Jump to content

Deco organiza Compra de Electricidade em Grupo


Spark
 Share

Recommended Posts

Se conseguir ter um preço mais baixo que com os outros já é ganho.

Podia ter sido melhor? Podia, mas isso até o meu ordenado :D

Mais barato e sem stresses para mudar para outro quando quiser? Eu mudo, nem penso duas vezes.

Edited by Ovelha Negra
Link to comment
Share on other sites

Aqui o problema é que com essa medida, 3 das maiores concorrentes saltaram fora.

E? Alguém pagou alguma coisa para entrar? Eles garantiram q essas iam negociar? N vejo por esse prisma, compreendo mas n concordo. :y:

Link to comment
Share on other sites

Aqui o problema é que com essa medida, 3 das maiores concorrentes saltaram fora.

É mais isso!

Tentaram boicotar o leilão. O objetivo da Deco era provar que os preços praticados em Portugal são excessivos, mas para isso pressupõe a participação de varias empresas. Se nenhuma participasse entao teriam que meter o rabinho entre as pernas e as pessoas voltavam aos seus tarifários excessivos. Lixaram-se porque a Endesa foi ao leilão

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Quanto menos monopólio houver, os preços ficam mais baixos para serem competitivos. É win para o consumidor e para as empresas do sector.

Por isso é que a venda da EDP à 3 Georges foi feita de forma péssima. A empresa devia ter sido retalhada e vendida, de modo a tornar-se pequena.

O monopólio continua e os portugueses , sofrem com isso.

Link to comment
Share on other sites

Leilão de luz da Deco dá poupança média de 5% para a tarifa simples e 1% para a bi-horária

Os valores foram anunciados nesta segunda-feira pela Deco, em conferência de imprensa.

Os consumidores que se candidataram ao leilão de luz da Deco, ganho pela Endesa, vão ter, em média, uma poupança mensal da sua conta de energia de cinco por cento se tiverem tarifa simples regulada e de um por cento se tiverem tarifa bi-horária.

Estas poupanças, segundo a Deco, equivalem, ao fim de um ano, a cerca de meio mês de consumo para os consumidores com tarifa simples e a até 20% do consumo para quem tem tarifa bi-horária.

O presidente da Deco, Vasco Colaço, confirmou que a comissão a pagar pela Endesa será, no máximo, até cinco euros por consumidor contratado através do leilão e admite que, das 580 mil adesões, se concretizem mais de 100 mil contratos. Este volume, adiantou, permitirá pagar os custos com a montagem da operação, orçados em 300 mil euros, e restituir aos associados o valor correspondente à respectiva comissão, de cinco euros.

Neste momento, a Deco tem garantido que a Endesa pagará cinco euros por consumidor, tendo por horizonte os referidos 100 mil contratos. Se as contas finais ficarem acima das previsões, a associação de consumidores compromete-se a dividir o remanescente pelos seus associados e tudo (comissão de cinco euros mais o remanescente) será pago na mesma factura de Novembro.

“Não é intenção desta associação ficar com dinheiro que resultar das comissões. Todo o valor acima dos 100 mil contratos será devolvido aos associados”, garantiu Vasco Colaço, em reacção à agitação dos últimos dias sobre o valor das comissões cobradas ao operador que ganhasse o leilão e que alegadamente terá inibido a concorrência. O mesmo dirigente disse que no início das negociações chegou a ser falado com os operadores um custo de 15 euros por contrato, porque a Deco “não sabia quantas adesões seriam, mas isso não seria impeditivo de nada”, já que – garante - em cima da mesa esteve também a possibilidade de não ser paga qualquer comissão.

Sustenta, por isso, que as críticas à volta desta questão não passaram de “uma desculpa”.

