Jump to content

Caso FIFA: Qatar terá "comprado" Mundial 2022


EsCk
 Share

Recommended Posts

Dirigente da FIFA diz que Qatar comprou Mundial 2022


A FIFA tem sido uma fonte inesgotável de escândalos e suspeitas de corrupção. Desta vez foi Jack Warner, um dos "vices" que foi suspenso, a revelar o conteúdo de um email que lhe foi enviado pelo secretário-geral do organismo, Jerôme Valcke, em que o francês sugeria que o Qatar teria "comprado" o direito de organizar o Mundial 2022 quando se referia ao qatari Mohammed bin Hamman, que retirou a sua candidatura à presidência da FIFA por alegações de corrupção.

"Se calhar, ele pensava que podia comprar a FIFA como o Qatar comprou o Mundial", escreveu Valcke no email a Warner. O Qatar não demorou muito a pedir explicações sobre estas alegações do dirigente francês, defendendo-se de quaisquer acusações de corrupção.

Valcke, entretanto, já explicou o conteúdo do email, admitindo que este é verdadeiro, mas negando que estava a sugerir actos de corrupção por parte da candidatura do Qatar. "O que eu quis dizer foi que o Qatar usou o seu poder financeiro para fazer 'lobby'. Não fiz quaisquer referências a alguma compra de votos ou a outros comportamentos que não fossem éticos", afirmou Valcke em comunicado, acrescentando que não há qualquer inquérito aberto na comissão de ética da FIFA respeitante ao processo de atribuição do Mundial 2022.

Mohammed bin Hamman retirou a sua candidatura à presidência da FIFA, em que era o único adversário do actual presidente Sepp Blatter, depois de ter sido acusado do suborno de 25 membros das Caraíbas durante um acto de campanha. A FIFA escolhe o seu novo presidente na quarta-feira.

@Publico

Porque será que isto não me surpreende nem um pouco, vindo da escumalha de quem vem, ainda para mais com o Platini metido ao barulho:


A respeitada revista "France Football" publicou nesta terça-feira um
dossiê de 20 páginas em que acusa o Qatar de ter comprado votos para
conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022.

Entre os cúmplices desse esquema estariam as federações da França e
dos Emirados Árabes e a própria Fifa. Ex-presidente da França, Nicolás
Sarkozy teria pedido que Michel Platini votasse no Qatar, algo negado
pelo presidente da Uefa.

— Um dia fui convidado por Sarkozy a um evento em que estava presente
o Primeiro-Ministro do Qatar. O senhor Sarkozy nunca pediu que eu
votasse no Qatar, pois sabia que pensaria independentemente - declarou
Platini que, mesmo assim, votou nos qataris, justificando na época a
necessidade de se ter um Mundial no Oriente Médio.

A candidatura do Qatar ganhou graças a 14 dos 22 votos do Comitê
Executivo da Fifa. Na época, os Estados Unidos eram os gandes favoritos
e, segundo a "France Football", haviam falhas estruturais na proposta
qatari.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não é muito difícil de adivinhar que foi comprado. Nunca na vida o Qatar ganharia o Mundial sem cunhas por trás.

Além de não terem história no futebol, as condições climatéricas não serão boas devido ao calor extremo nessa altura do ano.

Link to comment
Share on other sites

lol, não posso dizer que estou surpreendido.

Acho que não é muito difícil de adivinhar que foi comprado. Nunca na vida o Qatar ganharia o Mundial sem cunhas por trás.

Além de não terem história no futebol, as condições climatéricas não serão boas devido ao calor extremo nessa altura do ano.

Estava a ver há bocado as notícias, disseram que eles vão ter uma "tecnologia" qualquer que vai baixar a temperatura nos estádio cerca de 20º. Na volta fecham os estádios e gastam outro tanto em ar condicionado. 14.gif
Link to comment
Share on other sites

O que é que o Platini tem a ver com o assunto?

A France Football revela que o Catar comprou votos para ganhar o direito de organizar o Mundial'2022 e chamam-lhe o Catargate. Platini e Sarkozy estão na história...

A edição desta semana da France Football denuncia uma possível compra de votos do Catar para ganhar o direito à organização do Campeonato do

Mundo de 2022.

O revista publica uma reportagem de 20 páginas no qual volta a afirmar que o país árabe comprou o Mundial com o beneplácito da França, da Fifa e dos Emirados Árabes, que teriam atuado nesse sentido "numa troca justa".

A capa da nova edição da revista tem a manchete Catargate, uma referência ao escândalo político "Watergate", que na década de 1970 culminou com a renúncia do presidente

americano Richard Nixon devido a acusações de corrupção.

Segundo a publicação francesa, o presidente da UEFA, Michael Platini, foi um dos responsáveis pela negociação que levou o Catar a ganhar o direito de organizar a Copa do Mundo.

Tudo teria começado em 23 de novembro de 2010 no Palácio do Eliseu, residência oficial do presidente da República Francesa, onde um almoço secreto teria reunido o ex-presidente Nicolas Sarkozy, Platini, o príncipe catariano Al-Thani e o então dono do Paris Saint-Germain.

