Jump to content
Sign in to follow this  
curcundil

Ajuda em relação ao codigo de trabalho!!!

Recommended Posts

Boas, como sei que temos aqui gente que entende disto queria uma ajuda da vossa parte...

O que se passa é isto, a minha namorada ontem soube sobre a greve do metro e avisou a chefe que ia chegar atrasada devido a mesma, hoje de manha antes de ela se dirigir para a loja recebeu uma mensagem da mesma chefe a dizer que não precisava aparecer que tinha falta para o dia todo, eu disse a ela para ir a mesma e entregar a justificação do metro.

Após conversar com ela a pouco ela contou-me que ate ao momento tem falta no dia todo mas que houve pessoas que chegaram depois dela e que essas pessoal não tem falta nenhuma, ela agora a tarde vai falar com o chefe do chefe e já lhe disse para falar com o sindicato para saber o que fazer, isto a mim parece-me acção descriminaria para com a minha namorada, mas gostaria de saber o que esta mesmo escrito acerca dos atrasos a chegar ao trabalho. já andei a procura mas não encontro nada online.

Obrigado pela ajuda!

Pffff... pessoas dessas é o que há mais para aí...

Desculpa não poder ajudar nessa área mas com certeza alguém irá responder, afinal de contas temos por cá advogados!!!!

Sei que a situação no nosso país n é a melhor mas se um "chefe" tivesse dito algo desse género mesmo depois de apresentar a justificação, tinha o mandado para aquele sitio fantástico que começa por "c" e acaba em "o". Simplesmente não aceito q gozem cmg... faz parte da minha pessoa. Até hoje, nunca correu mal por acaso :) a honestidade rulla!

Esse patronato é assim um bocado para o Salazar não? Eu ao longo da minha vida profissional sempre que cheguei atrasado por qualquer motivo dizia porquê e pronto, nem sempre houve justificações para apresentar e se queriam descontar aquele atraso na boa, nunca tive faltas para o dia todo e situações houve então que não se passou nada sequer.

Oh fuck, the S word...

Não te posso ajudar aqui cucundil.

Edited by Kinas_

Meus amigos é a loja da pt em picoas!

Não há nenhum código do trabalho onde se pode ver o que podem fazer quando temos atraso?

Artigo 256º:

3 – No caso de apresentação de trabalhador com atraso injustificado:

a) Sendo superior a sessenta minutos e para início do trabalho diário, o empregador pode não aceitar a prestação de trabalho durante todo o período normal de trabalho;

b ) Sendo superior a trinta minutos, o empregador pode não aceitar a prestação de trabalho durante essa parte do período normal de trabalho.

Sim tem, justificação do metro!

Ela entrava as 10h e só chegou la eram 11 e picos porque o metro só abriu as 10:30!

No artigo 255 é para faltas justificadas mas greve de transportes nada.....

A chefe é um monte de merda mesmo, ai se fosse comigo levava logo umas verdades!!!!

É o artigo que o Joke colocou em cima. As greves são avisadas e ela tinha o dever de se ter precavido.

Ela avisou a chefe no dia anterior da greve e que devido a isso ia chegar atrasada!

Mas ela não tinha que avisar a chefe. Tinha era que ter saído de casa mais cedo.

Ela avisou a chefe no dia anterior da greve e que devido a isso ia chegar atrasada!

Mas ela não tinha que avisar a chefe. Tinha era que ter saído de casa mais cedo.

Evidentemente

Edited by ccrgs

Amigo estou a falar com a rapariga ao telefone agora, ela falou com o departamento jurídico do sindicato e que eles não podem fazer isso!

Mas há mais, o chefe acima do chefe dela disse que era falta justificada, as outras pessoas que chegaram mais tarde nem falta receberam, isso para mim é discriminatório!

Isso de sair mais cedo é muito bonito mas ir de são bras para picoas não é facil!

Edited by curcundil

Amigo estou a falar com a rapariga ao telefone agora, ela falou com o departamento jurídico do sindicato e que eles não podem fazer isso!

Mas há mais, o chefe acima do chefe dela disse que era falta justificada, as outras pessoas que chegaram mais tarde nem falta receberam, isso para mim é discriminatório!

Opá o sindicato pode dizer o que quiser. O chefe dela por fazer aquilo.

Isso não invalida o que o punk disse.

Opá o sindicato pode dizer o que quiser. O chefe dela por fazer aquilo.

Tu dizes que ele pode fazer, o departamento jurídico do sindicato diz que não pode e que mal receba a folha de pagamento e se tiver a falta la para ir logo ter com ela que metem processo na chefe, alguma coisa aqui esta mal! e depois ainda tem a lata de dizer na cara da rapariga que alguém tem que ser o exemplo e vai logo escolher a minha rapariga que ate doente trabalha, faz horas a ajudar os colegas e coisas assim, a rapariga ficou pior que estragada!

Uma coisa é o tratamento diferenciado para uma situação igual entre trabalhadores. Outra é dizer que como há greve, tem "direito" a chegar tarde.

Mas tem a favor dela o exemplo usado para os colegas portanto deve conseguir resolver isso bem :) No meu trabalho também é "aceite" que as pessoas cheguem um pouco mais tarde nestes dias. Os restantes asseguram o trabalho na 1a hora e é tranquilo. Mas não temos atendimento ao público, o que ajuda.

Pessoalmente, acho que o serviço é assegurado, justifica-se permitir quem tem mais problemas de transporte chegar um pouco mais tarde.

