Jump to content

“Vocês são uns tristes”, homem revolta-se com Movimento dos Reformados Indignados


loki
 Share

Recommended Posts

Quem ganha 500€, e passa a ganhar 400, está em questão a sua sobrevivência...

Quem ganha 5000 e passa a ganhar 4000, não se preocupem que vai continuar a viver sem perigo de morrer.

A questão não é se merecem ou não ganhar esses valores(porque podem muito bem merecer), mas sim a forma como se mostram indignados como se as suas vidas estivessem postas em causas por passarem a ganhar apenas 4000€ mensais.

Também existe muitas pessoas que suaram uma vida inteira sem gozar ferias, ganham 500 de reforma e levam cortes em cima, por isso...



PS: Sem dizer se concordo ou não, na Suiça um reformado não ganha mais de 1700€ mensais, tenha descontado o que tiver.

Olhando para a realidade de Portugal e Suiça, qual acham que está mais certo?

Link to comment
Share on other sites

Acho graça tanta gente falar de gente que não conhece, não faz ideia de como ganharam o dinheiro, quanto descontaram, etc. Mas como são "ricos" é sempre um alvo a abater!!

Faz-me lembrar uma vez na baixa que estava um Porsche a ser multado. A malta nem sabia o que é que o homem tinha feito de mal, mas era tudo a gritar para que ele pagasse a multa...

Também me indigno com tachos e roubos (e sei que, infelizmente, houve e há muitos) agora sei que também houve e há gente que ganha muito bem porque trabalhou muito para isso. E essas pessoas merecem todo o meu respeito.

Quanto a estes senhores que aparecem no vídeo, como não sei nada deles, não posso comentar.

Tal como disse o netphobic e muito bem é engraçado a generalização fácil que se faz com ricos sem os conhecer de lado nenhum... se é rico, ou roubou para ter o que tem ou não merece o que tem, é logo rotulado assim sem problemas nenhuns!

Mas se virmos um coitadinho que não conhecemos de lado nenhum a queixar-se que ganha pouco ou não tem nada, vem logo tudo em defesa que realmente é uma desgraça estas políticas e que têm muita pena dessas pessoas, e já ninguém faz generalizações fáceis de que se tem pouco ou nada é porque não trabalhou e quer viver à custa de subsídios...

Em ambos os casos há as duas coisas, uns que merecem e outros não, agora meter tudo no mesmo saco é que é triste, o discurso desse senhor é pura demagogia, os direitos são iguais para todo o cidadão, estes têm tanto o direito a protestar com os cortes como alguém com o salário mínimo... senão merecem, se tiveram tachos, etc, é outra história que ninguém sabe se é verdade, se é para acusar então que o faça com factos e não com generalizações demagógicas de que toda a gente que é rica "são uns tristes"!

Sem tirar nem pôr! :namuche:

Quem ganha 500€, e passa a ganhar 400, está em questão a sua sobrevivência...

Quem ganha 5000 e passa a ganhar 4000, não se preocupem que vai continuar a viver sem perigo de morrer.

A questão não é se merecem ou não ganhar esses valores(porque podem muito bem merecer), mas sim a forma como se mostram indignados como se as suas vidas estivessem postas em causas por passarem a ganhar apenas 4000€ mensais.

Também existe muitas pessoas que suaram uma vida inteira sem gozar ferias, ganham 500 de reforma e levam cortes em cima, por isso...

PS: Sem dizer se concordo ou não, na Suiça um reformado não ganha mais de 1700€ mensais, tenha descontado o que tiver.

Olhando para a realidade de Portugal e Suiça, qual acham que está mais certo?

Lol, Rev. Claro que a vida das pessoas não é posta em risco mas as condições em que vives e todos os compromissos que tens são postos em causa.

Link to comment
Share on other sites

Acho graça tanta gente falar de gente que não conhece, não faz ideia de como ganharam o dinheiro, quanto descontaram, etc. Mas como são "ricos" é sempre um alvo a abater!!

Faz-me lembrar uma vez na baixa que estava um Porsche a ser multado. A malta nem sabia o que é que o homem tinha feito de mal, mas era tudo a gritar para que ele pagasse a multa...

Também me indigno com tachos e roubos (e sei que, infelizmente, houve e há muitos) agora sei que também houve e há gente que ganha muito bem porque trabalhou muito para isso. E essas pessoas merecem todo o meu respeito.

