Numa consola dedicada a imagem é pura sem qualquer tipo de compressão, e no stream leva uma compressão muito grande.

Pelo que estive a ler, o Google Stavia para 1080p 60fps, pede 25 Mbit de largura de banda. A imagem que sai das consolas é de 3,2 Gbit, já podemos ver a quantidade enorme de compressão.
Os filmes 1080p que normalmente sacamos da net, têm 10 Mbits a 24fps, por isso dá para ver que a compressão será similar.

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47 minutes ago, Kinas_ said:

Obviamente que quem joga maioritariamente jogos multiplayer e pvp não vai para esta opção.

Mas o mercado é muito mais amplo.

Porque não? Se formos a ver, todos esses jogos têm que esperar que o imput dos users chegue ao servidor, e que faça a viagem de volta para o teu ecrã. Ainda por cima com o cliente e o servidor a correr na mesma maquina, vais ter muito menos lag nesse sentido.

A unica diferença é que no teu ecrã, a tua personagem tem mais imput lag, mas no panorama geral, é tudo igual.

 

O video que alguém pos da Digital Foundry é bastante elucidativo nesse sentido. Acho que está noutro topico, portanto aqui vai:

 

Edited by cursed
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Para mim não há internet rápida o suficiente (eu nao a tenho por exemplo) para aquilo que eles querem fazer, e juntas a isso o inputlag monstro que isso irá ter. Big no-no for me.

Mas é um inicio...

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Sim, mas por exemplo, há aqui gente que acha que isto é o futuro e as ligações vão ser (já são) todas XPTO onde podes sacar quanto quiseres à velocidade supersónica e tal... <_<

Esquecem-se que vivemos no mundo real...

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15 minutes ago, cursed said:

Porque não? Se formos a ver, todos esses jogos têm que esperar que o imput dos users chegue ao servidor, e que faça a viagem de volta para o teu ecrã. Ainda por cima com o cliente e o servidor a correr na mesma maquina, vais ter muito menos lag nesse sentido.

A unica diferença é que no teu ecrã, a tua personagem tem mais imput lag, mas no panorama geral, é tudo igual.

 

O video que alguém pos da Digital Foundry é bastante elucidativo nesse sentido. Acho que está noutro topico, portanto aqui vai:

 

Já reparaste que nesse vídeo já estão com 166ms de latência e estão numa rede Google e bastante perto do servidor? Já imaginaste numa localização como a nossa ou pior?

A esolução baixa com ligações à NET mais fracas.

Mais, já imaginaste jogar multiplayer e pvp com input lag cm aquele?

 

Continuo a achar que é um sistema que pode ser o início de algo mas não para multiplayer/PvP. 

Como dizem nos comentários, "single player with lag. Nice" :-..

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Exemplos bons de jogos que podem ser jogados na Stadia.

Como em tudo, não é para todos. Ou por opção, ou por capacidade.

Eu por exemplo não consigo jogar Destiny PvP na televisão. O input lag daquilo atrofia-me para um jogo destes.

Já Horizon e Uncharteds é tranquilo.

É um bom passo. Temo que se junte ao G+ ou ao Glass. Mas tem potencial e a tecnologia está sempre a melhorar.

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Mais um exclusivo Epic Store: The Outer Worlds.

E mais haverão se a Valve não se mexer em breve e baixar o seu cut.

Ainda no outro dia houve grande polémica pq um jogo indie, Phoenix Point (do criador original de X-COM) e que começou com crowdfunding de cerca de $760k anunciou repentinamente que ia ser exclusivo Epic Store depois de ter na FAQ durante anos que ia estar na Steam e GOG. Eu sei que na altura não havia Epic Store mas continuo a achar que foi uma canalhice colocar como exclusivo na Epic Store. Podiam ter mantido as plataformas e adicionado a Epic. Em todo o caso, é uma indie e todo o dinheiro será pouco...

1 ano de free DLC para todos os backers e foram oferecidos full refunds para quem quiser mas não deixa de saber a um empréstimo a 0% juros para depois trocar as voltas ao pessoal.

Edited by Kinas_
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O mais flagrante é continuarem com a steam page dos jogos para publicidade, double standards.

Não precisam do Steam... excepto para publicidade e estabelecer "legitimidade" do jogo.

A Valve vai realmente ter de se mexer a questão da exclusividade não vai ser o "cut" a resolver.

Mesmo tendo cuts iguais iamos lidar com exclusives. Isto são jogos subsidiados.

Exclusives são pagos, a continuar esta trend vamos ter ainda mais segregação de launchers e de comunidade nos próximos anos. Que não consigo ver como sendo coisa boa.

Só espero que não se comece a entrar por caminhos de segregação de servers etc para online games.

 

Also, pequena retrospectiva a uns anos antes quando digital distribution ainda estava na sua infancia e mesmo juventude.

O pessoal ia "comprar jogos" a alternativas adubadas e DRM free. Entretanto com a evolução da digital distribution e com o reconhecimento do valor acrescentado de ter o software original ainda que digital (em grande parte devido à comunidade e online features) os números de pessoal a optar por essa via diminuíram.

Se um jogo é exclusivo numa loja cujas online features não oferecem as mesmas vantagens que tinhamos como dado adquirido até agora e num cenário em que a comunidade está basicamente segregada entre as várias plataformas, o valor acrescentado de legit perde-se e voltamos à época dos antigos em que era tudo "DRM-free adubado mode" :-..

Edited by Lancer
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Haver concorrência não é bom?
Como é que esperam que um concorrente da Steam cresça se não for desta forma, ao adquirir exclusivos, ao ser falado, ao dar que falar e ao garantir que a malta olha para ele?

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lol essa utopia em que vives deve ser engraçada.

Como é que com features apenas alguém, no seu perfeito juízo, acha que vai ser concorrente da Steam? Não estou a falar em ser mais um. Para isso tens os GOGs desta vida. Estou a falar em concorrência séria. A Steam domina o mercado. Faz o que quer e lhe apetece. Que features iam fazer com que tu aceitasses ter o Epic Games instalado e com jogos, como fazes com a Steam, sem haver este drama todo?

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