Jump to content

Ajuda em relação ao codigo de trabalho!!!


curcundil
 Share

Recommended Posts

Boas, como sei que temos aqui gente que entende disto queria uma ajuda da vossa parte...

O que se passa é isto, a minha namorada ontem soube sobre a greve do metro e avisou a chefe que ia chegar atrasada devido a mesma, hoje de manha antes de ela se dirigir para a loja recebeu uma mensagem da mesma chefe a dizer que não precisava aparecer que tinha falta para o dia todo, eu disse a ela para ir a mesma e entregar a justificação do metro.

Após conversar com ela a pouco ela contou-me que ate ao momento tem falta no dia todo mas que houve pessoas que chegaram depois dela e que essas pessoal não tem falta nenhuma, ela agora a tarde vai falar com o chefe do chefe e já lhe disse para falar com o sindicato para saber o que fazer, isto a mim parece-me acção descriminaria para com a minha namorada, mas gostaria de saber o que esta mesmo escrito acerca dos atrasos a chegar ao trabalho. já andei a procura mas não encontro nada online.

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

Pffff... pessoas dessas é o que há mais para aí...

Desculpa não poder ajudar nessa área mas com certeza alguém irá responder, afinal de contas temos por cá advogados!!!!

Sei que a situação no nosso país n é a melhor mas se um "chefe" tivesse dito algo desse género mesmo depois de apresentar a justificação, tinha o mandado para aquele sitio fantástico que começa por "c" e acaba em "o". Simplesmente não aceito q gozem cmg... faz parte da minha pessoa. Até hoje, nunca correu mal por acaso :) a honestidade rulla!

Link to comment
Share on other sites

Esse patronato é assim um bocado para o Salazar não? Eu ao longo da minha vida profissional sempre que cheguei atrasado por qualquer motivo dizia porquê e pronto, nem sempre houve justificações para apresentar e se queriam descontar aquele atraso na boa, nunca tive faltas para o dia todo e situações houve então que não se passou nada sequer.

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos é a loja da pt em picoas!

Não há nenhum código do trabalho onde se pode ver o que podem fazer quando temos atraso?

Artigo 256º:

3 – No caso de apresentação de trabalhador com atraso injustificado:

a) Sendo superior a sessenta minutos e para início do trabalho diário, o empregador pode não aceitar a prestação de trabalho durante todo o período normal de trabalho;

b ) Sendo superior a trinta minutos, o empregador pode não aceitar a prestação de trabalho durante essa parte do período normal de trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Sim tem, justificação do metro!

Ela entrava as 10h e só chegou la eram 11 e picos porque o metro só abriu as 10:30!



No artigo 255 é para faltas justificadas mas greve de transportes nada.....

A chefe é um monte de merda mesmo, ai se fosse comigo levava logo umas verdades!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ela avisou a chefe no dia anterior da greve e que devido a isso ia chegar atrasada!

Mas ela não tinha que avisar a chefe. Tinha era que ter saído de casa mais cedo.

Evidentemente

Edited by ccrgs
Link to comment
Share on other sites

Ela avisou a chefe no dia anterior da greve e que devido a isso ia chegar atrasada!

Mas ela não tinha que avisar a chefe. Tinha era que ter saído de casa mais cedo.

Amigo estou a falar com a rapariga ao telefone agora, ela falou com o departamento jurídico do sindicato e que eles não podem fazer isso!

Mas há mais, o chefe acima do chefe dela disse que era falta justificada, as outras pessoas que chegaram mais tarde nem falta receberam, isso para mim é discriminatório!

Isso de sair mais cedo é muito bonito mas ir de são bras para picoas não é facil!

Edited by curcundil
Link to comment
Share on other sites

Ela avisou a chefe no dia anterior da greve e que devido a isso ia chegar atrasada!

Mas ela não tinha que avisar a chefe. Tinha era que ter saído de casa mais cedo.

Amigo estou a falar com a rapariga ao telefone agora, ela falou com o departamento jurídico do sindicato e que eles não podem fazer isso!

Mas há mais, o chefe acima do chefe dela disse que era falta justificada, as outras pessoas que chegaram mais tarde nem falta receberam, isso para mim é discriminatório!