Quanto a estes senhores que aparecem no vídeo, como não sei nada deles, não posso comentar.

>Tal como disse o netphobic e muito bem é engraçado a generalização fácil que se faz com ricos sem os conhecer de lado nenhum... se é rico, ou roubou para ter o que tem ou não merece o que tem, é logo rotulado assim sem problemas nenhuns!

Mas se virmos um coitadinho que não conhecemos de lado nenhum a queixar-se que ganha pouco ou não tem nada, vem logo tudo em defesa que realmente é uma desgraça estas políticas e que têm muita pena dessas pessoas, e já ninguém faz generalizações fáceis de que se tem pouco ou nada é porque não trabalhou e quer viver à custa de subsídios...

Em ambos os casos há as duas coisas, uns que merecem e outros não, agora meter tudo no mesmo saco é que é triste, o discurso desse senhor é pura demagogia, os direitos são iguais para todo o cidadão, estes têm tanto o direito a protestar com os cortes como alguém com o salário mínimo... senão merecem, se tiveram tachos, etc, é outra história que ninguém sabe se é verdade, se é para acusar então que o faça com factos e não com generalizações demagógicas de que toda a gente que é rica "são uns tristes"!

Sem tirar nem pôr! namuche.gif

Quem ganha 500€, e passa a ganhar 400, está em questão a sua sobrevivência...

Quem ganha 5000 e passa a ganhar 4000, não se preocupem que vai continuar a viver sem perigo de morrer.

A questão não é se merecem ou não ganhar esses valores(porque podem muito bem merecer), mas sim a forma como se mostram indignados como se as suas vidas estivessem postas em causas por passarem a ganhar apenas 4000€ mensais.

Também existe muitas pessoas que suaram uma vida inteira sem gozar ferias, ganham 500 de reforma e levam cortes em cima, por isso...

PS: Sem dizer se concordo ou não, na Suiça um reformado não ganha mais de 1700€ mensais, tenha descontado o que tiver.

Olhando para a realidade de Portugal e Suiça, qual acham que está mais certo?

Lol, Rev. Claro que a vida das pessoas não é posta em risco mas as condições em que vives e todos os compromissos que tens são postos em causa.

Se tu és reformado e ganhavas 5000 e passas a ganhar 4000, podes levar ali um tombo, mas tens margem de manobra para sobreviver à grande.

Nem que mudes de casa, e em vez de pagares 2000€ mensais por um luxo, vais para outra que pagues 1000 euros... Isto só um exemplo.

E btw, achas que quem ganha 5000, que o gasta todo como quem ganha 500? Todos os meses juntam como é obvio.

Quem ganha 500 e passa a ganhar 400, esses sim é que não têm margem de manobra nenhuma. Já não podem mudar para uma casa mais barata, não podem deitar serviços abaixo porque já não devem ter nenhum. É receber, pagar as contas, comida e esperar que chegue. Se lhe cortam mais 100€, caput... Tá fddo.

É que nem se pode comparar ;)

Link to comment
Share on other sites

E se o de 5000€ estiver a pagar coisas essenciais como estudo dos filhos, investimentos, etc.

Embora a situação de quem tenha -500€ é crítica, quem faz o país é a classe média.

O pior disto tudo são políticos corruptos, que só dão exemplo como ir para o governo enganar tudo e todos sem o mínimo de escrúpulos.

E o povo é o principal culpado por ter deixado durante várias décadas isto acontecer e agora sofre.

Votem nos partidos corruptos que isto muda... para pior.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu não estou a comparar nem a discordar com o que dizes sobre quem ganha €500 e passa a ganhar €400. Eu próprio disse que a vida das pessoas que ganham muito mais não é posta em risco. Mas os cortes são proporcionais.. tais como os gastos o são. Tu dizes logo muda de casa.. tens noção da dificuldade de vender uma casa hoje em dia? Ainda para mais uma casa de alguém que ganha esse tipo de dinheiro? Ou perdes quase metade do valor dela na venda, ou então esquece. Para além disso, e isto pela 3ª vez, tens todo o tipo de compromisso. Tu reges a tua vida de acordo com o que te habituaste a ganhar.. tens gastos mensais, anuais etc. Coisas que simplesmente não podes cortar. A situação não é a mesma mas não se pode desvalorizar tal como alguns o estão a fazer.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Eu não estou a comparar nem a discordar com o que dizes sobre quem ganha €500 e passa a ganhar €400. Eu próprio disse que a vida das pessoas que ganham muito mais não é posta em risco. Mas os cortes são proporcionais.. tais como os gastos o são. Tu dizes logo muda de casa.. tens noção da dificuldade de vender uma casa hoje em dia? Ainda para mais uma casa de alguém que ganha esse tipo de dinheiro? Ou perdes quase metade do valor dela na venda, ou então esquece. Para além disso, e isto pela 3ª vez, tens todo o tipo de compromisso. Tu reges a tua vida de acordo com o que te habituaste a ganhar.. tens gastos mensais, anuais etc. Coisas que simplesmente não podes cortar. A situação não é a mesma mas não se pode desvalorizar tal como alguns o estão a fazer.

