Jump to content

Novas Regras - tópico de dúvidas/esclarecimentos


jr_cardoso
 Share

Recommended Posts

4.º Todos os replies com conteúdo offtopic, na secção de desporto, serão colocados invisíveis. Entende-se por offtopic, tudo o que sejam replies que contêm apenas smiles, memes, imagens do estilo "no shit", etc. Os replies têm que ter algum conteúdo que venha acrescentar assunto do tópico, quer seja informação de interesse, ou a opinião do membro sobre o assunto.

I - Um post apenas com um lol2.gif ou vários em resposta a algo cómico que foi escrito por outro user está incluído no ponto 4 da adenda?

II - Este ponto, e o exemplo do smilie lol2.gif, apenas é válido na secção de desporto tal como lá está escrito ou, tal como o Cardoso escreveu no início do seu post, é transversal a todo o fórum?

Obrigado.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Nunca fiz queixinhas (entenda-se reports), tenho 0 warning points.

Uau... que difícil. Também tenho 0.

:trollface:

Tens 0... nesse user! Quantos nicks teus já foram banidos? Assim de repente, lembro-me duns 3 ou 4. :P

Faço votos para que todos nos saibamos comportar como adultos que somos e que não seja necessário banir ninguém, mas ao mesmo tempo manter a "magia" que o FNF tem e que nos faz cá vir todos os dias. :)

Link to comment
Share on other sites

4.º Todos os replies com conteúdo offtopic, na secção de desporto, serão colocados invisíveis. Entende-se por offtopic, tudo o que sejam replies que contêm apenas smiles, memes, imagens do estilo "no shit", etc. Os replies têm que ter algum conteúdo que venha acrescentar assunto do tópico, quer seja informação de interesse, ou a opinião do membro sobre o assunto.

I - Um post apenas com um lol2.gif ou vários em resposta a algo cómico que foi escrito por outro user está incluído no ponto 4 da adenda?

II - Este ponto, e o exemplo do smilie lol2.gif, apenas é válido na secção de desporto tal como lá está escrito ou, tal como o Cardoso escreveu no início do seu post do Cardoso, é transversal a todo o fórum?

Obrigado.

Em todo o fórum. Pronto, excepção na área de entretenimento. Imperando sempre o bom senso.

B)

Link to comment
Share on other sites

4.º Todos os replies com conteúdo offtopic, na secção de desporto, serão colocados invisíveis. Entende-se por offtopic, tudo o que sejam replies que contêm apenas smiles, memes, imagens do estilo "no shit", etc. Os replies têm que ter algum conteúdo que venha acrescentar assunto do tópico, quer seja informação de interesse, ou a opinião do membro sobre o assunto.

I - Um post apenas com um lol2.gif ou vários em resposta a algo cómico que foi escrito por outro user está incluído no ponto 4 da adenda?

II - Este ponto, tal como lá está escrito, apenas é válido na secção de desporto ou, tal como está escrito no início do post do Cardoso, é transversal a todo o fórum?

Obrigado.

Na sequência da definição das novas regras, é claro que foi a secção de desporto que esteve sempre na mira. Por esse motivo existe aí a referência à secção de desporto, mas a ideia é para ser por todo o fórum.

Relativamente à primeira questão, é evidente que irá imperar o bom senso. Penso que todos facilmente compreenderão que o intuito de limitar a recorrência a posts onde só aparece uma imagem, não tem a ver propriamente com limitação de expressão de cada um. Um LOL ou :lol: na sequência de uma piada ou situação que o justifique, não é a mesma coisa que uma imagem postada com o intuito de gozar ou picar. A título de exemplo, tomemos novamente a secção de desporto. Imaginemos que há um lance num jogo em que há um golo marcado em posição de fora de jogo. Nada impede que um membro, tendo acesso a um screenshot televisivo que demonstra isso mesmo (ou o contrário), poste apenas a imagem sem qualquer comentário. Sabemos que, no tópico da jornada, por exemplo, durante os jogos só falta acontecer o relato em direto LOL. Não há nada contra isso. A questão das imagens vem no sentido de sancionar os posts que tenham esse conteúdo com um objetivo manifesto de incendiar, provocar, gozar, ridicularizar a posições dos outros membros.

