Jump to content
Lancer

Pirataria não prejudica vendas de música digital

Recommended Posts

Estudo defende que pirataria não prejudica vendas de música digital

Um estudo encomendado pela Comissão Europeia conclui que a pirataria não deve ser entendida como uma ameaça para o mercado da música digital.

Desenvolvida pela Joint Research, a pesquisa observou o comportamento de 16 mil utilizadores no Reino Unido, França, Alemanha, Itália ou Espanha e concluiu que boa parte dos utilizadores de serviços de partilha de música, caso estas opções ilegais não existissem, não compraria música nas lojas.

Outro grupo observado pelos investigadores, utiliza os serviços de partilha para alargar horizontes, mas acaba por comprar música em serviços legais e pode fazê-lo até de forma mais regular.

"Parece-nos que a maioria da música consumida ilegalmente pelos indivíduos na nossa amostra não teriam sido comprados caso os sites de partilha ilegal de música não existissem", detalha o estudo.

O documento atribui ainda um efeito positivo para as vendas de música digital à proliferação de serviços de streaming e rebate com números os argumentos da indústria da música para exigir medidas que penalizem a pirataria.

Os dados destacados mostram que entre 2004 e 2010 as receitas da venda de música digital avançaram de forma muito significativa: cresceram 1000%. Entre 2010 e 2011 cresceram mais 8%, valendo 5,2 mil milhões de dólares.

http://tek.sapo.pt/noticias/internet/estudo_defende_que_pirataria_nao_prejudica_ve_1306333.html

Mais um estudo a dizer o que já se sabe.

Edited by Lancer

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já existem vários estudos destes hà muito tempo. Quando eu fiz a minha tese de mestrado já na altura falei em 4 estudos destes.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.