Compra e venda de casa ou o arrendamento de casas mostra como o país está, super atrasado. Pessoas a saírem do país, a receberem menos, preços de coisas básicas a subir, construção imobiliária fez uma montanha de edifícios e parece-me que não reduziram os preços, famílias endividadas a entregarem os apartamentos aos bancos, on and on, o governo onde está? A brincar com os "de" e "da".

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E se o de 5000€ estiver a pagar coisas essenciais como estudo dos filhos, investimentos, etc.

Embora a situação de quem tenha -500€ é crítica, quem faz o país é a classe média.

O pior disto tudo são políticos corruptos, que só dão exemplo como ir para o governo enganar tudo e todos sem o mínimo de escrúpulos.

E o povo é o principal culpado por ter deixado durante várias décadas isto acontecer e agora sofre.

Votem nos partidos corruptos que isto muda... para pior.

5000€ mensais, acho que já é acima da classe media, tendo em conta a media de ordenados em Portugal.

E quem tem 500 também não paga os estudos aos filhos? E consegue lol... E além disso, um reformado a pagar estudos a um filho? Andou a brincar às casinhas até tarde... 14.gif

E é como disse, quem ganha 5000 e perde 1000, tem uma margem de manobra muito grande para se adaptar. Com 4000 faz vida de rico se quiser, nem que tenha de se adaptar, ou deitar investimentos abaixo, o que ele quiser.

Se ele criou uma divida em que tem de pagar 4000 ao banco todos os meses, então ai, é unica e exclusiva culpa dele.

Eu não estou a comparar nem a discordar com o que dizes sobre quem ganha €500 e passa a ganhar €400. Eu próprio disse que a vida das pessoas que ganham muito mais não é posta em risco. Mas os cortes são proporcionais.. tais como os gastos o são. Tu dizes logo muda de casa.. tens noção da dificuldade de vender uma casa hoje em dia? Ainda para mais uma casa de alguém que ganha esse tipo de dinheiro? Ou perdes quase metade do valor dela na venda, ou então esquece. Para além disso, e isto pela 3ª vez, tens todo o tipo de compromisso. Tu reges a tua vida de acordo com o que te habituaste a ganhar.. tens gastos mensais, anuais etc. Coisas que simplesmente não podes cortar. A situação não é a mesma mas não se pode desvalorizar tal como alguns o estão a fazer.

Até acho que as casas luxuosas são as mais faceis de vender wink4.gif

Lembro-me de ler uma reportagem sobre isso. As casas normais, a classe media não tem dinheiro para as comprar. Mas as casas luxuosas, a classe alta tem dinheiro que chegue e sobre.

Em Portugal estamos a assistir a uma espécie de classe media a cair, e classe alta a subir. Não é por nada que os mais ricos de Portugal estão a aumentar a sua fortuna, mesmo em tempo de crise.

Link to comment
Share on other sites

E se o de 5000€ estiver a pagar coisas essenciais como estudo dos filhos, investimentos, etc.

Embora a situação de quem tenha -500€ é crítica, quem faz o país é a classe média.

O pior disto tudo são políticos corruptos, que só dão exemplo como ir para o governo enganar tudo e todos sem o mínimo de escrúpulos.

E o povo é o principal culpado por ter deixado durante várias décadas isto acontecer e agora sofre.

Votem nos partidos corruptos que isto muda... para pior.

5000€ mensais, acho que já é acima da classe media, tendo em conta a media de ordenados em Portugal.

