Jump to content

ZON


PunK_BoY
 Share

Recommended Posts

Ora bem, de forma a começar a melhor organizar os tópicos a partir de agora este passa a ser para tudo o que tenha haver com a ZON (promoções, dicas, dúvidas etc).

Começo por dar uma que descobri hoje ao fim de muito tempo a procurar (se calhar alguns aqui já sabiam).

Ora bem eu detesto, e aqui sublinho DETESTO, o Zon Hub 2.0. Aquilo tem um hardware bom mas o fw que a Zon mete lá dentro é lastimoso no minimo. Assim, partia-me o coração ver aqui o meu router Belkin N1 Vision encostado a um canto devido a apenas poder utilizar as suas funções de AP.

Então procurei na net por soluções de configuração para colocar o ZONHUB 2.0 apenas a funcionar como modem e o meu Belkin a funcionar como router. Nenhuma solução a martelo que fui encontrado na net resolveu a situação até que hoje descobri que a própria ZON através da utilização de um user especifico e de uma password especifica para clientes empresariais, permitia a utilização da porta 4 do router como modem.

Então é assim:

1. Fazer login como home_admin, password: zonnetadmin
2. na configuraçao Rede Local --> Definições aparece a opção: Activar modo bridge na porta 4.

Só aparece se estiveres logged in como home_admin.

A partir daqui, é só ligar o router da nossa eleição na porta 4 do ZONHUB. As portas 1 a 3 do ZONHUB continuam na mesma a funcionar como router, mas a 4 apenas passa informação. Isto quer para além de tudo também dizer que agora passamos a ter 2 IP externos (3 se quisermos manter a ligação ZON FON activa,o que até pode dar muito jeito nos FileHosts por exemplo entre muitas outras coisas).

Não se esqueçam é de colocar ambos os routers em redes diferentes do género:

ZON HUB: 192.168.2.1

Router X: 192.168.1.1

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz isso com o router antigo da Zon (Netgear acho) mas a utilizar como bridge. Tudo configurado manualmente. O problema com isso foi que as portas não abriam como deve de ser. Nos torrents, por exemplo, sempre tive stress nos uploads porque as portas estavam sempre fechadas fosse com upnup ou abertas manualmente.

Sabes se é comportamento normal ou se era eu que estava a fazer algo de mal?

Link to comment
Share on other sites

Nesse era comportamento normal pq como disse era feito a "martelo". Mas agora com isto que a ZON permite aos clientes empresariais é mesmo uma solução que funciona a 100%, tanto que até ficas com 2 IPs externos. 1 para as portas 1 a 3 e outro para a parte "modem" (porta 4).

Link to comment
Share on other sites

Ok, é que tenho um D-Link parado desde que me instalaram o Zon HUB e ainda tenho de ver se a cobertura por toda a casa é melhor com o Zon HUB ou com o D-Link. Só não tinha feito isso precisamente com medo que voltasse a acontecer o mesmo que com o Netgear. Obrigado pela dica :y:

Link to comment
Share on other sites

Qual é o melhor preço que anda aí com Sporttv + Chamadas grátis + Net 10mb (mínimo)? Não quero Íris e o pacote de canais pode ser básico, Sporttv é que é mesmo essencial. Alguém tem uma ideia?

Pacote ZON Triple Plus (35 canais + 12 MB + Chamadas grátis) = 38,99€

Sportv = 26,29€

TOTAL = 65,28€

Se quiseres Sportv HD, são mais 2,56€. :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

pacote minimo com net e tv = ~25€, SpTv = ~25€.

ups, o joke passou me à frente smile.png

Não referi esse pacote de net/tv por 25€, porque tem velocidade de 6 MB e chamadas grátis apenas à noite e fins-de-semana, ou seja, não se enquadrava no que o Sem_Id perguntou. ;)

Link to comment
Share on other sites

Manualmente consegues sempre, mesmo sem a opção bridge.

Já fiz isso num Hub 1.0, só tens que garantir que tens o DHCP e o DNS está a apontar para o sitio correcto, e que as máscaras de rede não se sobrepõem. Algo que referiste no final do teu post. ;)

Link to comment
Share on other sites

Ora bem eu detesto, e aqui sublinho DETESTO, o Zon Hub 2.0. Aquilo tem um hardware bom mas o fw que a Zon mete lá dentro é lastimoso no minimo.

Word.

Estive uma semana para ligar a porra da x360 à net à pala do hub, fiz bridge na porta 4 e fiz passar um cabo utp ao andar de baixo e pus um router, agora é sempre a andar.

(btw, a tua solução já estava neste forum, no topico fsd3 :-..)

@JP, não sei como fazes, ou tens um firware antigo que não conseguem modificar para meter a bosta deles, ou então tens o unico hub da zon que faz o que se lhe pede.