@ojogo

Link to comment
Share on other sites

O que é que o Platini tem a ver com o assunto?

E ler a notícia?

A FIFA tem sido uma fonte inesgotável de escândalos e suspeitas de

corrupção. Desta vez foi Jack Warner, um dos "vices" que foi suspenso, a

revelar o conteúdo de um email que lhe foi enviado pelo

secretário-geral do organismo, Jerôme Valcke, em que o francês sugeria

que o Qatar teria "comprado" o direito de organizar o Mundial 2022

quando se referia ao qatari Mohammed bin Hamman, que retirou a sua

candidatura à presidência da FIFA por alegações de corrupção.

"Se calhar, ele pensava que podia comprar a FIFA como

o Qatar comprou o Mundial", escreveu Valcke no email a Warner. O Qatar

não demorou muito a pedir explicações sobre estas alegações do dirigente

francês, defendendo-se de quaisquer acusações de corrupção.

Valcke,

entretanto, já explicou o conteúdo do email, admitindo que este é

verdadeiro, mas negando que estava a sugerir actos de corrupção por

parte da candidatura do Qatar. "O que eu quis dizer foi que o Qatar usou

o seu poder financeiro para fazer 'lobby'. Não fiz quaisquer

referências a alguma compra de votos ou a outros comportamentos que não

fossem éticos", afirmou Valcke em comunicado, acrescentando que não há

qualquer inquérito aberto na comissão de ética da FIFA respeitante ao

processo de atribuição do Mundial 2022.

Mohammed bin Hamman

retirou a sua candidatura à presidência da FIFA, em que era o único

adversário do actual presidente Sepp Blatter, depois de ter sido acusado

do suborno de 25 membros das Caraíbas durante um acto de campanha. A

FIFA escolhe o seu novo presidente na quarta-feira.

Isso pergunto-te eu a ti!

Link to comment
Share on other sites

Dirigente da FIFA diz que Qatar comprou Mundial 2022

A FIFA tem sido uma fonte inesgotável de escândalos e suspeitas de corrupção. Desta vez foi Jack Warner, um dos "vices" que foi suspenso, a revelar o conteúdo de um email que lhe foi enviado pelo secretário-geral do organismo, Jerôme Valcke, em que o francês sugeria que o Qatar teria "comprado" o direito de organizar o Mundial 2022 quando se referia ao qatari Mohammed bin Hamman, que retirou a sua candidatura à presidência da FIFA por alegações de corrupção.

"Se calhar, ele pensava que podia comprar a FIFA como o Qatar comprou o Mundial", escreveu Valcke no email a Warner. O Qatar não demorou muito a pedir explicações sobre estas alegações do dirigente francês, defendendo-se de quaisquer acusações de corrupção.

Valcke, entretanto, já explicou o conteúdo do email, admitindo que este é verdadeiro, mas negando que estava a sugerir actos de corrupção por parte da candidatura do Qatar. "O que eu quis dizer foi que o Qatar usou o seu poder financeiro para fazer 'lobby'. Não fiz quaisquer referências a alguma compra de votos ou a outros comportamentos que não fossem éticos", afirmou Valcke em comunicado, acrescentando que não há qualquer inquérito aberto na comissão de ética da FIFA respeitante ao processo de atribuição do Mundial 2022.

Mohammed bin Hamman retirou a sua candidatura à presidência da FIFA, em que era o único adversário do actual presidente Sepp Blatter, depois de ter sido acusado do suborno de 25 membros das Caraíbas durante um acto de campanha. A FIFA escolhe o seu novo presidente na quarta-feira.

@Publico

Porque será que isto não me surpreende nem um pouco, vindo da escumalha de quem vem, ainda para mais com o Platini metido ao barulho:

A respeitada revista "France Football" publicou nesta terça-feira um

dossiê de 20 páginas em que acusa o Qatar de ter comprado votos para

conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022.

Entre os cúmplices desse esquema estariam as federações da França e

dos Emirados Árabes e a própria Fifa. Ex-presidente da França, Nicolás

Sarkozy teria pedido que Michel Platini votasse no Qatar, algo negado

pelo presidente da Uefa.

— Um dia fui convidado por Sarkozy a um evento em que estava presente

o Primeiro-Ministro do Qatar. O senhor Sarkozy nunca pediu que eu

votasse no Qatar, pois sabia que pensaria independentemente - declarou

Platini que, mesmo assim, votou nos qataris, justificando na época a

necessidade de se ter um Mundial no Oriente Médio.

A candidatura do Qatar ganhou graças a 14 dos 22 votos do Comitê

Executivo da Fifa. Na época, os Estados Unidos eram os gandes favoritos

e, segundo a "France Football", haviam falhas estruturais na proposta

qatari.