Opá o sindicato pode dizer o que quiser. O chefe dela por fazer aquilo.

Link to comment
Share on other sites

Ela avisou a chefe no dia anterior da greve e que devido a isso ia chegar atrasada!

Mas ela não tinha que avisar a chefe. Tinha era que ter saído de casa mais cedo.

Amigo estou a falar com a rapariga ao telefone agora, ela falou com o departamento jurídico do sindicato e que eles não podem fazer isso!

Mas há mais, o chefe acima do chefe dela disse que era falta justificada, as outras pessoas que chegaram mais tarde nem falta receberam, isso para mim é discriminatório!

Isso não invalida o que o punk disse.

Link to comment
Share on other sites

Ela avisou a chefe no dia anterior da greve e que devido a isso ia chegar atrasada!

Mas ela não tinha que avisar a chefe. Tinha era que ter saído de casa mais cedo.

Amigo estou a falar com a rapariga ao telefone agora, ela falou com o departamento jurídico do sindicato e que eles não podem fazer isso!

Mas há mais, o chefe acima do chefe dela disse que era falta justificada, as outras pessoas que chegaram mais tarde nem falta receberam, isso para mim é discriminatório!

Opá o sindicato pode dizer o que quiser. O chefe dela por fazer aquilo.

Tu dizes que ele pode fazer, o departamento jurídico do sindicato diz que não pode e que mal receba a folha de pagamento e se tiver a falta la para ir logo ter com ela que metem processo na chefe, alguma coisa aqui esta mal! e depois ainda tem a lata de dizer na cara da rapariga que alguém tem que ser o exemplo e vai logo escolher a minha rapariga que ate doente trabalha, faz horas a ajudar os colegas e coisas assim, a rapariga ficou pior que estragada!

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é o tratamento diferenciado para uma situação igual entre trabalhadores. Outra é dizer que como há greve, tem "direito" a chegar tarde.

Mas tem a favor dela o exemplo usado para os colegas portanto deve conseguir resolver isso bem :) No meu trabalho também é "aceite" que as pessoas cheguem um pouco mais tarde nestes dias. Os restantes asseguram o trabalho na 1a hora e é tranquilo. Mas não temos atendimento ao público, o que ajuda.

Pessoalmente, acho que o serviço é assegurado, justifica-se permitir quem tem mais problemas de transporte chegar um pouco mais tarde.

Edited by fuckallyoubitches2003
Link to comment
Share on other sites

Meus amigos é a loja da pt em picoas!

Não há nenhum código do trabalho onde se pode ver o que podem fazer quando temos atraso?

Qual é a empresa? CRH?

Eu já trabalhei nessas empresas e nesses sítios e nunca houve stresses desses, quem é que está à frente da Loja agora? É que se for a mesma senhora que estava há um ano acho estranho isso, era muito fixe ela!!!

Link to comment
Share on other sites

Em meu entender, se a tua namorada sabia que ia haver greve, ao informar a chefe, na véspera, de que vai chegar atrasada no dia seguinte, já está a dizer indiretamente que não vai diligenciar nenhuma medida para tentar ultrapassar esse problema.

É como se eu telefonasse para o meu chefe a dizer-lhe que, amanhã vou chegar atrasado porque a estrada vai estar em obras. Claro que o chefe me vai dizer: se está em obras encontre uma solução alternativa!

Uma coisa é sermos acontecer algo que não estávamos à espera e que provoca o atraso. Outra coisa é ter a noção das dificuldades que vão existir no dia seguinte, informar a chefe, e não fazer nada para ultrapassar a situação, limitando-se a entregar uma justificação do Metro.

IMO A tua namorada não pode alegar muita razão neste caso, independentemente do carater da chefe, etc.



EDIT: E quando a sindicatos, ela que mande os sindicatos pr'o crl!

Link to comment
Share on other sites

Tem a ver com a conversa, mas não com o problema da tua namorada.

Amor à camisola, só ao meu clube. Favores só aos meus amigos e conhecidos.