A Deco considera que os descontos médios obtidos cumprem os objectivos da associação com o leilão, que era chegar a tarifas mais baratas do que as praticadas no mercado. Considera-as, por isso, uma “escolha acertada”, reiterando serem tarifas garantidas por 12 meses, isentas das revisões trimestrais praticadas pela Deco (durante um ano), sem serviços obrigatórios associados e pagos e sem cláusula de penalização por uma eventual saída do consumidor neste período. Esta última condição é, aliás, “uma batalha da Deco com 18 meses”, frisam os seus dirigentes.

Dos 580 aderentes ao leilão, 66% têm tarifa simples e o restante bi-horária regulada ou liberalizada; entre os consumidores com tarifa simples, 78% têm tarifa regulada, sendo, por isso, clientes do serviço universal da EDP. Na bi-horária, o peso dos clientes do serviço universal da EDP é superior (88%) o que se explica por uma menor oferta actual no mercado, de apenas dois operadores.

Público

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Acerca da bi-horária, o que ouvi na rádio é que seria a poupança de 1€ por mês em média.

Não percebo esse 20% que aí está.

OK, deve ser 20% de uma fatura por ano. Check.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

EDP Responde à DECO com Descontos "Casa Total"

O leilão de electricidade da DECO tem sido alvo de duras críticas, e praticamente foi alvo de "boicote" por parte dos fornecedores de energia, sendo que apenas contou com a participação de um único operador: a Endesa que propôs um desconto de 5% (e que foi o vencedor, obviamente). Em causa estava o pagamento de comissões por cada cliente angariado; e que tem sido apontado por uns como uma táctica "extorcionista" da DECO, querendo ganhar dinheiro à custa dos consumidores - e por outros como sendo um sinal de descontentamento dos operadores instituídos que não querem concorrência a sério no mercado.

Tome-se um partido ou outro, o que sei é que tendo-me inscrito no leilão da DECO, ainda não recebi um único email que fosse a informar-me do resultado do mesmo, nem sequer de quem tinha sido o vencedor e de que se iria processar a coisa daqui para a frente (em contrapartida, spam da deco a dar-me "brindes" para ser sócio, mesmo depois de já ter feito "não quero receber mais emails destes" dúzias de vezes, esses continuo a receber com fartura).

Embora a intenção pudesse ser boa - e nem me chocasse o facto da DECO poder receber a tal comissão por cada cliente angariado - o que é certo é que o resultado deixou bastante a desejar. Um leilão onde apenas aparece um candidato não é propriamente o incentivo à concorrência que se desejava; mas ainda assim, parece ter sido suficiente para que a EDP viesse anunciar os planos Casa Total com descontos de 10%+5% no gás natural e na electricidade; e Casa Click com desconto de 5% na electricidade.

Promoções que poderiam ser atractivas... não fosse o "pequeno pormenor" de não estarem disponíveis com tarifas bi-horárias.

Link to comment
Share on other sites

Estou à espera que a Galp vá atrás. Tenho o 5 + 5 (consumos e termos fixos) e já me estou a sentir ultrapassado <_<

Já agora, neste da EDP o desconto tb abrange o termo fixo ou é só sobre consumos? Não encontrei essa informação. Espero que isto dê para regatear tipo operadores de TV/Net/Voz :-..

Link to comment
Share on other sites

Vejam bem as condições porque a mãe da minha namorada já tinha isto a 1/2 meses e esta super descontente porque ficou a pagar mais!

Pelos vistos não fazem as leituras do gás e mesmo que ela as queira dizer não aceitam... Vejam la esses contratos bem!

Link to comment
Share on other sites

Vejam bem as condições porque a mãe da minha namorada já tinha isto a 1/2 meses e esta super descontente porque ficou a pagar mais!

Pelos vistos não fazem as leituras do gás e mesmo que ela as queira dizer não aceitam... Vejam la esses contratos bem!

Ok, não aceitam. Irá haver uma vez que as terão de fazer e isso dará direito a acertos.

Já EDP levou por tabela por isso mesmo, será uma questão de tempos até haver regulação que impeça isso (caso seja mesmo assim, claro).

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.