Podíamos estar aqui a "desenhar" 'n' situações. Nunca iríamos obter o consenso completo sobre todas as análises possíveis. O que se apela é ao próprio bom senso dos utilizadores. Afinal de contas, é para isso que as regras existem: para manter de "boa saúde" a participação de todos.

Mera sugestão:

Posts alvos de sanções ficarem visíveis, com o edit do moderador a indicar o motivo da sanção e respectivos pontos atribuídos. Acho que isto serviria de aviso para todos os users sobre o que devem e não devem fazer e evitavam-se suspeições em relação aos critérios da moderação aplicados a uns e outros smile.png

Podia ser, o problema é que o sentido de tornar um post invisível é precisamente "esconder" um determinado comportamento sancionado. Não faz sentido um membro do fórum dizer:"Oh [membro tal], és um palhaço!", levar uma sanção e a mensagem dele ficar visível para todos verem. Percebo a tua sugestão, mas também deves entender que isto é um "pau de dois bicos".

Link to comment
Share on other sites

esta nova politica não será demais?

isto antes até tinha piada. confesso que abria o FNF muito mais vezes, só para ler os posts quando havia discussões mais acesas.

agora, já nem umas maminhas se podem meter... crying.gif

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

4.º Todos os replies com conteúdo offtopic, na secção de desporto, serão colocados invisíveis. Entende-se por offtopic, tudo o que sejam replies que contêm apenas smiles, memes, imagens do estilo "no shit", etc. Os replies têm que ter algum conteúdo que venha acrescentar assunto do tópico, quer seja informação de interesse, ou a opinião do membro sobre o assunto.

I - Um post apenas com um lol2.gif ou vários em resposta a algo cómico que foi escrito por outro user está incluído no ponto 4 da adenda?

II - Este ponto, tal como lá está escrito, apenas é válido na secção de desporto ou, tal como está escrito no início do post do Cardoso, é transversal a todo o fórum?

Obrigado.

Na sequência da definição das novas regras, é claro que foi a secção de desporto que esteve sempre na mira. Por esse motivo existe aí a referência à secção de desporto, mas a ideia é para ser por todo o fórum.

Relativamente à primeira questão, é evidente que irá imperar o bom senso. Penso que todos facilmente compreenderão que o intuito de limitar a recorrência a posts onde só aparece uma imagem, não tem a ver propriamente com limitação de expressão de cada um. Um LOL ou lol2.gif na sequência de uma piada ou situação que o justifique, não é a mesma coisa que uma imagem postada com o intuito de gozar ou picar. A título de exemplo, tomemos novamente a secção de desporto. Imaginemos que há um lance num jogo em que há um golo marcado em posição de fora de jogo. Nada impede que um membro, tendo acesso a um screenshot televisivo que demonstra isso mesmo (ou o contrário), poste apenas a imagem sem qualquer comentário. Sabemos que, no tópico da jornada, por exemplo, durante os jogos só falta acontecer o relato em direto LOL. Não há nada contra isso. A questão das imagens vem no sentido de sancionar os posts que tenham esse conteúdo com um objetivo manifesto de incendiar, provocar, gozar, ridicularizar a posições dos outros membros.

Podíamos estar aqui a "desenhar" 'n' situações. Nunca iríamos obter o consenso completo sobre todas as análises possíveis. O que se apela é ao próprio bom senso dos utilizadores. Afinal de contas, é para isso que as regras existem: para manter de "boa saúde" a participação de todos.

Eu não pretendo obter consenso, apenas quero saber o que se pode ou não fazer.

