Jump to content

Maior ciberataque da História está a decorrer agora (@27 Março)


EsCk
 Share

Recommended Posts

Velocidade de ligação à internet está mais lenta em muitas partes do mundo devido a um ataque a servidor

Está a decorrer aquele que alguns peritos em segurança já definem como o maior ciberataque da história. Os piratas informáticos estarão a atacar servidores web, numa ação que está a diminuir a velocidade de ligação à Internet por todo o mundo, noticia a BBC.

A disputa entre um grupo que luta contra spam e um empresa responsável pelo alojamento de sites e estará na origem do problema, que já afetou o conhecido serviço norte-americano Netflix e pode dificultar o funcionamento de funcionalidades básicas, como o email ou os bancos online.

Baseada em Londres e Genebra, a Spamhaus é uma organização sem fins lucrativos que se dedica dimunir o spam nos serviços de email. Como tal, possui uma lista de servidores que considera serem usados para o envio deste tipo de material e que vai bloqueando.

Recentemente, o grupo desancadeou uma ação contra servidores mantidos pela Cyberpunker, uma empresa holandesa que aloja todo o tipo de sites e funcionalidades, desde que não estejam relacionados com pornografia infantil ou terrorismo.

Em declarações reproduzidas pela BBC, um dos responsáveis por este grupo, Sven Olaf Kamphuis, comentou que a ação da Spamhaus foi abusiva e que não "devem ser eles a decidir o que circula ou não na internet".

300 gigabytes por segundo

Os piratas informáticos estão a usar um método intitulado denial of service (DDoS), com os ataques a serem dirigidos ao sistema de definição de nomes na internet (DNS - Domain Name System). Estes, de acordo com uma empresa de segurança norte-americana, já terão começado na semana passada.

Steve Linford, chefe-executivo da Spamhaus, acusa a Cyberpunker de estar por detrás do ataque, em colaboração com "gangues criminosos da Rússia e Europa de Leste" e definiu o ataque aos seus servidores como sendo de uma intensidade e dimensão "sem precendentes".

A tática é o equivalente a gerar um engarrafamento na autoestrada, ou seja, são enviados milhões e milhões de dados para fazer com que a circulação se vá tornando progressivamente impossível.

Para se ter noção do ataque, Steve Linford explica que, geralmente, os ataques deste género a bancos usam 50 gigabytes por segundo e, neste caso, os hackers estão a atingir picos de 300 gigabytes por segundo. "Nem Downing Street [casa do primeiro-ministro britânico] aguentaria. Contudo, a Spamhaus está a resistir ao ataque por ter infraestrutra distribuída por muitos países.

A principal preocupação agora é que, dado o tamanho do ataque, este acabe por se espalhar de forma ainda mais séria pelo resto da internet. Para tentar impedir esta situação, cinco forças policiais especializadas em assuntos da internet já estão a investigar o problema.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/maior-ciberataque-da-historia-esta-a-decorrer=f796653#ixzz2Ol8rZd46

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

A Google avisa-te quando há login attempts de IPs de outros países que não o teu de origem.

E avisa como? Por email?

Sim, a mim mandou-me um mail porque tentaram aceder ao meu mail nos USA, "mandaram-me" alterar a pass bem como colocar o 2 setps.

Nunca mais tive problemas.

B)

Link to comment
Share on other sites

A mim tentaram também, mas era um IP da China (isto foi há uns meses). Mudei a pass para uma cena com 20 caracteres, cheia de simbolos, maiusculas, números, etc. Foi lixado para decorar mas valeu a pena, nunca mais tentaram. :-..

Link to comment
Share on other sites

A mim tentaram também, mas era um IP da China (isto foi há uns meses). Mudei a pass para uma cena com 20 caracteres, cheia de simbolos, maiusculas, números, etc. Foi lixado para decorar mas valeu a pena, nunca mais tentaram. 14.gif

Foi mesmo por teres mudado para essa pass que deixaram de tentar... :-..

Link to comment
Share on other sites

Uso sempre passwords com caracteres marados, deste género -> fw\;,>C3o#6Try{2xxcN

Combinações de 3 ou 4 palavras sem ligação nenhuma entre elas encripta com os mesmos bits se for preciso e tem a vantagem de ser muuuuuito mais fácil de memorizar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.