Jump to content

Meteorologia


Spark
 Share

Recommended Posts

Quote

Chuva volta depois de amanhã, mas não a todo o país

Jornal Económico com Lusa

14:38

A precipitação “é melhor que nada, mas insuficiente” para fazer face à seca que o país atravessa, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A chuva vai regressar a Portugal continental a partir de quarta-feira, mas apenas às regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, disse a meteorologista Maria João Frada.

“A chuva vai regressar, mas não será a todo o território. Parecem ser episódios temporários com ocorrência de precipitação, mas o cenário que se configura não é uma constância de precipitação nos próximos dias”, adianta a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na opinião de Maria João Frada, esta precipitação “é melhor que nada, mas insuficiente” para fazer face à seca que o país atravessa. “Não fará grande diferença. Toda a chuva que vier é ótima, mas não será suficiente”, disse.

De acordo com Maria João Frada, hoje e terça-feira ainda se prevê céu pouco nublado ou limpo e com temperaturas máximas elevadas para esta época do ano. “Continuamos a ter [temperaturas] máximas a variar entre os 18 e os 23 graus. Tem sido uma constância e vai continuar assim. As temperaturas são de tal forma acima da média para época que em algumas estações do IPMA contribuiu para uma onda de calor. As temperaturas estão acima da média mais de cinco graus”, adiantou.

Segundo a meteorologista do IPMA, na quarta, quinta e sexta-feira esperam-se temperaturas máximas a variar entre 18 e 23 graus, sendo entre os 16 e 18 nas serras de Portugal, e as mínimas mais baixas serão de -2 a 04 graus nas regiões do interior norte e centro. “A chuva é bem-vinda, mas não é aquilo que queremos e precisamos. A sul do sistema Montejunto-Estrela não se prevê precipitação no dia 22 [quarta-feira]. E a precipitação que vai cair é fraca, sendo moderada no Minho. Vamos ter também um aumento da intensidade do vento”, disse.

Na quinta-feira, explicou Maria João Frada, está prevista alguma precipitação e na sexta-feira poderá ser mais intensa e na generalidade do território, mas serão mais fortes sempre no litoral a norte do Cabo Carvoeiro. “A região sul vai ter nenhuma ou pouca precipitação. Ainda falta algum tempo. Vamos ver se o cenário se mantém”, concluiu.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Informação Meteorológica

Comunicado válido entre 2017-12-07 13:45 e 2017-12-16 13:45

Episódio de tempo chuvoso em Portugal Continental

A partir de hoje, o território do Continente irá ser afetado pela passagem de ondulações frontais, originando tempo húmido e com ocorrência temporária de valores elevados de precipitação. Nos dias 10 e 11, domingo e segunda-feira, haverá um episódio de precipitação generalizada, persistente e por vezes forte, começando na manhã de dia 10, na região Norte, progredindo à região Centro durante a tarde, e ao restante território na madrugada e manhã de dia 11. Prevê-se ainda queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro no dia 11.O vento irá intensificar a partir da tarde de dia 10, soprando do quadrante oeste forte ou muito forte, e com rajadas até 90 km/h, podendo atingir rajadas de 110 km/h nas terras altas.A precipitação deverá continuar pelo menos até ao final da próxima semana.

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Quote

Preparado para o frio? Temperatura mínima desce até 10 graus no sábado 

Jornal Económico com Lusa

11:58

O fim de semana vai ser marcado pela descida acentuada da temperatura mínima entre 6 e 10 graus Celsius, mas já não está prevista chuva, adiantou à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“No fim de semana vamos ter tempo frio e seco. Hoje será o último dia, num período de nove dias, com ocorrência de alguma precipitação. Amanhã [sábado] vamos ter uma descida acentuada dos valores da temperatura mínima entre 6 a 10 graus. A máxima também desce um bocadinho”, disse a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta descida está associada à substituição da massa de ar mais quente e húmida, que gerou a precipitação dos últimos dias, por uma mais fria.

“Contudo, na região norte hoje já se começa a sentir a entrada de uma massa de ar mais fria polar vinda de norte, associada a uma situação de pós-frontal. Amanhã será mais nítida sobretudo no continente”, explicou.

Segundo a meteorologista do IPMA, no fim de semana o céu vai estar pouco nublado ou limpo, vento do quadrante leste e não está prevista queda de neve.

“Domingo haverá uma nova descida da temperatura mínima, mas da ordem dos 2/3 graus. Vamos ter também a formação de geada nas regiões do interior, que pode chegar a vários locais junto ao litoral.

Assim, destacou Maria João Frada, no fim de semana, as temperaturas mínimas vão situar-se nas regiões do interior Norte e Centro entre os -1 e os -5, podendo descer mais em alguns locais.

“No litoral, as mínimas vão situar-se entre os 2 e os 4/5 graus e na costa Sul do Algarve entre 6 e os 8 graus. As máximas não deverão ultrapassar os 15/16 graus na costa Sul do Algarve e no interior Norte e Centro não ultrapassam os 6 a 8 graus”, disse.