No caso concreto da minha questão, na adenda fala em "contra-ordenação grave" a existência de posts apenas com smilies no tópico de desporto mas que é transversal a todo o fórum EDIT: à exceção da secção de entretenimento. Entendido.

Todos os replies com conteúdo offtopic, na secção de desporto...Entende-se por offtopic, tudo o que sejam replies que contêm apenas smilies.

Questionei relativamente ao lol2.gif e outros smilies e a mais nenhum outro exemplo ou caso. Não estou a falar relativamente às imagens ou memes postados com intuito de picar. Aliás, o ponto 4 que se discute não menciona em parte nenhum intenção do user X em picar ou incendiar com smilies, imagens ou memes, mas sim está a definir claramente o que é offtopic nesse tópico e no fórum em geral, se entendi bem.

Penso que todos facilmente compreenderão que o intuito de limitar a recorrência a posts onde só aparece uma imagem, não tem a ver propriamente com limitação de expressão de cada um. Um LOL ou lol2.gif na sequência de uma piada ou situação que o justifique, não é a mesma coisa que uma imagem postada com o intuito de gozar ou picar.

Mas o que faz um smilie senão isso mesmo, a expressar o sentimento de cada um? Um :lol: depois de um piada de um user. Precisamente por isso é que coloquei esta questão relativamente APENAS aos smilies. wink4.gif

E é isso que pretendo esclarecido, pois parece que a tua opinião se encontra algo desfasada da do Cardoso.

Obrigado.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Mas o que faz um smilie senão isso mesmo, a expressar o sentimento de cada um? Um lol2.gif depois de um piada de um user. Precisamente por isso é que coloquei esta questão relativamente APENAS aos smilies. wink4.gif

E é isso que pretendo esclarecido, pois parece que a tua opinião se encontra algo desfasada da do Cardoso.

Obrigado.

Acredita que não há desfasamento nenhum na interpretação. Eu sei disso, o Cardoso também sabe e tu também sabes disso.

A dúvida que colocas situa-se na mesma prateleira de quando se pergunta se uma faca de cozinha é uma arma ou um utensílio de cozinha. Depende da finalidade com que for usada.

O mesmo acontece com as imagens. Um lol2.gif imediatamente a seguir a um insulto, como é que o interpretas? E o mesmo lol2.gif a seguir a uma anedota? Um sporting.gif no tópico do Sporting ou o mesmo sporting.gif no tópico do FC Porto? Como é que se faz o julgamento?

É evidente que vai imperar o bom senso do staff. O que esperamos é que exista bom senso dos utilizadores, caso contrário, nem sequer estaríamos aqui a falar sobre novas regras.

Link to comment
Share on other sites

Se dizes que estão em sintonia eu acredito mas não é isso que se depreende das respostas de ambos à minha pergunta.

Lê o ponto 4 e diz-me o que entendes dele, na posição de um user. Há ou não há espaço para a minha interpretação? Não se esqueçam que vocês têm a noção exata de quanto vão apertar o cerco quando escreveram a adenda, os users não, apenas fazem uma ideia de quanto vão apertar, geralmente por excesso. ;)

Se o objetivo é, mais uma vez, evitar picanços com smilies e imagens, porque não deixar isso claro tb no texto deste ponto 4 com exemplos como fizeram para outros pontos? Deixava de ser ambíguo e mais claro. Assim como está, para mim, antes das vossas respostas estava confuso e redundante. É a minha opinião.

