Jump to content

Carta de Motivação


riks
 Share

Recommended Posts

Alguém tem dicas/ideias sobre a melhor maneira de escrever uma carta de motivação?

Estou a tentar concorrer para uma espécie de Erasmus mas para os estados unidos e tenho que escrever uma carta de motivação. A questão é que não sei muito bem como a fazer.

Uma vez que é uma carta de motivação estou a pensar fazer de forma pessoal dizendo as minhas ideias e falando basicamente na primeira pessoa. Estou a tentar arranjar primeiro uns tópicos para depois desenvolver a partir dai.

Link to comment
Share on other sites

Numa carta de motivação tens de dizer o que é que te motiva a candidatar ao lugar e a trabalhar para aquela empresa.

Estuda a empresa e as funções que vais exercer no posto. Podes e deves ser minucioso nisto, desde ver onde trabalham, como trabalham, com que ferramentas, etc,etc. Depois é pegares nessa informação e adaptar às tuas skills.

Basicamente é um texto onde tu "vendes" a tua candidatura como uma candidatura a ter em conta e onde podes acertar nos pontos chave que quem está a recrutar quer ver atendidos.

Se por exemplo alguém está a recrutar um cozinheiro, vão montes de cozinheiros concorrer, mas se tu fizeres o trabalho de casa e ficares a perceber que é um restaurante italiano, que tem clientes de um determinado tipo, que utiliza determinado tipo de equipamentos ou procedimentos, etc e se mencionares que tens experiência nisso, então levas logo vantagem sobre todos os outros.

Quanto ao texto em si, procura por cartas de motivação. Há montes pela net!

Depois é pegar numas poucas e adaptar o texto ou modificar, ou usar bocados de umas e de outras, ou mesmo até reformular tudo à tua maneira mas respeitando a mesma ideia do documento.

Boa sorte!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O HERi disse tudo..

Mini, sim, também pode ser considerada cover letter ou presentation.. Os yanks adoram este tipo de coisas.

Eu recomendo fazer uma carta de raíz. Começa por escrever o que te vier à cabeça e te apetecer dizer. Depois refazes e ajustas para uma carta mais formal.

Link to comment
Share on other sites

Também tem um bocado a ver para o sítio onde vais.
Já estive a ver que, por exemplo, as nossas "mentalidades" europeias podem não cair a 100% na Australia.

Neste caso, sendo para os States, é tentar procurar exemplos de cartas que eles façam e fazer uma baseada nisso.

Ah, do que tenho visto, não se deve ter mais que 1 página nestas cover letters. :Y:

Link to comment
Share on other sites

O HERiTAGE já disse praticamente tudo.

Não te esqueças que a mentalidade americana é diferente da europeia. Não vale a pena pores-te com falsas modéstias.

Outra coisa, não te fiques por uma enumeração de skills. Justifica-as com factos concretos e mostra porque é que isso poderia ser uma vantagem para eles.

Por exemplo, em vez de dizeres "sou bom comunicador" diz algo do género "estudei durante vários anos a língua inglesa na escola e espanhol numa escola de línguas, como demonstra o meu certificado XPTO. Com isto, terei mais facilidade em comunicar com a maioria dos alunos residentes nos USA."

Boa sorte.

Edited by netphobic
Link to comment
Share on other sites

onde ouvi falar do programa

pq é q gostava de ir

o q é q isso vai influenciar a minha visao do mundo farmaceutico

porque os EUA

que o nosso programa é mt incompleto e a saude é

uma cena mundial pelo q deviamos ter os msm padroes

a visao da FDA é diferente da EMA

Para já estes são os tópicos que arranjei

@netphobic - Neste caso acho que tem pouco a ver com enumerar as minhas skills e mais dizer o que são os pontos fortes deles e o que é que eu valorizo no programa deles não?

@minion - Pelo que tive a ver é mesmo só uma pagina

Edited by riks
Link to comment
Share on other sites

onde ouvi falar do programa

pq é q gostava de ir

o q é q isso vai influenciar a minha visao do mundo farmaceutico

porque os EUA

que o nosso programa é mt incompleto e a saude é

uma cena mundial pelo q deviamos ter os msm padroes

a visao da FDA é diferente da EMA

Para já estes são os tópicos que arranjei

@netphobic - Neste caso acho que tem pouco a ver com enumerar as minhas skills e mais dizer o que são os pontos fortes deles e o que é que eu valorizo no programa deles não?

@minion - Pelo que tive a ver é mesmo só uma pagina

Os pontos fortes deles e como os teus pontos fortes vão de encontro ao interesse deles também.

Link to comment
Share on other sites

O HERiTAGE já disse praticamente tudo.

Não te esqueças que a mentalidade americana é diferente da europeia. Não vale a pena pores-te com falsas modéstias.

Outra coisa, não te fiques por uma enumeração de skills. Justifica-as com factos concretos e mostra porque é que isso poderia ser uma vantagem para eles.

Por exemplo, em vez de dizeres "sou bom comunicador" diz algo do género "estudei durante vários anos a língua inglesa na escola e espanhol numa escola de línguas, como demonstra o meu certificado XPTO. Com isto, terei mais facilidade em comunicar com a maioria dos alunos residentes nos USA."

Boa sorte.

Exacto, tenta vender as mais valias que podes dar em vez de vender um CV, de CV tao eles fartos.

Mostra o que te difere dos restantes e como a tua estadia poderia ser benéfico para eles e para ti.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.