Jump to content
Sign in to follow this  
loki

Morreu o tio malvado de ‘Harry Potter’

Recommended Posts

2013-03-29132351_CA967162-B341-4FEB-88DD

Richard Griffiths tinha 65 anos

Morreu o tio malvado de ‘Harry Potter’

O ator britânico Richard Griffiths morreu esta sexta-feira aos 65 anos, na sequência de complicações após uma operação ao coração.

Nome carismático da representação inglesa, ficou conhecido do grande público por dar vida ao malvado e avarento tio de Harry Potter, Vernon Dursley, na saga cinematográfica de enorme êxito, inspirada nos livros de J.K. Rowling.

Além de se embrenhar nas suas personagens, tinha formação clássica de teatro e deu que falar por desempenhos em diferentes adaptações de obras de Shakespeare, nomeadamente as mais satíricas como ‘Sonho de uma Noite de Verão’.

Natural de Yorkshire, Richard Griffiths nasceu filho de pais surdos e teve de aprender linguagem gestual logo em criança para poder comunicar com eles. Fascinado por sotaques e idiomas, usou muitos nos seus papéis mais famosos no cinema.

Estudou na Escola Politécnica de Drama, em Manchester até chamar a atenção da Royal Shakespeare Company. A partir do arranque da década de 1980 não mais parou…

Numa carreira de mais de 40 anos dedicada à arte de representar, sobressaem papéis em filmes como ‘Momentos de Glória’ (1981), ‘Gandhi’ (1982), ‘Withnail e Eu’ (1987), ‘O Agente Secreto’ (1994), ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’ (1999) ou os mais recentes ‘Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés’ (2011) ‘A Invenção de Hugo’ (2011).

Apesar do seu ar bonacheirão, que lhe valeu muitos papéis cómicos (como na série inglesa ‘Pie in the Sky’), Richard Griffiths levava muito a sério o que fazia. Ficou aliás conhecido por, em novembro de 2005, enquanto representava a peça ‘Heroes’ no teatro londrino de Wyndham, ter mandado sair uma espetadora que deixou o seu telemóvel tocar por três vezes.

Sobre a sua personagem mais famosa, o tio Vernon de Harry Potter, disse um dia: “O maior medo de Vernon é esse – não quer que nada de estranho aconteça e que os vizinhos possam ver.”

O ator que fez de jovem feiticeiro, Daniel Radcliffe, reagiu a esta morte. De acordo com o jornal 'The Guardian', Radcliffe lembrou a sua estreia no teatro em 'Equus', no qual se cruzou novamente com Griffiths: "Sete anos mais tarde [do primeiro 'Harry Potter'] avançámos ambos para 'Equus'. Foi a minha primeira peça mas, como estava aterrorizado, o seu encorajamento e humor tornaram-na um prazer. Na verdade, em qualquer local onde ele entrasse tornava-se duas vezes mais divertido e inteligente só pela sua presença. Tenho orgulho em dizer que o conheci."

Correio da Manhã

Share this post


Link to post
Share on other sites

À parte da saga Harry Potter, não conhecia mais nada do seu trabalho, mas aparentemente era um génio no seu mundo.

RIP

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.