:cold:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Quote

TERRA EM RISCO DE SER ATINGIDA POR "MINI IDADE DO GELO" EM 2030

29 DEZ 2017 09:45 // NUNO DE NORONHA // NOTÍCIAS

 

O alerta é de investigadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, com base em investigações à atividade magnética do sol.

 

Investigadores britânicos e russos acreditam que as temperaturas globais vão começar a baixar a partir de 2021, o que poderá levar o planeta a viver condições climatéricas semelhantes às vividas entre os séculos XVII e XVIII, num período especialmente frio que ficou conhecido como a Pequena Idade do Gelo e que durou 50 anos.

Essas conclusões foram obtidas a partir de um estudo liderado pela investigadora russa Valentina Zharkova e que teve por base um modelo de análise da atividade magnética do sol.

Segundo a análise, esse período terá início a partir de 2030 e durará cerca de 30 anos de acordo com as previsões.

Durante a Pequena Idade do Gelo, os invernos foram mais frios do que o comum: o rio Tamisa, em Londres, por exemplo, congelou por completo. Esse período ficou marcado pelo aumento da mortalidade associada ao frio.

http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/terra-em-risco-de-ser-atingida-por-mini-idade-do-gelo-em-2030

Quote

Trump sugere que se use "um pouco" do aquecimento global para combater o frio

29 dez 2017 07:24

 

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que o país podia usar "um pouco" do aquecimento global para combater as baixas temperaturas esperadas para o fim de ano.

“No leste, pode ser a noite de fim de ano mais fria registada. Talvez pudessemos usar um pouco desse bom velho aquecimento global que o nosso país, não os outros, ia pagar biliões de dólares para combater. Agasalhem-se!”, escreveu Trump no Twitter.

Trump referiu-se assim à vaga de frio que se vive há dias no nordeste e oeste dos Estados Unidos e que deverá agravar-se este fim de semana.

Em muitos municípios foram registados recordes de temperaturas negativas, como Embarrass e Cotton, no Minesota, Watertown, em Nova York, ou Detroit, no Michigan.

Nos próximos dias esperam-se temperaturas ainda mais baixas, ventos árticos e neve em boa parte do país.

O Presidente norte-americano não abordou a diferença entre o tempo e o clima. O tempo diz respeito às condições atmosféricas durante um curto período, enquanto o clima é uma visão mais longa dos padrões climáticos.

Com a sua mensagem sobre a vaga de frio, Trump revive a sua particular polémica sobre o aquecimento global, cuja existência negou e disse que era uma invenção da China para prejudicar a indústria americana.

Trump retirou em junho os Estados Unidos do Acordo de Paris, numa controversa decisão que deixou o país como o único do mundo de fora do tratado sobre as alterações climáticas.

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/trump-sugere-que-se-use-um-pouco-do-aquecimento-global-para-combater-o-frio

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
Quote

**VENTO FORTE E TEMPERATURAS BAIXAS NO CONTINENTE**

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2018-01-30

23:53 e 2018-02-04 23:59

Uma vasta região anticiclónica, relativamente intensa,

localizada às 12UTC de dia 1 de fevereiro a norte dos Açores e em

crista até à Islândia, originará o transporte de uma massa de ar

muito frio e seco sobre o território do continente e uma

intensificação do vento, em especial no litoral oeste e nas terras

altas.Assim, prevê-se a partir da manhã de dia 1, vento forte no

litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 km/h.

Adicionalmente, verificar-se-á uma descida dos valores da

temperatura máxima em todo território, entre 3 e 6ºC. As baixas

temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto

térmico, em especial entre a tarde de dia 1 e a manhã de 2. Até

dia 4, continuar-se-á a fazer sentir vento forte e com rajadas no

litoral oeste e nas terras altas, com exceção de dia 3, em que se

prevê um enfraquecimento temporário do vento.No dia 3, a

aproximação e passagem de um sistema frontal de fraca atividade,

poderá originar precipitação fraca na generalidade do território,

com probabilidade entre 35 e 60% a norte do sistema montanhoso

Montejunto-Estrela, e inferior a 35% a sul do referido sistema, que a

ocorrer será sob a forma de neve em cotas  baixas.

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos

consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
Para mais detalhes

sobre a previsão meteorológica para os próximos dias

consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

 

:cold:

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Quote

 

Chuva, vento e agitação marítima forte em Portugal continental

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2018-02-24 15:47 e 2018-03-02 23:59

Uma região depressionária (depressão Emma) centrada a oeste do arquipélago dos Açores, à qual estão associados sistemas frontais, irá afetar o estado de tempo durante esta semana. Esta situação meteorológica caracteriza-se pela ocorrência de precipitação contínua com início hoje, dia 26, na região Sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e que se prevê, seja por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada, a partir do final de dia 27. Esta precipitação será de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo temporariamente a cota para 600 metros na região Norte até ao início da manhã de dia 28. O vento será fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. A partir de dia 28, prevê-se um aumento da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h nas terras altas.A agitação marítima irá também aumentar a partir de dia 28, quarta-feira, com ondulação de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa, em especial a sul do Cabo Mondego, prevendo-se que chegue a 6 metros no litoral da região Sul no dia 01, podendo atingir 12 metros de altura máxima .

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Revenge changed the title to Meteorologia

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.