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim, podemos alterar o texto, mas para isso é que criámos este tópico: para esclarecer todas as vossas dúvidas e, eventualmente, reformular ou fazer pequenos reajustamentos que serão sempre necessários realizar. ;)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mera sugestão:

Posts alvos de sanções ficarem visíveis, com o edit do moderador a indicar o motivo da sanção e respectivos pontos atribuídos. Acho que isto serviria de aviso para todos os users sobre o que devem e não devem fazer e evitavam-se suspeições em relação aos critérios da moderação aplicados a uns e outros smile.png

Podia ser, o problema é que o sentido de tornar um post invisível é precisamente "esconder" um determinado comportamento sancionado. Não faz sentido um membro do fórum dizer:"Oh [membro tal], és um palhaço!", levar uma sanção e a mensagem dele ficar visível para todos verem. Percebo a tua sugestão, mas também deves entender que isto é um "pau de dois bicos".

Honestamente, preferia que ficasse visível (mesmo que fosse um insulto dirigido a mim, por exemplo). Acho que aumentaria a clareza e transparência, o que seria sempre de saudar. Mas tudo bem, compreendo thumbsup.gif

Tenho uma dúvida também:

Imaginemos que o Sporting vence o Nacional (ou Rio Ave etc.)e alguém diz: "Vitória importante do Sporting sobre um adversário directo". As constatações de factos (sem smiles) são possíveis ou são encaradas como provocações? Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma dúvida também:

Imaginemos que o Sporting vence o Nacional (ou Rio Ave etc.)e alguém diz: "Vitória importante do Sporting sobre um adversário directo". As constatações de factos (sem smiles) são possíveis ou são encaradas como provocações? Obrigado.

Vou ser absolutamente franco na resposta, e vais perceber claramente o que vou dizer.

1.ª Situação: Sporting está com um número de pontos semelhante ao Rio Ave. Jogam os 2 e ganha o Sporting. Tu chegas aqui e dizes, no tópico da jornada: "Vitória importante do Sporting sobre um adversário directo". É claramente a constatação de um facto.

2.ª Situação: Sporting a meio da tabela, Rio Ave no fundo da tabela, próximo da despromoção. Jogam os 2 e ganha o Sporting. Tu chegas aqui e dizes a mesma coisa. A interpretação de um adepto do Sporting é óbvia.

Agora para clarificar o que disse no início do meu post. Tu és um dos membros que mais vezes é apontado por outros membros como sendo um "incendiário" dos tópicos da jornada. O problema não está propriamente na forma como mandas as tuas "postas". O problema é que: chegas, acendes o fósforo com uma piada qualquer só mesmo para provocar, e depois ficar à espera que o fogo arda. Não és o único, mas és apontado muitas vezes por outros membros por produzires esse tipo de comportamento. Em meu entender (e tu tens inteligência mais que suficiente para perceber a minha interpretação) eu acho que isso é mesmo uma atitude incendiária. Há muitos membros que também mandam os seus fósforos acesos, mas depois têm uma participação ativa no tópico, fazem uma análise objetiva (ainda que pautada pela sua opinião) das jogadas, do jogo, das decisões, etc. Membros (que existem) com o perfil de que muitas vezes te acusam, só têm um tipo de participação nesses tópicos: incendiar. Isso vai certamente acabar.

Não quero que encares isto como uma crítica dirigida especificamente a ti. Não podia era deixar de aproveitar este momento em que estamos a tentar "compor" o fórum, para clarificar esta situação que tem sido muitas vezes apontada pelos utilizadores relativamente a um conjunto de membros desta casa.

E escusado será dizer que há atitudes de alguns membros do staff que também são discutíveis. Já passámos horas a fio a discutir isso no staff, e já todos puseram a "cabeça no cepo" em relação a isso.

Só não iremos é permitir que 3 ou 4 membros venham constantemente "destruir" as discussões que se travam nesses tópicos, com farpas cuidadosamente desenhadas para dilacerar a paciência de quem participa nos tópicos.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Tenho uma dúvida também:

Imaginemos que o Sporting vence o Nacional (ou Rio Ave etc.)e alguém diz: "Vitória importante do Sporting sobre um adversário directo". As constatações de factos (sem smiles) são possíveis ou são encaradas como provocações? Obrigado.