Se querem que trabalhe mais do que está no contrato, façam-me um novo contrato que preveja isso. Se querem que faça favores, paguem-me. Eu também não digo ao cobrador da EDP ou da GALP ou da Zon ou da TMN, que este mês não pago e que eles me podiam fazer o favor.

É por essas e por outras que muitas pessoas são exploradas e não há uma justa distribuição de riqueza.

Link to comment
Share on other sites

Acho que se estão a esquecer tb do tratamento discriminatório de que a rapariga foi alvo.

Que seja igual para todos que chegaram nas mesmas condições, penso eu de que.

A questão não foi se era discriminatorio ou não. É obvio que se só ela é que foi alvo disto é discriminatorio (desde que não tenha sido a unica a chegar tarde). Agora o ser falta justificada é claro que não é. Eu parto-me a rir com os direitos que muita gente pensa que tem. Qq dia as empresas basicamente comem e calam tudo. É que é completamente lógico, se ela já sabe que vai haver greve TEM que tomar as devidas providências para que chegue ao trabalho a tempo e horas, ou seja, sair de casa mais cedo.

Quanto aos sindicatos e às suas verdades universais, só te digo isto, o ano passado terminei um processo contra um sindicato que teve que pagar 20 mil euros de indemnização a uma empresa por causa de informações tão "boas" como essa que deu à tua namorada.

Agora como é lógico, a empresa não poderá castigar dos atrasados só a tua namorada. Terá que ser uniforme. Aí sem qualquer disputa.

Tem a ver com a conversa, mas não com o problema da tua namorada.

Amor à camisola, só ao meu clube. Favores só aos meus amigos e conhecidos.

Se querem que trabalhe mais do que está no contrato, façam-me um novo contrato que preveja isso. Se querem que faça favores, paguem-me. Eu também não digo ao cobrador da EDP ou da GALP ou da Zon ou da TMN, que este mês não pago e que eles me podiam fazer o favor.

É por essas e por outras que muitas pessoas são exploradas e não há uma justa distribuição de riqueza.

É o teu direito e esta perfeitamente dentro da tua legitimidade para exigires isso. No entanto da mesma forma está a empresa no seu direito de exigir que o funcionário cumpre o horário desde o inicio.

O que eu acho piada no meio desta merda toda, é a ideia de que em Portugal todos são bons trabalhadores e cumpridores e o caralho, quando o que não falta aí aos pontapés, mas aos pontapés mesmo é trabalhadores que não respeitam os direitos e as obrigações que tem com as empresas, mas depois já exigem tudo para eles.

E atenção que não estou a falar do caso em especifico.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É mais por isso que a minha rapariga esta lixada, ela ajuda n vezes e fazem-lhe esta merda... Se ainda fosse pessoa que chegasse atrasada regularmente e tal mas não é mesmo.

Mas pronto, é discriminatório logo tem por onde pegar se for preciso!

Ela não merece ser tratada assim mas pronto é para ela aprender!

Vasco a CRH perdeu as lojas pt/tmn, agora quem esta a frente é a ManPower!

Link to comment
Share on other sites

Acho que se estão a esquecer tb do tratamento discriminatório de que a rapariga foi alvo.

Que seja igual para todos que chegaram nas mesmas condições, penso eu de que.

Pelo tratamento pode pegar claro , agora pelo o atraso devido a uma greve infelizmente não tem razão porque em caso de greve ,são entregues pré avisos e comunicados à população com informação acerca dia da greve ,não sei por lei com quantos dias de antecedência tem de ser, mas é comunicado muito antes , sendo obrigação do trabalhador se precaver-se !

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Acho que se estão a esquecer tb do tratamento discriminatório de que a rapariga foi alvo.

Que seja igual para todos que chegaram nas mesmas condições, penso eu de que.

Pelo tratamento pode pegar claro , agora pelo o atraso devido a uma greve infelizmente não tem razão porque em caso de greve ,são entregues pré avisos e comunicados à população com informação acerca dia da greve ,não sei por lei com quantos dias de antecedência tem de ser, mas é comunicado muito antes , sendo obrigação do trabalhador se precaver-se !

E Punk:

Nem eu nunca disse que a falta era justificada ou que tinha direito ao que quer que seja.

Apenas mencionei a discriminação.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.