Link to comment
Share on other sites

Dirigente da FIFA diz que Qatar comprou Mundial 2022

A FIFA tem sido uma fonte inesgotável de escândalos e suspeitas de corrupção. Desta vez foi Jack Warner, um dos "vices" que foi suspenso, a revelar o conteúdo de um email que lhe foi enviado pelo secretário-geral do organismo, Jerôme Valcke, em que o francês sugeria que o Qatar teria "comprado" o direito de organizar o Mundial 2022 quando se referia ao qatari Mohammed bin Hamman, que retirou a sua candidatura à presidência da FIFA por alegações de corrupção.

"Se calhar, ele pensava que podia comprar a FIFA como o Qatar comprou o Mundial", escreveu Valcke no email a Warner. O Qatar não demorou muito a pedir explicações sobre estas alegações do dirigente francês, defendendo-se de quaisquer acusações de corrupção.

Valcke, entretanto, já explicou o conteúdo do email, admitindo que este é verdadeiro, mas negando que estava a sugerir actos de corrupção por parte da candidatura do Qatar. "O que eu quis dizer foi que o Qatar usou o seu poder financeiro para fazer 'lobby'. Não fiz quaisquer referências a alguma compra de votos ou a outros comportamentos que não fossem éticos", afirmou Valcke em comunicado, acrescentando que não há qualquer inquérito aberto na comissão de ética da FIFA respeitante ao processo de atribuição do Mundial 2022.

Mohammed bin Hamman retirou a sua candidatura à presidência da FIFA, em que era o único adversário do actual presidente Sepp Blatter, depois de ter sido acusado do suborno de 25 membros das Caraíbas durante um acto de campanha. A FIFA escolhe o seu novo presidente na quarta-feira.

@Publico

Porque será que isto não me surpreende nem um pouco, vindo da escumalha de quem vem, ainda para mais com o Platini metido ao barulho:

A respeitada revista "France Football" publicou nesta terça-feira um

dossiê de 20 páginas em que acusa o Qatar de ter comprado votos para

conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022.

Entre os cúmplices desse esquema estariam as federações da França e

dos Emirados Árabes e a própria Fifa. Ex-presidente da França, Nicolás

Sarkozy teria pedido que Michel Platini votasse no Qatar, algo negado

pelo presidente da Uefa.

— Um dia fui convidado por Sarkozy a um evento em que estava presente

o Primeiro-Ministro do Qatar. O senhor Sarkozy nunca pediu que eu

votasse no Qatar, pois sabia que pensaria independentemente - declarou

Platini que, mesmo assim, votou nos qataris, justificando na época a

necessidade de se ter um Mundial no Oriente Médio.

A candidatura do Qatar ganhou graças a 14 dos 22 votos do Comitê

Executivo da Fifa. Na época, os Estados Unidos eram os gandes favoritos

e, segundo a "France Football", haviam falhas estruturais na proposta

qatari.

E onde é que isso esta na notícia do Público?

Link to comment
Share on other sites

A organização desse mundial ter sido dada ao Qatar foi meramente política claro, muitos interesses que não propriamente futebolísticos falaram mais alto nessa escolha, mas onde é que está a dúvida mesmo? Dúvida e polémica, quem manda na coisa está no seu direito de organizar o mundial onde bem entender.

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma dúvida.

A FIFA não é uma empresa privada? Então porque raio alguém tem a ver com a forma como eles decidem onde vão buscar o dinheiro?

Todas as candidaturas movem influências. Algumas movem é mais dinheiro do que outras.

Estamos a falar de um processo de eleição com vários candidatos avaliados em vários pontos , o oferecer mais dinheiro não é um deles ,(Suborno!) , por isso esta polémica , a FIFA representa o futebol e aliado a isto a verdade desportiva , agora cada pessoa tira as suas conclusões sobre o que isto implica !

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

@DAGC: Isso nunca vi, estou a falar de o estádio fechar-se com coisas no estádio nas extremidades e ficar com ambiente fechado mas tecto transparente.

Um dos menos desse tecto não transparente é a luz natural que dá um encanto diferente aos jogos. Já para não falar de chuva entre outras.

Edited by justiceer
Link to comment
Share on other sites

Que eu saiba já existe disso pelo menos num estádio alemão.

Ah? Isto já existe?

qatarclouds.jpg

@DAGC: Isso nunca vi, estou a falar de o estádio fechar-se com coisas no estádio nas extremidades e ficar com ambiente fechado mas tecto transparente.

Um dos menos desse tecto não transparente é a luz natural que dá um encanto diferente aos jogos. Já para não falar de chuva entre outras.

http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/9435035.stm

Link to comment
Share on other sites

Não, se houver corrupção. Não te parece, Vasco?

E, principalmente, se houver penalizados.

Corrupção há sempre em todo o lado, onde houver negócios, negócios a serem feitos por homens e interesses à mistura haverá sempre corrupção, os mundias vão sempre ser feitos onde forem melhores negócios e onde houver mais dinheiro a ganhar para quem manda, para os amigos, para os clientes, etc.

Mas passa pela cabeça de alguém que se vá fazer um mundial no Catar por motivos desportivos??? Claro que é por tudo menos por isso.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.