Vou ser absolutamente franco na resposta, e vais perceber claramente o que vou dizer.

1.ª Situação: Sporting está com um número de pontos semelhante ao Rio Ave. Jogam os 2 e ganha o Sporting. Tu chegas aqui e dizes, no tópico da jornada: "Vitória importante do Sporting sobre um adversário directo". É claramente a constatação de um facto.

2.ª Situação: Sporting a meio da tabela, Rio Ave no fundo da tabela, próximo da despromoção. Jogam os 2 e ganha o Sporting. Tu chegas aqui e dizes a mesma coisa. A interpretação de um adepto do Sporting é óbvia.

Agora para clarificar o que disse no início do meu post. Tu és um dos membros que mais vezes é apontado por outros membros como sendo um "incendiário" dos tópicos da jornada. O problema não está propriamente na forma como mandas as tuas "postas". O problema é que: chegas, acendes o fósforo com uma piada qualquer só mesmo para provocar, e depois ficar à espera que o fogo arda. Não és o único, mas és apontado muitas vezes por outros membros por produzires esse tipo de comportamento. Em meu entender (e tu tens inteligência mais que suficiente para perceber a minha interpretação) eu acho que isso é mesmo uma atitude incendiária. Há muitos membros que também mandam os seus fósforos acesos, mas depois têm uma participação ativa no tópico, fazem uma análise objetiva (ainda que pautada pela sua opinião) das jogadas, do jogo, das decisões, etc. Membros (que existem) com o perfil de que muitas vezes te acusam, só têm um tipo de participação nesses tópicos: incendiar. Isso vai certamente acabar.

Não quero que encares isto como uma crítica dirigida especificamente a ti. Não podia era deixar de aproveitar este momento em que estamos a tentar "compor" o fórum, para clarificar esta situação que tem sido muitas vezes apontada pelos utilizadores relativamente a um conjunto de membros desta casa.

E escusado será dizer que há atitudes de alguns membros do staff que também são discutíveis. Já passámos horas a fio a discutir isso no staff, e já todos puseram a "cabeça no cepo" em relação a isso.

Só não iremos é permitir que 3 ou 4 membros venham constantemente "destruir" as discussões que se travam nesses tópicos, com farpas cuidadosamente desenhadas para dilacerar a paciência de quem participa nos tópicos.

A 2º situação não o faço, porque simplesmente não faz sentido fazê-lo, pois não corresponde à realidade. Agora o 1º claro, é um facto, não terei qualquer problema em apontar factos, sempre que achar pertinente. Agora tu sabes tão bem quanto eu, que existiriam pessoas a ficar melindradas com a 1ª situação, quando não há motivos para tal, pois não é mais que uma constatação da realidade. Se ficam melindradas por ser eu a fazê-lo e não outro, já não é problema meu wink4.gif

E eu já admiti por diversas vezes que piquei. Mas também por diversas vezes actuei por resposta a provocações. Sim, porque não ia assistir impávido e sereno ao espezinhamento do meu clube (ou outra coisa qualquer que eu defenda) por tudo e todos. E quando o fiz, sofri justamente as consequências disso. E não imputei responsabilidades a ninguém, nem vim com os típicos discursos moralistas, porque tenho coluna para assumir os meus actos. Como se gosta, como se quer thumbsup.gif

Link to comment
Share on other sites

A 2º situação não o faço, porque simplesmente não faz sentido fazê-lo, pois não corresponde à realidade. Agora o 1º claro, é um facto, não terei qualquer problema em apontar factos, sempre que achar pertinente. Agora tu sabes tão bem quanto eu, que existiriam pessoas a ficar melindradas com a 1ª situação, quando não há motivos para tal, pois não é mais que uma constatação da realidade. Se ficam melindradas por ser eu a fazê-lo e não outro, já não é problema meu wink4.gif

