Jump to content

Morreu o cineasta japonês Nagisa Oshima


Recommended Posts

Faleceu esta terça-feira, aos 80 anos, o cineasta japonês Nagisa Oshima, autor de obras como «A Cerimónia» (1971),«O Império dos Sentidos» (1976), «Império da Paixão» (1978) e «Feliz Natal, Mr. Lawrence» (1983), obra protagonizada por David Bowie, Ryuichi Sakamoto e Takeshi Kitano.
De acordo com a imprensa japonesa, Oshima – que se encontrava afastado do cinema desde que em 1999 realizou«Tabu» - não resistiu a uma pneumonia.
Nascido em Quioto a 31 de março de 1932 Oshima era originário de uma família aristocrática e tradicional mas cedo se interessou pelas causas estudantis e políticas, tendo obtido o diploma em direito em 1954. Especializou-se em história política e em particular na história da Revolução Soviética, mas nesse mesmo ano decide entrar para uma produtora de cinema, trabalhando aí como argumentista e assistente de realizador. Os seus primeiros filmes - «Tomorrow's Sun», uma curta, e «Uma Cidade de Amor e Esperança», surgiram em 1959, iniciando aqui uma carreira que percorreu quase 40 anos e que lhe valeu alguns prémios, como o conquistado em 1978 em Cannes pela realização de «Império da Paixão». Esse foi apenas a primeira das participações do cineasta no certame, tendo posteriormente concorrido à Palma de Ouro como «Feliz Natal, Mr. Lawrence», «Max, meu amor» (1986) e «Tabu».
Já o Festival de Berlim foi o local escolhido para a estreia em 1976 de «O Império dos Sentidos», filme que levantou grande polémica, tendo mesmo as autoridades confiscado a cópia da fita e acusado o responsável da secção Fórum do Festival, Ulrich Gregor, de promover e disseminar pornografia.

c7nema

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.