Jump to content

Bom Português by Dasfincter


EdgeHead
 Share

Recommended Posts

aqueles users que usam as reticências em todos os posts como vírgulas e pontos finais (tipo camurso, prince e outros)

 

(Acho que já se falou disso neste tópico)

Edited by albator
Link to comment
Share on other sites

aqueles users que usam as reticências em todos os posts como vírgulas e pontos finais (tipo camurso, prince e outros...)

 

(Acho que já se falou disso neste tópico)

 

FYP

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

aqueles users que usam as reticências em todos os posts como vírgulas e pontos finais (tipo camurso, prince e outros)

 

(Acho que já se falou disso neste tópico)

eu até acho as reticencias muito úteis numa frase. Servem:

 

Para interromper um pensamento de forma que o leitor subentenda o que seria enunciado

Para indicar hesitações comuns na oralidade

Em trechos suprimidos de um texto

Para transmitir mais emoção e subjetividade para quem lê

 

Tenho dito........ :-.. :-..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Não foi ele que assinou o contracto? Não seria difícil evitar a tribunal sendo uma das principais figuras?

O Sporting tem contracto com um treinador.

Já se falou disto aqui, mas a malta continua a errar. A forma correcta é "contrato", seja no novo AO, seja no antigo.

Contrato = acordo entre duas ou mais partes

Contracto = contraído

 

Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

começou a circular um leak duma carta do Tsipras a pedir extenção do programa

vt6Lzw8.gif

 

 

 

 

se for gifv (aquela extenção inventada pelo imgur) não reconhece por exemplo, mas se forem gifs tecla do lado direito chrome com esta extensão devolve logo o gfy

 

 

 

Esse foi erro de corretor caralho, a seguir está bem ó animal

mas prometo que vou apagar a palavra do teclado só por tua causa :P 

Mas neste caso era mesmo estensão :-.. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

 

Ontem também não gostei do fato do Sílvio não fazer cruzamentos sempre que chegava à linha, parece que se esqueceu como se centra daquele lado. Por outro lado podiam ser indicações dadas pelo treinador para jogar mais curto para o apoio próximo, visto que a presença na área era escassa.

 

"Facto".

A não ser que o Sílvio tenha ido para o campo de smoking. ^_^

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

 

Ontem também não gostei do fato do Sílvio não fazer cruzamentos sempre que chegava à linha, parece que se esqueceu como se centra daquele lado. Por outro lado podiam ser indicações dadas pelo treinador para jogar mais curto para o apoio próximo, visto que a presença na área era escassa.

 

"Facto".

A não ser que o Sílvio tenha ido para o campo de smoking. ^_^

Tem dupla grafia.

Link to comment
Share on other sites

 

Ontem também não gostei do fato do Sílvio não fazer cruzamentos sempre que chegava à linha, parece que se esqueceu como se centra daquele lado. Por outro lado podiam ser indicações dadas pelo treinador para jogar mais curto para o apoio próximo, visto que a presença na área era escassa.

 

"Facto".

A não ser que o Sílvio tenha ido para o campo de smoking. ^_^

Tem dupla grafia.

 

Em Portugal é com "C" mesmo.

O termo "dupla grafia" existe devido ao facto de na norma Brasileira se escrever sem "C" e na norma Portuguesa se escrever com "C".

Foi a forma que eles arranjaram de unificar o acordo entre os diferentes países. Aceitar a "dupla grafia".

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

 

Ontem também não gostei do fato do Sílvio não fazer cruzamentos sempre que chegava à linha, parece que se esqueceu como se centra daquele lado. Por outro lado podiam ser indicações dadas pelo treinador para jogar mais curto para o apoio próximo, visto que a presença na área era escassa.

 

"Facto".

A não ser que o Sílvio tenha ido para o campo de smoking. ^_^

Tem dupla grafia.

 

Em Portugal é com "C" mesmo.

O termo "dupla grafia" existe devido ao facto de na norma Brasileira se escrever sem "C" e na norma Portuguesa se escrever com "C".

Foi a forma que eles arranjaram de unificar o acordo entre os diferentes países. Aceitar a "dupla grafia".

 

Não, é como eu disse. Há uns tempos pus aí o acordo ortográfico, podes pesquisar e ir ler.

 

c) Conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento:

aspecto e aspeto, cacto e cato, caracteres e carateres, dicção e dição;

facto e fato, sector e setor;"

 

 

 

 

Se tiveres mais dúvidas podes colocar no tópico correto que este é para falar do Maior.

Edited by r0b
Link to comment
Share on other sites

Não tenho dúvidas nenhumas, é com "C".

A Base IV, 1.º, c) que colocaste aí implica isso mesmo. Tu pronuncias o "C" na variante Portuguesa, logo, é com "C". Na variante Brasileira não é pronunciado (emudecimento), logo é sem "C".

 

btduvidas.jpg

O “c” de facto vai desaparecer com o novo Acordo Ortográfico?

 
 

A grafia na variedade europeia do português é facto, com "c",  porque os falantes desta variedade pronunciam esta consoante. No Brasil, uma vez que a consoante “c” não é pronunciada, a grafia é fato. Este exemplo é inclusivamente referido no texto do novo Acordo Ortográfico, na Base IV, 1.º, c).

 

 

 

Peço aos moderadores que passem estes posts para o tópico adequado. :y:

 

Edited by Kinas_
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

  • Stone unpinned this topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.