Jump to content

Meteorologia


Spark
 Share

Recommended Posts

46° de máxima hoje, parecia que estava no Egipto.

Festas da cidade, à noite, 32° às 23h, nunca vi nada assim. 

Foi despejar imperiais até ir embora, pena que amanhã é dia de trabalho, hoje tinha sido até o sol raiar. :beer:

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, EdgeHead said:

Por aqui continua um calor do crl

Confirmo, a chuva não teve efeito nenhum na temperatura. A esta hora, estão 27 graus por aqui. Adivinha-se um domingo tão estupidamente quente quanto foi o sábado.

Link to comment
Share on other sites

9 hours ago, Jokeman said:

Confirmo. Não me digas que vieste ao bailarico da freguesia? :-.. 

Não, fui jantar ao D. Giovanni, conheces?

Por aqui, às 9 da manhã já tenho o AC de casa ligado... :no:

Link to comment
Share on other sites

Just now, EdgeHead said:

Sei onde fica mas nunca lá fui. Vale a pena?

Eu gosto bastante. Não é italiano de primeira, mas a comida é boa, as doses são generosas e os preços simpáticos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 hours ago, gosma25 said:

Não, fui jantar ao D. Giovanni, conheces?

Conheço. Nunca lá fui, mas já ouvi falar muito bem. Outro sitio que ando para ir há imenso tempo (e era um bom lugar para se fazer um meeting FNF) é a Tasquinha dos Ramos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

Pensava que estávamos no verão mas está a chover e um briol do crl, alguém me pode dizer em que estação do ano estamos pf?

Edited by Vasco G
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, systemoff said:

Uns 22ºC de calor, ou mais! :-.. 

Isso já é calor para mim :-..

8 minutes ago, Vasco G said:

Às 7 da manhã quando saio de casa só de casaquinho <_<

E depois, durante o dia, escondes o casaco na pochete, certo?

:police:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Quote

Chuva regressa ao continente, mas só ao final do dia nos distritos afetados

16 out 2017 07:28
 
A chuva vai regressar hoje ao território do continente, mas nos distritos mais afetados pelos incêndios prevê-se que caia mais para o final do dia, adiantou à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.
 

GicodKQ3JFGV2I0UQiIHq0cXiT0PDYATjsUU3WB0

 

 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Portalegre, Leiria, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Viseu, Porto, Bragança, Braga e Viana do Castelo vão estar sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de chuva, podendo ser por vezes forte e acompanhadas por trovoada.

Este aviso vai estar em vigor entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira.

“Ao longo da manhã e início da tarde vamos ter uma descida da temperatura, mas em termos de precipitação ainda não chegará às regiões afetadas pelos incêndios até à tarde de hoje. Contudo, o vento diminuiu em relação ao dia de ontem [domingo] e vai ser hoje em geral fraco, mas moderado nas terras altas”, adiantou à Lusa o meteorologista do IPMA.

Ricardo Tavares adiantou à Lusa que na segunda e na terça-feira está prevista uma descida de temperatura de entre 10 e 15 graus Celsius em todo o território de Portugal continental.

Segundo Ricardo Tavares, as temperaturas máximas no litoral vão variar entre os 20 e 25 graus Celsius e nas regiões do interior entre os 25 e os 30 graus.

“Para hoje estão previstos 30 graus em Santarém e ontem estiveram 38. Vamos ter uma descida acentuada e para amanhã prevê-se uma temperatura de entre 18 e 25 graus na generalidade do território do continente”, disse.

 

No que diz respeito à precipitação, Ricardo Tavares adiantou que está prevista em especial para as regiões do norte e centro e alguma instabilidade no sul.

“Nas regiões do norte e centro, em especial no litoral, a precipitação vai tornar-se mais intensa e gradualmente vai estender-se à região do interior, mas mais para o final do dia”, indicou.