E quem tem 500 também não paga os estudos aos filhos? E consegue lol... E além disso, um reformado a pagar estudos a um filho? Andou a brincar às casinhas até tarde... 14.gif

E é como disse, quem ganha 5000 e perde 1000, tem uma margem de manobra muito grande para se adaptar. Com 4000 faz vida de rico se quiser, nem que tenha de se adaptar, ou deitar investimentos abaixo, o que ele quiser.

Se ele criou uma divida em que tem de pagar 4000 ao banco todos os meses, então ai, é unica e exclusiva culpa dele.

>Eu não estou a comparar nem a discordar com o que dizes sobre quem ganha €500 e passa a ganhar €400. Eu próprio disse que a vida das pessoas que ganham muito mais não é posta em risco. Mas os cortes são proporcionais.. tais como os gastos o são. Tu dizes logo muda de casa.. tens noção da dificuldade de vender uma casa hoje em dia? Ainda para mais uma casa de alguém que ganha esse tipo de dinheiro? Ou perdes quase metade do valor dela na venda, ou então esquece. Para além disso, e isto pela 3ª vez, tens todo o tipo de compromisso. Tu reges a tua vida de acordo com o que te habituaste a ganhar.. tens gastos mensais, anuais etc. Coisas que simplesmente não podes cortar. A situação não é a mesma mas não se pode desvalorizar tal como alguns o estão a fazer.

Até acho que as casas luxuosas são as mais faceis de vender wink4.gif

Lembro-me de ler uma reportagem sobre isso. As casas normais, a classe media não tem dinheiro para as comprar. Mas as casas luxuosas, a classe alta tem dinheiro que chegue e sobre.

Em Portugal estamos a assistir a uma espécie de classe media a cair, e classe alta a subir. Não é por nada que os mais ricos de Portugal estão a aumentar a sua fortuna, mesmo em tempo de crise.

Classe média está em 500€ no privado e 700€ no público (uish, porque será).

Quanto ao cortar em 1000€ e dar as culpas por não se precaver, isso é a mesma desculpa que podes dar a qualquer pessoa independentemente do estatuto do Social.

Se trabalhou para ter vida de rico e de repente é forçado a viver como classe média é assim justo?

Em países que sabem recuperar a economia não se aumenta impostos ou retira-se o poder de compra muito pelo contrário. Vejam o caso da América.

E muito menos mentiras ano após ano. E sei muito bem que Portugal vai ficar como a Grécia, quem se lixou foi quem não precaveu porque está mais que previsto. Se quiserem podem fazer um quadro e pôr num mural.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quem ganha 500€, e passa a ganhar 400, está em questão a sua sobrevivência...

Quem ganha 5000 e passa a ganhar 4000, não se preocupem que vai continuar a viver sem perigo de morrer.

A questão não é se merecem ou não ganhar esses valores(porque podem muito bem merecer), mas sim a forma como se mostram indignados como se as suas vidas estivessem postas em causas por passarem a ganhar apenas 4000€ mensais.

Também existe muitas pessoas que suaram uma vida inteira sem gozar ferias, ganham 500 de reforma e levam cortes em cima, por isso...

PS: Sem dizer se concordo ou não, na Suiça um reformado não ganha mais de 1700€ mensais, tenha descontado o que tiver.

Olhando para a realidade de Portugal e Suiça, qual acham que está mais certo?

Lá estás tu a meter assuntos que nada têm haver com isto, não interessa para aqui as pessoas que merecem mais que 500€ de reforma e não os têm e a situação da Suíça, e de certeza que a culpa não é destes senhores e muito menos com eles que temos de reclamar!

Aqui o que está em questão, é o facto de que toda a gente está a cair em cima daqueles "ricos" só porque são ricos e a aplaudir o discurso daquele cavador, como se por causa disso não tivessem direito a reclamar... além de que eu não li em lado nenhum que eles se estão a tentar fazer passar por desfavorecidos ou coitadinhos, simplesmente estão a reclamar com os cortes, ponto!

Afinal de contas, digam-me lá até que valor é que uma pessoa pode ganhar e reclamar com os cortes sem ser um triste? 2000€? 10000€? E se ganharem até mesmo só 1000€, quem ganha o salário mínimo também vos pode chamar tristes se se queixarem? Afinal de contas essas pessoas também conseguem sobreviver com o salário mínimo e com 1000€ viviam como reis por isso não têm nada que se queixar!

Link to comment
Share on other sites

Alguém daqui ouviu a intervenção da Joana... que eu coloquei ali atrás?