E eu já admiti por diversas vezes que piquei. Mas também por diversas vezes actuei por resposta a provocações. Sim, porque não ia assistir impávido e sereno ao espezinhamento do meu clube (ou outra coisa qualquer que eu defenda) por tudo e todos. E quando o fiz, sofri justamente as consequências disso. E não imputei responsabilidades a ninguém, nem vim com os típicos discursos moralistas, porque tenho coluna para assumir os meus actos. Como se gosta, como se quer thumbsup.gif

Pegando apenas nas tuas palavras, para ilustrar a ideia que quis passar em relação a vários membros do fórum, os quais tu podes identificar com alguma facilidade:

Em primeiro lugar, a tal 2.ª situação que referes, é uma situação recorrente por parte de alguns membros. Ou porque o seu clube não está a ter a prestação que desejam no jogo, ou porque o dia lhes correu mal, ou porque é aquilo que lhes corre no sangue, chegam ao tópico, lançam a piada (porque não são factos) e acabam por ter a tal atitude de "espezinhamento" que referes. E no FNF foi sendo assim, porque se foi permitindo que fosse assim. Não será mais, se tudo correr da forma como esperamos.

Em segundo lugar, quando dizes que "tu sabes tão bem quanto eu, que existiriam pessoas a ficar melindradas(...)" é o tipo de pensamento que percorre o cérebro desse grupo de utilizadores: andar à caça de qualquer assunto que possa criar tensão entre os membros. Da mesma forma que referes a tua intolerância às bocas contra o teu clube, tens que compreender que se assiste ao direito dos outros se sentirem ofendidos com determinadas afirmações, mesmo que essas sejam factuais. Perdoa-me a correlação, mas é como chegar junto de um doente terminal e "alegrá-lo" com a frase:"Você não vai durar muito mais tempo."... É um facto, mas em termos de contributo para uma conversa tem zero e é francamente estúpido ou, em último caso, completamente ignorante.

Depois referes que, se essas pessoas ficam melindradas, já não é problema teu. Não será assim tão linear como isso. Se um membro escolhe as palavras com o propósito de incendiar o tópico, tem responsabilidade nisso e na interpretação que os outros vão fazer. Porque um fórum não é propriamente uma conversa de café, onde as vozes se sobrepõem. Aqui os replies sucedem-se, e muitas vezes, está a discutir-se um assunto, numa discussão com pés e cabeça, e surge, de repente, um membro a lançar "a farpa".

Para finalizar, a última frase que coloquei a bold no quote é muito significativa do tipo de profundidade com que alguns membros "vivem" o fórum. Já muitas vezes se disse aqui que existe vida para além do fórum. Felizmente. Dar importância demasiada à opinião de um membro de outro clube, é simplesmente embrulhar o virtual com o real. O pessoal vem aqui desanuviar um pouco, aprender com as experiências dos outros, trazer novidades à comunidade, expressar a sua opinião e fazer amizades. Pelo menos eu entendo o fórum desta maneira e penso que a maior parte tem a mesma opinião, tal foi a resposta incrível que esta comunidade deu quando foi preciso juntar umas moedas rapidamente para que a casa ficasse de pé.

Sem_Identidade, não tomes isto como um conjunto de observações dirigidas apenas ao teu username. Como já referi, são vários, e este tópico tem precisamente esta finalidade: esclarecer / afinar as regras e fazer "o povo", onde eu me incluo, refletir sobre o seu comportamento. :y:

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Também não vejo o problema. Nunca fiquei chateado por vir ao FnF, e era o que faltava. Isto é um espaço para descontrair e rir um bocado.

Mas os administradores saberão melhor que eu, por isso siga para bingo com as novas regras.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Tenho uma sugestão. Não há uma forma de sermos avisados de um post nosso que foi apagado? É que as vezes fico na dúvida se carreguei em postar ou se foi apagado. Isto porque posso postar outra vez por pensar que foi erro e levar os admins a banir-me por insistência.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.