Jump to content

Bom Português by Dasfincter


EdgeHead
 Share

Recommended Posts

Por acaso noto uma grande dificuldade que algumas pessoas tem com o pretérito perfeito do indicativo na 2ª pessoa do singular.

ficaste <> ficas te

e o mesmo volta a acontecer com o pretérito imperfeito do conjuntivo

se eu ficasse <> se eu fica-se

se ela tirasse <> seu ela tira-se

Link to comment
Share on other sites

Eu já referi isso há tempos. Percebo que o pessoal se engane mas a mim faz-me confusão tendo em conta que as palavras nem sequer se leem da mesma forma.

Uma coisa é ficaste que na prática se lê "ficáste" (a sílaba tónica é a segunda) outra é ficas-te que na prática se lê (se quiserem) ficas "tracinho" te (a sílaba tónica é a primeira).

Edited by Figos
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que este erro recorrente prende-se pela dificuldade de identificar a sílaba tónica. Quem erra na escrita provavelmente lê ficasse e fica-se como tendo a primeira sílaba tónica.

Já outros casos também "gritantes" que tenho visto:

"Aquele rapaz tem muito geito para o futebol."

"Paços de Coelho vai enterrar este País."

"É preciso mecher bem a sopa antes de servir."

... e outras tantas.

Link to comment
Share on other sites

Só uma pergunta ao pessoal do Norte.

À 15 dias quando fui ao Locanda, para não fazer figuras e ter que me repetir pedi um fino ao homem, o qual me corrigiu e disse Príncipe(ou lá o que foi).

É outra expressão para Cerveja de pressão ? Ou o gajo estava a gozar comigo?

hitler.gif
Link to comment
Share on other sites

Por acaso também me confirmaram isso o ano passado. Quando se fala de tempo, é sempre "há". O há aplicasse (será que é aplicasse ou aplica-se? tenho sempre esta duvida lol) quando se fala em "existir" e em questões de tempo :Y:

Certo?

Link to comment
Share on other sites

Por acaso também me confirmaram isso o ano passado. Quando se fala de tempo, é sempre "há". O há aplicasse (será que é aplicasse ou aplica-se? tenho sempre esta duvida lol) quando se fala em "existir" e em questões de tempo thumbsup.gif

Certo?

Certo. Quanto ao aplicasse vs aplica-se vê os posts antes do teu para ver se algum dos truques te dá jeito para ficares sem dúvidas. Neste caso é aplica-se.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso também me confirmaram isso o ano passado. Quando se fala de tempo, é sempre "há". O há aplicasse (será que é aplicasse ou aplica-se? tenho sempre esta duvida lol) quando se fala em "existir" e em questões de tempo thumbsup.gif

Certo?

É aplica-se. É fácil compreender isto: com dois "s" fica "aplicásse", se for com hífen, fica a palavra "aplica" tracinho "se".

Link to comment
Share on other sites

Exactamente thumbsup.gif

Btw,

Bem pessoal depois de o do orçamento ter sido drasticamente reduzido (devido a problemas pessoais do financiador) a gente precisa-mos nós precisamos urgentmente de fazer mudanças nos planos todos
Temos um pequeno orçamento para a construção do estudio (o equipamento la dentro vamos usar o nosso) mais o computador!!
A cena aqui e que o site que tinha falado em cima para vender musica (bandcamp) não nos ta a dar muita margem de manobra pois tinhamos que fazer um site em que podecemos pudéssemos dividir por artistas, estilos, e.t.c; e neste nem sequer tou a ver maneira de meter um menu em cima
A gente Em termos de imagem ja temos um designer a trabalhar conosco connosco mas ninguem para o site em si )este designer e muito bom mesmo mas não tem grandes conhecimentos em web)
Neste momento era mesmo fazer qualquer cena que desse para ser a nossa store temporariamente mas com o minimo de profissionalismo!
Ate chegarmos a altura em que ja teremos outra fatia do orçamento disponivel para poder fazer tudo num site...

Alguem conhece outra alternativa viavel??
Ja tive a ver varias porreiras mas era tudo com limite de armazenamento (tipo so podiamos meter 1gb de cenas la e isto ja com premium) e como tamos a vender musica convinha ter bastante disso :X

E a tal cena, nao temos muito dinheiro mas temos os contactos e os conhecimentos e tamos a tentar fazer alguma cena por nos sad.png

Mother of god hitler.gif

Link to comment
Share on other sites

No "a gente precisa-mos", também poderia ser "a gente precisa"! thumbsup.gif

Sim, claro. É só porque, no Norte, não se ouve tanto dizer "a gente bla bla bla". É uma questão de hábito, não quer dizer que estivesse mal dessa forma. Em Lisboa é que se ouve muito a forma "a gente queremos", "a gente gostávamos" etc.

Link to comment
Share on other sites

Atenção com esse "a gente". Nunca se deve usar com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural e sim como o Sky corrigiu, na terceira do singular.

Em relação aos outros erros comuns, os truques são:

- Para o aplica-se vs. aplicasse, ao colocar o "se" antes do verbo, se fizer sentido no contexto da frase então é "-se".

- Para o há vs. à, se se substituir por "faz" e fizer sentido então é "há". P.e. "Há algum tempo", "Faz algum tempo".

Não sei se já tinham dado alguma dica parecida, mas é mais fácil lembrar disto do que ir atrás de conjugações ou de contrações da preposição ou do raio que o parta.

Edited by X-static
Link to comment
Share on other sites

Só uma pergunta ao pessoal do Norte.

À 15 dias quando fui ao Locanda, para não fazer figuras e ter que me repetir pedi um fino ao homem, o qual me corrigiu e disse Príncipe(ou lá o que foi).

É outra expressão para Cerveja de pressão ? Ou o gajo estava a gozar comigo?

hitler.gif
Oi? Tens certeza?
Link to comment
Share on other sites

Nada haver ou nada a ver?
Já vi muita gente escrever chagas do tipo:

- Uma coisa não tem nada haver com a outra.

Sim, é uma chaga, mas não vamos crucificar ninguém por causa disso. Há uma lógica para o erro: haver está freqüentemente associado a existir. Daí, a pessoa acha que uma coisa não coexiste com a outra e manda esse Gato com J.

Não, nada a ver é uma expressão. Significa ter relação, ter vista com.

Mas nada haver é errado?

Em Portugal, onde haver também é sinônimo de receber — daí deriva haveres —, se fala ter a haver. Donde a gente chega a nada a haver como sinônimo de nada a receber.

Faço erros como o caraças, sobretudo com acentos, mas esse faz me uma grande confusão... hum sr advogado ?

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

  • Stone unpinned this topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.