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Tenho o Zon HUB e uso unicamente ligação sem fios cá em casa. 1 portátil, 1 PC desktop, 1 smartphone, e é só.

Por norma, só tenho o telemóvel e o desktop ligados em simultâneo.


O sinal da ligação wireless está sempre no máximo. No entanto, frequentemente (todas as semanas, talvez todos os dias, não sei), a ligação - apesar do sinal se manter no máximo - é como se fosse abaixo.

As páginas deixam de carregar durante uns segundos, se estiver no meio de um jogo online como o LoL, o meu ping dispara para os milhares, e durante meio minuto, 1 minuto, fico com a net completamente arrasada.

Já telefonei para lá, pedi que me resolvessem o problema, dizem-me que está tudo bem; a única sugestão que me fizeram até à data foi que fosse alterando o canal da rede wireless (que por defeito costuma estar automático) mas não resolveu nada.

O que posso fazer?

Link to comment
Share on other sites

Mas o netgear (que é uma boa marca a nivel de hardware de rede, não sei o que lhes deu com os dois modelos cabo que comercializaram à zon) é uma bosta a nivel hardware, não tem wifi n, o alcance é ridiculo e volta na volta pifa sozinho. O hub (1.0, 2.0 é exatamente igual, só muda a casca, o 3.0 também só que acrescentaram uma porta usb, yay) até não é mau de todo, a marca Hitron não é assim muito conhecida mas até é jeitoso, o fw limitado que a zon lá pôs é que não vale mesmo a ponta dum crl, não deixa um gajo fazer nada, é mesmo só toma lá uma net para besourares como a gente decidiu que ias receber e chega, se não te convem a maneira como a net entra/sai, azares.

Link to comment
Share on other sites

Tenho o Zon HUB e uso unicamente ligação sem fios cá em casa. 1 portátil, 1 PC desktop, 1 smartphone, e é só.

Por norma, só tenho o telemóvel e o desktop ligados em simultâneo.

O sinal da ligação wireless está sempre no máximo. No entanto, frequentemente (todas as semanas, talvez todos os dias, não sei), a ligação - apesar do sinal se manter no máximo - é como se fosse abaixo.

As páginas deixam de carregar durante uns segundos, se estiver no meio de um jogo online como o LoL, o meu ping dispara para os milhares, e durante meio minuto, 1 minuto, fico com a net completamente arrasada.

Já telefonei para lá, pedi que me resolvessem o problema, dizem-me que está tudo bem; a única sugestão que me fizeram até à data foi que fosse alterando o canal da rede wireless (que por defeito costuma estar automático) mas não resolveu nada.

O que posso fazer?

Pode ser da tua coluna montante se viveres num predio ou dum tap na rua se for numa vivenda ou predio antigo, provavelmente em relação a um amplificador que não esteja em condições ou um "vizinho" que tenha algum dispositivo ligado à rede que cria parasitas no retorno durante um lapso de tempo.

Se for sempre à mesma hora é capaz de ser um amplificador.

Também pode ser do router que se engasga sozinho, que o pino do cabo coaxial esteja curto, que a antena wifi interna esteja marada, e mais mel e uma situações.

Pode ser um equipamento eletronico qualquer que faça interferencia, se por exemplo meteres um micro ondas a funcionar entre o router e o PC dá esse sintoma.

Pode ser de teres o nivel de sinal mesmo à unha.

Pode ser de muita coisa mesmo, na tua situação para isso ser resolvido pela zon vais ter que insistir bastante e mostrar te chateado e um pouco desagradavel a cada vez que falas com eles, quando finalmente te mandarem um tecnico, se não calhar exatamente no momento em que acontece ele não vai fazer nada, nesse caso podes insistir que queres pelo menos que te troquem o hub no caso de ser disso (nunca se sabe), dependendo do tecnico, pode não querer ao principio mas se não quiser dizes que ele não sai de casa sem encontrar uma solução e ou fica a olhar para ti a jogar LoL até acontecer ou pelo menos troca o hub, nos 3 minutos seguintes tens o hub trocado.

Já agora, podes fazer um screen cap do menu Estado do Equipamento na pagina interna do hub só para tirar a duvida em relação ao nivel de sinal ? (esconde o serial)

Link to comment
Share on other sites

Já tenho 2 aparelhos sempre ligados, o Zon HUB e o telefone sem fios, é mesmo necessário ter um 3º aparelho a mamar electricidade? :unsure:

A não ser que me digam que o aparelho não é seguro... e aí o caso muda de figura...

Link to comment
Share on other sites

Se compensa fazer um bridge e passar a net para outro router, só tu é que sabes. Se como o systemoff disse, fazes parte dos que só querem ter net no PC e não precisam de mais por ai alem, não precisas de passar por outro router.