Isso sim são motivos para a indignação!

Os milionários que se preocupem com eles. Eu tenho problemas que cheguem! A minha avó recebe menos de 250 euros de reforma! Querem experimentar a sobreviver com menos de 250 euros por mês?!

Se quem recebe muito se acha no direito de se sentir indignado, então que fique indignado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quem ganha 500€, e passa a ganhar 400, está em questão a sua sobrevivência...

Quem ganha 5000 e passa a ganhar 4000, não se preocupem que vai continuar a viver sem perigo de morrer.

A questão não é se merecem ou não ganhar esses valores(porque podem muito bem merecer), mas sim a forma como se mostram indignados como se as suas vidas estivessem postas em causas por passarem a ganhar apenas 4000€ mensais.

Também existe muitas pessoas que suaram uma vida inteira sem gozar ferias, ganham 500 de reforma e levam cortes em cima, por isso...

PS: Sem dizer se concordo ou não, na Suiça um reformado não ganha mais de 1700€ mensais, tenha descontado o que tiver.

Olhando para a realidade de Portugal e Suiça, qual acham que está mais certo?

Lá estás tu a meter assuntos que nada têm haver com isto, não interessa para aqui as pessoas que merecem mais que 500€ de reforma e não os têm e a situação da Suíça, e de certeza que a culpa não é destes senhores e muito menos com eles que temos de reclamar!

Aqui o que está em questão, é o facto de que toda a gente está a cair em cima daqueles "ricos" só porque são ricos e a aplaudir o discurso daquele cavador, como se por causa disso não tivessem direito a reclamar... além de que eu não li em lado nenhum que eles se estão a tentar fazer passar por desfavorecidos ou coitadinhos, simplesmente estão a reclamar com os cortes, ponto!

Afinal de contas, digam-me lá até que valor é que uma pessoa pode ganhar e reclamar com os cortes sem ser um triste? 2000€? 10000€? E se ganharem até mesmo só 1000€, quem ganha o salário mínimo também vos pode chamar tristes se se queixarem? Afinal de contas essas pessoas também conseguem sobreviver com o salário mínimo e com 1000€ viviam como reis por isso não têm nada que se queixar!

Desculpa lá, mas quando chegas a casa e nem leite e pão tens para dar aos teus filhos, é quando tens mais vontade de mostrar a tua indignação.

É infinitamente pior passar de classe baixa para classe merda, do que passar de classe alta para classe media.

Link to comment
Share on other sites

Concordo... mas lá por os outros terem dificuldades e eu não, deixo de ter o direito a estar indignado? Tal como te perguntei, até que salário é que posso estar indignado sem ser um triste?

Edited by GsmCyber
Link to comment
Share on other sites

Mais que abater ricos como já li por aqui, esta é uma questão de haver respeito por quem está a passar dificuldades reais. E esta indignação de meia duzia, como o Heri já o disse, é imoral. Descontaram, sim senhor, é um direito que têm agora receber o valor. Trabalharam para tal (nem vou entrar no juízo de valor sobre isso) mas a situação mudou e estamos todos a levar chibatadas do Gaspar. Se nos vendem todos os dias que temos de fazer cortes, sou apologista que esses cortes devem começar nos que mais podem e defender ao máximo os mais desfavorecidos.

Quem tem reformas acima de 10k por exemplo, certamente ganhou muito dinheiro ao longo da vida. Certamente têm muito dinheiro investido. Certamente têm muitos valores que pode vender em caso de necessidade (que duvido venha a acontecer). Não podem prescindir mais que outros nesta altura? Foda-se! A ganância é fodida...

Fosse eu a decidir as reformas milionárias eram congeladas acima de determinado valor após análise aos rendimentos e condição de fortuna.

Tu reges a tua vida de acordo com o que te habituaste a ganhar.. tens gastos mensais, anuais etc. Coisas que simplesmente não podes cortar. A situação não é a mesma mas não se pode desvalorizar tal como alguns o estão a fazer.

Dast, desculpa mas pode-se desvalorizar sim senhor. Dizes e bem que há coisas que não podemos cortar. Mas mesmo assim tentamos reduzir custos, tipo economizar luz e àgua.

Achas que alguém que atingiu valores de reforma tão elevados se preocupa com os gastos diários, com o estudo dos filhos, etc? Não sejas anjinho.