Edited by fuckallyoubitches2003

Meus amigos é a loja da pt em picoas!

Não há nenhum código do trabalho onde se pode ver o que podem fazer quando temos atraso?

Qual é a empresa? CRH?

Eu já trabalhei nessas empresas e nesses sítios e nunca houve stresses desses, quem é que está à frente da Loja agora? É que se for a mesma senhora que estava há um ano acho estranho isso, era muito fixe ela!!!

Em meu entender, se a tua namorada sabia que ia haver greve, ao informar a chefe, na véspera, de que vai chegar atrasada no dia seguinte, já está a dizer indiretamente que não vai diligenciar nenhuma medida para tentar ultrapassar esse problema.

É como se eu telefonasse para o meu chefe a dizer-lhe que, amanhã vou chegar atrasado porque a estrada vai estar em obras. Claro que o chefe me vai dizer: se está em obras encontre uma solução alternativa!

Uma coisa é sermos acontecer algo que não estávamos à espera e que provoca o atraso. Outra coisa é ter a noção das dificuldades que vão existir no dia seguinte, informar a chefe, e não fazer nada para ultrapassar a situação, limitando-se a entregar uma justificação do Metro.

IMO A tua namorada não pode alegar muita razão neste caso, independentemente do carater da chefe, etc.

EDIT: E quando a sindicatos, ela que mande os sindicatos pr'o crl!

Acho que se estão a esquecer tb do tratamento discriminatório de que a rapariga foi alvo.

Que seja igual para todos que chegaram nas mesmas condições, penso eu de que.

Edited by Kinas_

Tem a ver com a conversa, mas não com o problema da tua namorada.

Amor à camisola, só ao meu clube. Favores só aos meus amigos e conhecidos.

Se querem que trabalhe mais do que está no contrato, façam-me um novo contrato que preveja isso. Se querem que faça favores, paguem-me. Eu também não digo ao cobrador da EDP ou da GALP ou da Zon ou da TMN, que este mês não pago e que eles me podiam fazer o favor.

É por essas e por outras que muitas pessoas são exploradas e não há uma justa distribuição de riqueza.

Acho que se estão a esquecer tb do tratamento discriminatório de que a rapariga foi alvo.

A questão não foi se era discriminatorio ou não. É obvio que se só ela é que foi alvo disto é discriminatorio (desde que não tenha sido a unica a chegar tarde). Agora o ser falta justificada é claro que não é. Eu parto-me a rir com os direitos que muita gente pensa que tem. Qq dia as empresas basicamente comem e calam tudo. É que é completamente lógico, se ela já sabe que vai haver greve TEM que tomar as devidas providências para que chegue ao trabalho a tempo e horas, ou seja, sair de casa mais cedo.

Quanto aos sindicatos e às suas verdades universais, só te digo isto, o ano passado terminei um processo contra um sindicato que teve que pagar 20 mil euros de indemnização a uma empresa por causa de informações tão "boas" como essa que deu à tua namorada.

Agora como é lógico, a empresa não poderá castigar dos atrasados só a tua namorada. Terá que ser uniforme. Aí sem qualquer disputa.

Tem a ver com a conversa, mas não com o problema da tua namorada.

Amor à camisola, só ao meu clube. Favores só aos meus amigos e conhecidos.

Se querem que trabalhe mais do que está no contrato, façam-me um novo contrato que preveja isso. Se querem que faça favores, paguem-me. Eu também não digo ao cobrador da EDP ou da GALP ou da Zon ou da TMN, que este mês não pago e que eles me podiam fazer o favor.

É por essas e por outras que muitas pessoas são exploradas e não há uma justa distribuição de riqueza.

É o teu direito e esta perfeitamente dentro da tua legitimidade para exigires isso. No entanto da mesma forma está a empresa no seu direito de exigir que o funcionário cumpre o horário desde o inicio.

O que eu acho piada no meio desta merda toda, é a ideia de que em Portugal todos são bons trabalhadores e cumpridores e o caralho, quando o que não falta aí aos pontapés, mas aos pontapés mesmo é trabalhadores que não respeitam os direitos e as obrigações que tem com as empresas, mas depois já exigem tudo para eles.

E atenção que não estou a falar do caso em especifico.

• Like 1

É mais por isso que a minha rapariga esta lixada, ela ajuda n vezes e fazem-lhe esta merda... Se ainda fosse pessoa que chegasse atrasada regularmente e tal mas não é mesmo.

Mas pronto, é discriminatório logo tem por onde pegar se for preciso!

Ela não merece ser tratada assim mas pronto é para ela aprender!

Vasco a CRH perdeu as lojas pt/tmn, agora quem esta a frente é a ManPower!

Pelo tratamento pode pegar claro , agora pelo o atraso devido a uma greve infelizmente não tem razão porque em caso de greve ,são entregues pré avisos e comunicados à população com informação acerca dia da greve ,não sei por lei com quantos dias de antecedência tem de ser, mas é comunicado muito antes , sendo obrigação do trabalhador se precaver-se !

Edited by NOX

Pelo tratamento pode pegar claro , agora pelo o atraso devido a uma greve infelizmente não tem razão porque em caso de greve ,são entregues pré avisos e comunicados à população com informação acerca dia da greve ,não sei por lei com quantos dias de antecedência tem de ser, mas é comunicado muito antes , sendo obrigação do trabalhador se precaver-se !

E Punk:

Nem eu nunca disse que a falta era justificada ou que tinha direito ao que quer que seja.

Apenas mencionei a discriminação.