Para terça-feira, o IPMA prevê que a precipitação chegue às regiões do interior e sul devido à passagem de uma superfície frontal fria e depois há um interregno sem precipitação de manhã e regressará ao final da tarde.

“A tendência para o resto da semana é de precipitação. Não haverá grandes variações nas temperaturas, poderá subir e descer, mas a tendência é que variem entre os 20 e os 25 graus”, conclui.

Às 07:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 65 incêndios em curso, 17 em resolução e 46 em fase de conclusão.

Entre aqueles que a ANPC classifica como "ocorrências importantes", estavam 22 grandes incêndios ativos nos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Lisboa, Viseu, Vila Real e Santarém.

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/incendios-chuva-regressa-ao-continente-mas-so-ao-final-do-dia-nos-distritos-afetados-caudio-anterior-proximo-voltar-a-lista-download-adicionar-ao-cesto-imprimir-numero-de-documento

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Quote

Chuva forte, trovoada e possibilidade de fenómenos extremos de vento até sábado

2 nov 2017 07:45

 

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado estando também prevista a possibilidade de fenómenos extremos de vento na zona costeira, disse a meteorologista Maria João Frada.

Entre hoje e o meio da tarde de sábado vão ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser forte e acompanhados de trovoada e rajadas fortes de vento, precisou à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“A precipitação chegará a todo o território porque temos uma depressão centrada a noroeste do continente. Hoje e amanhã vai ficar estacionária e depois tende a deslocar-se para sul e em direção ao território do continente”, explicou.

Segundo Maria João Frada, existe uma linha bem organizada com bastante precipitação que ainda está sobre o mar, prevendo-se que entre durante a manhã de hoje com mais ou menos intensidade no território do continente.

“De qualquer maneira, durante este episódio irá com uma grande probabilidade ocorrer precipitação que em alguns locais será forte”, disse.

Nesse sentido, a meteorologista do IPMA, adiantou que foram emitidos avisos amarelos de precipitação para os distritos no litoral a norte de Setúbal.

“Contudo, hoje também neste litoral a norte do Cabo da Roca há a possibilidade de haver fenómenos extremos de vento. Não se podem excluir junto à costa nas zonas costeiras ou mesmo sobre o mar a possibilidade de ocorrerem tornados dispersos. É uma probabilidade baixa, mas ela existe porque a massa de ar é instável”, adiantou.

De acordo com Maria João Frada, estes fenómenos de vento podem ocorrer no litoral a norte do Cabo da Roca durante o dia de hoje e na sexta-feira essa possibilidade ainda existe um pouco por todo o território, mas mais nas zonas costeiras.

“A partir de sábado à tarde vamos ter uma melhoria com a diminuição da intensidade e frequência dos aguaceiros e o final do dia já sem ocorrência de precipitação. Domingo vai ser um dia sem precipitação com céu pouco nublado ou limpo, descida das temperaturas mínimas e geadas no nordeste Transmontano e Beira Alta”, indicou.

Ainda no que diz respeito às temperaturas, Maria João Frada adiantou que hoje vai ocorrer uma pequena descida da máxima, prevendo-se que fiquem entre os 17 e os 23 graus, com exceção das terras altas que serão da ordem dos 02/15 graus.

“Hoje tivemos uma pequena subida da mínima e depois no domingo com a evasão de uma massa mais polar vamos ter uma descida que irá estender-se até segunda-feira. No Nordeste Transmontano e na Beira Alta vamos ter mínimas entre os 0 e os 05 graus e no resto do território vão andar na casa dos 10/14 graus”, disse.

Maria João Frada disse ainda existir uma possibilidade de nova ocorrência de precipitação a norte do sistema Montejunto/Estrela entre os dias 07 e 11 de novembro.

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/chuva-forte-trovoada-e-possibilidade-de-fenomenos-extremos-de-vento-ate-sabado

Link to comment
Share on other sites

  • Revenge changed the title to Meteorologia

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.