Quando dizes que reges a vida de acordo com o que te habituaste a ganhar... eu não bem penso assim. Eu rejo a minha vida de acordo com o que ganho mas pensando que amanhã posso não o ganhar, até porque sou patrão de mim mesmo e posso não ter trabalho no próximo mês da forma como as coisas estão.

Edited by pjota1
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Mais que abater ricos como já li por aqui, esta é uma questão de haver respeito por quem está a passar dificuldades reais. E esta indignação de meia duzia, como o Heri já o disse, é imoral. Descontaram, sim senhor, é um direito que têm agora receber o valor. Trabalharam para tal (nem vou entrar no juízo de valor sobre isso) mas a situação mudou e estamos todos a levar chibatadas do Gaspar. Se nos vendem todos os dias que temos de fazer cortes, sou apologista que esses cortes devem começar nos que mais podem e defender ao máximo os mais desfavorecidos.

Quem tem reformas acima de 10k por exemplo, certamente ganhou muito dinheiro ao longo da vida. Certamente têm muito dinheiro investido. Certamente têm muitos valores que pode vender em caso de necessidade (que duvido venha a acontecer). Não podem prescindir mais que outros nesta altura? Foda-se! A ganância é fodida...

Fosse eu a decidir as reformas milionárias eram congeladas acima de determinado valor após análise aos rendimentos e condição de fortuna.

Tu reges a tua vida de acordo com o que te habituaste a ganhar.. tens gastos mensais, anuais etc. Coisas que simplesmente não podes cortar. A situação não é a mesma mas não se pode desvalorizar tal como alguns o estão a fazer.

Dast, desculpa mas pode-se desvalorizar sim senhor. Dizes e bem que há coisas que não podemos cortar. Mas mesmo assim tentamos reduzir custos, tipo economizar luz e àgua.

Achas que alguém que atingiu valores de reforma tão elevados se preocupa com os gastos diários, com o estudo dos filhos, etc? Não sejas anjinho.

Quando dizes que reges a vida de acordo com o que te habituaste a ganhar... eu não bem penso assim. Eu rejo a minha vida de acordo com o que ganho mas pensando que amanhã posso não o ganhar, até porque sou patrão de mim mesmo e posso não ter trabalho no próximo mês da forma como as coisas estão.

Concordo em parte contigo.

Mas suponhamos o seguinte. Estou reformado com 60 anos e tenho uma reforma milionária. Quero passar os últimos 20 anos de vida que me restam (em média) a viver folgadamente. Para isso, comprei, porque posso, uma brutal casa, para a qual pedi um empréstimo ao banco para a pagar em, digamos, 10 anos. Como é evidente, vou ter uma prestação pesada no meu orçamento mensal (e proibitiva para a maioria de nós). Quem diz casa diz outro compromisso qualquer, como o de abrir uma empresa, comprar um barco, etc... Qualquer coisa, qualquer investimento que, para já, tenho condições de cumprir com as minhas obrigações. Ao me serem cortados, digamos 1000€ daquele rendimento milionário que estava a receber, vão-me prejudicar o nível de vida que estava à espera de ter (e sim, não estou a falar de sobrevivência, mas repito, do nível de vida que esperava ter), independentemente de ser legítimo ou não. É normal que me indigne.

É tanto normal e aceitável como é imoral, se compararmos com os 99% do resto da população.

Mas é aceitável e não entendo como não o é para alguns daqui...

Link to comment
Share on other sites

Percebo o que dizes. Partindo do princípio que mereceram esse dinheiro, têm todo o direito de o receber. Isso acho que é claro. O que quero dizer é que estando o país como está, com a degradação que estamos a acompanhar e que vai minar o futuro nos próximos largos anos para nós e nossos filhos, são os primeiros a terem de perceber que são quem deve levar os maiores cortes. Se a situação se recompuser (lol) voltarão a ter os seus direitos. Se não se recompuser, mudam para uma casa só com 10 assoalhadas na Quinta da Marinha, ou vendem o Porsche para comprar um BMW ou Mercedes. Em vez de terem iate próprio, alugam quando quiserem ir passear.

Já a classe média... é melhor sonhar que isto se levanta.

Link to comment
Share on other sites

O problema é, também, esse, pois muitos são ex-administradores de bancos e, posso estar enganado, mas o regime contributivo deles ainda não abrange toda a carreira, como a nós, mas apenas aos melhores 10 dos últimos 15 anos no activo... E se for verdade, aí perdem toda a razão.