Se desligas a rede wifi e a fonzon no hub e que tiras o telefone da dock quando está carregado já poupas.

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Tenho o Zon HUB e uso unicamente ligação sem fios cá em casa. 1 portátil, 1 PC desktop, 1 smartphone, e é só.

Por norma, só tenho o telemóvel e o desktop ligados em simultâneo.

O sinal da ligação wireless está sempre no máximo. No entanto, frequentemente (todas as semanas, talvez todos os dias, não sei), a ligação - apesar do sinal se manter no máximo - é como se fosse abaixo.

As páginas deixam de carregar durante uns segundos, se estiver no meio de um jogo online como o LoL, o meu ping dispara para os milhares, e durante meio minuto, 1 minuto, fico com a net completamente arrasada.

Já telefonei para lá, pedi que me resolvessem o problema, dizem-me que está tudo bem; a única sugestão que me fizeram até à data foi que fosse alterando o canal da rede wireless (que por defeito costuma estar automático) mas não resolveu nada.

O que posso fazer?

Pode ser da tua coluna montante se viveres num predio ou dum tap na rua se for numa vivenda ou predio antigo, provavelmente em relação a um amplificador que não esteja em condições ou um "vizinho" que tenha algum dispositivo ligado à rede que cria parasitas no retorno durante um lapso de tempo.

Se for sempre à mesma hora é capaz de ser um amplificador.

Também pode ser do router que se engasga sozinho, que o pino do cabo coaxial esteja curto, que a antena wifi interna esteja marada, e mais mel e uma situações.

Pode ser um equipamento eletronico qualquer que faça interferencia, se por exemplo meteres um micro ondas a funcionar entre o router e o PC dá esse sintoma.

Pode ser de teres o nivel de sinal mesmo à unha.

Pode ser de muita coisa mesmo, na tua situação para isso ser resolvido pela zon vais ter que insistir bastante e mostrar te chateado e um pouco desagradavel a cada vez que falas com eles, quando finalmente te mandarem um tecnico, se não calhar exatamente no momento em que acontece ele não vai fazer nada, nesse caso podes insistir que queres pelo menos que te troquem o hub no caso de ser disso (nunca se sabe), dependendo do tecnico, pode não querer ao principio mas se não quiser dizes que ele não sai de casa sem encontrar uma solução e ou fica a olhar para ti a jogar LoL até acontecer ou pelo menos troca o hub, nos 3 minutos seguintes tens o hub trocado.

Já agora, podes fazer um screen cap do menu Estado do Equipamento na pagina interna do hub só para tirar a duvida em relação ao nivel de sinal ? (esconde o serial)

Eu aposto mais em que seja problema do router sinceramente. Tenho o router na sala, apenas com uma parede como obstáculo.

Nada de microondas nem quaisquer aparelhos que possam interferir com o wireless creio eu.

Ainda agora por exemplo fiz um match de 40 minutos, nem um lag spike tive.

Assim que tiver tempo, já vejo isso do Estado do Equipamento. thumbsup.gif Obrigado pela resposta, skaazi.

Edited by iNSPiRE
Link to comment
Share on other sites

O problema não é da potencia de sinal, está como deve ser.

Em Downstream a potencia não pode ir abaixo de -12 e o SNR abaixo de 32, em Upstream a potencia não pode ir acima de 54.

Em relação à qualidade do sinal isso só eles no apoio tecnico é que conseguem ler ou um tecnico de intervenção através de uma app android mas só se ele tiver uma intervenção agendada. (downstream CER, upstream CER e o BER, respetvamente Codeword Error Rate e Bit Error Rate), pode ser que tenhas um pico de CER a certas alturas, uma fraquissima percentagem de CER pode lixar tudo.

Pelos vistos não estás numa zona "full" wideband tendo 4 frequencias portadoras de downstream (que mesmo assim já permite 200megas a 50megas cada frequencia), nunca se sabe que seja disso podes tentar passar para o outro conjunto de frequencias wideband, no menu de manutenção entras manualmente a fequencia 442000000, o modem reinicia para tentar registar nesse conjunto de frequencias (442,450,458,466), se conseguir passar para esse conjunto logo vês se resolve alguma coisa, se não conseguir ele volta sozinho para a 722.

Tambem tens a frequencia de zona que é 554(000000), serve para testes e fazer agarrar a net ao hub se for reticente se quiseres experimentar também, mas essa frequencia é unica e portanto a net fica limitada a 50megas.

Hás de tentar reparar na qualidade do sinal quando isso acontecer, e se quando acontecer não conseguires entrar no hub, esquece e pede troca nem te chateies mais com isso.

(esqueci me que tb aparece o mac na pagina de estado, tira a pic não vá um engraçadinho passar por aqui e tentar clonar o teu endereço mac)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.