Mas posso estar enganado.

Eu não os estou a defender em concreto, mas a defender que protesta e tem esse direito, apesar de ser imoral.

Se calhar, deveria ser advogado, para ter "lata" de defender gente deste calibre :D

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O sistema contributivo sempre foi como é agora?

É que o que o camurso falou é interessante e assustador.


Se eu ganhasse 1.000€ por mês durante 20 anos e nos últimos 2 ou 3 passasse a ganhar 20.000€ mensais, a minha reforma ia ser um bocado avantajada, certo?

Link to comment
Share on other sites

O problema é, também, esse, pois muitos são ex-administradores de bancos e, posso estar enganado, mas o regime contributivo deles ainda não abrange toda a carreira, como a nós, mas apenas aos melhores 10 dos últimos 15 anos no activo... E se for verdade, aí perdem toda a razão.

Mas posso estar enganado.

Eu não os estou a defender em concreto, mas a defender que protesta e tem esse direito, apesar de ser imoral.

Se calhar, deveria ser advogado, para ter "lata" de defender gente deste calibre :D

os bancários descontaram para um sub sistema próprio, com taxas bem superiores à da SS

logo situações diferentes

Link to comment
Share on other sites

O problema é, também, esse, pois muitos são ex-administradores de bancos e, posso estar enganado, mas o regime contributivo deles ainda não abrange toda a carreira, como a nós, mas apenas aos melhores 10 dos últimos 15 anos no activo... E se for verdade, aí perdem toda a razão.

Mas posso estar enganado.

Eu não os estou a defender em concreto, mas a defender que protesta e tem esse direito, apesar de ser imoral.

Se calhar, deveria ser advogado, para ter "lata" de defender gente deste calibre biggrin.png

os bancários descontaram para um sub sistema próprio, com taxas bem superiores à da SS

logo situações diferentes

Não te esqueças que passaram a ser financiados pelo Estado.

E sim, passaram a vida a descontar para um determinado sistema e, ao passarem para outro, ficaram pelo regime geral. Entende-se a indignação.

Link to comment
Share on other sites

É óbvio que não é comparável a urgência e a gravidade da situação de pessoas que (sobre)vivem com reformas miseráveis e a situação de quem recebia uma grande reforma e agora recebe uma não tão grande.

O que acho é que todos nos devemos indignar com a forma como o nosso dinheiro tem sido gerido pelos sucessivos governos para tapar buracos financeiros produzidos por meia dúzia de pessoas, para escamotear vigarices, etc.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

O problema é, também, esse, pois muitos são ex-administradores de bancos e, posso estar enganado, mas o regime contributivo deles ainda não abrange toda a carreira, como a nós, mas apenas aos melhores 10 dos últimos 15 anos no activo... E se for verdade, aí perdem toda a razão.

Mas posso estar enganado.

Eu não os estou a defender em concreto, mas a defender que protesta e tem esse direito, apesar de ser imoral.

Se calhar, deveria ser advogado, para ter "lata" de defender gente deste calibre biggrin.png

os bancários descontaram para um sub sistema próprio, com taxas bem superiores à da SS

logo situações diferentes

Não te esqueças que passaram a ser financiados pelo Estado.

E sim, passaram a vida a descontar para um determinado sistema e, ao passarem para outro, ficaram pelo regime geral. Entende-se a indignação.

Uma pequena história

há uns tempos atrás "pré-troika" o governo resolveu incorporar o fundo de pensões para equilibrar o défice

No sistema existente os bancários não tinham nem nunca tiveram direito a nenhuma regalia da SS, nem reforma, nem desemprego nem nada, sendo que os bancos eram responsaveis pela gestão do fundo de pensões e os descontos eram bastante superiores ao regime geral

Como contrapartida dessa incorporação na altura o governo comprometeu-se a garantir a sustentatbilidade do sistema nos mesmos moldes existentes à data, e manter as condições negociadas com os funcionários e bancos que durante anos fizeram descontos a taxas superiores

Ou seja em 2010 o estado encaixou uns milhares de milhões sem contrapartida nenhuma (e salvo erro era para aí 2 ou 3% do total do défice), apenas sobre o compromisso de manter o negociado, agora resolve alterar e estão preocupados com vida contributiva? unsure.png

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.